UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Débora virou um símbolo espinhoso

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Bosco Soares

    Quando Débora escreveu "perdeu Mané!" ela tinha a convicção que o golpe havia sido um sucesso, os Ministros seriam presos, o STF e o Congresso Nacional seriam fechados. Mas isso não aconteceu. Assistimos perplexos a tamanha violência contra a nossa Pátria. Fechar o Congresso e o STF só com golpe de estado. Os Comandantes militares e a maioria da população não é ignorante, sabem as consequências de se viver numa ditadura. Vivemos de 64 a 85 numa ditadura militar, de 88 pra cá GOLPE JAMAIS!

    Responda
  2. Juliano Camargo

    A esquerda, que vive de mascarar seu imenso ódio com palavras bonitas, e o STF, que se tornou uma junta política de togados, acabaram de criar um mártir, assim como o barbeiro mineiro que foi condenado na Inconfidência.

    Responda
    1. Marcos Loureiro

      Calma lá Juliano. Comparar a moçoila transloucada ( segundo ela mesma ) ao Tiradentes é forçar, em muito a barra.

  3. Armindo Kolbe

    Punir "exemplarmente " os peões é fácil. Eles não têm voz, não têm amigos influentes, são uns iludidos que acreditaram em "papai Noel". Devem sim serem punidos, pagar os prejuízos causados, mas não devem ser esfolado vivos. Querem pegar alguns para exemplo? Peguem a famiglia Bolso não, pastores ilustres, grandes agricultores e empresários. Esses sim merecem anos de cadeia, esses se saírem incólumes voltarão para terminar o que começaram. Esses são "insubstituíveis, mas os peões......

    Responda
  4. GERALDO TADEU S ALMEIDA

    Até tu, Elio? "Manés", na visão dos incautos, são todos aqueles que, nos anos de chumbo, foram presos, torturados e mortos em defesa do estado democrático brasileiro. "A ditadura mata", sentenciou de forma contundente a ministra Cármen Lúcia em seu voto nesse histórico 26 de março.

    Responda
    1. Marcos Loureiro

      Geraldo, eu acho que a mocinha aí tem de pagar, embora concorde que 14 anos é muito, mas quando os malditos da ditadura nos massacravam ela nem tinha nascido. É só mais uma coitada que nem sabia direito o que estava fazendo.

  5. Carlos Alves Junior Carlos

    Porque essa mãe de dois filhos, larga seus dois filhos, entra em um ônibus e vai fazer arruaça? Se estivesse cuidando de seus dois filhos, agora estaria com seus dois filhos. Quanto a pena, é só perfumaria.

    Responda
    1. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

      Perfumaria é porque não no teu. Pimenta é na Débora: 14 anos No Brasil do pós64 um sequestrador de embaixador levou 8 anos. Dá para comparar?

    2. Max Morel

      Ela já está ilegalmente presa faz dois anos, em prisão preventiva ilegal.

  6. Reginaldo Modesto Barabba

    Saiu de casa em concurso de pessoas que voluntariamente se envolveram em uma ação violenta e a empreitada criminosa contra o estado democrático de direito é muito pior que assaltar um banco. Acho pouco 14 anos porque cumpre 1/3 da pena e sai

    Responda
  7. GERALDO DE CARVALHO JR

    Uma deputada sem porte de arma aponta para para um manifestante. Condenada a 5 anos e perda do mandato. A outra condenada a 14 anos? Casos distintos, porém algo está errado...

    Responda
  8. Carlos Eduardo Cunha

    No Brasil há 60000 perdas de vida por ano , sem guerra , mas com governos sucessivos fracos, gordos, injustos, cada um defendendo seus interesses e poucos crimes são identificados e , de repente, uma mãe com dois filhos pequenos aborrrecida pinta com batom uma frase dita por um ministro em uma estátua, pede desculpas , está presa já dois anos e pega agora 14 anos de cadeia . Há uma total falta de compreensão, humanismo, respeito a um cidadão . Só um insensível pode aprovar isto.

    Responda
    1. Max Morel

      Concordo totalmente.

  9. Jesus evangelista Almeida

    Essa senhora deve gostar muito dos filhos,gosta tanto que deixou eles sabe lá com quem pra participar de vandalismo

    Responda
  10. Marcos BARREIRA

    A pena é branda. O problema são todas as outras penas que também são demasiadamente brandas. Então a base de comparação é baixa demais. Enquanto este país não começar a colocar todos bandidos na cadeia com penas pesadas, nenhum tipo de crime nunca acabará. O ser humano se move por incentivo.

