UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sérgio Fogel

    Este é um lugar onde um bom oculista iria ganhar um bom dinheiro, muita gente míope...

    Responda
  2. Nilo Silva Thé Pontes

    Israel è um estado ilegitimo

    Responda
  3. Nilo Silva Thé Pontes

    Nenhum país com um mínimo moral deveria ter relações diplomáticas com Israel. Nem precisaria. É um país que não produz nada, só morte e destruição.

    Responda
  4. Nilo Silva Thé Pontes

    Eu não entendi a reportagem

    Responda
  5. antonio ramos

    A extrema direita israelense está fazendo o mundo refletir sobre a ação nazista na 2 guerra , ou seja está contribuindo para propagar ideais anti semitas !!

    Responda
  6. Rodrigo Flexa

    Já cansei de ler depoimentos de médicos que lá estão e dizem que todo dia recebem meninos e meninas com tiros na cabeça, abatidos por snipers das IDFs - se isso não lembra as SS, não sei o que seria.

    Responda
  7. Josue Oliveira

    Nesses check point sempre tem uma placa escrito "Achtung".

    Responda
  8. Joao Cellos

    Lula, rompa relações com Israel já!

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      E com o grupo terrorista Hahamas também.

  9. Joao Cellos

    Pal estina livre! Do rio ao mar.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Israel, do rio ao mar.

  10. assis furuno

    Eu ñ soube se L. pediu explicações sobre a morte do refém brasileiro sequestrado e morto pelo grupo q o parabenizou qdo foi eleito.

    Responda
    1. assis furuno

      Muito mais q lamentar o L. poderia fazer um pedido pessoal aos seus amigos q na certa devido à admiração mutua com certeza libertariam o refém brasileiro. Ñ questiono o pe dido de informações sobre a morte do rapaz em Israel se ñ tivesse vindo de L. q por trás de um aparente gesto humanitário esconde-se uma intenção política de atacar o gover no israelense.

    2. Antonio Carlos Zava

      Não, não é. Pedir explicações a um outro PAÍS é algo que se faz ANTES de julgar um ato qualquer por ele praticado. É uma oportunidade de quem está sendo culpado se defender e apresentar algum arrazoado sobre suas ações. Não cabe a um país fazer pedido de esclarecimentos a grupo terrorista e, ainda que fosse, não seria o caso na tragédia que envolveu o refém brasileiro, uma vez que ato criminoso sobre o qual não pairava dúvida. Daí as razões da condenação sem pedido de explicações.

    3. assis furuno

      Lamentar e pedir explicações ou informações são por acaso correlatas ?

    4. Antonio Carlos Zava

      O governo brasileiro condenou o ataque e lamentou, sim, a morte do brasileiro que era refém do grupo terrorista. Condenou, também, o ataque feito pelo genocida Bibi, que perdura até hoje. E isso é o que eu espero de qualquer governo que tenha um mínimo de responsabilidade, empatia e respeito aos direitos humanos.

  11. Jose Aparecido Pereira

    Se esse povo foi escolhido por Deus, vou virar ateu.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. agatangelo oliveira

    Esse tipo de ocorrência faz parte do dia a dia de milhares de palestinos há mais de 70 anos. Gerações perdidas pl brutalidade de Sião. Sem direitos, sem justiça, sem dignidade. Um povo submetido mas q não se rende. Se a imprensa tivesse vontade de ter um outro olhar iria tds os dias relatar fatos como esse pq não faltam denúncias.

    Responda
  13. Tania Carvalho

    Eu sei que vão me taxar de bolsonarista, golpista ( coisa que definitivamente não sou) , mas acho válida a pergunta : o governo brasileiro em algum momento questionou sobre a morte do cidadão brasileiro Clesão? Que estava preso, portanto sob responsabilidade do Estado, e que morreu foi por negligência médica?

    Responda
  14. A L C

    Era uma criança ainda , e assim como lamento a morte de jovens Israelenses, pq a dor dos seus familiares são iguais, fico triste quando vejo bolsonaristas carregando por ai Bandeiras daqueles que não respeitam nossos irmãos, não respeitam nossa soberania, fosse ao contrario, o mundo estaria caindo sobre os Brasileiros....

    Responda
  15. Gilson de Souza

    O Sr Lula pediu informações sobre a morte de Clesão????

    Responda
    1. Joao Cellos

      "Clesão" foi pedir o que mesmo lá nas "manifestações"? Acho que foi golpe de estado, não é mesmo?

