Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orlando Neto

    Bom dia! Excelente reportagem. Gostaria de saber, agora o que nos aguarda para o futuro? Depois de ao menos 10 grandes civilizações terem tido protagonismo na história, que opções temos? O Homo sapiens modificou o planeta do ponto de vista químico, biológico e fisico, mas a inércia não permite nos permite mudar de trajetória. Supremacistas da Ideologia, fanáticos religiosos e o individualismo exacerbado parecem dominar a ideologia das sociedades! Para que direção aponta a seta do progresso?

    Responda
  2. José Cardoso

    Meu pitaco: o "ocidente" se inicia na divisão do império romano em 2 bandas, sendo que a banda mais rica era a oriental. Acentuou-se com as cruzadas, com o imperador romano (que na época só existia no oriente) pedido ajuda ao papa e aos francos contra os muçulmanos. E se consolidou após o saque de Constantinopla na quarta cruzada e posteriormente com a tomada da cidade pelos otomanos.

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    O que chamamos de ocidente nasce na idade moderna, com a revolução científica e a expansão marítima, já a ideia desse ocidente só, como costuma acontecer, surge depois. Mas é de uma realidade brutal. O planeta terra não entraria no holoceno (pelo menos não tão cedo) se não fossem as práticas desenvolvidas por esse tal de ocidente. Tentar relativizar essa ideia lembra muito a primeira fase do luto, a negação.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso, isso, isso! Obrigado Reinaldo, vou ficando velho e troco as palavras...

    2. Reinaldo José Lopes

      Acho que você quis dizer Antropoceno, e não Holoceno, Alberto.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Em suma, é uma ideia muito recente, mas não tem nada de movediça.

  4. Paulo César de Oliveira

    Nem tão recente.O núcleo da civilização ocidental são os países cristãos europeus ou de origem europeia, incluindo Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Mas o assunto é mais complexo que isso. Israel não é cristão mas faz parte do Ocidente. Japão e Coreia do Sul, lá no extremo oriente, também são parte do Ocidente, apesar da geografia e das fortes tradições locais.A Rússia europeia é racial e culturalmente mais parecida com a Europa do que com as regiões do extremo leste da Sibéria.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Caro Paulo, tudo isso de que você fala foi ontem em termos da história da humanidade, como vista inclusive a partir desse ocidente. O ocidente costuma reconhecer sua origem na Grécia antiga, que não se via como ocidental, mas que tampouco impede que outras culturas reconheçam possuir raízes nessa mesma Grécia. Aliás, a nossa ideia de oriente é igualmente ocidental.

    2. ALBERTO OLIVEIRA

      Muito bem. Avança a ciência, movem-se conceitos.

  5. Nader Savoia

    O conquistador impõe (ou tenta impor) sua cultura, língua, leis e costumes. O *ocidente" a que nos referimos é aquele que nos dominou, com centro europeu deslocado aos Estados Unidos após a Primeira Guerra. Não representa senão 1/5 da população mundial e ele próprio é cheio de contradições e variações culturais.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E, nesse processo, realçou alguns personagens e acontecimentos enquanto obscurecia outros. O curioso é que hoje só é possível resgatar partes importantes desse passado porque esse tal de ocidente desenvolveu uma forte ideologia de igualdade entre os homens, ainda que raramente a pratique de fato.

  6. Erica Luciana de Souza Silva

    Em minha tese de doutorado, de 2021, eu apontei esse fato. Coloquei um fluxo#grama explicando o caminho até a essa conhecida Europa atual.

    Responda
  7. David Waisman

    Em suma, quem escreveu a obra de Shakespeare não foi Shakespeare mas outra pessoa com o mesmo nome... (apud Bernard Shaw).

    Responda
  8. Haroldo Castro

    0 livro “O Coração do Mundo” (Silk Roads) de Peter Frankopan deixa claro que o conceito de que a Europa (Ocidental) seria o centro do mundo é apenas um mito. Frankopan mostra como o Oriente Médio e a Ásia Central foram cruciais para o desenvolvimento da cultura humana!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não me parece difícil perceber que a influência cultural do ocidente sobre o oriente médio e a ásia central é muito maior do que a inversa. Isso não reduz a importância dessas culturas. Aliás, a China padeceu horrores enfrentando o Ocidente, mas ocidentalizada é hoje segunda maior potência... quanto o sr. aposta que Confucio ganhará relevância no futuro próximo?

  9. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Os russos às vezes se referiam aos alemães como 'latinos'. Os otomanos queriam, à sua maneira, ressuscitar o Império Romano. Alexandre da Macedônia encontrou, no Crescente Fértil, o mesmo chassi dos costumes de sua terra. O Iluminismo é a origem indiscutível do Ocidente. A autora parece ter emparelhado com ele o triunfo colonialista. Curioso. A reconquista de Portugal, v.g., é um momento em que os cruzados se fizeram sarracenos, e dos mais vorazes. Obrigado pela dica. Livro muito interessante.

    Responda
    1. MARIO LUCIO CAMARGOS

      Os cruzados se fizeram sarracenos, e dos mais vorazes, porque muito vorazes já eram desde o começo, praticamente uma horda de hunos enfeitados. Viram bibliotecas pela primeira vez ao saquear o califado. Mas seu 'encantamento' foi mesmo com o know-how mercantil escravagista, que eles e seus continuadores maximizaram e perpetuaram. É preciso ler o livro para ver como esse arranca-toco pode estar lado a lado com o Iluminismo na criação do Ocidente.