Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EZIQUEL D VILA

    Se o Boulos pintasse a estátua seria apenas um manifestante pelo interesse social.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Mais um filhinho feliz do Gaspari! Olha o estrago!

  2. Marcus Acquaviva

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. EZIQUEL D VILA

    Só perdi meu tempo estudando faculdade de direito estudando milimetricamente as leis e princípios, tudo jogado fora. Direito penal virou um li xo.

    Responda
  4. Reinaldo Silva

    Que matéria é essa Gaspari? Até você caiu nesta estória da condenação por causa de pichação com baton? Quem diria! O cara que escreveu sobre o golpe de 64, agora deturpa uma sentença alegando "exagero" da pena imputada a Débora sem mencionar a métrica dos demais crimes que a Débora cometeu. É Gaspari, como você mudou! Débora cometeu várias impunidades, além do baton na estátua do STF. Não tem que moderação com golpista. Aliás, muitas pessoas sentenciadas não cumpriram a pena na cadeia.

    Responda
    1. Eduardo Pires

      Perfeito seu comentário. Poupou meu tempo, não tenho mais nada a acrescentar.

  5. Maria Lucia Cocato

    Peraí, Elio. Não dá para colocar no mesmo patamar condenações da ditadura e da nossa democracia. Lá, ir para a prisão já era quase pena de morte, dadas as torturas a que eram submetidos os presos políticos. Aqui, além da pena não ser cumprida em sua totalidade, não há tortura nem morte. Então, cumpra-se a Lei.

    Responda
  6. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Que vá reclamar com o bispo.

    Responda
  7. Isaias Soares de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Max Morel

      Denunciei esse comentário vil e abjeto vindo de uma mente poluída.

  8. max ribas

    Meu amigo, com toda a sua idade, você não entendeu nada. O Estado nunca aceita ser ameaçado e aí daquele que o afrontar. É isto. Acorda.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Gaspari ressuscitando os zumbis bolsonaristas! Grande trabalho! SQN

  9. jose prado

    Todos sabem que no Brasil 14 são dois e meio! Hora querem rigor da lei, hora querem flexibilidade! Depende da conveniência en causa própria!

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Texto muito claro, q em nenhum momento pede absolviçao, só bom senso

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Gaspari ressuscitando mais um zumbi bolsonarista! Grande trabalho! SQN

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Só complementando porque o número de caracteres limita. Esquece o colunista e os que apoiam sua equivocada opinião que todo o processo se pauta em legislação e comparar dosimetria da pena é desonestid ad e intelectual, fa lt a de caráter ou s&nilida de. Bom para ele era no tempo do Moro e o lawfare mais ind ecente da história jurídica do país. Infelizmente, para os amantes de extremismo, a democracia está sobrevivendo. Sem anistia!

    3. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Deplorável que os tempos de obscurantismo cognitivo levem as pessoas, inclusive o colunista que outrora eu admirava, a repassar informações absolutamente inverídicas e equivocadas como o caso da "coitadinha" da cabeleireira que passou um mês acampada em quartéis, organizando caravanas, ciente do objetivo golpista, inclusive, armado, nesse momento não pensou nos filhos.

    4. Valdo Neto

      Muito bem Florentino, enfim o senhor aceita que foi criminosa a atuação daqueles que tentaram o golpe no oito de janeiro.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bom senso é considerar toda a conjuntura dos atos praticados pela condenada.

  11. Filipe Quintans

    Eu queria sentir saudade de certas coisas como Elio Gaspari sente saudade da ditadura, ou do tempo em que ele e personagens como Merval Pereira caminhavam pelas redações como mandarins da correção e da prática jornalística.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Temos aqui mais um amarante da ditadura! Que coisa louca! Parabéns pelo serviço, Gaspari!

    2. Gregorio Amarante

      Logo você sentirá saudades da esquerda no poder, ela vai sair para nunca mais voltar. É só esperar para ver Sr. Filipe.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não vejo Elio e Merval como saudosos da ditadura. São opiniáticos. Mas jamais sugerem ou suscitam presumir serem saudosos ou desejosos de ditadura.

  12. Leonardo Trindade

    Esquerda sem uma pauta humanitária e libertária é apenas stalinismo. Dito isto, a condenação é um absurdo.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Marcelo, reacionária é uma esquerda punitivista. Qualquer pessoa que já foi a um protesto sério e que apoia a ações de black blocks contra símbolos capitalistas não pode cair nessa besteira de punir por ações menores contra patrimônio. A lei é baseada em precedentes e interpretações equivocadas. A punição de hoje pode ser uma arma contra você amanhã.

