UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rui Manoel Pizarro Andrade

    "Leitores" com pseudonomes como Eduardo Fabr ou Neyviton Candido ocupam este espaço da FolhaSP para ofender o direito de livre expressão dos assinantes. No caso em questão, os dois citados reclamam das críticas às declarações da refém do Hamas, que se mostrou insensível ao drama dos palestinos. A FolhaSP deveria ter mais cuidado para não permitir atuação de "robôs" no espaço dos leitores.

    Responda
  2. Getulio Alencar

    Alguma entrevista com presos palestinos que conseguiram sobreviver às prisões israelenses?

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Rui Manoel Pizarro Andrade

    Mais revoltante que os maus tratos sofridos por essa mulher, é o seu completo distanciamento e desprezo pela situação dos palestinos. Viviam num "lugar lindo", bem ao lado do inferno diário onde todos os direitos humanos eram e são desrespeitados. O "jornalismo" tendencioso da Folha SP também é repugnante!

    Responda
    1. Neyviton Candido

      Tenha consideração pelo relato. Ela foi bem educada nas respostas. Ela não é obrigada a ter uma opinião sobre os outros povos e ela já viveu na pele uma situação que nós aqui no Brasil nunca vamos entender.

  4. Claudio Cordovil Oliveira

    O que relatariam os 50 mil palestinos mortos entre mulheres, velhos e crianças se tivessem esta chance? Há aqui um problema de proporção.

    Responda
  5. Anna Amélia Meule

    O meu post que os soldados da conib ou o david rosenberg denunciaram e a folha acatou o pedido. vai ser como. enfim, o meu post pedia que a folha entrevista a mãe de Hind Rajab. Fica aqui novamente o post. Deixa o bando çyo vir denunciar. Eles estão fadados a serem lembrados pelos cr*mes que cometem, o mais bárbaro de todos, g*nocídio.

    Responda
  6. Anna Amélia Meule

    Só pode ser o çyo estadunidense do senhor David Rosenberg que denuncia todo o comentário que faço aqui nesta distint folha expondo o g*nocídio da ocupação. Tem nada não. O mundo vê. Podem se desesperar, descabelar, podem denunciar à vontade, a ocupação fadada está.

    Responda
  7. Thiago Cunha

    Quantas entrevistas a Folha realizou com os milhões de palestinos atacados diariamente, há décadas, pelo suposto estado de Israel?

    Responda
  8. PAULO PETRASKI

    Esse é o depoimento de uma mulher que sobreviveu para contar os horrores que uma guerra de décadas produz: traumas para toda a vida. Sua voz ganhou espaço nesse jornal e provavelmente em muitas outras mídias. Mas lamento muito mais pelas milhares de mulheres pahlestinas que cheias de sofrimento e traumas iguais ou maiores não encontraram nenhuma espaço na imprensa brasileira. São silenciadas e tornadas invisíveis.

    Responda
  9. wanderley dantas

    Toda forma de violência é condenável!!! Isso não desnatura o genocidio perpetrado contra os palestinos de Gaza..

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Tu quoque.

  10. Rodrigo Flexa

    Parem de matar mulheres e crianças aos milhares, é insuportável.

    Responda
  11. Luciana Vieira

    Finalmente entrevistaram uma israelense. Eu vi pelos comentários que muitos estão indignados com a entrevista, mas a função do jornal entrevistar todo mundo. Quase todas as reportagens são sobre o que os palestinos estão passando. Isso a gente já está cansado de saber. Só a política interna de Israel pode parar os bombardeios (os EUA pelo visto não estão nem aí). É bom saber o que eles (israelenses) estão pensando.

    Responda
  12. omar assaf

    Já assasinaram uma vila Belmiro lotada só de crianças,destruíram todos os hospitais,escolas,bibliotecas, universidade, mais de 400 mil habitações , não há água potável , não deixam entrar abrigos , crianças sofrem amputações sem anestesia, bloqueiam a entrada de ajuda , atacam zonas consideradas seguras , já fizeram dezenas de deslocamentos força dos , fizeram a maior anexação de terras dos últimos anos , colonos Aterrorizam aldeias com apoio do gov . E o pior que ainda são eles as vítimas .

    Responda
    1. jayme terra

      *vão

    2. jayme terra

      Eles vai aproveitar e roubar as terras dos palestinos.

