UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Mirian mais um ótimo texto de sua escrita,não querendo generalizar,pois como diria Nelson Rodrigues td unanimidade é burra,mas a visão mercantilista que impera na medicina atual começando pelos planos de saúde leva a estes diagnósticos rápidos e ineficiente.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Postura desumana e desrespeitosa com todos, principalmente com os mais vekhos

  2. Jurema Nordeste

    Temos duas classes de profissionais no Brasil ( médicos e policiais), que atuam muito a desejar ; que penso, só vão mudar se houver uma revolução no currículo/conteudo de formação de tais profissionais... Muita filosofia, muita sociologia, ciências humanas mesmo... Afinal vão lidar com pessoas, não com coisas...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Com pessoas que precisam de cuidados e atenção

  3. Filipe MAIA TORRES ALVES

    Que pena você ter passado por uma experiência tão ruim. Mas você cometeu um "erro" comum - esperou de um especialista conseguisse uma visão mais abrangente da sua saúde. Eles nunca terão. Sou médico e aos 49 anos iniciei meus cuidados para envelhecer bem. Elegi um Coordenador do Cuidado, com formação em Medicina de Família e Comunidade. É um profissional que irá me ver como um todo, física, emocional e espiritual. Irá fazer um trabalho preventivo com a minha saúde. Recomendo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não tem essa especialidade no meu plano de saúde. Talvez seja aquilo que antigamente chamávamos de médico de família, “raça”, sabe-se lá porque, extinta.

    2. Mirian Goldenberg

      Filipe, você tem razão. Ainda bem que encontrei dois excelentes médicos que estão cuidando do meu carro velho

  4. Alex Trevsani

    Respondendo a sua última pergunta, provavelmente você teria tido um atendimento muitas vezes superior se tivesse ido a uma UBS. Sei que não dá para generalizar (o SUS também é vítima da desigualdade), mas pelo menos nas UBS com que tive contato, médicos bons, cuidadosos e conscientes, sobretudo com "carros velhos", são a regra, não a exceção.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Bom comentário.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      André, essa deficiência é porque falta aquela verba que o mercado quer cortar.

    3. Solange Aparecida Bispo dos Santos

      Concordo 100%

    4. André Luiz Coelho Martins

      Perfeito, Alex! Você tem toda a razão! O Atendimento nessas Unidades, apesar de todos os problemas criados pelas Prefeituras, é de excelente qualidade, pois o Médico atende de forma bastante Humanista. O maior problema dessas Unidades, nada tem a ver com os Médicos e demais Profissionais da Área, mas sim com a falta de medicamentos e material hospitalar, para o fornecimento gratuito aos Pacientes

  5. Geraldo Ismael Bays

    "Alunos de medicina exibem faixa com apologia ao estupro".

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Segue minha coluna paralela. É longa, afinal tem muito tempo que não comento aqui.

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cara Mírian, o recorte a seguir trouxe de matéria de hoje, e deste mesmo jornal: "O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana (SP), para onde o atleta foi levado logo após o acidente, chegou a iniciar o protocolo de morte encefálica, que confirma a perda de funções do cérebro, mas interrompeu o processo após 'quadro de reflexo de tosse presente'." Destaco: meu comentário a seguir não é uma crítica ao seu texto, e sim, uma tentativa de contribuição. (Sigo...)

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Curiosamente, hoje ouvi no noticiário que os médicos que cuidavam do Papa Francisco, em algum momento pensaram em desistir de salvá-lo, deixando o tratamento de lado. Ou seja, nem o Pontífice tem garantias.

  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Como vê, não são apenas as pessoas mais velhas que estão sujeitas a diagnósticos precipitados e perigosos. O atleta, tem apenas 19 anos. Por sorte, no caso dele, a sua tosse o salvou. Claro, teve alguém, um médico/enfermeira, q ouviu a tosse. Q sorte! Outro dia em um encontro, tinham alguns médicos (jovens) e dei a eles um conselho: ouçam, ouçam sempre os pacientes. Eles têm a muito a dizer sobre a própria vida e saúde, talvez até mais do q a Ciência acadêmica, q se constitui da experiência!