    2. Leonardo Trindade

      Dalton, sabe o que é panfletário hoje no Brasil? A extrema direita e seu populismo baseado no medo. Marxismo não tem nada de panfletário, é uma crítica totalmente pertinente ao capitalismo e uma ferramenta para os trabalhadores abrirem os olhos.

    3. Marcelo Silva

      É impressionante a quantidade de reacionários e zumbis bolsonaristas que Elio Gaspari conseguiu ressucitar com este texto lamentável! Que belo serviço, hein doutor!

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira panfletária é absurdo.

  13. CAROLINA Peleteiro

    Porque insistem em dizer que são 14 anos por Pixação de batom. Por esse crime é só 1 ano e meio. Vocês gostam de dar munição para os golpistas e seu fã club ficarem choramingando.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Má fé, simplesmente. Pode ser s€nilidade também.

  14. Dalton Matzenbacher Chicon

    Dificilmente discordo de Gaspari. Hoje sim. O batom criou uma simbologia de inocência e de mera fanfarrice que não tem adequação ao efetivo fato. Essa senhora, mãe de 2 filhos menores, dispôs-se deliberadamente a participar de um ato de franca violência e voltado à ruptura do estado de direito e derrubada do governo eleito (ao qual costumo ser crítico ferrenho). Não é pouca coisa. Vejo como mais grave do que homicídio.

    Responda
  15. Humberto Giovine

    Será que a moça da pichação não sabia o que estava fazendo naquele dia e local? Ou estava passeando e resolveu ver o que acontecia com a turba? Em relação a ter filhos menores, vários criminosos perigosos também os tem. Isto não os isenta dos crimes cometidos.

    Responda
  16. Murilo Faria

    O pior de tudo é o juiz relator ´matar no peito´ , e assumir todos os processos que acha que deve assumir, e ponto. Errado, vai contra o Estado de Direito. Minimamente, deve-se acompanhar o FUX, e o Plenário julgar, não a Turma.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Pesquise e vai ver que está decisão de julgar estes casos na primeira turma foi tomada em 2022 pois o pleno estava praticamente paralisado, atolado de julgamentos e decidiu descentralizar para dar mais celeridade! Apenas isso!

    2. Gilmar Maghenzani

      Se vc quiser legislar se eleja senador assim vc pode fazer as leis

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você fala em proteção ao estado de direito por meio de adoção da divergência unitária vencida ? qual fundamento há a isso ?

  17. Marco A Moreira

    Excelente texto. O juíz censor arruina os débeis alicerces do STF com sua ação vingativa e despótica.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não levam em consideração é delírio

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Que pena !

  18. Weber Oliveira

    É muita cara de pau se ater a ponta do iceberg de uma condenação.

    Responda
  19. João Batista Tibiriçá

    Que pena Elio! Tudo que acontece com a gente é fruto das nossas decisões! Ela devia saber o que estava fazendo. Para estar tão inebriada assim. Servir de lição, para as pessoas não se deixarem levar por discursos vazios, feitos por quem nunca fez nada para o povo. Também aprender respeitar o patrimônio público.

    Responda
  20. Humberto Giovine

    Será

    Responda
  21. WILHELM NORDMANN

    Me desculpe, mas considero correta a condenação. Não se trata de um batão, mas de uma participação na tentativa de golpe. E é bem diferente do que décadas atrás. Com toda progressão de pena ela vai passar somente dois anos em regime fechado.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Em verdade, já está quase cumprido o prazo de regime fechado.

  22. LUIS PASSEGGI

    O que o texto do Dr. Elio coloca é o fundamental: se uma cabeleireira leva 14 anos, quantos anos levará um general 4 estrelas? Todos os comentários: /mais de 100 anos, mínimo [inserir aqui emoji de palhaço]/. Eu: hahahaha, certo! confia!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não, pq cada crime tem uma dosimetria e só ver a lei

  23. Marcelo Arias

    Patifaria... Ninguém foi preso por passar batom.... O crime é compor uma tropa violenta de baderneiros que buscavam intimidar os poderes da República... E que bom que não conseguiram... Erro de cálculo... Achavam que um cabo e um soldado bastavam.... Sem anistia

    Responda
  24. Gilmar Maghenzani

    Seu Élio não foi julgado o batom na estátua e sim a participação na tentativa de golpe em cinco crimes, todos com penas deve 3 a 4 anos, será que precisa desenhar para esses golpistas