  13. Nilo Silva Thé Pontes

    Salve Israel. SQN

    Responda
  14. Samuel Fagundes

    Sugiro fazer reportagens compais e mães palestinos que viram seus filhos serem assassinatos. Também seria interessante outra reportagem compressões que tiveram suas terras roubadas por colonos de is a hell

    Responda
  15. Antônio João da da Silva

    Nem a Folha, nem nenhum veículo da grande imprensa trouxe documentários sobre a gigantesca tragédia que se abateu sobre 2 milhões de pessoas. Casa destruída, rua destruída, prédio destruído, local de trabalho destruído, canalização de água, de energia, tudo são escombros. Dois milhões de pessoas feridas na alma e no corpo, 50 mil mortos, não se dorme, não se canta, nada. Por que será que a imprensa não mostra?

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Marcelo Brun: bingo! O óbvio do óbvio que os juvenis, bajuladores do jihadismo, se alucinam achando que todos estão ignorando essa farsa. Gente acha que pode chamar para a briga sendo um lutador bisonho e depois fica chorando porque apanha igual cachorro.

    2. omar assaf

      O marcelo pacifista que é, acha que o conflito começou em 7/10 , e esquece que o lugar mais vigiado do mundo , parou justamente naquele dia . Quando a verdade vier a tona, veremos o que foram capazes aqueles que ele defende com tanta convicção. Poderiam pelo menos ter a coragem de assumir que estão cometendo um genocídio . Preferem mentir , e nisso são especialistas.

    3. Marcelo Brun Brum

      Quem impôs a guerra? Consequências existem.

    4. Maria Antonia DI FELIPPO

      Hospitais, escolas destruídos. E o outro lado, como está?

  16. Antônio João da da Silva

    Mas nenhuma palavra de piedade ao milhares de palestinos mortos e sobre o inferno em que se transformou gaza para 2 milhões de pessoas nada foi dito. Apenas escolheu um lado, o lado menor, do drama.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      O lado inicial da perda da guerra. O massacre que foi a gota d'água.

  17. yussef mahmud m mustafa

    Temos histórias pra contar pra denunciar pra chorar pra lamentar os assassinatos de nossos filhos nossos vizinhos nossos irmãos nossos pais nossas crianças somos palestinos nós existimos somos um povo uma cultura uma existência queremos viver em paz"Está seria o conteúdo de uma entrevista com uma mãe palestina de Gaza

    Responda
  18. Maria Antonia DI FELIPPO

    Sensibilizada, com o drama Dna. Karina. Agora, a senhora imagine o "inferno" que os Pales passam, desde a criação do estado de Is?.

    Responda
    1. Maria Antonia DI FELIPPO

      Marcelo, estão espancando até diretor de cinema ganhador de Oscar.

    2. Marcelo Brun Brum

      Nada a respeito de antes da criação do Estado? Realmente, o corte temporal indica a ideologia...

  19. Carlos Eduardo Cunha

    Infelizmente para os povos palestinos e israelense está é uma guerra que já sabemos o fim mas não quando. Terminará quando o governo do invasor cair e G venha a ser governado por outro governo mais pacífico .

    Responda
  20. MARLENE MARQUEZ NEVES

    que tal a FSP tb entrevistar uma família palestona ,que além de estarem morrendo de fome , também existe muito sofrimento , jornalismo que ve só um lado ,não é bo.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      O BO foi o que iniciou a guerra.

    2. Maria Antonia DI FELIPPO

      E o "inferno" de milhares de crianças pales. mortas?

  21. SUZANA ARGOLLO

    Foi terrível o que aconteceu com a sua família e tantas outras sequestradas em 08/10. Mas você disse que antes disse vivia uma vida normal num local seguro. Os Palestinos, há décadas, não vivem uma vida normal e agora estão vivendo o in f3rno. E você ainda diz que não quer saber o que se passa do outro lado, que tem a sua própria vida para se preocupar. A falta de empatia com o sofrimento de décadas dos palestinos, não levará nenhum de vocês à paz que dizem almejar.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Eles escolhem guerra desde 1948, data da divisão do território para os dois povos. Não aceitaram e nunca quiseram um país. Querem a dominação de todo o território só para eles.

    2. Maria Antonia DI FELIPPO

      Concordo em gênero, número e grau.

