-
Alexandre Marcos Pereira
Meu caro José Padilha, grato pelo gentil comentário. Não é por falta de indicadores que a desigualdade no Brasil é ignorada. O IBGE conta corpos, o IPEA calcula misérias, a ONU lamenta em relatórios. Mas os dados são como papel de bala: brilham por um segundo antes de irem ao chão. Quando se fala em isenção, o povo pensa em alívio - um respiro no sufoco do imposto sobre arroz, feijão e absorvente. Mas o Congresso tem outros pulmões. A isenção que se discute não é para o pobre.
-
Marcos Loureiro
Continuando... Claro que eu não sou racista, desde que meus filhos casem com brancos. Claro que eu sou a favor da igualde de gêneros, desde que minha mulher não comece a inventar moda. Claro que respeito homossexuais desde que meu filho não seja bi-cha e minha filha sa-pa-ta e por ai vai
-
Marcos Loureiro
Claro que todo mundo é contra a pobreza. Claro que ninguém quer que as pessoas passem fome. Claro que todo mundo acha que qualquer pessoa tem direito a viver com dignidade. Desde que.....
-
Felipe Araújo Braga
Helene Medeiros, não minta: você defendeu abertamente aqui que os caras do Uber não querem direitos trabalhistas: isso até ocorrer um acidente ou a velhice chegar né? E agora você está dizendo que deve-se cobrar mensalidade em universidade pública e que os estudantes pobres devem depender de caridade. Esses liberais vivem em Nárnia ou são maldosos mesmo?!
-
Valdir Teixeira da Silva
A elite brasileira é a favor do povo, "desde que" continuem sugando a maior parte da produção do trabalho do brasileiro.
-
Bruno Sebastião Neto
"O desde que", estar a trelado intrinsicamente a esse movimento de extre ma dire ita no Brasil e no mundo, eles(El ite branca) Sente a sua perda de hegemonia ,e dos seus privilégios, é muito ego ísmo !
-
PAULO CURY
O brasil é um pais que a gente vergonha do passado, continua sentindo do presente ( nada a se orgulhar) e com certeza sentiremos no futuro.
-
daniel Rodrigues Santos
Uma dúvida real: não se ensina matemática nas escolas DAZELITE? Tem gente aqui nos comentários que não sabem calcular. Ah, devem estar com medo de pagar a mesma quantidade de impostos dos da classe média e baixa da nossa sociedade...
-
Marcos Benassi
Eita, que tédio... Denunciado por moralóide, comentário eeennrrabado pela sençura, morto e cadáver jogado no forno crematório da folha. Saco total.
-
ARY OLIVEIRA
..efeito Moraes???
-
-
Carlos A Couto
Fizeram o que puderam para impor o fascismo no Brasil, e foram expulsos pelo próprio fascista que tanto defendiam...parece a história atualizada de Ali Baba: ladrão que rouba ladrão terá 100 anos de prisão.B.
-
José Freitas
Sou favoravel à Isenção de IRPF para quem ganha até 5 mil reais DESDE QUE essa faixa de isenção faça parte de uma nova tabela corrigida para TODAS AS FAIXAS . Antes de alguem ganhar 10 mil ele ja ganhou 5 mil e portanto tambem teria direito à isenção dessa parcela de sua renda ISENTA para que essa "bondade" não seja paga pela classe média baixa. Devemos nos lembrar que as faixas de incidência das aliquotas progressivas não estão sendo corrigidas pela inflação desde os ultimos 10 anos.
-
Carlos A Couto
Eu li Paraná ou foi um erro dos defensores do Conje?
-
Cassio Vicinal
Gaspari aponta a repetição do erro, sem sentimentalismo, e mostra que a ruína não vem de um castigo súbito, mas da covardia crônica dos que sempre dizem desde que Desde que meus privilégios sejam garantidos!, não é?
