UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Pois é. É como eu sempre digo, copiando o grande ex-primeiro-ministro inglês Winston Churchill: “A democracia é a pior forma de governo, à exceção dos demais”. Aí, a “nossa” democracia tupiniquim vai mais além: como é cara, para os coitados dos pagadores de impostos, ou seja, os contribuintes. Não adianta reclamar nem para o Papa, muito menos para o Bispo.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Mais uma pouca vergonha com o dinheiro público , tudo legalizado em câmaras de vereadores . Todos tem que ser demitidos na próxima eleição , estas cidades só votarem em candidatos que acabem com esta farra . Ou então não compareçam na eleição porque manter esta situação é inaceitável. É muita gente mamando dinheiro público , este país não suporta mais . Mas temos uma população passiva e ignorante .

    Responda
  3. Denise Angeben

    Dá uma olhadinha nos partidos e votem neles para presidente, prefeito, deputado, vereadores que as coisas só vão melhorar. Pra que filosofia nas escolas né? Por que formar indivíduos que pensam?

    Responda
  4. Marcos Loureiro

    Imaginem o trabalho que deve ter o Marcelo Paiva para governar uma cidade com 921 habitantes... R$ 18.400, 00 é pouco, muito pouco. Eita brasilzão.

    Responda
  5. Geraldo Magela

    Farinha pouca, meu pirão primeiro.

    Responda
  6. Tha Virgens

    970 habitantes não poderia ser cidade!

    Responda
  7. Henry Galbiatti

    Em um país que a turma do Judiciário ganha milhões mensais um prefeito ganhar vinte cinco mil não me surpreende.

    Responda
    1. Henry Galbiatti

      Aliás, é até normal.

  8. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Prefeitos e vereadores do país todo turbinados por aumento de impostos e repasses do governo federal, inclusive as duvidosas emendas parlamentares tomada à força do executivo federal pelo Congresso, aumentam desavergonhosamente os gastos com benefícios ao executivo e às Câmaras Municipais. Lamentável.

    Responda
  9. João Leite Leite

    Tem municípios com menos de 5000 habitantes que gasta até 2,5 vezes tudo o que a prefeitura arrecada para bancar a câmara de vereadores. Para isso tem as emendas parlamentares.

    Responda
  10. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    Resumindo, o país não é uma colonia. É uma comédia.

    Responda
    1. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

      Concordo com você Antônio Carlos.

    2. Antonio Carlos Cunha

      Geil, não brinque com coisa séria. Nosso país está mais para drama do que para comédia. Seria preciso dar um jeito nisso, já. Adequar o salário dos administradores, não dos funcionários, à receita que o municiípio gera. Ah, não gera o suficiente, anexe-se ao municipio vizinho, pois é um município inviável. E a autonomia? Autonomia é dinheiro no bolso. Como seria bom termos menos municípios, menos prefeitos, menos vereadores, menos secretários e Assessores de P. Nenhuma, os aspones.

  11. Marcelo Fernandes

    Votar nos "cidadão$ de bem" dá nisso aí. Parabéns aos envolvidos.

    Responda
  12. SAITI HIRATA

    Não é só o prefeito, os vereadores (que não sei para que servem atualmente, talvez dar nomes as ruas) também recebem valores que alguns municípios não arrecadam o suficiente para manter o mínimo necessário para educação, saúde e segurança.

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      Vereadores de cidades pequenas não deveria receber salários, talvez uma ajuda de custos ou um valor fixo por sessão. Esse pessoal, as vezes se reúnem uma vez por semana e à noite.

  13. Edson Muniz de Araujo

    Deus, Pátria só antes da eleição, "família" qdo eleito, acertam a vida financeira das familias, qdo não é salário é cargo, tipo em Bauru q até a mãe da prefeita é secretaria, a direita mostrou a cara agora depende de nós separar o joio do trigo,(se sobrar trigo)

    Responda
  14. AILTON SOUZA

    Já que a constituição não estabelece uma regra pro poder executivo seria interessante que os deputados emendeiros apresentasse uma emenda estabelecendo critérios porque isso está uma aberração. E olha que tem servidores de cidadezinha pequena ganhando muito mais do que servidores de cidade de maior porte com o mesmo cargo e função. Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas fazem de conta!

    Responda
  15. Antonio Ivair Arrais

    Um verdadeiro escárnio acontece na minha pequena cidade no interior do Ceará. É uma cidade com pouco mais de 27 mil habitantes, pobre, sofre todo ano com a seca, não tem praticamente renda pois não produz quase nada, vive dos repasses de recursos do estado, a população em sua grande maioria vive do bolsa família! Pois bem, o prefeito lá ganha 20 mil reais. Agora dou um doce para quem adivinhar de partido ele é!!

    Responda
  16. Roniwalter Almeiida

    Infelizmente, esse país não tem jeito. Precisamos destruí-lo para construir uma sociedade nova pelo menos nos moldes da Austrália ou do Canadá.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Cuidado. Essa ideia esdrúxula move a extrema direita desde suas origens. Tiü França acreditou nisso e terminou daquele jeito.

