UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edmilson Barcellos da Rocha

    A reeleição de Donald Trump é o marco que indica que estamos deixando o Antropoceno e ingressando no Estupidoceno! Infelizmente ele está apenas no começo!

    Responda
  2. Fernando Bueno

    A atitude dos EUA só dá mais força para essas pessoas inteligentes a investirem seus conhecimentos e futuro em outra praça. Adivinhem onde? Bora estudar mandarim.

    Responda
  3. Karina Kanazawa Rienzo

    Não pisem nesse país enquanto a demência predominar no seu governo. Já já essa gente será escorraçada, e alguma normalidade será retomada.

    Responda
  4. Antonio Carlos Zava

    Essa turma que chegou ao poder nos EUA, como de resto a extrema direita do mundo inteiro, tem ojeriza de universidades, porque são espaços onde existem pessoas com capacidade para dizer-lhes que estão errados e, pior, PORQUE estão errados. Universidade, para essa elite do atraso, servem só para formar engenheiros para construírem computadores e máquinas de guerra. Por isso vão tentar destruir qualquer rede de colaboração entre universidades americanas e o resto do mundo.

    Responda
  5. Milton Nauata

    Cada país é soberano pra admitir ou não estrangeiros em seu território. O critério é do país receptor, ninguém tem direito adquirido pra adentrar em país alheio. Só faltava sapo de fora fazer ingerência na legislação e soberania de um país.

    Responda
    1. Fernando Bueno

      Bora estudar mandarim.

  6. Lis P F S

    Em maio troca embaixador e consulados somente em capitais. Parece que para maioria está normal tem 8 Congressos em Março para médicos

    Responda
  7. Fabio Almeida

    Foto gerada por IA

    Responda
  8. Dionisio DeBarros

    Os EUA de Trump agora so aceitam a entrada de gente rica e iletrada. Pessoas com saber nao sao mais bem vistas nos EUA. Se nao for rico(a) entao, terao sua entrada proibida. Bom para o Brasil. Bom para a China. Ruim para os EUA que fizeram a opcao pelo atraso.

    Responda
  9. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Governo Trump dá poderes aos pequenos poderes, parecem típicos funcionários medianos sem perspectiva na vida que acham que agora fazem grandes coisas, aqueles tiozão do zap que só ele tem aquela informação supostamente exclusiva de teorias da conspiração. Deveriam ter dito pedido visto de turista que iriam visitar a Disney, com certeza teriam obtido visto ou que estavam fugindo de um julgamento por tentativa de golpe de Estado e que iria virar chapeiro em Orlando.

    Responda
  10. Paula CMiranda

    O momento é de turbulência e esse pessoal que atua na concessão de vistos e na imigração está prestes a ser demitido. Negando tudo para ver se não perde o emprego.

    Responda
  11. Humberto Giovine

    É por estes motivos, dentre outros, que trump convive (e gosta) da famiglia bolsonaro. Tem algo em comum: a ignorância e completa falta de cultura. Prejuízo para eles, que se privam de trocas de ótimas experiências em todas as áreas, tanto de brasileiros como de outros países.

    Responda
    1. Daniel Gomes Pereira

      Como que o Lula fez o curso técnico sem aulas práticas e teóricas, não teria passado do primeiro ano do curso técnico.

    2. Rodrigo Andrade

      Não foi o Lula que já se declarou, orgulhoso, de nunca ter lido sequer um livro na vida?

  12. raul neto

    O outrora país das oportunidades agora é o país das insanidades. Azar o deles, que afundem no esgoto na extrema direita, que fiquem com bananinhas, alans e outras excrescências. Decadentes!

    Responda
  13. Severo Pacelli

    O Brasil precisa tratar os ditos "americanos", quanta presunção, o certo é Estadounidenses, como o mesmo rigor e discriminação com que tratam os brasileiros. Eles cobram taxas absurdas, fazem entrevistas discriminatórias e nós somos obrigados a por tapetes para eles nos portos e aeroportos. O Brasil precisa alcançar a plena independência. Chega de perfil de senzala.

    Responda
    1. LUCIANO Arruda

      Nome do país: Estados Unidos da América, o último nome é usado para descrever o habitante, ou seja "americano". O México se chama Estados Unidos do México, então pela sua lógica também seriam "estadunidenses" e nós brasileiros seríamos os "república federalistas" pois nosso pais se chama República Federativa do Brasil.

  14. Rodrigo Andrade

    As pessoas precisam começar a entender que entrar em outro país, seja ele qual for, é um privilégio, não um direito...

    Responda
    1. Antonio Carlos Zava

      Olha que haveria muito argumento para questionar essa sua lógica, mas nem vou gastar tempo com isso. Se as pessoas se orientassem por algum princípio ético, simplesmente não iriam aos EUA enquanto essa horda de racistas, misóginos e - ao que tudo indica, nazistas, não saísse do poder. No que depender de mim, não volto lá nunca mais. Há muitos lugares mais interessantes no mundo para se conhecer e onde certamente não só brasileiros, mas turistas de qualquer parte, serão muito bem-vindos!