-
Helene Medeiros
Quanto a pagar taxa em universidade pública, fui eu sim quem escreveu. Minha proposta seria uma taxa fixa semestral. Quem realmente não tivesse condições de pagar, uma organização filantrópica assumiria o pagamento. Conheço esse modelo vigente em país rico. Com a taxa semestral quem sabe os prédios não estariam caindo aos pedaços como na UFRJ.
-
Felipe Araújo Braga
O argumento de que as universidades públicas devem ser cobradas para os estudantes deturpa completamente o debate. Elitismo puro: já era difícil para ara um jovem pobre entrar na universidade antes das cotas e ainda hoje é, você quer colocar a cobrança como mais um empecilho? No Chile e nos EUA a dívida universitária explodiu. E organização filantrópica? O que esse modelo propõe é o endividamento ou a exclusão dos pobres! As mensalidades não cobririam dez por cento dos gastos das universidades.
-
-
Cesar Costa
Já comentei em outro artigo que achei bem suspeito esse valor fixado de até 50 mil para não ser sobretaxado. O limite de todos funcionários públicos de altos salários é esse. Parlamentares, juízes, ministros e alta burocracia. Em Brasília nada é feito por acaso.
-
José Freitas
Para que TODOS pagassem um IRPF "justo" seria necessário que a a faixa de ISENÇÃO beneficiasse todos os contribuintes. Não há a necessidade demagógica de inventar que somente os ricos irão contribuir com essa bondade governamental. As atuais aliquotas poderiam ser "reajustadas" para 10, 20, 30 e 40% , para as faixas de 5 a 10, 10 a 20, 20 a 30 e acima de 40 salários minimos. Despesas com dependentes, saude e instrução deixariam de ser deduzidas, acabando-se com a farsa da "restituição".
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Acontece que os altos salários, assim como qualquer outro, são taxados na fonte em 27,5%! Entendeu agora a natureza da tributação proposta? É para pegar quem não paga nada, ou quase nada, e ganha muito, e ainda assim pagariam uma alíquota menor do que todos os trabalhadores assalariados. Compreende porque essa resistência é um absurdo?
-
Cassio Vicinal
Não me parece. Quem ganha 50 mil como trabalhador público ou privado, já tem desconto direto de até 27,5 de IR na fonte. Já quem recebe 50 mil mensais via distribuição de lucros, dividendos ou pró-labore (ou seja, fora de folha formal) muitas vezes paga zero de imposto sobre boa parte disso.
-
-
Nelson Vidal Gomes
Mutatis mutandis o Brasil de hoje não é muito diferente do que foi o do Século XlX, no que concerne a cultura da mentira. O PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) após 45 anos de sua fundação,resolveu apoiar o projeto de redução da Jornada de Trabalho, apresentado por parlamentar de outro partido. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
-
Rafael Guarda
Pelo que estou entendendo a isenção vai beneficiar apenas quem ganha entre 5 mil e 50 mil por mês, e prejudicar quem ganha menos de 5 mil, que vai continuar pagando imposto sobre o consumo de forma muito elevado.
-
roberto foz filho
Ninguém tem dúvida que a denominação do nosso parlamento é andar de cima.
-
Cristiano Kock Vitta
A turma do andar de cima é veementemente contra qualquer tentativa de o pobre viver melhor. Debaixo desse céu de anil cultiva-se com vigor a defesa de uma sociedade estamental que há muito deveria ter sido enterrada na Idade Média. Persiste, porém, a "filosofia" desumanizante dos milionários.
-
Marcelo Almeida
O cara foi lá na escravidão pra justificar aumento de imposto. Nunca vi tamanha ginástica mental pra justificar o injustificável. Dinheiro é bom na mão de qualquer um, menos do governo. Enquanto fomos nós versus eles quem ganha são os outros.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Esse ou é rico, ou pobre de direita, ou othário mesmo pois prefere que os ricos continuem a não pagar impostos enquanto o othario continua a pagar por eles.