  22. Diego Rodrigues

    Tenho simpatia pela causa Palestina, embora não simpatize com Hamas e fundamentalismos religiosos e suas táticas. Dito isso, bem reveladoras as respostas da Israelense. " Não quero saber; não eh problema meu; não me importa; não fiz nada de errado, apenas vivo neste do lugar a 1,5 km de gaza" Pois eh, está aí o nó.

    Responda
    1. Hazem ASHMAWI

      Realmente, uma parte do problema está no fato que muitos na sociedade israelense não se preocupam com o que ocorre com os palestinos.

  23. Antonio Eustaquio

    É uma trajédia com data pra terminar!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      É uma tragédia sem data para terminar!

    2. Diego Rodrigues

      Qual?

  24. Hazem ASHMAWI

    O Sr Eduardo Fabr que parece ter muito ódio no coração, me atacou, chamando de sádico, doente e cretino por que escrevi que a ex-refém pôde reaprender a viver. A ex-refém escreveu isso "tivemos que reaprender a viver". Infelizmente, este cidadão, nem leu a matéria. E o pior, frente ao meu comentário sobre os 50.000 e 130.000 sequelados, preferiu se calar, nem um comentário. É desolador saber que existem pessoas insensíveis e raivosas como Eduardo Fabr.

    Responda
  25. Cesar Costa

    15h59 comentário enviado para moderação. Parece que existe um "IF" no programa de moderação. "Se" o comentário for de tais pessoas, vai direto para moderação. Ou não são liberados ou liberados quando a discussão esfriar.

    Responda
    1. Cesar Costa

      1h13 min esperando meu comentário para Sra Anna. É um desrespeito. Como se eu tivesse escrito algo desrespeitoso.

  26. José Bueno

    A tragédia de Karina merece todo respeito e compaixão. Mas, é chocante que a f olha insista em esconder como dezenas de milhares de familias pa l est i n as vizinhas destruídas estäo tentando, também, reconstruir suas vidas. Só o respeito à segurança de um estado garantirá o respeito ao outro. O respeito mútuo é a única saída para dñesta longa e dolorosa tragédia.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Explica isto para terroristas. Sequestradores e estupradores.

  27. José Bueno

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Bueno

      Desculpem. Esta mensagem, enviada por toque acidental, não mostra as reflexões que eu ainda estava elabooñrando. Solicitei sua retirada aos moderadores.

  28. Wilson Rossi

    Porque demorou a reação ao ataque?

    Responda
  29. Riguel Contente

    Mesmo a senhora dizendo que não ia falar de política o(a) repórter ainda insistem no tema. Desagradável, não? Cadê a ética jornalística?

    Responda
    1. Paulo Lima

      A questão é política!! Tem sim de ser tratada. Se não se falar sobre política vai se falar de quê? religiosidade? história?

    2. Marisa Coan

      Creio que eu e vc ficaríamos contentes se AINDA houvesse ética. Isso acabou desde há muito.

  30. Wilson Rossi

    Porque metade dos mortos no ataque é de responsabilidade da IDF?

    Responda
  31. Wilson Rossi

    Mossad tava de folga no dia 7? Ou facilitou e induziu o ataque?

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Essa é a grande questão. Como o melhor serviço secreto do mundo permitiu isso? Será que não foi induzido? Só iremos saber depois de muitos anos.

  32. Wilson Rossi

    Propaganda segundo nível.

    Responda
    1. José Bueno

      Certo, Wilson. Pena que tamanha parcialidade editorial só dificulte os esforços pels paz entre os dois estados.

  33. José Leon Crochík

    Todas histórias dos sobreviventes dos dois lados devem ser contadas e ouvidas; o final dessa entrevista, no entanto, serve para destacar o respeito e o direito de todos de viver com dignidade: "Quando o povo escolher por si próprio haverá paz. Enquanto isso os que nos governam…"

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Os que governam foram escolhidos pelo povo.

  34. Gregorio Amarante

    A Folha de São Paulo deveria ter a sensibilidade de desativar os comentários em uma matéria como esta. A ignorância e a maldade de algumas pessoas deixam claro que, por aqui, a compaixão é seletiva, e muitos utilizam esse espaço apenas para revelar o quão desumanos podem ser.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Concordo integralmente

    2. Paulo Lima

      Quer calar o lado palestino!. Se achar ofensivo ou desumano , é simples: só denunciar

  35. Hazem ASHMAWI

    Ela poderá reaprender a viver. 50.000 mortos por Israel não terão esta oportunidade. 130.000 feridos terão que reaprender a viver, sem uma perna ou sem duas pernas, sem braços, com colostomia, com sequelas de queimaduras, em coma, sem olhos, com fome, sede e frio, ou órfãos ou sem filhos, irmãos, tios, primos ou avós!