    Responda
  25. Diogo Palomares Rufino

    Em breve, vamos descobrir que não passava de uma ação publicitária da Avon para vender mais batons. Assim como toda aquela turba destruindo prédios públicos eram todos cristãos, cidadãos de bem, e só queriam fazer um passeio guiado pelos corredores de Brasília. Não foi só a estátua q ela pichou, foram anos aguentando discursive de odio, negacao a pandemia e posteriormente à vacina, enfim 14 anos é tempo suficiente para repensar a vida!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Normatizar o crime faz parte das ações dos golpistas e corruptos para se livrarem da cadeia é tática e técnica da direita bolsonarista

  26. José Pereira

    O que uma pessoa, responsável por duas crianças, anda fazendo numa confusão que visa botar abaixo o Estado Emocratico de Direitos, inclusive os dela e os das crianças confiadas à ela?

    Responda
  27. Antônio Augusto Soares

    O que determina a lei? Há ilegalidade?

    Responda
  28. MARIO RAMIRO

    Mestre Gaspari, o sr. bem que poderia distinguir o ato de vandalizar patrimônio público, com o de integrar milícia acampada em porta de quartel à espera das ordens de ataque. Se a cabeleireira deixou os filhos em casa para íntegrar o exército bozolóide, ela deveria saber onde estava se metendo. Ferro na boneca.

    Responda
  29. Valdo Neto

    Elio, igualar alguém que pediu o fim de uma ditadura e outrem que clama por uma não parece sensato, ainda que a pena a ser imposta à cabeleireira golpista possa ser questionada.

    Responda
  30. Marcos Araujo

    Se o golpe defendido por esta mulher tivesse dado certo, duraria quantos anos? Catorze, dezessete? Seria o tempo de nossa pena. Ela que pague por seus sonhos, ou melhor, delirios

    Responda
  31. gustavo alves de oliveira

    Crime contra estrutura estatal, em qualquer canto do mundo, sempre teve pena pesada. Comparada ao direito alienígeno, a de Débora pode ser classificada como branda. Isto sem contar que ela, salvoengano, não quisera acordo de suspensão do processo lhe oferecido. E se filho interferisse na aplicabilidade de pena, não havia presídios no Brasil. Anacronismo: Tiradentes foi julgado e considerado conspirador. Pena: esquartejamento.

    Responda
  32. Murilo Belezia

    Dá para entender quando juristas de porta de botequim esbravejam contra a dosimetria aplicada aos patriotários (Agradeço a quem criou essa palavra) de 08/01, Mas um jornalista, exceto se pensa nas contas do fim do mês, deve se pautar pelo conhecimento do assunto. Ou vá escrever poesia. Ay, caramba, tudo que escrevo vai para moderação....

    Responda
  33. cesar schumacher

    Debora passeava com as crianças num domingo ensolarado próximo de sua casa. Teve uma idéia inusitada e depois de correr alguns minutos chegou em frente ao STF, sacou seu batom e escreveu uma frase conhecida na estátua ali posta. FIM. É sobre isso que Gaspar i escreve, os fatos são outros, muito distintos e graves

    Responda
  34. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Relaxa seo Elio. Com tanta divulgação do batom, logo ela será candidata a deputada. Vida que segue.

    Responda
  35. AMARILDO BARROS

    A condenação não foi por um único crime, foi um concurso de crimes. As penas somadas chegaram a 14 anos. Do jeito que o fato é noticiado parece que foi só um tipo penal.

    Responda
  36. Marques Calixto

    O nobre colunista, como tantos outros e a própria grande mídia, morderam a isca. Sustentar que a golpista Débora está sendo condenada a 14 anos de prisão por uma pichacão denota um raciocínio preguiçoso e mostra claramente de que lado o colunista está. Ainda estamos aqui, Elio Gaspar.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Não morderam a isca. É má fé mesmo. Querem passar pano para os gol. Pistas

  37. Taniara Aguiar de Souza

    Sêo Elio, como diz o Benassi, está equivalendo o "abaixo a ditadura" com o "abaixo a democracia"? A defesa dos milicos não tem limites. Que horror!

    Responda
  38. Sergio Moraes

    O colunista se junta aos que reduzem sentença proposta à golpista a um mero ato de vandalismo. Referrir-se a este caso pelo batom é um serviço que se presta aos que defendem impunidade. Nada de novo vindo do presidente do fã clube do Geisel-Golbery. O carinho por golpistas é anitgo. Do colunista e dos patrões.