-
IVAN MATHIAS FILHO
Recuar até seéculo 19 faz parte do estilo do autor, mas o importante é que isso ilustra corretamente o que ocorre no Brasil. Ele poderia mencionar os privilégios dos poderes lesgislativo e judciário, além de citar os "doutores" advogados, que praticamente não pagam imposto de renda. Preferiu retornar aos tempos da escravidão e acertou na análise.
-
Fernando Alves
Imagina o desespero desse patriota quando souber que no reino da liberdade econômica, há faixas de imposto de renda em trinta e cinco porcento, e outros países ricos mais ainda. E lá os ricos sonegam muito menos, porque lá sonegadores são presos, aqui ganham cargo no congresso. Injustificável é um cara de classe média ficar defendendo bilionário.
-
PAULO HENRIQUE DE ASSIS SANTANA
O cara foi lá na escravidão para mostrar que o andar de cima se protege desde sempre. O aumento de imposto proposto para alguns milhares de ricos é para compensar a desoneração de alguns milhões de pobres. Você faz parte dos ricos ou é pobre que luta pela isenção dos ricos?
-
-
wanderley dantas
A verdade nua e crua é que o pessoal do andar de cima geneticamente odeia pagar impostos e pra fazer valer seu desejo infelizmente conta com apoio de boa parte do pessoal do andar de baixo!!!!!
-
Roberto Jorge Chaves Araujo
Verdade. Detesta pagar impostos. Mas que as pessoas fo andar de baixo paguem para que, mesmo um estado mínimo exista, agem para que seja normal. Não há e nunca existiu um estado sem impostos.
-
-
AMARILDO BARROS
Parabéns pelo artigo. É assim mesmo, o partido PL é contra o projeto de lei que muda o IR pra quem ganha até r$ 5.000,00 mas não diz claramente, quer aumentar o valor da isenção pra 10.000,00 e não quer aumentar o imposto pra quem ganha mais de $$ 50.000,00 por mês. Essa posição dificulta a vida dos menos favorecidos
-
José Cardoso
A comparação com a escravidão é descabida, embora frequentemente usada pelo Elio. Um trabalhador industrial numa grande empresa ganha hoje o suficiente para viver com dignidade. Os ricos, donos dessas empresas, lucram na medida em que conseguem satisfazer os desejos dos consumidores. E esses lucros seriam taxados em 34% (é a lei) se não fossem os numerosos incentivos fiscais, produzidos pelo Estado intervencionista, que reduzem (muito) a base de cálculo.
-
José Cardoso
Andre, esqueceu-se da guerra fiscal entre os estados. Por que empresas calçadistas de origem gaúcha ou paulista por exemplo tem a maioria de suas fábricas no nordeste?
-
André Moraes
Os incentivos e desonerações não se devem ao Estado intervencionista, mas ao lobby de grupos empresariais. O Estado até tenta barrar alguns, mas o congresso derruba o veto, como no caso da Desoneração da Folha de Pagamentos.
-
José Cardoso
Padilha, acho que todos devem pagar igualmente pelo bem comum. Mas não tenho raiva dos ricos. Pode ser um defeito meu.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Outro que deve ser rico ou apenas othario pois prefere que os ricos continuem a não pagar impostos enquanto ele continua a pagar para que eles não paguem. É um mané!
-
Fernando Alves
Quanto você ganha? Quanto você acha o suficiente para viver com dignidade?
-
-
xikito ferreira
Bela e competente argumentação, muito "business sound" diria Adam Smith, acredito
-
MARCIO Gionco
Esse monte de leis trabalhistas serviram para criar uma burocracia insaciável. A redistribuição produto dos 'direitos' é zero.
-
Acacio J K Caldeira
A foto em que aparece Lula, Haddad e Gleisi Hoffmann é reveladora. Os três são candidatos em 2026. É uma enorme densidade eleitoral por partido político. Talvez este seja o maior problema do PT. É um tabuleiro de xadrez. O mais comportado é Haddad. Com a palavra Sidônio.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O assunto é rico pagar imposto. Você deve ser outro que defende esse privilégio absurdo, mais uma jabuticaba podre. Ou você é rico ou othario, né?