    Responda
  9. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    ontei para eles o meu caso: Em 2005 passei mal, fui ao médico e ele me receitou remédios para virose. Continuei passando mal. Fui internado (sintomas de dengue). Questionei os médicos alegando q meus rins não estavam funcionando. Eles duvidaram. Eu reafirmei, alegando q não urinava há dias, e q o meu normal eram 10 vezes ao dia. Eles teimaram e riram. Até q uma médica jovem (Simone) me ouviu. Pediu exame especial, e constatou-se a Leptospirose q paralisa todos os órgãos. Sua audição me salvou!

    Responda
  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Tem me chamado muito atenção: como depois da pandemia, cresceu o número de médicos(as) negacionistas e simpáticos(as) às "teorias" daquilo, a obra do golpe patrocinado pela grande mídia, o Frankenstein das Motociatas, você deve saber quem. Eu NUNCA escrevo/falo o nome dele q inspirou até alguns Conselhos de Medicina a se engajarem em suas teorias. Portanto temos muitos médicos(as) por aí, q deveriam estar atuando em outras áreas (financeiras/exatas), menos agudas/cruciais à saúde e vida. (Sigo)

    Responda
  11. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ah! Não precisaria da tentativa de golpe para ele virar réu, acredito que as mais de 700 mil vidas perdidas na pandemia - cada uma delas na verdade - era motivo mais do que suficiente para torná-lo réu, com a cumplicidade até de outras, "autoridades", "personalidades" das "Ciências", da "medicina" e áreas afins. Parece que eles tiraram a Filosofia dos cursos de Medicina e de outras áreas. Tem faltado muito humanidades.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Rafael, como tem tanta gente que não consegue enxergar essa triste e cruel realidade?

  12. Marcus Acquaviva

    Bom dia, professora. Espero que esteja muito bem. Você viu a matéria, aqui na Folha, sobre o senhor aposentado que passou no concurso nacional unificado? Um exemplo, uma história muito legal.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade Marcus, são muitas as histórias de superação. E nossos carros velhos continuam funcionando

  13. Tersio Gorrasi

    Procure o sírio libanês, lá eles fazem verdadeiros milagres, deixando um idoso (já sabem quem é) em plena saúde, apto a viver cento e vinte anos

    Responda
  14. Gerson Pech

    Entendo que a autora esteja falando de dois temas principais: Da qualidade duvidosa de um grupo de médicos; e das difíceis condições de acesso da população de baixa renda ao atendimento médico de qualidade. Deixando para trás os problemas que já são nossos conhecidos de longa data, vejamos uma solução sincera para esses 2 temas, que poderia começar em casa: Pai e mãe ensinarem humanidade, responsabilidade e respeito para os seus filhos que serão futuros médicos e políticos deste país. Educação!

    Responda
  15. Paulo Roberto Taveira

    E vai piorar, muito. Agradeça às inúmeras faculdades sem condições de formar nem técnico de enfermagem e q formam médicos aos borbotões.

    Responda
  16. João Vergílio

    Deveria haver um sindicato dos velhos. Há pautas que são nossas, como essa. Todos nós já passamos por problemas semelhantes. Somos, talvez, o recorte populacional onde os preconceitos incidem com mais força. Seremos cada vez mais numerosos. Podemos eleger políticos e condenar outros a não se reelegerem nunca mais, caso não atendam a nossas reivindicações. Acordei revolucionário hoje. Acho que é a lombar. Idosos do Brasil, unamo-nos!!!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Apoiado