    Responda
    1. José Bueno

      Hazen, que tristeza vermos pessoas tão insensíveis ao tamanho da tragédia que você descreve com tanta clareza e precisão.

    2. Eduardo Fabr

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Anna Amélia Meule

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Anna Amélia Meule

      Franklim Alencar Figueiredo, meu caro, é exatamente isto que tu escreveste. Acontece que redefiniram o termo antisemitismo para significar críticas à ocupação e ao lobby, e ficam papagueando esta narrativa falha como se o fazendo pudessem fazê-la verdadeira. Não tenho mais paciência. Nem respondo. Mas obrigada pelo comentário corretíssimo e pela paciência.

    2. frankklim alencar figueiredo

      David meu caro. "Çionismo" não é sinônimo de judaísmo. "Çionismo" é um movimento anglo/americano que sequestrou parte do judaísmo. "Çionismo" não é um movimento judáico meu caro. Nem Semita quer dizer judaismo. Semita são todos Cristãos, ju de us, Muçulmanos e Feníncios.

    3. David Rosenberg

      Anna Amélia Meule expressou pensamentos racistas e anti-semtias quando escreveu que a folha foi comprada por algum suposto lobby sion ista, quer dizer judjeu.

  37. Anna Amélia Meule

    Não vou responder. Raptaram-me de casa de pijama. Isso é a única coisa que importa. Raptaram-na porque há milhares de Palestinos nas prisões de IsNotReal, inclusive crianças. Sim, bibi é um de..mo. mas esses 'israelenses' todos são voltados para os seus umbigos apenas, além de terem roubado terras que não lhes pertencia. olha, dona folha, já que a senhora se diz imparcial, sugiro entrevistarem também a mãe de Hind Rajab.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      A generalização é a mãe da imbecilidade.

    2. David Rosenberg

      O comentário da Anna Amélia Meule é racista e anti-semita.

    3. Cesar Costa

      Sra Anna, pode explicar o que a sra entende como as terras foram roubadas?

    4. Cesar Costa

      Sra Anna, você acha mesmo que o ataque de 07/10 foi por causa dos prisioneiros pslest em Isr? Você acha mesmo que a cúpula do H estava preocupada com o seu povo? O plano era esse mesmo, uma resposta fortíssima de Isr com o maior número possível de civis mortos. Santa inocência!

  38. Eduardo Gasparoto

    Em qualquer guerra, seja ela travada no campo de batalha ou na arena da alma humana, não há verdadeiros vencedores. O que se ergue ao final são ruínas: das cidades, das ideias, dos amores perdidos. É oportuno, portanto, ouvirmos a voz de Karina testemunhando o caos vivido. Que sejamos capazes de aprender antes que o silêncio dos escombros nos alcance.

    Responda
  39. frankklim alencar figueiredo

    A IDF não é um Exército de IsHAel, é só mais uma divisão das Forças dos EUA. Dinheiro e armas não são problemas. Sem os EUA IsHael seria só mais um paiseco pobre no oriente.

    Responda
  40. Dulce Figueiredo

    Cadê as entrevistas com os familiares das milhares de vítimas civis da p alestina ? Cadê a história das centenas de criancas mutiladas? Cadê o relato dos médicos mortos, dos hospitais destrocados, dos doentes sofrendo?

    Responda
    1. Hazem ASHMAWI

      Isso mesmo! Onde estão as entrevistas com os sobreviventes palestinos das atrocidades cometidas pelas forças israelenses.

    2. Eduardo Fabr

      Gregório Amarante, não desperdice seu tempo. É apenas algum MAV se escondendo atrás de pseudônimo duvidoso (ex-primeira dama).

    3. Gregorio Amarante

      Quando você se olhar no espelho, deveria sentir vergonha e enxergar o monstro que é, dona Dulce. As atrocidades cometidas por Israel não deslegitimam a dor dessa senhora.