    Responda
  39. ADONAY ANTHONY EVANS

    Na primeira fila do julgamento os filhos de Vladmir Herzog e Zuzu Angel barbaramente mortos. Não foram condenados a 14 anos, mas a toda a vida. Batom manchando a Estátua da Justiça, é mais que mera arrelia de uma inocente. É o Brasil dos torturadores que ela queria de volta.

    Responda
  40. Marcos Benassi

    Sêo Elio, suponho que nossa Alta Corte não oferecerá acordos de não prossecução penal aos Grão-Bozolóides, tal como o fez pra arraia-miúda (aliás, hienas miudas, que botar a arraia nessa confra é maldade). Em não o fazendo, pena que vier é jogo jogado. Mas, aos bocós do quebra-quebra gorpista, houve tal deferência: não aceitou? Crau. Mas sou favorável, depois que a Alta Bozoléia levar seus vintetantos na cacunda, faça-se uma revisão das penas da escumalha. Mas só depois.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, né não, Zé Ronaldo, de jeito maneira. A única "persecução" foi da depuRuiva, que perseguiu o jornalista Preto rua afora de berro em punho. Terá de manter sua "perseguida" longe do congresso! Hahahahah!

    2. José Ronaldo Cassiano de Castro

      Sêo Benassi, não seria persecução? Desculpe a brincadeirinha.

    3. Anete Araujo Guedes

      Sempre há redução de pena, Marcos.

  41. Alvaro César Nonato Marques

    E vergonhoso dizer que a Sra Débora foi condenada só por pixar com Baton a estátua

    Responda
  42. José Emanuel Santos

    Débora não está condenada a 14 anos por "pixar uma estátua com batom". Esquecem do conjunto da obra. Imagine uma pessoa que antes ( ou após ) uma assassinato pisa numa barata. O sujeito é condenado e as pessoas passam a dizer: "Coitadinho, só porque pisou numa barata?"

    Responda
  43. Edson Muniz de Araujo

    É, sinto muito Débora mas você merece.

    Responda
  44. Marcus Acquaviva

    Até agora, ninguém mencionou que ela recusou o acordo de não persecução penal que lhe foi oferecido. E ela estava entre os que queriam simplesmente abolir o Estado. Era só não ter estado lá.

    Responda
    1. Taniara Aguiar de Souza

      É a primeira vez que vejo mencionarem transtorno mental com relação à golpista. Chegou a turma do atestado médico.

    2. antonio brito

      Recusar o abono penal demonstra que ela não está em seu juízo e é incapaz de avaliar o que fez. Merece tratamento psiquiátrico. A absurda condenação não aliviará o transtorno mental

  45. john de sá

    Merval Pereira? Tenha dó...

    Responda
  46. antonio brito

    Correto Helium. Como uma mãe deixa seus filhos e passa dias acampada em frente ao quartel em busca de uma quimera, a intervenção militar? Está fora do seu juízo, deveria ser considerada uma incapaz de avaliar o que estava fazendo. Merecia no máximo um tratamento psiquiátrico. Quem aplaude com gozo a injustiça em sã consciência são totalitários tanto quanto os que escreveram a minuta de golpe. Esses deveriam ser culpados duplamente pelo mal que fizeram na mente de alguns.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Comentário meio fora de juízo normal, sob incapacidade de avaliar o que está sugerindo.

  47. Francisco Carlos Caputo Maciel

    Quantos anos pegaria quem escreveu : " Figueiredo esmurruga e fuma" em Porto Alegre RS?

    Responda
    1. Francisco Carlos Caputo Maciel

      Não podemos esquecer que muitos foram condenados a morte nos porões da ditadura!

  48. EUGENIO SANTOS

    A Folha des envergonhada. Ou o articulista des a envergonhado? Envelhecer é isto? Revelar um olhar que filtra as atrocidades dos regimes sanguinários?

    Responda
  49. Marcos Napoleão Lacerda

    Essa senhora saiu de sua cidade, deixou o seu negócio e os dois filhos pra trás, para apoiar um golpe de estado, sinto muito, mas o batom é apenas um detalhe, perdeu mane …

    Responda
  50. Mario Sergio Pires

    O artuculusra esquece que o juiz julga é estabelece a pena confirme o que diz a ele e não pela gravidade ou não do ato em si. Quem foi naquele domingo na praça tinha plena consciência do que queria, acredito que tenham que pagar pelas suas escolhas.

    Responda