    2. DANIELA Krause

      Bem, né, eles iriam ter o "privilégio" de compartilhar conhecimento. Ou nao fariam palestras...

    3. Humberto Giovine

      A questão é que estes pesquisadores barrados, iam aos EUA para congressos científicos, e são muito qualificados, e o mais importante, de forma legal. Não confunda imigrantes sem instrução que tentam entrar naquele país ilegalmente.

  15. Josefina A Martins

    USA sendo destituído de toda sua importância no mundo , em breve deixará de ser o "centro" , o que será muito bom para o planeta. Oportunidade de mudança na geopolítica mundial, estamos cansados do domínio americano, basta.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Ótimo comentário Josefina. Esta época lembra o declínio e fim do império romano, com um dos piores homens que a humanidade conheceu: Cômodo.

  16. neli faria

    O Sonho de minha vida,desde 22/11/1963, é conhecer Washington.Ao poder financeiramente, nem pensei pegar visto, pois o Consulado poderia negar, dizendo: Nelizinha você não pode entrar em Washington, porque é torcedora do Santos.Não pode entrar em Washington,pois conhece com perfeição ímpar a História dos Estados Unidos.Não pode visitar Washington, é muito linda,embaçaria a beleza das mulheres de lá. Tenho 2 sobrinhos netos estadunidenses!

    Responda
    1. Celia Moura

      Nelizinha, você não pode entrar aqui porque é muito modesta...

  17. Marcelo de Souza

    Enquanto isso o senado brasileiro libera os estadunidenses do visto. É preciso reciprocidade. Esses caras entram no Brasil e fazem o que querem. Tem de ser mais rigoroso. Barrou lá, barra aqui também. O Brasil precisa deixar de ser viralatas

    Responda
    1. neli faria

      Severo: não me fiz entender. O setor de turismo é um dos que mais emprega. O Brasil recebe poucos turistas comparando ao demais países. Então não é se curvar, mas proteger os Interesses brasileiros. Quem nunca foi desempregado não sabe o valor de um emprego. O Lula como não trabalha desde quando foi para o sindicato , não se preocupa com emprego. Nem o bolsonaro que nunca trabalhou . Pense no próximo.

    2. Severo Pacelli

      O Brasil precisa sim de turistas, mas não pode abaixar as calças para a galera do primeiro andar, passar a mão. É muito vira latismo. É muita baixa estima.

    3. neli faria

      O Brasil precisa de Turistas, muitos turistas. O setor de turismo é um dos que mais empregam no Brasil, e no mundo. O Brasil recebe poucos turistas comparativamente ao seu tamanho e ao resto do mundo. Só quem ficou desempregado um dia sabe o que é um emprego.

  18. Marcelo Barbosa

    Eu acho que o pesquisador (avaliando o impacto acadêmico) ele deveria entrar ao vivo na conferência no MIT e lá mesmo declarar sua indignação e protesto com respeito ao seu bloqueio do visto, como ele já tem uma extensa participação no meio acadêmico e já é consagrado no campo de IA, essa conferência no MIT é só um dos vários trabalhos que ele apresentou e há outros locais tão prestigiados como o MIT ou o próprio EUA como Coreia, China, Taiwan, Índia.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Eu concorddo, mas falar só isso e sair da conferência. Ou ele vai poder assistir os demais? Duvido.

  19. Hilario Guimaraes

    A América estadunidense prefere os alans e os bananas.

    Responda
  20. Silas Arlindo Magalhães

    Penso que a folha precisa tomar muito cuidado em colocar um assunto dessa natureza da Capa do Jornal. Não temos informação suficiente para formar opinião. Sabemos também que muita gente vai tentar entrar nos EUA usando esse assunto .IA

    Responda
  21. Luciano Napoleão de Souza

    É um perigo ler só a manchete na velha imprensa. É de um sensacionalismo atroz.

    Responda
    1. Guilherme Magalhães de Carvalho

      Napo, quanto tempo! Vai ficar tudo quanto tempo de alta desta vez? Não se esqueça dos remédios! Se sentir vontade de chamar ETs pelo lanterna do telefone, acampar em frente a quartéis ou colocar fogo em pneus em prece, chama os bombeiros!

  22. Ana Barbosa

    Enquanto isso Bananinha e Allan dos Santos passam direto. Os americanos preferem os imundos brasileiros

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Recomendo ter um pouco mais de cautela com generalizações do tipo "os americanos". Concordo plenamente que as partes mais es crotas de lá preferem esses li xos (e similares) citados por você.

