UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. joseildo ferreira inacio

    Parabéns.

    Responda
  2. Francisco Marinho

    Aplausos para o cidadão que logrou conquistar essa merecida vitória. Concursos públicos no Brasil só se tornaram democráticos e mais confiáveis a partir da Constituição de 1988. Antes, os poucos que existiam eram contaminados pelas "cartas marcadas".

    Responda
    1. Breno Heleno

      Tenta retirar uma amante de juiz de um cartorio e vc vai ver o quão é dificil não so passar em 6 fases de dificil concurso, mas nao ter um tiro na testa ou ameaças de morte todos os dias ou flagrantes armados ou urdidos contra si todos os dias.

  3. Alexandre Assis

    Mais um servidor de carreira que tem uma história de superação e conseguiu tudo com muito esforço e mérito próprio, sem depender de indicação de amigos influentes etc. Aí quando ingressar e começar a receber seu salário terá que aguentar aquelas reportagens e comentários de internautas revoltados dizendo que ele é um marajá e que os servidores públicos consomem as finanças do país.

    Responda
  4. Felipe Vasconcelos

    Parabéns ao Ricardo!

    Responda
  5. Felipe Vasconcelos

    Quando há empate de pontuação entre candidatos classificados, um dos critérios para desempatar é a pessoa com mais idade. Etarismo é no mercado privado.

    Responda
  6. Paulo Jasiel Castigio Varalda

    Que noticia boa de se ler...

    Responda
  7. AMARILDO BARROS

    Parabéns Ricardo, vc prova que as pessoas com mais de 60 anos, ainda podem estudar, passar em concurso, competir nas provas escritas com os mais novos. Com todo respeito ao seu conhecimento, mas vc não voltou por causa do salário, afinal Eng aposentado na Eletrobras, não recebe menos de 40 mil por mês. Vc voltou por q ficar em casa "é um tédio" sem fim. PARABÉNS

    Responda
  8. maria helena maccagnini

    Parabéns! Que o senhor tenha uma experiência muito feliz.

    Responda
  9. Nilton Silva

    E aos que teimam em dizer que ganham mal na iniciativa privada, façam como o Ricardão, estudem e passem a fazer parte da elite do funcionalismo público.

    Responda
  10. Deizi Ane Rosa

    Poxa vida que exemplo, parabéns.

    Responda
  11. Marcus Acquaviva

    Parabéns ao senhor Ricardo! É um exemplo para todos que prestam concursos, de que nunca é tarde para começar agora.

    Responda
  12. Wilson Rocha

    Parabéns... Ricardo, muito sucesso na sua nova carreira, que história inspiradora, nunca é tarde para começar algo ! Poucos sabem o esforço e dedicação para ser aprovado em um concurso! E que belo salário, hein... Aproveite bastante!!!

    Responda
  13. Dionisio DeBarros

    Parabens RIcardo. Nossa geracao nunca para de trabalhar. Passamos por hiper inflacao, confisco de poupanca, desindustrializacao, mas mesmo assim nunca desistimos. Parabens pelo exemplo que voce nos da.

    Responda
  14. Andre Santiago

    As tetas dos Estado são maravilhosas para alguns indivíduos. Nem a aposentadoria os deixam longe delas.

    Responda
    1. JOAO PAULO VIANA MAGALHAES

      O hater é acima de tudo um ressentido. Pra ele tudo é irritante, especialmente o sucesso dos outros. É uma irritação que não vai passar, porque não vem de fora, vem de dentro .

    2. lenise de souza ferreira

      A inveja mata hein?

    3. fausto almeida

      se tem uma doença que mata mais do que câncer é a tal dor de cotovelo!

    4. Carlos Silva

      Que comentário medíocre!

    5. Nelson Maria de França

      Estuda que você passa também!

    6. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Invejoso

  15. marcos fernando dauner

    Na edição física de hoje da FSP há uma reportagem sobre empregos nos supermercados . há centenas de milhares de vagas em aberto . Salários : ? entre um mil e quatrocentos e um mil e novecentos reais . Vergonhoso ! Resultado : Apenas venezuelanos - infelizmente - e idosos já aposentados se sujeitam a isso !

    Responda
  16. Leandro Piva

    Congratulações pelo esforço e pela conquista. Lamento pela vida tão desprovida de prazer q o fez voltar ao mercado de trabalho após a aposentadoria.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      nem sempre conseguimos ler o que está escrito nas "letras miúdas" !