-
Itamar Perenha
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Rodrigo Henrique
O "desde que" é um argumento eterno das elites brasileiras para não terem que contribuir com a nação em geral. Foi assim com a escravidão, com os direitos trabalhistas, recentemente com a discussão da escala 6x1, e agora com a isenção do IR. Sempre vai prejudicar a economia, o país e blá-blá-blá. Mas isso é cortina de fumaça para nunca perderem seus lucros, boquinhas e privilégios.
-
Matheus Lourenço
Perfeito. Pra ontem a aprovação da isenção de IR na parte de baixo da pirâmide!
-
-
neli faria
Lema do lula: governar é aumentar impostos para mordomias e torrar dinheiro público em propagandas autopromocional para iludir os incautos e sem cultura politica!
-
neli faria
Mais ainda, Padilha e fanáticos pelo lula: se o presidente fosse bolsonaro,Temer, FHC, os senhores estariam apoiando o aumento da carga tributária, para torrar em passeios, como o pt criticava o FHC na época!, ou propagandas para iludir a boiada?
-
neli faria
Sr joão : tem que aumentar mais ainda! O lula precisa arrecadar mais para pagar os passeios da Janja! Uma semana em Tokyo para ver as condições das Brasileiras lá! Oi Janja no Japão as mulheres, e homens, estão no paraíso!
-
neli faria
Seu Padilha: talvez não me tenha feito entender! Lema do lula: governar é aumentar impostos para torrar em mordomias, e torrar dinheiro público em propagandas autopromocional para iludir os sem cultura politica!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Te pegou nessa, é Neli? Querem te obrigar a pagar IR como todo mortal comum paga? Se não for rica é otharia pois prefere pagar por eles.
-
José Antônio
No mundo, só o Brasil e a Estônia são os únicos países que não taxam lucros e dividendos, por que será, Neli? Um dos motivos que me leva a votar só nos partidos e político(a)s que aceitam taxar para anteontem. ´´Carga tributária no Brasil: 16% (no período dos comunistas João Goulart e Brizola); 26%, Ditadura Militar; 32%, FHC; Paulo Guedes, 33,1%; 32,4%, Haddad (´´Sobre memes e justiça tributária``. Aqui na Folha).
-
-
Carla C Oliveira
A elite nunca perde. Só não se dá conta que a desigualdade gera insegurança.
-
paulo cesar cruz
Os filhos andam de carro blindado e vivem em condomínios fechados . Estão presos e nem se dão conta.
-
-
Felipe Araújo Braga
No Brasil as elites, apoiadas pelas ideologias de direita, são contra qualquer avanço. Outro dia uma moça aqui, citarei o nome: Helene Medeiros, me disse ser contra direitos trabalhistas para trabalhadores de aplicativo e a favor de cobrança de mensalidade em universidades públicas. Ou seja, para a direita: se endivide para estudar (mas pobre não precisa estudar né) e precarização total do trabalho. Isso em um país desigual e injusto como o nosso!
-
Helene Medeiros
Deve ter me confundido com outra pessoa quanto a "ser contra direitos trabalhistas para trabalhadores de aplicativos". Jamais fui contra isso e jamais serei. Gosto de sociedades organizadas, onde todos contribuem para os benefícios sociais, cada um dentro de suas possibilidades.
-
IVAN MATHIAS FILHO
O problema é que ser conservador em um país com condições sociais precárias é contribuir para a perpetuação das injustiças sociais. Não estou dizendo que temos de ser revolucionários, mas precisamos de avanços.
-
Albert Niches
A parte da elite que citastes tem nome: reacionários. Não confundir com conservadores, como eu.
-
-
gleison leocadio
Ler as colunas do Elio Gaspari é sempre prazeroso. Bem que poderia reunir seus artigos num livro... Como poucos analisa o presente com fatos do passado, fica fácil compreender como chegamos até aqui como nação.