  17. José Fernando Marques

    O caso de médicos irresponsáveis é frequente demais para não chamar a atenção e não chocar. Por outro lado há médicos, inclusive no SUS, de comportamento heroico, que lidam com dificuldades imensas todo dia. A autora reconhece que não se pode generalizar e está certa. Mas a incidência de irresponsáveis é de fato assombrosa. Basta lembrar que o próprio CFM continuou a apoiar a tese da eficácia da cloroquina contra a covid mesmo depois de a OMS afirmar que a substância não funcionava. Crime.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade. Eu destaco que não é possível generalizar e que são muitos os profissionais excelentes

  18. Daisy Santos

    Além de triste, é desesperador. Numa consulta com endocrino, meu marido com várias comorbidades, sequer foi examinado não anotou nada, não pediu exames, nem receitou. Disse: continue tomando o remédio. Um pneumologista também insistiu que eu tinha refluxo devido a uma tosse seca insistente. A tosse era devido a uma substancia na composição do remédio de pressão, descoberto por um otorrino após me examinar e fazer várias perguntas. Plano de saúde e consulta particular os dois casos. Estamos

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito muito desesperador

  19. Ivan Azevedo

    Também criei um preconceito com a área médica. Sei que há excelentes profissionais, mas de modo geral no plano vc só encontra os "ruins". Semana passada entrei em uma consulta com um ortopedista do plano, ao iniciar a história da minha dor "há um ano e meio senti uma dor aqui", ele me interrompeu, pediu uma ressonância e sugeriu já marcar a data do retorno. O que aconteceu de 1 ano e meio pra cá, pra onde a dor foi, como evoluiu ou deixou de existir, ele não sabe e nem saberá, pq não retornarei.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      eu também não retorno no primeiro destrato, e ainda detono o/a infame na avaliação...

    2. Marcus Acquaviva

      Muito infelizmente, às vezes sai mais barato pagar por uma consulta particular do que ser atendido por convênio.

    3. Mirian Goldenberg

      O que fazer?

  20. José Fernando Marques

    A colunista apontou problemas reais, inaceitáveis em pessoas que exercem a medicina. Há anos, sofri um acidente de carro (alguém que havia dormido no volante se postou na minha frente, de repente...) e quebrei a perna direita em três pontos. Um "médico", que se gabava de ter estudado fora, queria operar cortando o que restara de ligação dos nervos; a operação era desnecessária porque nossa rede nervosa tende a se recuperar espontaneamente. Procurei outro médico e enfim deu tudo certo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É muito descaso e irresponsabilidade

  21. julio alves

    Assim como médicos irresponsáveis, mecânicos meia boca e toda sorte de profissionais ruins, temos também articulistas que aproveitam a coluna para catarse de seu azar ao escolher médicos e mecânicos. A generalização, nesses casos, nunca é boa estratégia. Lembremo-nos dos profissionais do SUS, não apenas médicos, que lidam com a população sem acesso a planos. Como antropóloga, poderia pesquisar como o pessoal do SUS de São Paulo ( estado e município) sobrevive sem reajuste salarial há anos.

    Responda
  22. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Contar com bons serviços de saúde tanto públicos como privados depende de termos boas universidades, mais hospitais e unidades de saúde, mas no Brasil há mais estabelecimentos religiosos - igrejas, templos, sinagogas e terreiros - do que hospitais e escolas juntos, segundo o Censo 2022. Faz tempo que a política e a gestão da saúde no país vem sendo manipulada pelas camadas da sociedade que advogam o obscurantismo e o fundamentalismo. São maioria no Congresso e querem tomar o Judiciário.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É muito descaso, incompetência e irresponsabilidade. Mas também temos profissionais excelentes

  23. Giovani Ferreira Vargas

    Petistinha gourmet em crise...

    Responda
    1. Marcia Alves de Pinho

      Petista e gourmet não combinam muito. Mirian é sensível e generosa. Diferente do seu posicionamento! Por mais petistas; pessoas solidárias, que lutam pelas minorias; que não se acovardam diante de tantas desigualdades!

