UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos fernando dauner

    pode perguntar para qualquer executivo de indústrias que operam no mercado mundial . eles têm muito mais medo do maluco do donald do que do nosso idoso barbudo .

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    os agroboys bolsomitos que tanto amam andar com a bandeira dos States amarrada na cintura devem estar começando a ficar preocupados .

    Responda
  3. Zelis P F

    Ele está quieto . O Lula precisa esquecer ele e parar de falar besteiras. Ele recebe os comentários na hora. Lembra do Ministro dando palestra falando das plataformas os alunos gravaram e mandaram na hora.

    Responda
  4. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não sei se é ameaça real ou apenas terrorismo. Mas acredito na possibilidade de um Armagedom por ataque da Internacional Reacionária, com o Brasil como campo de batalha entre anjos e demônios. Qual país tem tantas oportunidades, recursos naturais, população, produção agrícola, no quintal das Américas, sob crescentes investimentos da China. Presidente do BRICs, em julho talvez o Brasil lance a moeda virtual que aterroriza Trump. Se a direita vencer com ajuda do Trump em 26, Brasil sai do BRICs

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Concordo Gisele. Ja fechei com o Haddad. Alem de inteligente, articulado e conhecedor dos problemas do Brasil, Haddad sabe negociar e tem excelentes projetos para colocar o Brasil de vez no caminho do 1o mundo.

    2. Gisele Araujo

      Dionísio, o Brasil precisa mudar, o Lula já governou esse País por muitos anos e não tem mais idade e pique para os desafios desses tempos conturbados. Precisamos de ideias novas e mais disposição por parte dos governantes. Sem Lula e sem Bolsonaro, de preferência

    3. Dionisio DeBarros

      Correto, nas eleicoes do ano que vem a extrema direita dos EUA fara de tudo para colocar um fantoche na presidencia do Brasil. Vao usar de tudo: fake news; acusacoes sem provas; contratacao de atores e atrises para simular crise de descontentamento na populacao; alem de eh claro tentativa de hackear as urnas eletronicas. Portanto, olho vivo nesses caras. Brasil tem muito a perder.

  5. Steve Santos

    Que triste termos um presidente incapaz de se alinhar com uma grande potência econômica como os EUA.....não éramos assim no governo Bolsonaro

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Steve, mais alinhado do que ja estamos nao eh possivel. O que vc pede eh que o Brasil se declare vassalo dos EUA. Felizmente esse tempo acabou.

    2. lucas frazao silva

      Kkkkkkk. Essa foi boa. O bozo queria lamber as bolas do tr um. P

    3. José Davi

      Verdade! Bolsonaro e Paulo já andavam com vaselina, porque eles eram especiais, já pros outros brasileiros era areia e cerol.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Steve e Giselle, sou Ocidente e não Oriente. Mas negar o colapso americano com 37 trilhões de dólares de dívida que não consegue mais trocar por títulos novos, é política do avestruz. Por outro lado, se a perda de hegemonia era lenta, ainda que inexorável, a Extrema Direita Trump Vance só vai acelerar e fazer mais dolorosa. Escrevam e me cobrem

    5. Gisele Araujo

      A esquerda brasileira sempre odiou os EUA, é algo que não se explica, porque sempre foram o nosso principal parceiro comercial, sem contar as afinidades culturais que temos com os americanos.

  6. glen fredo

    Desde sempre que quase tudo que é importado no Brasil tem imposto de importação para proteger a produção nacional. Por que a Brasil fica incomodado que os EUA façam o mesmo?

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Pois é! O Brasil precisa de preços mais competitivos. Que tal reduzir impostos e custos de produção?

  7. Robson J Oliveira

    Por muito menos 8 presidentes americanos foram destituidos por um atestado de Obito preventivo

    Responda
  8. Robson J Oliveira

    Trump esta completamente errado, Quem quem destrui industrias e empregos nos EUA e Brasil , foram as bigtechs americanas que tiram bilhoes do Brasil sem deixar nada, alem de que os estados unidos se aproveitou como pode do brasil durante os anos pre e pos ditadura. , as opcoes de comercio exterior do Brasil sao limitadas as commodities que é uma situacao imposta pelos paises desenvolvidos.