-
paulo cesar cruz
Aquela velha estória de que se taxar os moradores da cobertura da pirâmide, haverá fuga de capitais. Nonsense ! Em que país do mundo um escân da lo como aquele das ameri canas, os donos continuariam não só livres como praticamente inocentados ? Dos não tão poucos escândalos financeiros deste país, me aponte quantos grandes empresários foram realmente pre sos e cumpriram pena ?
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Vão fugir para onde? Em qualquer país civilizado do mundo vão pagar mais do que aqui.
-
-
José Antônio
Acho que se professor Haddad passar pela praça Tiradentes aqui no Rio o andar de cima (camisa amarela) vai enforca-lo, e depois irão para a igreja.
-
paulo cesar cruz
"... Estima-se que a taxação do andar de cima inibirá os investimentos e estimulará a fuga de capitais ..." Du vi do ! Pergunte aos responsáveis pelo rom bo das Ame ricanas em que país eles continuariam livres,leves e soltos.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Não tem para onde fugir! Para onde forem a tributação será maior do que os 1O por cento.
-
-
Acacio J K Caldeira
Ótimo artigo. Como sempre, Elio Gaspari não brinda com importantes relatos históricos. Corrigir a tabela do imposto de renda é uma questão de justiça tributária. Vai sobrar um pouco de dinheiro para os que ganham pouco. E o consumo vai aumentar. Vocês viram o Paulo Guedes por aí? Deve tá brabo.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O pior é que até o Paulo Guedes chegou a cogitar de propor isso, recuou depois do congresso sinalizar que rejeitaria. A coisa aqui é tão nonsense que em qualquer país desenvolvido, até mesmo na pátria da direita, os EUA, os ricos são muito mais tributados do que aqui. É por isso que essa história de que haveria fuga de capitais é pura balela, não há para onde fugir, em qualquer lugar pagarão mais do que dez por cento.
-
-
jose prado
E pelo andar da carruagem assim será por muito tempo!
-
Celso Cotichini
Hadad e o único ministro da fazenda a por o dedo na ferida da desigualdade, o povo deve se manifestar favoravelmente a este projeto que trás justiça social ao país.
-
Fernando Alves
E o candidato que a Neli votou para presidente congelou a tabela e já tinha entregue um orçamento com redução em todos os programas sociais. Isso é só fumaça. E se? Tiveram o poder e só pioraram as condições do povo. FHC pegou o plano real implantado pelo Itamar e entregou um país refém do FMI por todas as decisões erradas: desindustrialização, câmbio tabelado, subir juros a cinquenta porcento, quebrando bancos.
-
neli faria
O senhor estaria defendendo se o presidente fosse bolsonaro, Temer, FHC? Ou defende apenas porque o presidente é lula? O lula , na campanha eleitoral, disse que iria isentar quem ganhasse cinco salários mínimos.
-
-
JOS LUIZ CONEGLIAN
Perfeito!
-
Helcio Amaral da Silva
Seo mercado está contra é porque ele é o melhor ministro da Fazenda para a classe trabalhadora!!
-
-
Alexandre Marcos Pereira
O Brasil é uma parábola tropical do século atual. As favelas sobem morro acima e os helicópteros descem nas coberturas de Ipanema. Enquanto isso, concedem isenção fiscal para jatinhos e iates. O Brasil, país de encantos mil, aprendeu o truque do ilusionismo fiscal: transformar privilégios em direitos adquiridos e transformar direitos básicos - como educação, saúde e saneamento - em aspirações utópicas. Na terra onde a informalidade é regra, a desigualdade é um estilo de vida e não um problema.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Maravilha de comentário, meu caro!