    2. José Fernando Marques

      Cale a boca, por favor.

    3. julio alves

      Longe de ser petistinha! Mais com cara de tucana arrependida que anulou o voto...

  24. Rosangela Pires

    Se a saúde está intrinsecamente ligada a renda, está também ligada a cultura e educação, para saber o quê e como se alimentar, fazer exercícios, pobre e com baixa educação vive por teimosia. Ansiedade ou vc controla ou ela te controla.

    Responda
  25. jose prado

    Resposta! Eles morrem! Lembra daquele caso do sr que morreu sentado no pronto socorro depois de esperar 6 horas sem ser atendido? Pois é!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Triste demais

  26. Eliaquim Almeida

    Isso a senhora, professora universitária, de classe média com acesso a médicos em tese de qualidade, fora que a senhora é uma mulher instruída. Imagina nesse Brasil adentro, as pessoas sem instrução, com acesso a profissionais muitas das vezes sem paciência alguma, com atendimentos apressados, quem gosta é a indústria do remédio...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Triste triste

  27. Marcelo Magalhães

    Prezada autora, como antropóloga a senhora sabe que que a expectativa de vida está ligada à renda, mas não ao acesso à medicina do espetáculo. Digo isso, para que fique tranquila quanto às pessoas pobres que morrem precocemente, isso acontece porque são pobres e não por causa de médicos. A maioria dos problemas de saúde são autolimitados e se resolvem com, sem ou apesar dos médicos. Seria o mesmo que achar que só os idosos que leem sua coluna sabem envelhecer. Uma minoria.

    Responda
  28. Lilia Adão

    Tenho 73 anos e a 20 faço, anualmente, um check-up completo, particukar com um reumatologista e clínico geral, um ano mais novo do que eu, que é maravilhoso, Gracas a Deus!!! Suas consultas levam às vezes mais de uma hora... ele me examina da cabeca aos pés e ja disse que estou melhor do que muitas meninas... Por essas e outras, decidi nunca pagar por um Plano de saúde... Me cuido e muito, claro e economizei um apartamento... rsrs

    Responda
  29. Lilia Adão

    Tenho 73 anos e a 20 faço, anualmente, um check-up completo, particukar com um reumatologista e clínico geral, um ano mais novo do que eu, 9que é maravilhoso, Gracas a Deus!!! Suas consultas levam às vezes mais de uma hora... ele me examina da cabeca aos pés e ja disse que estou melhor do que muitas meninas... Por essas e outras, decidi nunca pagar por um Plano de saúde... Me cuido e muito, claro e economizei um apartamento... rsrs

    Responda
    1. Lilia Adão

      Comprei um... o resto é para essas emergências!!!

    2. julio alves

      Imagino que deva ter vários apartamentos, não? Continue "economizando apartamentos" para o caso de uma internação hospitalar, que não desejo para a senhora de jeito nenhum.

  30. Alexandre Marcos Pereira

    Um carro velho pode te deixar na mão a qualquer momento, mas mesmo assim insiste em dar partida. Há um ruído estranho no motor, uma batida seca na suspensão, a pintura descascada que o tempo maltratou como a vida maltrata quem ousa viver demais. Mas continuamos. Por quê? Porque tem história ali. Porque aquele volante gasto conhece a textura das mãos como poucas coisas da vida conhecem. Porque o cheiro de gasolina, mofo e couro envelhecido tem o perfume doce da memória. Há uma beleza melancólica.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Eu tenho certeza disso, querida Miriam. Há uma beleza melancólica nos carros velhos - e nas relações que se assemelham a eles. Em silêncio e marcha lenta, ainda conseguimos levar os nossos parceiros para longe. Na nossa idade, a gente aprende a fazer o jogo de cintura, o jeitinho do câmbio, o modo exato de acelerar antes da subida. Há uma dança secreta entre o motorista e o carro, feito de manhas, paciência e escuta. É o relacionamento antigo que não conseguimos abandonar.