  41. Ettore Fellini

    Se eka tivesse ficado sob escombros agonizando por horas ou dias poderia chamar de inferno Deveria agradecer por ter sido poupada e alimentada Quando milhares de palestinos nao tiveram esta sorte

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Coitado do Fellini ser usado dessa forma. E do Ettore também.

    2. Eduardo Fabr

      Ettore Fellini (pobre Federico se remexendo no túmulo com essa militância conspurcando o seu nome como pseudônimo), quem tem nomeou como sommelier do suplício alheio para julgar quem tem o direitos de ter sua tragédia publicada ou não?

  42. Ettore Fellini

    52 dias e sobreviveu Folha de SP pq nao entrevista o inferno em Gaza com milhares de mortos agonizabdo sob escombris sem ajuda O q esta ai passaou eh refresco perto do q mulheres crianças , idosos e doentes pasaaram e continuam a sofrer . A Fokha eh vendida É pro sionismo cruel e genocida

    Responda
  43. yussef mahmud m mustafa

    Uma entrevista inoportuna e não acrescenta nada é não esclarece nada serve mais pra as pessoas e organizações que fazem de tudo pra demonizar os palestinos pra justificar as barbáries que o estado de Israel faz em Gaza e na Cisjordânia onde estão roubando e assassinando os palestinos que resistem ..milhares de órfãos vagam nos escombros de Gaza a procura de seus parentes filhos pais mães a barbarie de Gaza deveria envergonhar quem apoia o estado de Israel

    Responda
    1. David Rosenberg

      O comentário do Yussef Mahmud M Mustafa é desumana e ódioso.

    2. Cesar Costa

      Sr Yussef, com quem I deveria negociar a solução de 2 est? H ou AP?

    3. Eduardo Fabr

      Inoportuno é esse teu comentário obtuso e tendencioso. Como se uma coisa justificasse o desprezo à outra.

    4. Gregorio Amarante

      Inoportuno é o senhor. Quem não sabe respeitar a dor alheia, não merece respeito.

  44. frankklim alencar figueiredo

    FSP sendo usada como veículo de propaganda dos criminosos que matam milhares de mulheres e crianças inocentes. Vergonhoso isso.

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Interessante. Como será que a Folha responderá à tua acusação de que é veículo de propaganda do Rá-mais?

  45. frankklim alencar figueiredo

    Há Quinze mil palestino sequestrados em IsHael, entre esses, Mil e quanhentos crianças. IsHael pratica crime desde Quarenta e oito. Essa propaganda criminosa tem que acabar.

    Responda
    1. David Rosenberg

      O comentário do Frankklim Alencar Figueiredo é mentiroso e nojento.

    2. Gregorio Amarante

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Gregorio Amarante

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. frankklim alencar figueiredo

      Sites da BBC que é "çionista" tem tb. IsHael sequestra e mata palestinos, inclusive crianças desde 48 meu caro. IsHael tem licença para fazer barbaridade no Oriente com a mão amiga dos "deus de IsHael" EUA.

    5. frankklim alencar figueiredo

      Pesquise meu caro Antônio. Coloca no Google, Israel mantém mais de 15 mil palestinos sequestrados (presos) antes de 7 de outubro. Inclusive milhares de crianças. Google é uma rede "Çionista" e mesmo lá há isso, claro que nas outras menos "çionistas" terá detalhes.

    6. Antônia Araújo

      Sr. Franklin poderia me indicar as referências desses números ?

  46. frankklim alencar figueiredo

    Fato. Só parte dos ju de us são "çionistas" a maioria não é. Fato."Çionismo" não é sinônimo de judaísmo.

    Responda
  47. frankklim alencar figueiredo

    "Çionistas" sequestraram parte do judaísmo e pratica atrocidades pelo mundo. Fato.

    Responda
  48. frankklim alencar figueiredo

    Ela não quer falar de política, mas, faz política assassina dos assassinos de IsHael.

    Responda
  49. frankklim alencar figueiredo

    É uma covardia pegar uma senhora que sofreu variados traumas para servir de propaganda a favor da matança de um. Ela não quer falar de política mas, está a serviços dos piores políticos que causaram a matança de inocentes palestinos.

    Responda
  50. frankklim alencar figueiredo

    Fato. Pra se livrar da Cadeia. O corrupto Netanyahu conspirou com os israelenses e fazer essa matança.

    Responda