-
-
MANUEL RIBEIRO FILHO
O número de contribuintes, 141 mil, é um simples exercício de heurística para fixação de um número conveniente ao governo. Só a taxação adicional de aplicações financeiras vai muito mais: uma tributação no come-cotas e outra complementar no IR como rendimentos financeiros de super-rico. Super-rico outra fixação para heurística. Super-rico que ganha menos de US$10.000/mês. Chamem de privilegiado, classe alta, etc, mas super-rico nem Eremildo, se pensar sem heurística, acredita.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Primeiro, 5O mil é limite mínimo. Super rico é quem ganha mais do que isso, o que inclui quem ganha mais de 5OO ou um milhão. No Brasil isso é um por cento, meu caro! A proposta é que os dez por cento sejam um complemento, ou seja, se a pessoa já pagou IR menor do que dez por cento pagaria apenas adicionalmente a diferença. Qualquer outro mortal assalariado, por exemplo, paga muito mais do que isso, ou seja, os ricos continuariam privilegiados. Vou pagar dezoito por cento de IR neste ano e você?
-
Maria Lucia Junqueira Bruno
Ia comentar, mas o Ivan já resumiu bem o problema!
-
IVAN MATHIAS FILHO
Não há necessidade de heurística alguma para aumentar imposto para os mais ricos no Brasil. Em um país em que o salário médio é de R$ 2.500,00 , quem ganha R$ 56.000,00 por mês tem de pagar bem mais do que paga atualmente. Além disso, a maior parte da arrecadação recai sobre o consumo, situação na qual a injustiça fiscal salta aos olhos.
-
Gilberto Rosa
Manuel, estás considerando somente a faixa de baixo, os super ricos estão ali, e são eles que vão ser mais taxados. Cuidado pra não cair no malabarismo do gaspari.
-
-
Alexandre Heringer Lisboa
Excelente postagem !!! Até hoje o espirito de ganancia e exploração do outro persiste, sob formas mais disfarçadas.
-
Wilson Luiz Antonio
Que aula de História e que oportuno paralelo. Parabéns!
-
Gilberto Rosa
O problema é que o gaspari sempre foi jagunço de nossa elite do atraso, o patrão banqueiro tem 12 bilões e não quer queda dos juros e nem ser taxado. O gaspari só tá fazendo malabarismo, para tirar a ateção do patrãozinho.
-
-
IVAN MATHIAS FILHO
Da próxima vez, tome um café forte antes de escrever. Desperta o cérebro.
-
Gilberto Rosa
kkkk Ficou chateadinho mesmo, relax, com o tempo todo mundo esquece a vergonha que passaste, menos você e eu : )
-
IVAN MATHIAS FILHO
Gilberto, vai tomar cajú.
-
Gilberto Rosa
Não fica chateadinho Ivan, isto passa nas melhores famílias, e nas piores também : )
-
IVAN MATHIAS FILHO
Não preciso, pois tenho cérebro, coisa que, pelo que você escreveu, lhe falta.
-
Gilberto Rosa
kkk Essa foi boa, Ivan tomou o café antes de aconselhar, e não adiantou, precisou corrigir a molera. Ivan, acho melhor partir pro remedinho mesmo, café não tá adiantando : )
-
IVAN MATHIAS FILHO
Ô Gilberto Rosa, da próxima vez, tome um café forte antes de escrever. Desperta o cérebro.
-
IVAN MATHIAS FILHO
Minha crítica não foi ao Élio Gáspari, a quem admiro muito e concordo com o que escreveu. A crírica foi ao leitor Gilberto Rosa, que escreveu que o Gáspari "denigre" a imagem do Brasil. Entretanto, como a censura da FSP é muito complicada, e nos obriga a modificar o que escrevemos várias vezes, o meu texto foi publicado fora do contexto, parecendo que minha crítica era ao Élio Gáspari.
-
Sidnei Anttogneto
Café é muito bom concordo com você, mas não tem nada de errado com o artigo, inclusive a História já está escrita e com acesso fácil. O café está te deixando preguiçoso !!!
-
Pedro Carmona
Você que deve tomar bastante café, indique um livro escrito por ti; se não tem, indique um ensaio ou ao menos artigo.