    2. Mirian Goldenberg

      Meu carro velho insiste em dar a partida, Alexandre

  31. Lilia Adão

    Tenho 73 anos e a 20 faço, anualmente, um check-up completo, particukar com um reumatologista e clínico geral, um ano mais novo do que eu, que é maravilhoso, Gracas a Deus!!! Suas consultas levam às vezes mais de uma hora... ele me examina da cabeca aos pés e ja disse que estou melhor do que muitas meninas... Por essas e outras, decidi nunca pagar por um Plano de saúde... Me cuido e muito, claro e economizei um apartamento... rsrs

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Lilia, também encontrei dois excelentes mecânicos para o meu carro velho

  32. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Como vc Mirian, tive pneumonia no início do segundo semestre de 2024, mesmo vacinado contra COVID e gripe mas não contra a pneumonia. Meu pneumo disse que circulou na região sudeste o vírus sincicial respiratório - SVR - que foi responsável pela maioria dos casos de infecções respiratórias em bebês e idosos. Agora, no primeiro de 2025 vou tomar as vacinas da COVID, gripe e de pneumo, seguindo recomendação dele.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Também tomei todas, Jose Eduardo, e tomo o maior cuidado. Meu carro velho precisa de bons mecânicos para não pifar

  33. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Com um longo histórico de problemas de saúde na família, acabei aprendendo que um bom médico é um luxo equivalente a ganhar a mega da virada. Com 65 anos eu até tive acesso a um médico educado e dois médicos competentes mas frios mas o que fez toda diferença foi um cardiologista que a quase vinte anos me atende como se eu fosse uma pessoa da sua família. Levei toda minha família para ele e indico para todos que conheço. Faz toda diferença um atendimento humanizado, me sinto segura com ele.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade Dirce, faz muita diferença

  34. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Onde está o mal do descaso médico? Em nós, os clientes que ouvem os diagnósticos equivocados; busca outros profissionais de qualidade, que resolvem os nossos problemas de saúde e, calamos: não denunciamos o médicos não profissionais. E assim, perpetua os erros médicos.

    Responda
  35. Kiko Mazziotti

    Caríssima Mirian, por gentileza, decline o nome do gentil homem que estudou Otorrinolaringologia e a condenou à morte? Gostaria de homenageá-lo com algumas palavras de carinho e estima. Se precisar de um cardiologista, tenho um de estimação (mais ocupado que pedágio em feriados), posso indicá-lo. Essa vida de velha é uma loucura: sai da farmácia, vai pro ergométrico, sai de lá, volta pra farmácia, liga pro plano, volta na clínica, passa na farmácia pra ver se tem novidades, liga pra NET!

    Responda
  36. Gaya Becker

    Oi querida Mirian. Ainda bem q você está sendo bem cuidada por médicos de sua confiança agora. Médicos jovens têm muito preconceito com etarismo Mirian. É um paradoxo, mas é verdade. Meu critério quando preciso de um médico é procurar algum com a idade próxima a minha. Porque talvez ao me examinar, esse médico possa ter a empatia(coisa rara na classe) de se colocar no meu lugar. Um abraço e saúde, querida Mirian!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Querida Gaya, já encontrei dois mecânicos excelentes que estão cuidando do meu carro velho. Obrigada pelo carinho

  37. EDUARDO DE MELLO

    Quem melhor pode cuidar da nossa saúde somos nós. Médicos não fazem milagres, sejam públicos ou privados. Alimentação orgânica sem excessos, muita água e zero álcool e açúcar, regulam nossos índices e melhoram nossas defesas naturais.

    Responda
    1. Fabiano Meirelis Belem

      Com uma pneumonia em curso ou outra doença mais séria, temos de contar com os bons médicos, sim.

  38. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    A senhora precisa de um médico de família e comunidade que poderá encontrá-lo numa unidade básica de saúde do SUS se a senhora tiver uma UBS por perto que tenha a estratégia de saúde da família ESF implantada, cadastre-se, essa será a sua salvação. A senhora consultará especialistas muito raramente e só quando for preciso.