  17. Rubens Ventura

    Se fossem procurar emprego na empresa privada, nem salário de 5 mil a maioria iria conseguir.

    Responda
  18. Rubens Ventura

    Se fosse procurar empregos, nem salários de 5.000,00 iriam conseguir, esses conservadores estão prejudicando a direita, o povo odeia esse tipo de gente.

    Responda
  19. Alberto Bianco

    Que coincidência, é tudo "prefeito conservador", que adora dizer deus, pátria e família... mas o que importa mesmo é o bolso!

    Responda
  20. valdonir estivalet teixeira

    Está é uma das grandes distorções na tal democracia neoliberal, entre outras como os órgãos que empregam ex prefeitos e ex deputados. Estás cidades de até 10.mil deveria ter no máximo 5 vereadores. E se tivesse camara, por que acredito que nem isto é necessário , tem vários órgãos de controle, uns sobre os outros. Para que vereadores ignorantes , não raro que nada sabem além de sorriso na cara para se eleger

    Responda
  21. Leila de oliveira

    Absolutamente todos de partidos de Direita...

    Responda
  22. ANIBAL CARRION

    Um escárnio pra população miserável desses municípios! E quem vai acabar com a festa? É o pudê? Oxalá

    Responda
  23. Diva Negri

    Pois é né...uma vergonha! Será que ninguém pode parar isso ou seria prepotência, ditadura ou fascismo? E eu ajudando a encher ,o bolso desses senhores desavergonhados, sem carácter! Só Deus na causa mas acho que nem ele faria qualquer coisa.

    Responda
  24. Walter Espiga

    Essa situação é recorrente neste Brasil varonil. Somente uma magica que fizesse esses politicos sem moral sumirem resolveria o problema. Mas aí sumiria o congresso. Que sonho!!

    Responda
  25. José Antônio

    Notei que os 15 municípios listados na reportagem são de prefeitos que pertencem ao grupo dos 22 partidos que colaboraram para os 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis. Ou seja, são todos camisas amarelas.

    Responda
    1. neli faria

      Ainda falando nisso, José? Golpe quem deu foi lula ao ungir a inexperiente dilma invés dos competentes e experientes Marta,Tarso, Olívio, Vianna, Benedita. Cobre do lula que jogou o Brasil nos braços do bolsonaro. O senhor votou em Temer: sabia que o todo sem a parte não é todo? O marqueteiro do pt nem para ser original foi: copiou do collor.

    2. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Ainda mais ladrões...

  26. josé maria silva

    Acorda mané,o salário dos servidores é baseado no salário do prefeito,encontre um médico não cubano que trabalhe com salário de menos de 25 pila por mês.

    Responda
  27. Alan Damasceno Rodrigues

    Reforma Federativa já! Deveria haver, no máximo, uns 300 municipios no Brasil.

    Responda
  28. neli faria

    Muitas cidades contíguas deveriam se unir a outras! Exemplos: Sertaneja e Londrina; Leópolis e Santa Mariana com Cornélio Procópio; Itajubá e Brazopolis; Camboriú e Balneário Camboriú, Mongaguá e Praia Grande E cidades que se sobrevivem apenas com o Fundo de Participação dos Municípios! Nasci em Brazopolis!

    Responda
    1. neli faria

      José : e se o STF temeu o tuíte do General, por que depois arrumou uma peninha e anulou o feito? Recordo que fora condenado em três instâncias. Votei para ele porque quod nullum est nullum producit efectum.

    2. neli faria

      José: o lula jogou o Brasil nos Braços de bolsonaro , tanto que jogou São Paulo nos Braços do seguidor do bolsonaro, com o mesmo candidato ,Hadad ,e manteve São Paulo nos braços de tarcísio ao ungir o inexperiente boulos invés da experiente Marta.Não se esqueça que o stf anulou o caso apontando que o foro competente seria Brasília. Não respondeu a processo porque maior de setenta a prescrição é pela metade. Agradeça a idade.

    3. José Antônio

      ´´Aula com Vassoler: A vida em dois cenários: Deus existe ou Deus não existe``( no YouTube). O professor Flávio Ricardo Vassoler possui excelentes cursos ministrados pelo Zoom. Já fiz alguns. Atualmente estou cursando o seguinte: ´´ "A natureza humana em fase do poder: 'O Príncipe', de Maquiavel, e 'Teoria do Medalhão' e 'O Espelho', de Machado de Assis. Quando se adquire um curso que ele lança, ganha-se um curso bônus. Pode-se também adquirir vários cursos em pacotes. São 40 e tantos cursos.

    4. José Antônio

      Como você ou senhora interpretaria o inciso LVII ( "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória") do 5º artigo da Constituição Federal? Não vale consultar um hermenêutólogo ou uma hermenêutóloga com pós-doutorado em hermenêutica, óbvio, para responder a pergunta, viu? O Collor já foi condenado na 1ª e 2ª instância e teve a pena (8 anos e 10 meses) confirmada pelo STF. Ele já esteve preso?