    Responda
    1. Max Morel

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Quem realmente foi condenado a uma pena altíssima, muito maior do que a da cabeleireira Débora, foram os mortos pelos militares durante a ditadura, alguns citados na matéria. Foram condenados à pena máxima - a pena capital - sem ao menos terem sido julgados. É assim que funciona em ditaduras, esta mesma que a cabeleireira defendeu na intentona golpista de 08 de janeiro

    Responda
    1. S Luiz Faria

      Então a Débora está sendo condenada pelos crimes da ditadura? Como? Se nem quem os praticou foi condenado! Houve anistia ampla, geral e irrestrita. Essa pena é descabida, todos sabem. Somente a cegueira ideológica para aceitar esse absurdo. E quem foi condenado a essas penas altíssimas estava na luta armada, para derrubar o regime e implantar a ditadura do proletariado, como bem disse Gabeira, que participava desses atos.

  12. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Mãe de dois filhos menores que largou em casa para ir pintar estátua em Brasília. Oh!

    Responda
    1. S Luiz Faria

      Recentemente uma mãe de filhos menores foi posta em liberdade. Seu crime: corrupção. Seu marido também foi condenado a mais de 400 anos e já está solto.

  13. Marcelo Magalhães

    O colunista atende à recomendação explícita do editor. Ridicularizar o STF. Quem pichou abaixo a ditadura, pregou totalmente o contrário da moça golpista.

    Responda
  14. MARIA APARECIDA MARTINS

    Colunista, logo o senhor que escreveu muito sobre a dita dura? Ela não foi condenada por passar batom na estátua. Veja os fatos objetivamente. Aproveite o dia de hoje, 26 de março , e reveja as cenas cenas quase completas do crime pelo qual estão recebendo as penas. Dá a impressão que eo Sr está fazendo um favor para a f s p que tem defendido os gol pistas.

    Responda
  15. Mauricio de Oliveira e Silva

    Sr. Elio. Não se preocupe. A Débora dever ser réu primária, ter bons antecedentes criminais, e além disso se tiver bons comportamentos, terá a pena reduzida. Mas convenhamos, não foi uma pichação qualquer, foi uma frase dizendo que a Democracia perdeu, portanto promovendo uma abolição do estado democrático de direito. Não tenha pena dela, Elio.

    Responda
    1. Max Morel

      Assim falou o Torquemada tupiniquim. Que tal colocar a moça numa fogueira?

  16. mauricio silva

    Deveria estar no salão trabalhando ou em casa cuidando dos dois filhos. Já devia não estar fazendo isso a tempos, acampando nos quartéis, e rezando pro pneu e aguardando o grande dia do golpe, que ela será patriota contra a ditadura. E com progressão de regime deve ficar presa cinco anos vai dar pra refletir... mas acho que deveria ter psiquiatra nos presídios pra voltar essa gente pra vida real!

    Responda
    1. Max Morel

      Comentário leviano do Torquemada tupiniquim.

  17. Janio Rego

    Sêo Élio, essa pegou mal pro Sr

    Responda
  18. José Roberto Ferreira

    Demasia é achar que a pena se refere à pichação e, não, ao contexto claramente golpista! É a típica análise por conveniência, feita pra acalantar os ouvidos dos golpistas. Coisas da FSP e seus colunistas.

    Responda
    1. MARCELO RODRIGUES

      Bom senso José Roberto, bom senso. Sem fanatismo político, senão vai parecer que o STF é político e não técnico. Isso só alimenta os argumentos da ditadura da toga. Em tempo, antes que tenhas um ataque lulista: devem ser condenados pelo vandalismo que fizeram, mesmo que o MST não tenha sido pelo mesmo ato.

    2. AILTON SOUZA

      É que o Elio encheria com um olho só!

  19. Jorge silva

    Caso a mulher de baton e seus aceclas conseguissem o que queriam o prezado jornalista deste artigo não estaria hoje aqui para expressar sua opinão porque nem jornal talves existiria

    Responda
    1. josé SOARES

      Talvez o Elio estivesse por aqui, uma vez que tem bom transito com os milicos, mas muitos de seus colegas estariam presos, torturados ou mesmo mortos.

