UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Fernandes

    Esse bonde do Nunes é uma metáfora da administração dele: do nada a lugar algum.

    Responda
  2. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    A área central abrangida (aliás, duas áreas - assim foi dividido para torná-las minúsculas) não são percorridas por ninguém (hoje em dia não há mais office-boys entregando memorandos, bons tempos aqueles). Quem fica indo da República para o Parque D. Pedro e voltando? Não conheço. Quem pega na Maria Paula e desce na Av. do Estado? Não conheço. Obra inútil. Quando proposta primeira vez, foi tão difícil justificar que apelaram para o turismo. Seria um trenzinho de turistas circulando pelo centro.

    Responda
  3. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Obra inútil. Ninguém faz esses percursos.

    Responda
  4. DANIEL BRANDAO

    Parece novidade, mas na verdade no início do século XX o centro paulistano era todo interligado por bondes sobre trilhos...

    Responda
    1. neli faria

      Que um Prefeito, sem Noção, mandou tirar, porque achava que iria ter metrô.

  5. neli faria

    Na primeira campanha para o governo do Estado, Alckmin disse que iria fazer o metrô de Congonhas a Cumbica! Dilma disse que iria fazer o trem bala de São Paulo ao Rio de Janeiro! Creio que o Santos será campeão do Brasileirão invicto o e sem nenhum gol sofrido, mas não creio em politico. E oportunista que acabou com o Bonde, não sabe o mal que fez para a minha geração!

    Responda
  6. Celson Luiz

    Vai voltar com os Bondes meu, agora é carro/trem voador, Hello!! Hidrovia no Pinheiros/Tiete resolve muito mais que estes bondes ai

    Responda
  7. Eduardo Alpendre

    Se vai tirar espaço dos carros, está ótimo.

    Responda
  8. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    País dos projetos.

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    Se o projeto for realizado com transparência pode trazer realmente benefícios aos frequentadores do centro e incentivar o turismo paulistano na região. Só se espera que não aconteça como o Anhangabaú onde se torrou uma fortuna para estragar o Vale.

    Responda
  10. Joao Junior

    E duar do p aes fazendo es cola Viva Du Du

    Responda
  11. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Depois é só expulsar os pobres e deixar o restante com as construtoras, como, aliás, já está fazendo o miliciano bozoloide carioca, com perdão pela redundância, tentando remover uma favela para bem longe e às custas dos removidos.

    Responda
  12. Alexandre da Rosa Pellizzon

    Horrivel! Já tem metro no centro todo! Esses trens ou vlt por cima acabam com o entorno! Principalmente se for elevado, ai embaixo fica mega perigoso como o minhocão!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Adorei o bondezinho. Rsrsrsrsrsrs

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ed mort peça pro seu sobrinho estudar sobre o rio de janeiro. Aqui leva ninguém a lugar nenhum. O preço é exorbitante. Feito para os turistas q nunca vieram.

    3. Eduardo Rott Malheiros

      Alexandre, meu sobrinho de 10 anos aconselhou você a ler a matéria antes de comentar.

    4. Pedro Rossi

      Não é monotrilho, é VLT, tipo um bondezinho. Inclusive compartilha via com os carros.

  13. Vanessa Sanches Neves

    O centro de São Paulo já é completamente atendido por metrôs! Gastar 4 bilhões para fazer um outro transporte público na região só pode ter um interesse: ganhar dinheiro. Quem? É só fazer as contas.

    Responda
  14. WALTER MORAIS JUNIOR

    Ou seja, os bondes estão voltando só que mais caros (modernos, mas mais caros). Pena que a tranquilidade das regiões onde vão passar nunca mais voltarão. E é mais um projeto qe precisará de subsídio do Estado malvadão.

    Responda
  15. Alexandre Byron da Silva

    O VLT carioca está com 28 km de extensão enquanto o VLT santista está com 19 km de extensão associado a um projeto de 27 km. De modo que a cidade de São Paulo precisa investir logo neste modal que revitaliza o centro da cidade com 12 km de extensão iniciais. Conta a favor da revitalização do centro da cidade a proximidade de uma linha com a região dos Campos Elíseos, onde será construída a nova sede administrativa do governo do Estado - duas linhas conectadas em área de bom adensamento urbano.

    Responda
  16. José Tadeu Saraiva

    Excelente projeto VLT!! mas quando e finalmente teremos um trem bala entre as duas maiores metrópoles do país SP-RJ??