    5. José Antônio

      Foi o Lula que jogou o Brasil nos braços do Bolsonaro ou foi um 6 x 5 no Supremo? Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5% Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada um. Pela data (22 do 8 de 22) da pesquisa, acho que o primeiro colocado caminhava para uma vitória no 1º turno. Mas aí apareceu um tuíter de um general e um placar de 6 x 5. P.S.: Não sou petista e nem filiado, por enquanto, a nenhum partido.

  29. Angelo Santos Alvarenga

    A organização dos nossos estados e municípios não fazem nenhum sentido. Não faz sentido tantos estados no nordeste, assim como não tem lógica municípios deficitários tão pequenos.

    Responda
    1. Angelo Santos Alvarenga

      Marcelo, se observar o mapa dos EUA verá que a divisão faz sentido, já a nossa, não faz nenhum. Só desiquilibra o poder no Senado.

    2. Marcelo Fernandes

      Os EUA são divididos em 50 estados. E isso não é o problema do Brasil. Se o nordeste tivesse a metade dos estados atuais, o miserê seria o mesmo.

  30. Norian Marranghello

    As cidades, no Brasil, deveriam ser obrigadas a se sustentar com receitas próprias, como qualquer cidadão deste país. Aí, creio eu, não teríamos tantantas cidades sem capacidade de se auto-sustentarem e, se existirem, não gerariam essas distorções absurdas.

    Responda
  31. João Francisco dos Santos

    O problema não é o salário do prefeito, porque não se trata de trabalho voluntário. O problema está no tamanho da população desses municípios. Criados apenas para curral eleitoral de caciques regionais. Deveriam ser reaglutinados, assim a economia seria enorme.

    Responda
  32. Leonidas Scholz

    Orgia com dinheiro público tornou-se doença crônica no país. E o único remédio, pelo que parece, é o 'paredão'!

    Responda
  33. Paulo Araujo

    O x da questão é que não acontece nada com quem rouba, mata e estupra nesse país. Comete o crime, passa na tal da audiência de custódia, é liberado e vai ser julgado quando do Juízo Final.

    Responda
  34. Claudemir Moreira

    A notícia traz um alerta importante sobre a necessidade de fiscalizarmos o poder público. A falta de informação e o desinteresse dos eleitores abrem espaço para abusos, como os altos salários de prefeitos em cidades pequenas. Se a população aceitar isso como normal, a tendência é que a situação piore cada vez mais.

    Responda
  35. NACIB HETTI

    Do congresso; do Judiciário e do Executivo.

    Responda
  36. jose prado

    Os salários dos prefeitos precisam ser aprovados pelas Câmeras Municipais e ambos são eleitos! O irresponsável é o eleitor!

    Responda
  37. NACIB HETTI

    O mau exemplo vem de cima.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      do congresso, seo Nacib?

  38. Felipe Souza

    Todos os políticos estão em busca da mamata com o dinheiro do povo. Acho um absurdo o Brasil ter mais de 5 mil municípios, sendo que para otimizar dinheiro da máquina pública milhares desses deveriam se unificar com cidades maiores.

    Responda
  39. Antonio Pimentel Pereira

    Melhor pagar ao CEO municipal q aceitar o q os tribunais de contas aceitam a analisar as contas públicas, pela trabalheira q é ser um prefeito municipal é justo o subsídio. Outra coisa deve ser analisada, considerando as receitas correntes cm altitude, o sudeste é o monte everest e o restante do país o nível do mar, ocorre q no sudeste ficam sessenta pc dos quinhentos bi do ICMS, é cobrado na origem da produção, um erro, já nos royalties do petróleo é pior, de cem bi noventa pc cm sp e Rio. Feio

    Responda
  40. marcos fernando dauner

    Aventureiro , Paranagua-mirim e Costa e Silva, bairros de Joinville-SC têm juntos quase cento e vinte mil habitantes . Noventa e cinco por cento do municípios do estado de SC não tem essa população .

    Responda
  41. Antonio Pimentel Pereira

    O que o brasil tem de melhor em nosso país é a rede de municípios, atende saúde e educação básica, limpeza e iluminação pública, o dinheiro que nos estados e no governo federal ninguém vê pra onde vai

    Responda
  42. Antonio Pimentel Pereira

    Melhor pagar ao CEO municipal que aceitar o que os tribunais de contas aceitam a analisar as contas públicas, pela trabalheira que é ser um prefeito municipal é justo o subsídio. Outra coisa deve ser analisada, considerando as receitas correntes como altitude, o sudeste é o monte everest e o restante do país é o nível do mar, ocorre q no sudeste ficam 60% dos 500 bi arrecadou do ICMS, é cobrado na origem da produção, um erro histórico, já nos royalties do petróleo é pior, de 100 bilhôes é 90%

    Responda
  43. marcos fernando dauner

    Absurdo é a existência desses municípios. Aqui em SC, a maioria dos municípios não tem a população dos três bairros mais populosos de Joinville - Aventureiro, Paranagua-mirim e Costa e Silva , todos com mais de trinta e cinco mil habitantes .

    Responda