  20. Rubens Vinicius Rocha

    As penas são altas porque envolvem o somatorio de 5 crimes. Apesar de parecerem penas desproporcionais quando se examina superficialmente cada caso, o proprio STF ofereceu a cada um dos condenados a possibilidade de fazerem acordo para se eximirem das penas. Bastando pagar uma multa de valor simbolico, sair das redes sociais por 2 anos e fazer um curso de praticas democraticas. A infeliz Debora não aceitou a proposta e preferiu cumprir pena. Por que será, Elio ?

    Responda
    1. José Freitas

      A Lei de Segurança Nacional promulgada pela ditadura era muito mais justa do que a Lei que a substituiu, promulgada em plena vigência de uma suposta democracia. Fez muito bem a pobre vitima da atual ditadura do Judiciário em não fazer acôrdo com seus algozes. Em breve ela será colocada em liberdade. Sua condenação é tão absurda e vergonhosa para a "suprema côrte" que um dia seus integrantes irão pagar pelos seus crimes, tão logo a democracia seja restabelecida no Brasil.

  21. Guilherme Torres Godoy

    14 anos numa gaiola, é muito tempo. Tem algo errado ai, olha que diz o art. 163 A pena para o crime de dano ao patrimônio público é de detenção de seis meses a três anos e multa. O crime está previsto no artigo 163 do Código Penal. Não se trata de ser justo, e sim fazer justiça sem cometer uma injustiça.

    Responda
    1. Mauricio de Oliveira e Silva

      A pena foi de 14 anos, porque a moça, ao invés de cuidar do salão de beleza, praticou, veja só, 5 crimes contra o Estado Democrático de Direito. Agora dependerá dela fazer a progressão de cumprimento das penas. #sem anistia

  22. Zueleide Casagrande de Paula

    Esse senhor sabe muito bem que a ré foi condenada por varios crimes e na soma deu 14 anos de prisão. O vandalismo a escultura da justiça é o mais leve deles. Esta "senhora" recebeu a oportunidade de diminuir sua condenação, mas ela fez questão de defender o direito de defender o golpe de estado. Seja Jornalista e não use um jornal desse porte para fazer política de extrema direita senhor escrevinhador.

    Responda
    1. José Freitas

      Os varios outros crimes atribuidos à essa "senhora" são aberrações juridicas que não se sustentariam em nenhum pais democratico. Como alguem com um batom, alem de praticar vandalismo, poderia praticar um "atentado violento" ao estado democratico de direito e participar de um "golpe de estado" ? Seu unico crime, alem do batom na estatua, teria sido protestar pacificamente contra a eleição de um corrupto que o STF colocou de volta na presidência.

  23. paulo wesley dornellas

    A quem quer cruxificar todos os que participaram dos atos: se, no futuro, você estiver presente em alguma manifestação pública, p. ex. na av. Paulista, na Cinelândia, e houver tumulto com feridos ou mortos, você poderá ser condenado por assassinato e tentativa de assassinato, mesmo que estivesse a dois quarteirões de distância. É justo? Isso é justiça? A pena deve ser proporcional aos atos que cada indivíduo praticou. Antes que falem m*da, sou de centro-esquerda.

    Responda
  24. ALMERITA TEIXEIRA DE LIMA

    Não acredito que o jornalista entenda que a moça está sendo julgada apenas pelo batom. Está fazendo uma análise rasa do fato ou está querendo convencer algum leitor? Ela participava de um grupo que acreditava no golpe. Estava ali com um grupo para o fim que resultou. Vinha dos quartéis. Acorda, né? Batons acabam até com casamentos, dependendo do lugar onde são usados. E é claro que não é só pelo batom.

    Responda
  25. ALBERTO CHAHAIRA SOBRINHO

    Uma pena um jornalista com a sua história entrar no jogo da extrema-direita, com a manipulação ¨simplória¨ que tenta emplacar a nova versão do ¨um passeio de domingo no parque¨. Decepcionante, Elio Gaspari.

    Responda
  26. Elizabeth TANAKA SENO

    É bastante inteligente comparar uma pessoa que picha a favor do Estado Democrático de Direito e outra que picha contra. Gostei de tamanha inteligência e sabedoria. Parabéns Gaspari, se superou!!!