  17. marcos fernando dauner

    parabéns a ele por tentar tantos concursos públicos durante toda sua vida . eu fui muito mais econômico . apenas um concurso público de vestibular - ufpr há quarenta e oito ano e apenas um de trabalho : mpf , há vinte e nove anos . Fui aprovado nos dois .

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Aproveite a vida, caro Marcos Dauner. Se aceita uma sugestão, vá passar uma temporada em Rio das Contas, Bahia. Pensa em um lugar legal, tranquilo, divertido e um povo bacana. Vai gostar. Eu adorei e virou referência de férias para mim.

  18. Luiz Ferreira

    Se passar em concurso resolvesse alguma coisa, o serviço público não seria tão ruim... A pessoa estuda, estuda, passa e larga o corpo (como regra e com poucas exceções)

    Responda
    1. Nelson Maria de França

      Estuda que você passa também.

    2. marcos fernando dauner

      honestamente, não concordo com essa generalização . O mundo está repleto de "gente folgada" em todos os lugares, setores, profissões .

  19. Reuben Asuo

    Do jeito que a matéria foi apresentada, até parece que a pessoa, por ter 67 anos, não poderia ter ficado em primeiro lugar. Isso indica que o autor dessa matéria pensa que, apenas por ser idoso, o sujeito deve ter a capacidade cognitiva e intelectual reduzida.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Que é isso, pessoal? Falta de educação com o Reuben Asuo. E só quis dizer uma pessoa aos 67 anos está em plena saúde física e mental e passar em um concurso público. E ele tá certíssimo.

    2. Marcelo pires

      Leia o comentário do Marcos Fernando pra você ficar esperto.

    3. Marcelo pires

      Você ajudou a fazer a reforma da previdência, junto com o Paulo Guedes não foi?

    4. Marcelo pires

      Reuben, vá fazer um concurso público, eu fiz vários e passei em muitos do que fiz. Conheço essa realidade, tosco é quem não conhece. Procure um senador e um deputado depois que se aposentou se ele se preocupou em entrar no mercado de trabalho de novo .

    5. marcos fernando dauner

      Leia Eclesiastes, capítulo três .

  20. JORGE CESAR BRUNO

    Parabéns pela conquista e belo exemplo! Em tempos de etarismo, o incentivo da terceira idade a se reciclar e procurar novos desafios e gratificante!

    Responda
  21. Zelis P FURLAN

    Parabéns

    Responda
  22. Antonio Costa

    Melhor ser produtivo do que ficar vendo Ana Maria Braga e durmir depois do almoço.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Qual o problema em dormir após o almoço ? Eu trabalhei durante vinte e um anos , entre doze e dezenove . almocei ás onze e nunca pude dormir após o almoço . De manhã, vou na piscina . à tarde , após as quinze, passear com o cachorro .

  23. José Augusto Seixas Júnior

    Parabéns!

    Responda
    1. Marcelo pires

      Você pelo visto nunca fez nenhum concurso, nem aprovado deve ter sido , que dirá classificado. Mas deve falar mal dos serviços públicos

    2. Marcelo pires

      A questão não é de mérito meu filho, quem faz concurso sabe que é por necessidade. Acorda!

  24. Marcelo Pires

    Esse deveria procurar sobre seu tempo de sobrevida na tábua do inss. Deveria procurar um médico também pois está sofrendo de Workaholic, ou de planejamento (educação) financeira descompensada.

    Responda
    1. Marcelo pires

      Mais um que nunca foi servidor público querendo falar..kkkk

    2. José Augusto Seixas Júnior

      O cara é muito inteligente e quer trabalhar, o que precisamos no Brasil, independente da idade. A inveja mata!

    3. Marcelo pires

      Reuben, vá fazer um concurso público, eu fiz vários e passei em muitos do que fiz. Conheço essa realidade, tosco é quem não conhece. Procure um senador e um deputado depois que se aposentou se ele se preocupou em entrar no mercado de trabalho de novo.

    4. José Augusto Seixas Júnior

      A inveja mata.

    5. Reuben Asuo

      Com todo o respeito, seu comentário é tosco.

    6. José Augusto Seixas Júnior

      Invejoso. Vc deve ter prestado vários concursos e não passou. Vá estudar.