    Responda
  39. Hernandez Piras

    Há uma desumanização acentuada do exercício da profissão médica em nosso país. Já cansei de ter demonstrações desta fato no meu próprio caso. Não se trata de má formação científica, mas da falta de uma compreensão humanista e ética do exercício profissional.

    Responda
  40. antonio pereira

    As escolas de medicina devem ensinar mais “sobre gente” e menos sobre business. O que me preocupa muitas vezes, é o nível de arrogância dos médicos, cobram absurdamente, além claro, de não pagarem impostos como mortais comuns (criam as tais empresas para não pagarem o adequado IR).

    Responda
  41. raul pereira

    Certamente é um grande erro fazer comparações. Você é única. Já te disseram isso não é mesmo? Após esse tratamento, recomendo ir a um neurocientista e tratar do seu cérebro. Diminuir a produção de cortisol é tudo que você precisa. PS: Não sou médico

    Responda
  42. Claudio Messias

    Mirian, ouvi algo semelhante de meu cardiologista depois que fiz cirurgia em 2015, aos 45 anos, ligando 4 safenas e uma mamária: tal qual carros que saem da concessionária, depois que passamos pela primeira retífica estaremos sempre na oficina". Ele referia ao fato de eu ter passado por duas situações de infarto após as cirurgias. Mas, veja, há médicos corretos. Dias atrás parei no hospital com suspeita de labirintite; era obstrução de carótida, logo, coração. Neuro e cardiologista se entenderam

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Claudio, também já encontrei excelentes mecânicos para o meu carro velho

  43. Pedro Lúcio Gomes Gil

    Sobre o último parágrafo do artigo, está nas mãos do Padilha revolucionar o atendimento do SUS e garantir a vitória do Lula em 2026..

    Responda
  44. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Quando o médico recomenda um laboratório específico, diz a palavra urgente quando se refere a cirurgias ou procedimentos ou recomenda uma marca de remédio, eu mudo de médico. A experiência dela eu passei com dores no joelho, quando avisei que ia refazer o exame na USP em SP o médico mudou de opinião sobre a cirurgia urgente.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Cada vez pior

  45. Fernando Lima

    O pior é pagar 500 reais (um terço de salário minimo) para um sujeito em menos de 15 minutos te receitar o remédio errado para a doenca errada. Melhoras, Mirian!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Já estou me cuidando com um mecânico excelente, Fernando

  46. rodrigo herman da silva

    A melhor dica é só consultar com médicos que lhe forem indicados, recomendados por amigos, no velho estilo boca a boca. Décadas atrás, nossos pais tinham seus médicos de confiança, o doutor que cuidava da família, ele conhecia todos e isso é uma vantagem. A sociedade tem que retomar esse hábito. Os Planos de Saúde e o SUS vão te encaminhar para o médico disponível no momento, hoje é o X, amanhã é o Y...

    Responda
    1. edilson borges

      nas clinicas de saúde da famíla não é assim, tem uma equipe q é responsável por uma parcela da população, se conhecem, vão às casas dos pacientes. tem é que ampliar a estratégia de saúde da família. plano de saúde só serve prá internação, geralmente no açougue mais barato.

  47. Andre elias do prado

    Existe uma visão distorcida de que médicos pagos são sempre os melhores, isto nunca foi verdade. A inúmeros casos de negligência médica em profissionais ligados a planos de saúde. Ao contrário do sistema particular, mesmo em condições muitas vezes precárias em sua estrutura, o SUS tem em seu corpo médico excelentes profissionais, que por se tratar do público e não do privado, nunca é valorizado como deveria. E falo com conhecimento de causa, pq também necessite do SUS, e não me cdecepcionei.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Nos hospitais universitários também se consegue um ponto de vista médico, e não de negócios.