    Responda
    1. nemesio salvador

      Muito bom!

  27. Marco Antonio Gonsales de Oliveira

    Vale lembrar que Alexandre de Moraes, o Xandão, estaria fazendo o mesmo se fossem nossos camaradas que estivessem lutando, pela sábia decisão de destruir a instituições que asseguram a democracia burguesa, e o plano falhasse. Vocês defenderiam penas semelhantes?

    Responda
  28. Luciano Ferreira Gabriel

    Uma análise sensata, Elio. Infelizmente, o STF é mais uma instância política do que jurídica. Não a anistia, mas com respeito ao devido processo legal e à aplicação das leis.

    Responda
  29. Paulo Roberto Coelho

    Francamente, o colunista acha mesmo que a moça, inocentemente, passava por lá e teve um momento de inspiração?

    Responda
    1. Max Morel

      Não, Coelho, ele sabe que foi cometido um delito na estátua, mas o que ele considera com razão é que a pena é absurdamente demasiada.

    2. Fernando Alves

      O que faltou no Brasil foi um processo civilizatório depois da ditadura. Pode ver que todo país civilizado do mundo teve uma guerra civil onde a parte incivilizada, antidemocrática perdeu e sofreu uma limpa: EUA, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, China, Japão, etc.

    3. Paulo Araujo

      Não, realmente não estava num momento de inspiração, mas 14 anos por escrever com batom numa estátua, que foi limpa na sequência, é meio exagerado! Lembra Castro, nos meses seguintes a queda de Fulgêncio Batista.

  30. julio alves

    Elio realmente precisa de mais atenção da família. Depois do papel importante que teve, está ladeira abaixo! Além de entrar na conversa da extrema direita, de que a "pobre cabeleireira, mãe de dois filhos" está a ser condenada por pichação, cita num artigo seu o boécio "acadêmico" Merval. É o fim dos tempos!

    Responda
  31. Marcelo Ribeiro

    Grande manipulação para desqualificar decisões do STF. Prática de jornalistas e analistas políticos conservadores que flertam com ultra direita radical. A sra. Debora não foi condenada pela frase perdeu mané, mas por cinco crimes: Tentativa de golpe de estado; Abolição violenta de estado democrático de direito; Dano qualificado; Deterioração do Patrimônio Tombado; e Associação criminosa armada. O bato é um mero detalhe feminino.

    Responda
    1. julio alves

      Perfeito! Que um Pondé, Joelzinho, Lygia Maria ou Kramer escrevesse esse artigo, seria plenamente compreensível. São mandados dos patrões multimilionários da Falha. Mas ver isso escrito pelas mãos de Elio Gaspari , causa uma profunda tristeza ao suspeitar de traços de alterações pela idade avançada. Em tempo, tenho quase oitenta também.

    2. Marcelo Ribeiro

      *baton

  32. MARIA F LUPORINI

    De novo? A senhora em questão participava ativamente de um movimento golpista que pregava o assassinato do presidente e do vice-presidente da República. Se ela e seus amigos desvairados tivessem sido exitosos, ambos teriam sido enforcados em praça pública. Não foi por pichar estátua com batom. Além disso, largou as filhas e não quis fazer acordo para ser libertada, mostrando a fanática perigosa que é.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Luiz Faria, não foram enforcados justamente porque a tal senhora não conseguiu ter êxito no golpe de estado. Planejou crimes e teria executado se ganhasse o que queria.

    2. S Luiz Faria

      É sempre assim: teriam sido enforcados em praça pública. Suposições. É sempre no condicional. O outro foi esfaque-ado e ninguém foi condenado a 14 anos.

  33. Nerisvaldo José Santos

    Pena justíssima. Deveria cumprir integralmente.

    Responda
  34. José Cardoso

    O Elio escreve o óbvio. Só o radicalismo e a intolerância tem tanto medo de uma mulher armada de batom.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Gente armada de batom e bomba que pregava o assassinato do presidente e do vice-presidente da República, enforcados em praça pública. Tadinhos, tudo inocente.

  35. Sergio Moraes

    O colunista construiu simetria entre um julgamento de civis em tribunal militar sob regime de exceção e outro em regime democrático com amplo direito à defesa. Esperar o que de um fã de Geisel e Golbery ?