    2. Théo Bastos

      Quer comparar um golpista morto por doença com um palestino assassinado pelo exército genocida de Israel?

  16. Augusto Colombo Junior

    Sobre os Brasileiros raptados pelos terroristas do Hamhas, o corrupto não pede nada. Defensor de terroristas.

    Responda
    1. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Michel Nisenbaum, morreu no dia do ataque. A embaixada deu apoio à família e Lula publicou nota de pesar no dia da confirmação da morte. Infelizmente não deu para fazer nada. Não acho que tem mais brasileiros entre os refens. Agora, entre os palestinos sob chuva de bombas: milhares.

  17. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    No país que se chama de única democracia no oriente médio, morre por negligência um menino que pelos padrões de outros países é menor de idade, após ter sido preso por algo pífio em detenção sem direitos de fato a contestação. Espero que tenha repercussão. No meio tempo, tal democracia bombardeia o hospital al Nasr em Gaza, para matar um zé ninguém do adversário.

    Responda
  18. José M Leal

    Morte lamentável. Lamentável também que o Governo Lula tenha ignorado a morte do brasileiro-brasileiro Clezão, na Papuda. A Esquerda chegou a achar o fato corriqueiro, pois morrem mais de três mil pessoas por ano nos presídios brasileiros. No caso do brasileiro-palestino, o governo Lula decidiu montar palanque em cima do cadáver.

    Responda
  19. Steve Santos

    Segundo informacoes esse jovem agrediu policiais o que e inadmissivel, tambem precisa investigar a participacao desse jovem com o grupo terrorista hamas e com o atentado cruel e antidemocratico de 7 de outubro de 2023, um dos mais covardes ja realizados nos tempos modernos.. #somostodosisrael

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Na Palstina,qualquer cidadão não hebreu, pode ser humilhado, maltratado, roubado,,espancado, baleeado, morto, ter sua casa (ou terras) invadida e tomada por grileeiros protegidos pelo exército, ter sua casa invadida no meio da noite e levado às masmorras de I.,sem ser acusado,sem julgamento onde acaba morrendo sem assistência médica ou representado por um advogado de defesa. O caso do brasileiro morto.

    2. agatangelo oliveira

      Todo mundo q nasce e morre(assassinado) em Gaza ou Cisjordânia é terrorista, basta ser palestino para não se tornar humano.

  20. Armando Moura

    isto tem nome e endereço, o nome é limpe za étn i ca e o endere ço é o estado terrorista de is rael. Ha mas náo surgiu do nada, foi criado e seu ódio alimentado pelo sio nis tas. Ga za e um campo de concentra çao fácil de matar mui tos com um só missil. Lá cabem dois estados vivendo em paz.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      O Ra mas foi financiado por lsreI por muito tempo. A idéia era separar os paIestlnos que até mataram uns aos outros. Ra mas x Fa tah.

    2. Von Rho

      Não use refrões. Estado é uma coisa, governo é outra.

  21. Victor Saeta de Aguiar

    O mesmo que se arvora em pedir explicações pela morte do brasileiro é aquele que é "persona non grata" em Israel por apoiar o Hammas que matou e sequestros dezenas de judeus. Haja cara de pau....

    Responda
  22. weligton medeiros

    aquele cara do bigodinho está completo no "povo de deus" esse povo que morreu nas mãos do n4zismo, comentarei agora mas depois será excluído, esse "povo de deus" não gosta de ser desmascarado

    Responda
  23. Rodrigo Negrão

    Atacar soldados = defender sua casa de invasores. Muito se fala de reféns israellenses, mas nada se fala de milhares de reféns pallestinos.

    Responda
  24. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

    A matéria só omite que os checkpoints foram criados em função dos atentados à bomba diários contra Israel e que graças a eles hoje não temos casamentos, aniversários, discotecas explodidos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Os checkpoints foram criados para humilhar o povo nativo, se apossor de mais terras, separar a população, dificultar a circulação, exercer poder de vida e morte sobre a população nativa, quantas pessoas morreram nos " checkpoints" ao serem violentamente impedidos de procurar socorro medico ou no caso de grávidas terem que dar à luz dentro de carros, taxis ou atrás de arbustos na beira das estradas, muitas morrreram, assim como seus recém nascidos.

    2. Josue Oliveira

      É só sair da Cisj ordania que não haverá ate ntado. A Ci sjordania não é lsreI.

    3. Von Rho

      Não, Brandão quem está desinformado é vc, pois havia atentados a bomba dentro de Israel há uma década que cessaram devido a esses controles. Agora, quanto aos excessos do governo em Gaza, é outra história.