    Responda
  9. José Antônio

    Desconfio que uma autoridade de SP vai colocar um boné autografado pelo Laranjão na cabeça do Patão amarelo.

    Responda
  10. Evando de Abreu

    Luiz Sérgio, quando você compra um Iphone paga quanto de impostos? O Etanol por exemplo o Brasil cobra 18% e EUA cobra 2.5% - então as taxas vão se igualar em um primeiro momento e depois abaixar, é o lógico

    Responda
  11. Evando de Abreu

    Paulo, é o contrário. O que Trump quer, no primeiro momento, é cobrar o mesmo do Brasil, no caso, cobra do produtos que importam dos EUA. Com isso a tendência é que ambos países abaixem suas taxas. O Brasil cobra taxas altíssimas. Pense em um Iphone por exemplo ou um carro.

    Responda
  12. Evando de Abreu

    Cláudio, não se trata de mudar para lá ou para outro lugar e sim de justiça tarifária, só isso. Trump está certo.

    Responda
    1. Paulo Roberto Belati

      o Trump tá certo , como estava certo também Celso Furtado no começo dos anos 60 e todos os economistas de esquerda que sempre advogaram numa politica de tarifa alta pra proteger o produto nacional e proteger emprego dos brasileiros. será que a turma do Trump anda lendo Celso Furtado? acho que não. que ce acha ?

  13. Evando de Abreu

    André Moraes. Tenho orgulho do meu nome e da minha capacidade de discernir sobre certo e errado. Tente fazer o mesmo.

    Responda
  14. Evando de Abreu

    Nestor, o Brasil em sua ânsia de arrecada, taxa produtos que precisamos de forma absurda prejudicando muitas pessoas, como também quem produz lá. O mesmo será aplicado por eles. É justo e provavelmente ambos irão reduzir as tarifas se o Brasil fizer o mesmo.

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Será que é difícil entender que na balança entre os dois países pagamos mais em relação a eles. Pesquise e se informe, americano só pensa em americano. Que o país aja com reciprocidade, aí ninguém vai perder.

  15. Evando de Abreu

    Paulo, não entendi muito bem o que quis dizer, mas Trump está certo

    Responda
  16. Evando de Abreu

    Rubens Ventura, não concordo, claro que não.

    Responda
  17. Vinicius Alves

    As vezes é desanimador abrir esse app de notícias. Sem nenhuma perspectiva de melhora em nenhum sentido, só taxas, crimes, guerras...

    Responda
  18. Rubens Ventura

    Tributar em igual tarifa as Big Techs.

    Responda
  19. Dárcio Gomes Pereira

    Depois de tantas tarifas, resta saber se os EUA vão conseguir segurar a inflação.

    Responda
    1. Angelica Francesca Maris

      Os especialistas americanos dizem que não segura.

  20. Marcelo Bondioli

    Precisamos aprender a viver sem os EUA. Se eles se acham a última cereja do bolo, vamos mostrar que é uma cereja podre.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Santa ingenuidade! Você não pensa com a cabeça, pensa com o coração. Você não tem a dimensão correta da importância dos EUA no mundo e da nossa posição..

  21. altair moraes

    Os acordos Mercosul com a Europa precisam sair do terreno do receio dos europeus, que estão no mesmo barco dos atacados por Trump que nós. Mudou muito o cenários, então todos têm que abrir a cabeça. E de fato as conversas do nosso governo com os EUA não devem estar nada boas e estamos é perdendo tempo com discussões setorizadas. O tarifaço já tinha sido sinalizado e virá mesmo, não adianta fingir que não vemos. Então é já se preparar para todos os cenários. E focar em relações multilaterais.