    Responda
  36. Armando Moura

    A moca frequentava o acampamento, onde estavam as filhas, postava varias msgs pregando a destruicao do stf. O batom so foi a foto. Com um sexto da pena pode ser liberada entao esta proxima da saida. Foi instruida por advogados a nao aceitar oacordo de persecucao penal, nao pensou nas filhas.

    Responda
    1. Oscar Vigna

      Penas superiores a quatro anos não são passíveis de APP. Ela não teve esta opção. Este fato não justifica afirmar que a pena é exagerada. Sugiro ao sr . Gaspari ler a denúncia da PGR e o parecer do relator sobre o caso. Se a partir dela, surgir crítica ao processo, será bem vinda. Fora disso, não passa de crítica baseada em comparações sem lastro.

  37. NILSON DONIZETE Ferreira

    A folha não é mais mesma. Grandes nomes do jornalismo distorcendo a realidade! Que saudade da folha da minha juventude!

    Responda
  38. Flavio antonio Ferreira

    A dosimetria está assustadora .......essa condenação é injustiça........pague o dano causado.....e um serviço voluntário.........está destruindo a vida da pessoa........o judiciário é pra corrigir erros e não destruir possibilidades......

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A sra. Debora não foi condenada pela frase "perdeu mané", mas por cinco crimes: tentativa de golpe de estado, abolição violenta de estado democrático de direito, dano qualificado, deterioração do Patrimônio tombado e associação criminosa armada.

  39. Paulo Augusto

    O crime dela não foi só a pixação mas sim auxiliar na tentativa de golpe. 14 anos bem merecidos...

    Responda
  40. lucio matos

    Que apodreça na cadeia!!

    Responda
  41. Gustavo Ferreira

    Excelente texto, não segue o gado de esquerda e nem o de direito, afinal gado é criado para virar bife.

    Responda
  42. DANIEL BRANDAO

    Os comentários dos 'progressistas' aqui apenas comprovam que eles também agem como gado, porém atendendo a um berrante com sonoridade ligeiramente diferente. De resto, têm o mesmo comportamento de fascistas.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Faltou o seu proprio mugido ao final.

  43. DANIEL BRANDAO

    Eu acho curioso que agora a esquerda esteja propalando falácias como "se tivesse ficado com os filhos isso não teria acontecido". Com isso, mostram que são apenas gado de sinal trocado.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      mas ambos os grupos são gado. Percebe-se claramente que só repetem falas prontas e coisas do líder. Achar que é só pichação é gado de direita e achar que 14 anos é de boa para o que foi feito é coisa de gado de esquerda. O Colunista foi perfeito, imparcial.

  44. DANIEL BRANDAO

    Parabéns pela lucidez e isenção, algo que falta no STF

    Responda
  45. Luis Aneris

    Ela usou o batom porque era o único objeto que tinha, literalmente, nas mãos. Mas se tivesse um martelo, pedra etc.. . Não esquecendo que ela já estava na frente dos quartéis pedindo a intervenção. Punição justa

    Responda
  46. mauro deus

    Seria interessante que o vestuto e experiente jornalista lesse os autos do processo contra a moça do batom. Assim não nos brindaria com a visão conservadora que tem (e sempre teve ao longo da sua rica carreira), escrevendo a sua também rica coluna com informações pela metade. Pode-se ler lá que moça declarou que estava na Praça dos 3 Poderes para tentar impedir que o Lula governasse o País. Simples assim.

    Responda
  47. João Carlos Oliveira Marques

    Esse jornal defendeu a ditadura e hoje defende golpistas. Não aprenderam nada, não esqueceram nada.

    Responda
  48. Agliberton Rocha

    Primeiro e totalmente adverso as comparações dos fatos históricos brasileiro, ela jamais será ou e simbolo

    Responda
  49. Esechias Araújo Lima

    Bom comentário, Elio.

    Responda
  50. Fernando de Paula Souza Junior

    A tal pixadora do batom , não pode ser comparada aos vândalos que assolam quase todas as nossas cidades emporcalhando tudo pela frente, ela é participante de uma tentativa de golpe de estado , seu objetivo era ajudar a derrubar a república, com as benesses previstas em lei ficará pouco tempo encarcerada, espero que tempo suficiente para que no futuro outros desprovidos de discernimento a vejam como exemplo e evitem se envolver neste tipo de ação , pena justa , parabéns ao tribunal

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      hipócrita