UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A história em julgamento

VER COMENTÁRIOS EM Dora Kramer

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Márcio Marques Alves

    Já que é assim, e se trata de um revisionismo de reparação histórica, por que não, cassar a concessão da Globo, por ter participação e sido muito beneficiada pelo regime militar. Ou a Globo também foi benefíciada com a Lei da Anistia de 1979?

    Responda
  2. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

    Poderia escrever páginas e páginas sobre as atitudes dos ministros do stf (em minúsculas, sim) Mas tenho uma pergunta: Quero saber em que país do mundo e quando houve golpe sem força armada, sem armas, sem dirigentes em campo, sem viaturas, blindados ou semelhantes, sem manifestos públicos,etc.?

    Responda
  3. marcos alberto castellini

    ... somos um país de políticos (não só) muito corruptos, estamos muito próximos de sermos um país de narcotraficantes, as quadrilhas/crime organizado gozam de um poder monstruoso e estão se infiltrando em todos os setores da sociedade brasileira, e... tudo isto, quando conseguimos "pegá-los" são indultados, anistiados, "todas as provas são julgadas imprestáveis, não importa as que comprovam os crimes cometidos", então só uma coisa permanece firme e forte: A IMPUNIDADE. Cadeia neles.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de um fato histórico que estamos presenciando, atravessando. Um golpe de estado que foi debelado, e agora o indiciamento dos mandantes e participantes dessa trama criminosa. Entre eles estão um ex-presidente, a alta cúpula das forças armadas e policiais.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Uai, Dona Dora, nada mal. Espero, sinceramente, que no próximo artigo a senhora não abandone o pacto com esse tal de Jornalismo. Sob tal égide, este texto ficou muito bom. Não solta a mão dele, não.

    Responda
  6. antonio brito

    Correto, excelente texto. Marx estava certo, a história sempre se repete, a primeira vez é uma tragédia a segunda uma farsa. O golpe de o_68 foi uma tragédia, a tentativa de golpe de o_22 foi uma farsa. A anistia de _79 foi uma tragédia, hoje seria uma farsa. Tem uma grande diferença dos generais de o_64 e os que assumiram no bolsonarismo. Aqueles não tinham ambições pessoais, podiam estar errados porém tinham um sentido de dever e de pátria, como Castelo Branco. Poderia ter prorrogado o

    Responda
    1. antonio brito

      A nação deve muito ao gal Freire Gomes. Com firmeza rasgou o ridículo decreto golpista. Mesmo nomeado por Bolsonaro conseguiu colocar o cargo a serviço da pátria. Infelizmente não se pode dizer o mesmo dos juízes que desmontaram a lava jato, daquele que usurpa o poder dos demais juízes ou dos que se omitem no meio da farra dos penduricalhos.

    2. antonio brito

      Jamais imaginaria que o golpismo militar voltaria com as vivandeiras fazendo bivaque nas portas dos quartéis. Os filhos do Médice ganharam a vida como professores, do Geisel, a Lucy viveu com as pensões do pai. Caso Geisel soubesse que algum subordinado surrupiasse jóias do Estado, mandaria prender de imediato. Existe um caldo de insatisfação com as políticas de estado, a corrupção, o peso do estado sobre o contribuinte. A visão anacrônica da corte burocrática alimenta esse desconforto,

    3. antonio brito

      O mandato, porém preferiu cumprir a constituição e saiu no momento previsto. O exército sempre teve divisões, depois de Castelo venceu a linha dura com o AI 5. Dessa vez a parte esclarecida que cumpria os parâmetros da anistia venceu. O general Freire Gomes foi um sábio, um herói ao enfrentar o decreto do golpe em novembro. Teve o cuidado de ser contra porém evitou a demissão, em seu lugar poderia assumir um golpista. Quem saiu às ruas pelas diretas já, jamais imaginaria que o golpismo militar

  7. Guilherme Zambrana Toledo

    Quando o navio afunda, os ratos são os primeiros a abandonar o barco.

    Responda
  8. José Leandro da Silva

    Bolsonaro exaltou um torturador e um regime político; agora pede clemência a quem ele tripudiou! Dê Deus ninguém escapa! Toma Bolsonaro!

    Responda
  9. Luiz Mário Vieira Souto Leitão da Cunha

    Considero Dora Kramer a melhor colunista de política, desde seus tempos no Estadão.

    Responda
  10. Raymundo Itareru

    não tem como não elogiar a Sra. cadeia para os golpistas, sem anistia

    Responda
  11. filipe moura lima

    Sempre fui arredio à Dora, mas resolvi ler esse artigo. Gostei.

    Responda
  12. ERMELINDA SANTANA MATOS

    Dora , obrigado pelo artigo

    Responda
  13. gerson christmann

    Artigo perfeito, baseado em opiniões mas com lastro nos fatos. Nada do achismo de outras colunas que vemos por aqui. Em suma, o que se exige de um jornalismo responsável. Parabéns Dora.

    Responda
  14. neli faria

    A oposição ,nas manifestações,participei!, pedia Anistia ampla geral e irrestrita. Conseguiu!Foram perdoados os assassinos,terroristas,torturadores,maus servidores.Isto é,saíram impunes.Os assassinos, de dona Lydia Monteiro de Silva e do soldado Mário Kozel Filho , se livraram.Anistia hoje também seria um erro! Não são tão homens para rasgar a Constituição? Que sejam apenados. Sou contra a prisão preventiva para os Ps, de janeiro.Os políticos e poderosos estão por ai, a assoviar Lamento.