    Responda
  17. Maria Lopes

    Essa medida pode ajudar a melhorar o centro. Há prédios belíssimos, muitas estruturas públicas e dá pena ver a decadência atual. Santos, na gestão Alckmin, fez VLT. Longe de estar completo, mas a aparte de leva ao decadente centro já foi inaugurada e é um sucesso. Investimento que vale a pena.

    Responda
  18. Marcello Rinaldi

    Devia interligar também o Anhembi e a estação rodoviária Tietê. Aí ficaria perfeito.

    Responda
  19. José Leandro da Silva

    gostei da iniciativa! aliás, eu me perguntava: porque são paulo não tem aquelas VLTs que têm em Roma e outras cidades européias? já era pra são paulo ter esse transporte público há muito tempo!

    Responda
  20. JOSE CAMPOS

    A obra vai começar para se poder arrecadar a propina e logo depois vai parar. O estorvo da obra parada será eterno.

    Responda
  21. cesar baldon

    é para 2029 ? Na volta a gente compra

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      :D :D :D

  22. ANIBAL CARRION

    O centro está abandonado, sujo, violento e sem perspectivas de quaisquer melhorias olha que já é servido de uma malha de transporte público invejável. E insistem neste modal. Porque o VLT não está inserido no transporte para as periferias. É inacreditável, nem corredores conseguiu construir e melhorar a mobilidade urbana, o transporte público subsidiado e mal avaliado. Inacreditável, há exemplos no mundo e Brasil de que isso melhorará nossa SP? Com a palavra os especialistas!

    Responda
    1. Murilo Belezia

      Muito dinheiro corre para definir fantasias urbanísticas. No tempo do Celso Pita havia um projeto de uma torre altíssima no Brás ou Mooca, que nunca saiu do papel.

  23. Felipe Gonçalves

    Se concretizado, será ganho para a cidade. Quanto menos carro melhor. Que aumentem também as faixas de ciclovias. Doem bicicletas!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Nem na Holanda as bicicletas grátis deram certo. Os espertos *privatizaram* muitas. Imaginemos aqui, o país dos gersons.

    2. Reuben Asuo

      E quem terá que pagar por essas bicicletas que você sugere que sejam doadas? O dinheiro terá que sair de algum lugar.

  24. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    É interessante levar em conta os efeitos que obras de implantação do VLT podem causar no centro de uma grande cidade. No Rio de Janeiro, essas obras prejudicaram muito o comércio e contribuiram fortemente para o esvaziamento do Centro. Com esse esvaziamento, o VLT está transportando um número de passageiros muito menor do que o projetado.

    Responda
  25. Severo Pacelli

    O Brasil tinha linhas bondes e trens em todas cidades grandes. Com o advento do golpe militar civil de 64, cumprindo ordens dos EUA, tudo foi destruído. De terceira malha ferroviária mundial, passamos a ser a última. Fizeram a péssima troca, contestada por estudiosos, de aderir aos interesses dos EUA: ônibus, caminhões e pedágios (agora todos privados). Bonde é o pai do VLT, ou seja as linhas estavam prontas. Agora vão torrar dinheiro público e depois doar para o privado. Triste esse mal uso.

    Responda
  26. ALEXANDRE GUASPARI BARRETO

    "Com 324 páginas, o documento trás, inclusive, maquetes". Poxa vida, gente. O conhecimento de português dos jornalistas brasileiros é uma vergonha. É um escândalo. O cara trabalha com língua portuguesa escrita e mistura "traz" com "trás"? Que vergonhoso, que lamentável. Patético.

    Responda
  27. Mario Silveira

    Bonde dos craquentos , dos larápios de celular ou dos pixadores ?

    Responda
  28. Renato Almeida

    Acho uma boa ideia. Várias cidades desenvolvidas possuem esse modal

    Responda
  29. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Projetos assim são sempre bons. Mas seria mais honesto que as maquetes apresentadas mostrassem a cidade como ela realmente é. Por exemplo, a imagem do trecho em frente à Estação Luz é absurda, gritantemente falsa. Quem mora e conhece a cidade de São Paulo constata isso imediatamente. E, óbvio, que mais essa obra pública não seja superfaturada e não tenha atrasos insuportáveis, como é o padrão das intervenções nas cidades, nas regiões, no país.

    Responda
  30. Joao Pinheiro

    É um bonde, com nome chic.

    Responda