UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANIBAL CARRION

    Viva as construtoras, mercadores e a direita. Não adianta ajoelhar. Bota tudo na chão. Passa o trator em tudo, pena que os palácios dessas autoridades permaneçam intactos. Pra que uma história

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A cidade de São Paulo é a própria história da devastação histórica e cultural por má indústria de construção civil predatória, nada melhor do que a preservação de encraves como esse para deixar isso registrado para a posteridade.

    Responda
  3. Hermogenes Moussallem

    Preservar edificações como essas é um respiro simbólico de dignidade, um grito, frente a especulação desmedida, que apaga a memória, congestiona nossas ruas e nos priva do sol. Parabéns aos que lutam por preservar a escala da humanidade nas cidades.

    Responda
  4. Luiz Ferreira

    Todo mundo dando pitaco contra as demolições sem saber o quanto tombamento pe injusto para com os proprietários. É uma desapropriação sem indenização, é um perde perde para todos. Enquanto não se mudar a maneira como os tombamentos são feitos, as demolições vão continuar acontecendo. Tombamento, na maneira atual, é castigo e não solução

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é perda nenhuma, ninguém está tirando nada dele, ao contrario, a valorização causado pela especulação imobiliária e pela infraestrutura que todos nós pagamos é apropriada exclusivamente pelos proprietários, que já são milionários graças a isso e já causaram um enorme prejuízo histórico cultural a todos com a rápida demolição da vila.

  5. Rubens Ventura

    A grande cidade administrada pela ganância, aliada à especulação imobiliária, sem a menor classe e cultura, intelectualmente inócua por ir adensando a cidade mesmo sabendo que a capacidade hídrica está exaurida.

    Responda
  6. neli faria

    A maior burrice contra o Patrimônio Histórico foi ter derrubado o Edifício Santa Helena na Praça da Sé, para construir aquela horrível praça. E na avenida Paulista ,Tombada!, algum inteligente tirou o jardim, para entupir com mais asfalto. Não sei se esses sobrados têm relevância arquitetônica, ou paisagística, e quando o Conpresp deveria ter atuado,na Paulista, e se quedou inerte! Morei num sobrado,na Vila Gumercindo,por quase 20 anos!

    Responda
  7. CAROLINA Peleteiro

    São Paulo está se tornando insustentável, com essa verticalização desenfreada, locais onde tinham casas com poucas pessoas agora sobem prédios altíssimo, que tiram o sol de outros, com população de mais de cem pessoas. As tubulações de esgotos são a mesma das casinhas, e ainda tem a camada de cimento q as construtoras jogam. Eis que temos mais enchentes, por enquanto sem esgoto.

    Responda
  8. Severo Pacelli

    Paris e Europa conservaram seu patrimônio e hoje faturam bilhões. Só Paris, recebe mais turistas do que em todo Brasil. Aqui, prédios e casas históricas, viram caixotes e estacionamentos. A CAU nada pode fazer. Importa lucros e lucros incessantes e exorbitantes. O turismo gera mais empregos e renda, mas Brasil não aprende. Basta fazer CTRL C da Europa, não precisa inventar a roda.

    Responda