Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Falando em Fla-Flu, não há como não lembrar do vexame do 7 x 1 contra a Alemanha no final de Dilma 1. A taxa de juros era então crescente (o padrão petista) como novamente ocorre hoje, e a seleção humilhada como ocorreu ontem em Buenos Aires. Estamos cada vez pior.

    Responda
  2. vitor da Silva

    O BC era comandado por um notório bolsonarista, que perdeu as eleições e deve ter ficado ressentido. Natural que no comando do BC tenha pensado em sabotar o governo que o derrotou nas urnas. Não sei. Sei que o BC já fêz o governo atual pagar tipo 2 trilhões de reais aos credores da dívida -- mais do que os gastos com a conta da previdência social. Sem contar o rombo no déficit orçamentário e a explosão da dívida pública

    Responda
    1. vitor da Silva

      O BC furou o teto da meta de inflação várias vezes e teve de escrever cartas ao ministério da fazenda pra se explicar. Culpou Putin, COVID, chuvas, seca, dólar, choques de oferta, expectativas, Lula, etc. Nunca assumiu os próprios erros. Daí o Brasil é o país que paga os maiores juros do planeta, sem crise, sem guerra, sem hiperinflação.

    2. andre lunardelli

      Militância petista: a culpa eh sempre dos outros. Campos Neto fez o que qualquer economista faria, inclusive Galipolo, que continuou agindo igual.

  3. vitor da Silva

    Sem dúvida, Campos Neto teve alguma responsabilidade nesses últimos aumentos da Selic, Haddad está certo. Campos Neto presidiu a reunião em que houve a indicação dos aumentos para este ano. O Copom poderia ter alterado mas seguiu a recomendação, unânime, talvez para evitar ruídos que pudessem perturbar o "mercado". Nove doutores em economia unânimes em arrombar as contas públicas, travar a economia e outras perversidades ...Tudo isso por um IPCA de cinco? Não dá pra acreditar!

    Responda
  4. Marcelo Magalhães

    Economia é política, não existe isenção. O neoliberalismo é necroeconomia. Com o modelo de rigor fiscal e política monetária contracionista, os ricos ficam mais ricos e os pobres miseráveis. Daí, aumenta a mortalidade infantil, a morbidade adulta e diminui a expectativa de vida. Os economistas, como o autor, se negam a reconhecer que pessoas morrem com a restrição da renda. É o caso da Argentina, que colocou mais da metade da população na condição de miséria. Isso vai matar muita gente.

    Responda
  5. Carlos Alberto Komora Vieira

    Ainda acho que oRobrrto Campos Neto saracoteou demais e contribuiu com a especulação. Por outro lado, inovou. Veremos, se, como Dalgnol, sairá candidato, o que é direito mas macula sua postura com viés político anti-govetno e de certo modo anti-País.

    Responda
  6. Marcus Guedes

    Certamente. Porém, penso que o nobre articulista poderia escrever sobre a concentração do nosso Sistema Financeiro e como isso inibe o empreendedorismo. A discussão da meta da inflação não é o foco da Política e sim o pleno emprego. Aumento da atividade concorrêncial, no longo prazo, derruba inflação. Falta keynesianismo e sobra ortodoxismo,nos BC Boys.

    Responda
  7. andre lunardelli

    Como de hábito, análise perfeita de Bernardo.

    Responda
    1. andre lunardelli

      Vitor, e a militância petista unânime na posição de que a culpa eh sempre dos outros, inclusive de quem dedica a vida a estudar e analisar o assunto seguindo a metodologia da ciência.

    2. vitor da Silva

      É, 9 doutores, pós-doutores, phDs, fazendo o melhor possível, sem discordâncias quanto à política monetária, unânimes em combater uma inflação de 5% com a maior taxa de juros do mundo.

  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Devia escrever em algum jornal de Londres.

    Responda
  9. Gilberto Rosa

    Ser calunista do dono da Folha, Luis Frias, bilionário banqueiro parasita de juros, não é fácil, precisa ganhar bem pra se sujeitar ao ridículo dos maiores juros do mundo, e o pior, o bilionário não paga imposto do que ganha com os juros, afinal, o Brasil é o único país no mundo em que dividendos não pagam impostos. Dá pra pagar muito calunista.

    Responda