UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O debate perdido na segurança pública

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O inacreditável é o PT lançá-lo candidato a deputado federal, quem é que quer dar sobrevida a ele na política? Já tem aposentadoria de magistrado!

    Responda
  2. ANIBAL CARRION

    Folha fala a verdade a direita advoga linha dura pra quem. Arregaçaram tudo, armando a população e querem anistia para criminosos da democracia, estado de direito, dano etc. Mas o seu dono um banqueiro manda escrever que tudo é culpa do Lula. Nojo

    Responda
  3. Antônio João da da Silva

    Segurança pública no Brasil é de competência dos governadores, é deles a Polícia Militar e a Polícia Civil, são eles e só eles que têm orçamento público, dinheiro que sai do meu bolso, para executar a segurança pública. Por que alguns govenadores conseguem, Caiado por exemplo, e outros não conseguem?

    Responda
  4. Antônio João da da Silva

    O ministro só disse a verdade e que o Brasil inteiro sabe, mas a realidade é ainda pior, a polícia mata, no Brasil não existe pena de morte para a justiça aplicar, mas policiais, os piores, os de mais baixo nível, aplicam pena de morte.

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    O presidente Lula trabalha pela melhoria da segurança pública desde o primeiro dia de seu mandato, haja visto que a maior causa da condição em que estamos ser a desigualdade social, que a Folha também é a favor, por pregar o neoliberalismo necroeconômico. Assim, é falsa a afirmação de que o governo federal não tem projeto para essa área. Mas quem tem projeto robusto é a Folha, projeto de desqualificação do governo democrático, para colocar o Tarcísio, filhote da ditadura, no lugar.

    Responda
    1. Caio Cunha

      A desigualdade social sempre aparece como causa, única, para tudo o que acontece de errado no Brasil. Será que ela também não é efeito? Efeito, por exemplo, das enormes apropriações indébitas impostas ao povo pelos políticos dos três poderes, em vez de fazerem aquilo para o que são pagos - governar?

    2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Menino, pensa antes de escrever para não sair tantas bobagens.

  6. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Segurança Pública do Brasil está na Idade da Pedra!

    Responda
  7. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Segurança Pública do Brasil na Idade da Pedra!

    Responda
  8. Orasil coelho pina

    Será que o Ministro tem a mesma opinião sobre o desmonte da operação lava jato? Perguntar não ofende! OrasilPreguntador!

    Responda
  9. leonardo oliveira

    Esta na hora do excelentíssimo colocar o pijama.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Com todo o respeito ao amigo. Já passou da hora há muito, muito, tempo. Se tiver, um conselho: vai brincar com os netos. Basta de falar mer ....

  10. leonardo oliveira

    População acuada pela marginalidade , drogas e armas que entram pela nossa fronteira como e quando querem , alimentando e infiltrando tecido social .

    Responda
  11. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Tecnicamente falando, o judiciário tem mais expertise em matéria penal que a polícia. Ademais, o ministro da Justiça é uma autoridade no assunto, desde os velhos tempos do tribunal de alçada criminal. Esse debate é perdido talvez porque mais que politicamente correto, os agentes públicos devem ser hipócritas. A própria imprensa reforça esse estereótipo das autoridades e dos representantes dos órgãos de segurança.

    Responda
  12. MARIA BILCK

    Armando, Thiago e Rodrigo, perfeitos comentários, adoro quando leio comentários que destroem essas posições de extrema direita que " Folha " diariamente expõe. Parabéns!

    Responda
  13. José Cardoso

    Ele esqueceu por um momento que agora está no executivo e não mais no judiciário.

    Responda
  14. jose luiz de castro

    Os canhoteiros, como sempre, tem solução pra tudo, até para a segurança pública. Só não conseguem explicar porque não resolveram o problema sendo o grupo político que por mais tempo governou este país, com Lula e Dilma.

    Responda
    1. josé SOARES

      Segurança Pública é responsabilidade constitucional dos estados membros.O Governo Federal vem tentando a articulação com governadores, mas estes, em grande parte defensores ou reféns das arbitrariedades policiais, recusam o debate e soluções.

  15. Armando Moura

    a direita defende a justiça pela violencia. no limitada mentalidade deles, os que cometem crime já vieram marcados no dna e devem ser eliminados. não foi isto que bolsona ro tentou fazer ao liberar armas a tordo e a direita. Armas agora nas mãos de meninos que veem no crime uma oportunidade maior que na escola. A direita é um desastre anacronico porque sua mentalidade está presa em um lapso de cem anos atrás. Absolutamente nada do que defendem é sustentável.

    Responda
    1. Armando Moura

      em que uniesquina estudou este estagiário do editorial?

  16. Thiago Silva

    A direita não apresenta nenhuma solução efetiva... só bravatas

    Responda
    1. Guilherme Guimaraes Santos

      Concordo. O problema é que a grande massa absorve as bravatas e dá força ao movimento. Eles sabem falar muito bem com as pessoas e a esquerda já era.

  17. Rodrigo de Sousa

    O ministro só falou verdades! Mas como a segurança pública no Brasil se resume à gastança de dinheiro público com armas e equipamentos , ninguém quer ouvir verdades....

    Responda
  18. jose prado

    Quem cuida de segurança pública são os Estados! Pobto final! Os erros e acertos são de responsabilidade dis governadores! O PT entrou rm bola divida e sem goleiro! Vai tomar um chocolate!

    Responda
  19. Diego Nascimento

    É muito comum em um país onde a educação é precária existir a pobreza, logo o crime aumenta, é um dominó. o problema do Brasil é pior pois aqui começamos a romantizar este tipo de coisa, e demonizar quem está para proteger a população, no final a culpa é do governante, da polícia, mas nunca de quem comete o crime. Que deve ter penas severas, pois melhor ter exemplos de penas duras do que quem se dá bem na vida do crime.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Ótimo comentário. O erro esta no empobrecimento do povo trabalhador. Tem mais gente parado do que trabalhando. O país tem que crescer 10% ao ano para criar ocupação para todos que quer trabalhar. A polícia está cumprindo muito bem o seu papel. O erro está nas leis que permite que a justiça solte criminosos que a polícia prende.

    2. antonio brito

      Essa tese "logo o crime aumenta" devido a pobreza está ultrapassada pelos fatos. Criminoso hoje não bate carteira. Anda de garupa em moto possante, vive em resorts dentro da favela, transporta milhões de drogas e armas, paga caro para bons advogados quando não compra alvará de soltura. Infelizmente o crime é mais organizado que o estado, as facções cooperam entre si e não têem preferência política.

    3. Renato Almeida

      Ótimo comentário

  20. leonardo oliveira

    Fora Lewa.

    Responda
  21. Milton Nauata

    Temos q ouvir todos os seguimentos da sociedade civil sem paixões exacerbadas, populismo barato e sem politização. O fato é q urge mudar a política de segurança pública no país q por vezes ameaça a todos e levar de vez, de roldão o nosso já precário grau de civilidade. Seria pra ontem esse debate e busca de solução.

    Responda
  22. Rodrigo Andrade

    "Faltou ao governo Lula, desde a campanha eleitoral, um programa consistente na área". Não só nessa área, como na maioria delas. Pra variar, o PT não tem um projeto de país, só de poder. Sidônio chegou com R$3,5 bi de publicidade pra gastar, pra convencer o brasileiro que tá tudo ótimo...

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Enquanto a direita advoga a linha dura da ditadura.

    Responda