Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    É como um remédio para o organismo climático. Deveria ser previamente aprovado por uma espécie de Anvisa, no caso o Ibama.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Ano passado, em Dubai, houve a maior enchente em 75 anos deixando a cidade embaixo d'água. Eles também borrifam as nuvens com elementos para aumentar a umidade do ar. Ainda não ficou claro se foi por interferência humana, mas é a hipótese mais provável. Espero que geoengenharia não se torne o novo plástico.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva!

  3. Ricardo Penna Quintanilha

    A série "Expresso do Amanhã" começa extamente com um experimento desses... a vida imitando a arte (mesmo nas criações pós-apocalípticas).

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Eita, sô, eu proponho acrescentar mais uma categoria de futurologia, meu caro Ronaldo, o Já Elvis: nessa, a gente bota as ideias de gerico, tipo a geoengenharia. Meu, a gente não sabe nádegas desses sistemas ultracomplexos; em coisas já conhecidíssimas, tal como a prospecção petrolífera, um novo método como o fracking, ainda que empregado com o maior cuidado, já dá cada Herda de arrepiar. Geoengenharia, feita por gente afins de faturar? Credo! "Já Elvis", PelamordeZeus e do Jesus da Goiabeira.

    Responda
  5. Juliana Andrade

    Extrapolations, Sapiens. Vamos fritar, mas antes, vamos sofrer com as crises de asma, doenças de coração e apagamento de memória… E viva a ficção nada artificial.

    Responda
  6. jose prado

    Charlatões!

    Responda
  7. Ivan Bastos

    Um russo me disse que a Rússia usa estes artifícios há anos para comemorar o dia da vitória sempre sem chuva.

    Responda
  8. Paula Brügger

    Receita correta para restaurar o equilíbrio climático: frear desmatamentos e incêndios, é reflorestar. Mas na sociedade industrial há uma primazia absoluta da intervenção sobre a prevenção e as soluções baseadas na natureza.

    Responda
  9. Ricardo Candido de Araujo

    Todas as aventuras humanas no sentido de controlar o clima localmente, deram com a cara no chão. Controlar o clima em nível global? Pura insanidade, que, provavelmente, trará mais males do que bem. O certo é pararmos o que fazemos errado há séculos e nos adaptarmos a nova realidade que criamos.

    Responda
  10. Rafael Gallina Delatorre

    Que alerta importante! Depois querem nos convencer que o mercado vai se auto regular, que não precisamos do Estado para controlar. Não sei se já estamos em um caminho sem volta, temos que dar um jeito meu amigo! Criamos um problema (mudanças climáticas) depois precisamos de uma solução mirabolante que vem de alguma empresa que lucra milhões. O mesmo aconteceu com a Covid, e hoje agradecemos pela vacina, a solução mirabolante. Qual foi a nossa mão para a crise da covid? O que fizemos para mudar?

    Responda
  11. MANUEL RIBEIRO FILHO

    Troca-se certificado de descarbonização por debêntures de start-up de Geoengenharia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, boa.

  12. Emerson Luis de Moraes

    A ganância do capitalismo e a ignorância humana são ilimitadas. A coluna me fez lembrar a explicação para o cenário pós-apocalíptico da trilogia “Matrix”, onde a humanidade para evitar o avanço catastrófico da Inteligência Artificial, cuja a fonte de energia era o Sol, lança foguetes com ogivas nucleares para explodirem na atmosfera. “Jenial”. As consequências e o roteiro de terror, todos já conhecemos.

    Responda