    Responda
  15. JOÃ O MUCCI

    Excelente análise, como sempre! Dora Kramer é show de bola. Que esses golpistas peguem muitos anos de cadeia.

    Responda
  16. omar alves abbud

    O pior de tudo é que quando lhes foi oferecido acordo de não persecução, reincidiram no erro, certamente por convicção política. Assim, reafirmaram seus propósitos, quando poderiam se arrepender e escapar da cadeia. Agora choramingam e servem de desculpa esfarrapada para que se fale em perseguição política...

    Responda
  17. Laudgilson Fernandes

    Anos após anos venho concordar em vírgulas, pontos finais, praticamente em tudo dito por Dora Kramer. Vou printar esta página e guardar como prova que nem tudo está perdido. Ainda, há esperança, no olhar de quem sempre se mostra contrária a qualquer mudança que vise o bem do nosso povo.

    Responda
  18. Ivan Bastos

    Quem não foi golpista em sessenta e quatro é golpista em vinte e dois. Momento histórico. Poder militar sob os civis e que se acabe o ímpeto golpista das FFAA, que vem desde o império. Sem anistia. Cadeia para todos os golpistas.

    Responda
  19. Dalton Matzenbacher Chicon

    Primorosa análise. Chamem-na do bozolista, agora, como costumeiramente o fazem os tão sensíveis às devidas críticas adequadamente direcionadas a lula e etc.

    Responda
  20. Luciano Napoleão de Souza

    Os criminosos anistiados em 79 são os que estão no poder hoje, destruindo o país. O resto é falácia.

    Responda
    1. neli faria

      Napoleão: os maus militares de sessenta e quatro também foram anistiados. E se o Exército fosse profissional, era para bolsonaro ter sido Expulso . Recordo que ele quis fazer greve.

    2. Laudgilson Fernandes

      Os criminosos de ontem eram os torturadores como o Ustra estampado na camiseta do dudu bananinha e citado pelo genocida no impedimento da Dilma.

    3. Hernandez Piras

      Falácia é acreditar que em 1979 só um lado tinha criminosos a serem anistiados. E quem tem destruído o país são gente de ambos os lados, os inimigos e os colaboradores do regime de 1964, que, aliás, deixou o país em péssimo estado. Basta lembrar da inflação de 200 % ao ano.

  21. Gaya Becker

    O mil ici ano atirou no q viu e acertou no q não viu. Esse julgamento dá oportunidade ao Brasil de lincar o q o mil ici ano tentou recentemente com o que aconteceu no passado e está atravessado na goela dos brasileiros até agora. Vide filme "ainda estou aqui". Ainda dá tempo de acertarmos as contas com o q fizeram contra nós no passado.

    Responda
  22. Luciano Ferreira Rocco

    A anistia de 1979 gestou a serpente. Aliás, as serpentes que, em breve, estarão nos bancos dos réus. Esperemos que o STF não falhe na condução desses processos e que não haja motivos para qualquer anulação. Senão, cobras criadas voltarão a nos rondar.

    Responda
  23. Renato Letizia Garcia

    É só lembrar o que Bolsonaro falou no dia da votação do impeachment da presidente Dilma . Deveria ter saído alg he m@ dho do congresso naquele dia

    Responda
  24. Celso Vieira

    Dora, nada a ver sua alusão à "Anistia Ampla Geral e Irrestrita" de 1979. Essa lei anistiou todos, indistintamente, pois foi uma guerra em que houve dois lados, havendo vítimas e algozes em ambos. Será que só houve vítimas dessas famílias citadas por você? Quem foi sequestrado, morto em explosões e assaltos etc. não tinha família? Com certeza muita gente que está fazendo coro nessa torcida organizada não sabe ou faz questão de ignorar esse "detalhe", repetindo como alienados.

    Responda
    1. Gilberto de Paula

      Celso, admiro sua sensatez e coragem em mostrar a realidade. No calor do momento, todo mundo cai de pau nos conservadores, esquecendo as barbaridades cometidas pelos terroristas de esquerda na época da ditadura. Engana-se quem acredita que as intenções daqueles opositores do passado eram as mais angelicais possíveis.

    2. filipe moura lima

      É nisso que dá quando alguém passa pela escola e não aprende história.

    3. Helene Medeiros

      Muito bem lembrado Celso.

  25. MARIA F LUPORINI

    A comprovação é fácil e farta: áudios, vídeos, fotos, combinação em grupos de WhatsApp, minuta de golpe, operação para matar o presidente e o vice-presidente eleitos pelo povo, bombas para aeroporto e linhas de transmissão, reunião com embaixadores, pedidos de golpe militar na frente dos quartéis, bravatas em cima de caminhões de som, delação premiada, não falta nada. Viva a Democracia no Brasil.

    Responda
  26. Antonio Ferreira de Castilho

    Perfeito!

    Responda
  27. Luís Cláudio Marchesi

    E se Bolsonaro e seus comparsas identificados nessa trama, fossem julgados, também, pelas milhares de mortes por causa da falta de vacinas contra a Covid? Crimes contra a vida humana são cruéis. Assim como querer matar nossa democracia!

    Responda
    1. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Bem lembrando as vítimas da covid que foi negada a oportunidade de estarem vivos por falta de oxigênio em Manaus , compra tardia de vacinas , estimulando pessoas a não vacinarem . Tá saindo é barato para baderneiro ignorante .