    4. Roberto Brandão

      Atentados a bomba só existem fora de Israel, falta de estudo meu amigo.

  25. Marcelo Brun Brum

    Pois é, o Itamaraty de Lula não concedeu o agrement para que tenha um embaixador aqui, agora...vai reclamar com o papa!

    Responda
    1. Rodrigo Negrão

      Um motivo a mais para não conceder. Estado terrorissta tem que ser pressionado para que não siga eliminnando dezenas de milhares de crianças.

  26. Carlos A Couto

    O grave erro da perseguição a judeus e minorias pelos alemãos no século passado está sendo repetido agora. Pessoas morrendo apenas pelo ódio de líderes que não gostam do seu povo.

    Responda
  27. Nilton Silva

    O pessoal está preferindo morar na Cisjordânia conflagrada a morar no "pacífico" Brasil, onde se mata por celular.

    Responda
  28. Francisco Saraiva

    Parabéns pela matéria, Mônica e equipe, furando o bloqueio que quer esconder o óbvio: uma terrível situação de opressão colonialista, com o desrespeito sistemático aos direitos humanos e à vida.

    Responda
  29. Natacha Capozzi

    GENOCIDIO DO POVO PALESTINO

    Responda
    1. PAULO PETRASKI

      Concordo com seu comentário e estou surpreso de ver que você conseguiu escrever em letras de forma duas palavras proibidas pela Censura desse jornal. Parabéns kkkk.

    2. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Carlos Bruno Desenzi

    Governo Lula pede informações? Não! O governo brasileiro pede informações! Sobre um cidadão nacional, como deve fazer qualquer país. A FSP sendo a FSP.

    Responda
  31. Lis P F S

    Cisjordânia e Israel odeiam o Lula. Melhor mandar a diplomacia.

    Responda
  32. Marcos Roviralta Dias Baptista

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Josue Oliveira

      lsreI sabe que de grão em grão um povo é ester minado.

    2. Joao Junior

      Outro tio do pavê da Bozo landia

    3. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Luiz, atacou soldados israelenses, é bandi d o sim, quanto ao falar português eu retiro mas o hino com certeza nao sabe

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      "um b a n dido que nem deve saber falar português direito". Como assim?! De onde o senhor tirou essa informação? Que comentário odi oso é esse? Só pode mesmo vir da direita lha.

  33. FERNANDA Salgueiro Borges

    Toda morte é uma tragédia. Mas fico impressionada como os brasileiros se comovem com palestinos mas ninguém se comove com o indígena decapitado em seu território neste final de semana. Tampouco se comovem com adolescentes presos em situações desumanas em vários estados brasileiros. Menos ainda com adolescentes mortos por traficantes e confrontos policiais. Seria apenas antissemitismo ou humanidade seletiva ?

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Se fosse uma viol ência contra um só paIestlno, não seria percebido. Já se bom bar deassem a aldeia, ester minando uma população, todos estaríamos gritando.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É que não existe antiindigenismo. No mais, os brasileiros se comovem, sim, com esses outros casos, como vejo nos noticiários. No caso dos palestinos, avulta a indignação ante o massacre de inocentes, principalmente de mulheres e crianças, promovido por quem se sabe muito bem: Is r

  34. Hazem ASHMAWI

    Esta matéria traz pontos importantes, como os prisioneiros, na verdade reféns, pois são sequestrados e ficam presos sem acusações formais por tempo indeterminado, são tratados e como os cidadãos ordinários são tratados pelas forças de ocupação israelenses (dentro do território palestino - CisjordÂnia). Um menino tão lindo! Tão jovem, morto! A foto mostra que tinha aparência saudável antes de ser sequestrado, e agora está morto. É muito triste. Obrigado pela matéria.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Podem até estar em prisão administrativa, não sabemos, mas pelo menos mantêm a cabeça em cima do pescoço na prisão, o que não se garante num cárcere do H….

    2. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Podem até estar em prisão administrativa, não sabemos, mas pelo menos mantêm a cabeça em cima do pescoço, o que não se garante num cárcere do H…

    3. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Podem até estar em prisão administrativa, não sabemos, mas pelo menos mantêm a cabeça em cima do pescoço, o que não se garante num cárcere das “forças de resistência palestina”.

    4. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Podem até estar em prisão administrativa, não sabemos, mas pelo menos mantêm a cabeça em cima do pescoço, o que não se garante num cárcere do H…

  35. Marcos valerio André da silva

    Esta notícia se for verdade e os meios para investigar informados no texto, sendo verdade, indica que nunca haverá paz.

