Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gustavo Moreira

    Por que a eleição terá tantos candidatos de extrema direita? Porque há milhões de eleitores elitistas, racistas e misóginos para disputar, e nenhum Pinochet para impor seu filhote preferido.

    Responda
  2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Chile é um berço de ditaduras.

    Responda
  3. MARCELO CECILIO DAHER

    Democracia é isso, deixar que o povo escolha.

    Responda
  4. jorge bastos

    Para todos os militantes, blogueiros e apaixonados pela esquerda... tudo que vem da direita é " extrema ". Não enxergam o que a esquerda entrega: extrema pobreza, extrema corrupção, extrema censura, extrema perda dos direitos individuais, extremo isolamento internacional, extrema aproximação com ditaduras e extrema propaganda para manter o povo iludido.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você veio aqui só pra vestir a carapuça de bolsonarista? Sim, ficou bem feio.

  5. Marcos Benassi

    Eita, cara Sylvia, e como começaram. As "de la derecha", até eu, que não conheço nada dessa política sul-americana tenho certeza de que começaram há, no mínimo, meia dúzia de anos: via redes antissociais, usando as mesmíssimas estratégias internacionalmente comprovadas - pela ordem, Brexit, TrAmp1, Bozo e, agora, TrAmp2 - e que, se bobear, funcionarão novamente. A se observar e analisar.

    Responda
  6. José Cardoso

    Difícil de entender os chilenos. Quase 80% queriam outra constituição. E não conseguiram se entender sobre ela!! Ainda vale a constituição do Pinochet. Parece que o general conhecia bem seus compatriotas.

    Responda
  7. Wilton silva

    Que bom voltado para direita bonito até no nome direita vamos nos também

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    É curioso como a história, que no Chile sempre pareceu correr em zigue-zagues entre esperanças incendiárias e desencantos glaciais, retorna com a mesma cadência melancólica de um tango desafinado. Lá se vai mais um ciclo, mais uma oportunidade que escoa entre dedos ideológicos, como areia fina demais para ser contida pelas promessas de um projeto de transformação. O entusiasmo que tomou as ruas de Santiago - quando milhões clamavam por uma nova Constituição, parece memória distante.

    Responda
  9. Carlos Amorim

    Bem, foi dado a esquerda a chance de governar. Bóric foi até razoável.

    Responda
  10. José Marco Barbizan

    Extrema direita, ultraconservadores. Não vejo na mídia as expressões: extrema exquerda, ultraesquerdistas, mesmo tendo por aqui os PC do B, PSOL, etc. Por quê será?

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você ainda não entendeu o que é extrema direita e extrema esquerda. Volte 10 casas. Saia do zap e vá estudar um pouco.

    2. Francisco Jose Longo

      Simples, porque não existe##

    3. Marcio Souza

      Porque não são extrema esquerda, mané!

    4. ERMELINDA SANTANA MATOS

      José, tem sim correntes de extrema esquerda no PT , PSOL.....e não vemos porque não são fortes , nem aguerridos , nem organizados e muitos quanto a extrema direita atual no Brasil . No gov. Lula 1 , 2 o pres. que é de centro esquerda segurou essa turma , já o Bolsonaro estimula o fascismo e fundamentslismo religioso da extrema direita, tem controle das mídias digitais e estão organizados, daiaparecem mais na mídia.

    5. Erick Santos

      Não vê porque não existe, meu caro. Os partidos de esquerda se fossem extremos, defenderiam a expropriação de propriedades privadas de produção e a gestão pelos trabalhadores ou defenderiam que o sistema democrático fosse arquitetado por conselhos populares, por exemplo. Isso seria política extrema. Esses partidos que citou são reformistas. Nada revolucionários. E o que precisa aparecer aqui e no mundo são os partidos revolucionários que digam isso com todas as letras.

    6. Celso Caramori

      Não tem extrema esquerda por aqui, talvez o mais próximo seria o PCO, mas é insignificante. A extrema direita quer abolir o Estado da vida das pessoas, já o seu oposto, a extrema esquerda quer abolir toda a iniciativa privada, estatizar tudo, até a padaria do seu Joaquim, então não temos extrema esquerda no Brasil, os únicos países que se encaixam nisto são Coreia do Norte e Cuba

    7. Nestor Bercovich

      A extrema esquerda poderia incluir o Pstu, o Pco e algum outro grupo menor, com posições mais radicais, mas não um PC do B ou o Psol, que têm posições de esquerda moderada.

  11. João Vergílio

    Ninguém reivindica o legado da ditadura argentina, ou da paraguaia. O mesmo não acontece com a chilena e com a brasileira. O motivo é simples. Elas não foram disfuncionais. Mataram, fizeram de tudo. Mas são percebidas como benéficas. Liberdade é um valor para todos. Mas não é o único, nem sequer o principal. Segurança, prosperidade, respeito à à religião e à família são valores cruciais, especialmente para os mais pobres. Não é suficiente enxergar isso. É preciso ter empatia com os mais pobres.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quase todo país que alcançou o desenvolvimento o fez pela via democrática. Sua inclinação pela ditadura - chilena, brasileira, chinesa etc - é apenas produto de desprezo pessoal pela liberdade, não de uma análise racional. Vá assistir "Ainda estou aqui" e veja uma demonstração prática da opressão.

    2. Hernandez Piras

      São percebidas como benéficas?! A ditadura brasileira promoveu uma gigantesca concentração de renda através de uma inflação cronicamente elevada e de um Estado parasitado pelo patrimonialismo. Deixou uma inflação de 200% ao ano e o país mergulhado na crise da dívida externa.

  12. Raymundo Itareru

    suponho que todos tem o mesmo sonho, ser um Pinochet mais sanguinário

    Responda
  13. Márcio Marques Alves

    Não conheço os candidatos no Chile, mas somente pelo uso da expressão "extrema direita", na manchete, já evoca um certo alarmismo, que é próprio de pessoas do meio acadêmico, pelo visto, de tendências progressistas, avessas a todo e qualquer tipo de antagonismo ideológico; e que por isso rotula figuras pertencentes "ao outro lado" com títulos ou adjetivos nada lisonjeiros, tais como este, "extrema direita", e que sugere ser algo "perigoso" ao interesse público.

    Responda
    1. Silvio Cabral

      Se tivesse aquele emoji do dardo no alvo, é o que eu colocaria aqui.

    2. Luiz Freitas

      Isto mesmo. A jornalista traz sua ideologia à matéria, como se a direita fosse o mal. Já o afegão médio embarca sem saber que eles são o único país desenvolvido da Latam, que um chileno somente pode ser candidato se ele e seus familiares tiverem ficha limpa e ele curso superior. Que são o país com mais acordos de exportação no mundo… tudo feito por uma direita do “mal”.

    3. Márcio Marques Alves

      Que tipo de proposta? Você conhece as propostas dos candidatos de "extrema direita" no Chile?

    4. Raymundo Itareru

      as propostas dos candidatos é que os credenciam a esse título, extrema direita