    Responda
  22. Andre Moraes

    O Brasil tem muitos maus brasileiros. Quando dizem que ideologia emburrece, esse é o exemplo claro. Existe uma lógica em definir taxas, e isso não significa proteger ineficiência; no mundo a competição é desigual, com subsídios, operam sem legislação trabalhista e produção predatória. As taxas protegem da lei da selva. Os americanos priorizaram baixo custo a autossuficiência, por isso a prática de tarifas baixas; mas como ele quer empregar os orangotangos da MAGA, tenta dar um cavalo de pau.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      A China pode suportar tarifas mais altas que ainda assim terá mercado para os seus produtos, porque os seus preços são muito baixos. Precisamos baixar os nossos custos de produção para colocar os nossos produtos no mercado internacional com preços competitivos, ainda que pagando tarifas mais altas.

    2. Andre Moraes

      Resumindo, ele quer transformar deficiências de sua cadeia produtiva em vantagens comerciais a partir da prática de bullying econômico e militar. Mas insisto, o mundo tem sua culpa ao aceitar alimentar gafanhotos que consomem 10x mais que o consumo médio per capita do planeta.

  23. EDUARDO DE MELLO

    Vamos devolver a coca cola paRa os EUA, além de subsídios bilionários do governo brasileiro o produto causa hipertensão e diabetes encarecendo as despesas com o SUS.

    Responda
    1. glen fredo

      Brasileiro sem coca cola morre

    2. Marcos Napoleão Lacerda

      Concordo

  24. Evando de Abreu

    Vocês tem ideia de quanto o Brasil cobra do que importa dos EUA? A esquerda bem remunerada que usa iPhone do último modelo poderia verificar. Trump está certo. Tem que forçar a queda das taxas cobradas para reduzir as dele

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Esse seu patriotismo norte americano, não conseguiu ver que o Brasil mporta mais do que o EUA importa, ou seja EUA é superavitario.

    2. Paulo Roberto Taveira

      Além disso, o necessário é encontrar um “ modus vivendi ” e ele claramente não é o confronto porque somos comercialmente insignificantes para eles. Abrir o leque sem perdê- los como mercado. O melhor mercado. O mercado q criou Japão, Alemanha , Coréia e China. E q pode nos criar também semelhantemente.

    3. Nestor Bercovich

      "Patriota" vendido aos USA detected. Brasil como todos os países cobra tarifas de importação sobre alguns produtos para defender a produção nacional. USA também têm taxas de importação, e todo esse esquema foi sendo definido e negociado através de décadas. O Trump quer detonar tudo isso buscando a ilusão do resnascimento do império americano. Vai se dar mal, mas o mundo também.

    4. Andre Moraes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Claudio Rodriguez

      Porque tu não te muda para lá? O brasil taxa produtos para defender a indústria nacional e os empregos daqui, o mesmo discurso que o donald está usando lá. Mas ele pode, né? Tu deve ser direita caviar… explora os colaboradores e parece estarem fazendo favos em pagar.

  25. ANIBAL CARRION

    O filho 03 tá lá né d. Folha, com o seu mandato e experiência do papai dele e alguns governadores que até boné usam, tão ajudando bastante os eua ,trump, musky , etc. Tudo da "família, pátria, costumes, cristãos, mercadores, liberdades" os lobbys e atingidos que cobrem deles e suas tais famílias. Pra começar eu taxaria todas as remessas de $ para os investidores da desgraça humana e partidos, é mais de um tá. E querem liberar visto grátis é mole!

    Responda
  26. Josue Oliveira

    É certo acontecer, Eduardo Bolsonaro deve entregar a relação das empresas pessoalmente. A Vale do Rio Doce já está demitindo.

    Responda
  27. MARIA F LUPORINI

    Vamos aguardar, não, especialistas da Folha? Onde está a reportagem de capa sobre a ida do presidente ao Japão hoje? Com mais de cem empresários, para abrir novos mercados. Esse é o caminho, jumto com os B R I C S.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quando a viagem produzir fatos eles aparecerão na primeira página. Afinal, viagem internacional, no caso de Lula, faz parte da rotina.

    2. Evando de Abreu

      Pior seria se falasse que a tal janja que não tem cargos foi para lá uma semana antes com o seu staf. Imagine quanto está gastando.