  25. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    O se. Ricardo Cunha é mesmo um bravo e merece todo reconhecimento pelo esforço, empenho e dedicação. Enfim, é uma fera. Meus sinceros cumprimentos, caro Ricardo. Mas vejam o lado B da coisa. Não era para ele, o sr. Ricardo Cunha, estar curtindo o resto de vida útil que ainda tem? Mas, faça uma conta, sr. Ricardo: some o sua aposentadoria com o que vai receber e retire os impostos e contribuições. Pode ser que sobre muito pouco.

    Responda
  26. ALOISIO PINTO

    Talvez essa faixa etária aumente bastante sua participação em concursos públicos, pois esta acostumada a ralar mais e reclama mesmo que as gerações atuais. Não quero dizer com isto que são melhores, apenas são mais resilientes e como nesta faixa etária se vc não abre seu próprio negócio e a iniciativa privada não te contrata , meio que a opção que sobre é estudar e passar em concurso. Já os maid jovens tem mais opções de trabalho - mesmo que inferiores - e mais tempo pra pensarem no assunto.

    Responda
  27. Eduardo Souza

    Parabéns! Incrível a dedicação e a aprovação. Vai certamente exercer a função com excelente aproveitamento.

    Responda
  28. Jane Medeiros

    Parabéns! Um exemplo de coragem e perseverança! Muito sucesso no trabalho!

    Responda
  29. Tito Bernardi

    Ele certamente foi prejudicado pelo famigerado Fator Previdenciário, que achatava os benefícios de quem se aposentava antes dos 60 anos. E apserar de excelente preparo e experiância, o fato de não conseguir nenhuma vaga na iniciativa privada comprova que há algo de muito errado com o mercado de trabalho brasileiro.

    Responda
    1. ALOISIO PINTO

      Pois é ... o mercado quer que vc tenha + de 10 anos de experiência e seja quase um adolescente. Reclama que falta comprometimento das novas gerações mas não contrata os mais velhos. Enfim, basicamente um insanidade.

  30. José Francisco da Paz Francisco

    "Quando você se aposenta, a vida fica estéril " Boa sorte! Os colegas certamente serão solidários.

    Responda
  31. jayme terra

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  32. Sabrina Klein

    Parabéns! Que vitória sensacional, você é um vencedor!!

    Responda
  33. José Cardoso

    Com esse salário a concorrência deve ser mesmo dura. Parabéns ao colega de idade.

    Responda
  34. marcos fernando dauner

    Voltar a trabalhar para pagar a escola dos netos ? Não é minha intenção ! isso é dever dos pais e não dos avós .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Meus filhos nem conheceram os avôs . Meu pai morreu quando eu tinha dezenove; minha mulher perdeu o pai aos dezessete.

    2. ENOQUE SAMPAIO

      Não se trata de dever, mas de prazer... eu quero ajudar meus netos, sim, a ter uma boa formação...

  35. marcos fernando dauner

    Aposentado há doze anos, e com sessenta e sete ? que milagre foi esse ? eu tenho sessenta e seis e me aposentei com sessenta ! Agora, aposentadoria é apenas com sessenta e cinco . Voltar a trabalhar, depois de trinta e oito anos trabalhando e agora , pagando previdência há quarenta e quatro ? nem pensar !

    Responda
    1. Jussara Balland

      A nova legislação previdenciária foi aprovada em 2019. Antes disso, a idade mínima para aposentadoria era bem menor, bem como o tempo de contribuição necessário para conseguir se aposentar.

    2. Angelica Francesca Maris

      Sem milagre. Diz o texto que ele entrou no mercado de trabalho aos 18. E trabalhou direto, aos 55 anos já tinha 37 anos de trabalho.

  36. Iza T Gonçalves Quelhas

    Parabéns e que venham as aprendizagens, que tenha reconhecido o seu valor no ambiente de trabalho, sua história é motivadora.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      hoje em dia, após os cinquenta e cinco v. já é considerado ultrapassado e descartável ! essa é a realidade . Não adiante sonhar !

  37. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    Parabéns cara. Tomei posse no BB aos 64 anos após ser aprovado em concurso desse banco. Tavares - Sousa/ PB

    Responda
  38. Regina Tavares

    Parabéns e sucesso, que seja muito bem recebido e admirado pelos mais jovens.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      doce ilusão. A geração século XXI não quer saber de velhos !

  39. Gláucio Pinheiro da Costa

    Parabéns pela obstinação, Ricardo! E desejo sucesso nessa nova empreitada de sua vida!

    Responda
  40. Fernando Lima

    Parabéns pela conquista e que tenha um excelente trabalho!

    Responda