-
Felipe Carvalho de Oliveira
Não seria o caso do nobre leitor fazer também o mesmo que recomenda ao cronista? Pois não há uma linha sequer de raciocínio desenvolvido sobre o tema para contrapor a tese do escritor de que a elite brasileira está sempre preocupada em defender seus próprios interesses, com o paralelo histórico traçado entre o fim da escravidão e a reforma do imposto de renda.
-
-
Fernando Luiz Hamann
Parabéns pela matéria. O grande desafio é furar essa bolha, que veladamente e sem cara, blinda interesses e privilégios da casa grande. Já está claro, mas vamos ver novamente, que o congresso (maior parte), representa interesses particulares e específicos, em detrimento do povo. Cabe a imprensa o papel de expor isso e usar sua força pra evitar que mais uma vez incluam desde que, e mais uma vez a cobertura desse condomínio chamado Brasil não contribua minimamente pra redução da desigualdade
-
Marcos Benassi
Aliás, tem outra "inovação" na parada: a casa grande contemporânea, agora, ao invés de separar os pretos entre "capazes" e "incapazes", diz que todos são absolutamente capazes de lidar com a histórica depreciação de si e de seu meio social, exigindo que sejam tratados de modo absolutamente igual aos brancos. Se qualquer consideração reparatória for feita, É racismo. E contra branco. Eventualmente, constatam "desumanidade" na oferta de uma ou outra condição artificialmente favorável aos desfavore
-
Gilberto Rosa
Esta é a função do gaspari, denegrir o Brasil continuamente, para que o povo tenha vergonha de si e ache que o Brasil não tem solução, assim fica mais fácil a nossa bilionária elite do atraso continuar sacando dinheiro do povo. Por isto gaspari fala, na maior cara de pau, em saudável debate, quando se trata de taxar bilionários como o patrão, sugerindo gastar menos com o povo como solução.
-
Gilberto Rosa
Saudável debate? O patrãozinho do Gaspari, bilionário banqueiro, tem o maior juros do mundo enchendo seu bolso, e não paga imposto, pois o Brasil é único país no mundo que não taxa dividendos. Saudável é deixar de defender os interesses do patrãozinho, Luis Frias, da centenária golpista Folha.
-
CARLOS EDUARDO MARTINS
Uma reflexão primorosa dessas vale a assinatura anual. Muito obrigado Sr Elio e Parabéns. Nossos tataravós nos envergonham nesse assunto. Os últimos do planeta a abolir essa aberração. Que tenhamos dignidade de reparar ao máximo esse prejuízo causado, agora.
-
neli faria
Os meus tataravós sofriam as agruras ! Reparar os prejuízos causados no passado remoto? Com esses oportunistas? Impossível! O lema é Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos! Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita,centrão: todos se unem como irmãos para nunca construir uma nação. Exato. Aumentos dos Fundões, Anistia partidos políticos, arquivamento da rachadinha!Descaracterização da lei da improbidade,juiz de garantia,agora descaracterizar a lei da Ficha limpa.
-
-
ANDRE BICUDO LARRUBIA
Quem se sente prejudicado sempre vai chorar. E às favas qualquer empatia. A matemática deve ser ferramenta para nos levar adiante e não para perpetuar vantagens desmedidas. E para quem está no andar de cima, aviso: melhor isso do que uma revolução bolchevique!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
É por essas e outras que o capitalismo tanto concedeu após a irrupção do socialismo no mundo, e isso foi no século 19, só qual o Brasil parece não chegar nunca.
-
-
JULIO CESAR JUNIOR
Alguém (ou o próprio Eliio) me ajuda a entender o final do texto, quando ele diz que o Brasil andou pra trás., no contexto que os Breves escravagistas tiverem que passar a trabalhar. Ficou estranho pra mim.
-
Antônio Carlos
Para mim também, não entendi a conexão dos Breves gerando empregos, sem escravos, certamene menos ricos, e o Brasil andando para trás.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.