  28. Gisele Araujo

    Para quem acredita em encontrar novos mercados, se as tarifas são altas para os EUA, podem ser também para outros países, lembrando a taxação das blusinhas. Por que muitos criticam a reciprocidade, se ela parece uma medida mais justa?

    Responda
    1. Regina Tavares

      Nada mais justo que a taxa das blusinhas, a industria brasileira merece mais respeito. Falando nisso, você viu que a maior abocanhada é a do ICMS, um imposto estadual?

  29. Samuel Fagundes

    Bom, imagino que para muitos evangélicos o tramp seja um anjo do deus deles. E os pastores dessas igrejas do dindin já estão preparando seus sermões para reverenciar e adorar o tal anjo

    Responda
  30. ADILSON CORTEZ

    A Falha de Sampa na insistência de desacreditar continuamente as ações do governo Lula não percebe(ou não rsrs) que na verdade prejudica o desenvolvimento do Brasil!

    Responda
  31. Henrique Marinho

    A realidade de repente está sendo revelada. Países com baixa produtividade e alta tarifação, como o Brasil, vão pagar a conta.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Hoje o presidente está no Japão para abrir mercados. O mundo tem que fugir do agente Laranja.

  32. raul neto

    Precisamos partir pra cima de Trump. Ele quer um vassalo na presidência do Brasil, tipo tarcisio. Se elegerem esse cara o Brasil vira colonia dos Estados Unidos na hora.

    Responda
  33. Marcos Prado Vilela

    Make America Great again, né Tarcisio?

    Responda
  34. Adington Melo

    Dal-lhe patriota !!

    Responda
  35. Antônio Alves

    O brasil é um dos paises mais protecionistas do mundo. Nossa tarifas já são muito altas. Não dá nem para se falar em reciprocidade....

    Responda
  36. Giovani Ferreira Vargas

    Dá-lhe, Trump!

    Responda
    1. Adington Melo

      Da-lhe patriota !

  37. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Os bilhões de consumidores dos BRICs mais União Europeia é a saída para o Brasil. Há um mercado consumidor gigantesco a nossa espera e não podemos viver sob tensão do mal humor do laranja azeda, portanto vamos fazer as malas e "mascatear".

    Responda
    1. Regina Tavares

      Sim, daí os ataques frequentes do coiso alaranjado aos BRICs.

  38. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Os bilhões de consumidores dos BRICs mais União Europeia é a saída para o Brasil. Há um mercado consumidor gigantesco a nossa espera e não podemos viver sob tensão do mal humor do laranja azeda, portanto vamos fazer as malas e "mascatear".

    Responda
  39. paulo cesar cruz

    Pé na estrada em busca de novos mercados e aceleração do acordo com a UE. Não se foge de bullying, se enfrenta. Trump está inflacionando a economia americana e muito provavelmente vai perder a maioria que tem no Congresso. Impeachment paira no ar. O fujão bananinha, tal como o pai, tem menos de dois anos pra fazer Buu para o STF.

    Responda
  40. Cleomar Ribeiro

    ... as ratarias-nazis-fsscis do planets estão se preparando para implementar os chaos-agudos, no qual o alvo principal é a população do Brasil! Sim, irmãs e irmãos nacionais e do estrangeiro, eles estão se reunindo para causar sabotagens diversas nos sistemas sagrados e mágicos do Brasil! Tem-se que drenar as asas destas ratarias antes das eleiçoes de 2026! Tem-se que reforçar as Sagradas e Mágicas Murallas ( Neo Murallha Constantinopla )!...

    Responda
  41. Dionisio DeBarros

    Eh bom o governo se preparar para o pior. A extrema direita no poder dos EUA vao fazer de tudo para sabotar o gov Brasileiro na tentativa de emplacar um entreguista na presidencia do pais. Por isso eh importante ampliar lacos comerciais com China, India, Russia, oriente medio e paises Africanos. Com os EUA, infelizmente ninguem pode mais contar.

    Responda