    Responda
  36. Augusto Colombo Junior

    Sobre os Israelenses raptados pelos terroristas do Hamhas, o corrupto não pede nada.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Darci, onde esta escrito que sou a favor do Bozo? Só não sou o tá rio, igual a vc, que defende o seu corruPTo favorito.

    2. Darci de Oliveira

      Tua má-fé não tem limites. Se te referes ao Lula, e não ao teu corrupto de estimação, esse menino tinha também a nacionalidade brasileira, o que não ocorre com nenhum dos reféns.

  37. Anna Amélia Meule

    Francamente, alguém de dezessete anos apenas morre? Enfim, qualquer comentário aqui expondo os fatos como são será denunciado e apagado, porque a dona folha se curva para os si... Seja como for, o mundo vê, não é preciso comentários. Estamos diante de uma bárbarie, com o conluio da grande mídia. Corram ao X para ficarem sabendo de Hussam Shabat, outro jovem, jornalista. . . estou devastada

    Responda
  38. Tácito JanSoN Prudente Corrêa

    A explicação é que ele atacou soldados. O comportamento aqui no Brasil não é exportado e aceito em outros países. Ainda mais, os que diariamente enfrentam crises e ataques diversos. Se ele cuidasse da própria vida, estaria bem com a família assistindo novela e futebol. Ceifou o que semeou.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Você não vê os mani festantes is rae lenses? Ele a gridem os soldados. Por que não os m atam.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Ele atacou soldados (será?) que estão ocupando militarmente a Cis jor Dânia, protegendo colonos que roubam as terras e propriedades e assa sinam o povo indefeso, além de explodir casas e lavouras, o que é noticiado todos os dias até na FSP. Então, estava na verdade exercendo seu direito de resistir.

    3. Joao Junior

      O tio do pavê que não procura saber corretamente como os fatos se deram já saca a ino minável falta de empatia da bo zolan dia - não sou co veiro - como estamos in felizmente o bri gados a con viver

    4. Marcos valerio André da silva

      Tácito, o estado de Israel é responsável pela vida do preso. Qualquer outra desculpa não é valida.

    5. Darci de Oliveira

      Sim. Ceifou o que semeou. Um herói palestino lutando pelo seu povo. Morreu com glória, ao invés de ficar assistindo futebol na TV.

  39. Maria de Felipe Martinez

    Ou seja, de acordo a certos comentaristas se os reféns fossem libertados, tudo acaba: Is Real desocuparía a Cis Jor Dânia, retiraria seus colonos ilegais de lá, devolveria Jerusalém oriental, levantaria o cerco total a Ga Za. Mas como não foram libertados, Is Real pode assa sonar a vontade - 60.000 até hoje - e tor tirar até a morte os reféns pals tinos. Boa lógica essa.

    Responda
  40. paulo machado

    Um estado terrorista. Isto é Israel.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Schocu!

    2. Natália Molina Romano

      Vai pastar, Luiz. Isso foi na Cisjordânia, seu v&rme.

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Liberem os refens

  41. Aleksander Hada Ribeiro

    Israel é um estado de apartheid?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Desde sua criação com uma caneta! Um famoso cionista, Theodor Hezl, afirmou em mil oitocentos e noventa e cinco: "Quando ocuparmos o território... deveremos tentar afastar a população ( os não hebreus ) para fora das fronteiras.

    2. MARIA HELENA FIRMBACH ANNES

      Sim é, e pior, bombardeia igualmente reféns israelitas e palestinos.

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Soltem os refens

  42. MARIA HELENA FIRMBACH ANNES

    Netanyahu genocida. Governo tirano. Até quando?

    Responda
    1. Regina Tavares

      Não acaba enquanto houver um palestino vivo na região, Luiz. Neta nyahu sabia do atentado do Ha mas, impossível que a inteligência israelense não tenha tido conhecimento; o aten tado foi providencial para ele começar a limpeza étnica da região, será que interessa a ele o resga te de todos os seques trados? O tempo dirá.

    2. Ricardo Jabbour

      Vai conhecer a historia. Isto começou há mais de 50 anos.

    3. Ricardo Jabbour

      Vai conhecer a historia. Isto começou há mais de 50 anos.

    4. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Se soltarem os refens isto acaba.

  43. Antonio Carlos dos Reis

    O governo sionista de Israel promove genocídio claro, a vista de todos. Nada acontecerá.

    Responda