  23. Ana Barbosa

    Enquanto isso Bananinha e Allan dos Santos passam direto. Os americanos preferem o nosso lix.....0

    Responda
  24. Mario Silveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Regina Tavares

      Que comentário mais sem pé nem cabeça, afff

  25. Lis P F S

    Eu tenho cidadania mais meus netos renovaram sem problema algum.

    Responda
  26. Jose Pessoa da Silva

    E o bananinha está por lá agora um cientista e barrado mundo estranho esse do tramp-ceiro

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Regina, esperar o que de um cara brasuca que chama os Estragos Desunidos de "América"?! Só poderia ser bozominion bozolino bozoloide.

    2. Regina Tavares

      Getúlio nem leu a matéria, onde está escrito que eles querem morar nos EUA?

    3. Getulio Cunha

      Pensa q América é casa da mãe Joana q qualquer inventor de de garfo tem visto de moradia

  27. Thiago Santos Costa

    A chance de tirar o visto e ser humilhado na alfândega é grande tmb..

    Responda
  28. ANIBAL CARRION

    Enquanto isso o Brasil recebe qualquer um dos EUA, a direita, centrão, mercadores, cristãos, d. Folha não aceitam a reciprocidade não. Não adianta ajoelhar. Nojo

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Certo eles. Falam mal da América mas vivem querendo entrar lá. Muita hipocri sia. Vai com diploma debaixo do braços e não explica o q quer.

  29. Diego Rodrigues

    Inacreditável, uso de consulados para política de exclusão e restrição de disseminação de tecnologias para países periféricos. Já estão enfrentando dificuldades nesse fronte com China ameaçando liderança de tecnologia de ponta então: 'bora excluir a ralé dos nossos congressos. Vai saber se não são agentes dos adversários.' É o país da liberdade e das oportunidades, farol da democracia. Aham, "é verdade esse bilete"

    Responda
  30. Marcos Benassi

    Ééé, burrrice é um causo seríssimo. Tão mais sério porque não tem vacina para isso - ainda que, mesmo que houvesse, seu uso talvez não fosse facultado aos funcionários consulares. Eita, que coisa boa é essa de não ter absolutamente nada a fazer lá nos EUA...

    Responda
  31. Maria Lopes

    Enquanto isso as universidades e governos europeus estão fazendo programas para atrair pesquisadores norte americanos que estão descontentes com a perseguição de Trump às universidades e acadêmicos. Recebem centenas de consultas. Brain drain, chama. Quem diria?

    Responda
  32. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada ouriçada...

    Responda
    1. Celia Moura

      Gado cabisbaixo, agora é réu...

    2. Alberto Henrique

      Não sendo 3ostanarista, está ótimo.

    3. Ana Barbosa

      Posa o prato com o capim e pensa.

    4. Antonio Renato de Andrade

      Vai lá, bate continência com a calça arriada e depois volte deportado.

    5. Antonio Renato de Andrade

      Petezada?? É um assunto sobre tecnologia e visto. Pegou o vírus do seu mentor intelectual?

  33. Regina Tavares

    A imensa maioria dos gênios nos EUA são estrangeiros ou primeira geração de imigrantes. Se Trump fecha as portas até para quem vai participar de eventos, azar o daquele país, que verá que não é a maravilha que pensa ser e que não passa de um marqueteiro de primeira. Que nossos cientistas sejam valorizados, estou cansada de ver uspianos emigrando por conta de melhores condições no exterior.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Sim, Carlos, os pesquisadores não são devidamente valorizadas no Brasil e, com isso, perdemos cientistas fabulosos para a Europa e EUA, principalmente. Com Trump isso deve mudar, já que ele e Musk estão passando a tal da motosserra nos investimentos educacionais e cientificos. Que o Brasil tente manter nossos prodígios em casa, investir na ciência, na cultura, na educação e na segurança é fundamental para valorizar a eles e para trazer conquistas ao nosso país.

    2. CARLOS EDUARDO MARTINS

      Regina , respeitando seu comentário e sem querer discordar, essa imigração ocorre porque porque EUA é Europa oferecem prestigio na profissão, segurança ao andar nas ruas, e em alguns casos uma remuneração em moeda forte que compensa. Também me desagrada esse êxodo, mas temos de oferer condições melhores para convencer bons cérebros a recusar as propostas

    3. Regina Tavares

      Como assim, Getulio? Você passa o tempo todo ofendendo a todos e continua com permissão para escrever aqui. Fala mal do governo, do presidente, de tudo e ainda assim continua livre para repetir o mantra a qq tempo e hora. Onde vê o cerceamento da liberdade no Brasil? Estudar faz bem, busque saber o que e como é um governo autoritário, aquilo que vcs tanto almejam, e entenda a diferença.

    4. Getulio Cunha

      Verdade Regina, paraíso é no Brasil que vc não pode falar mal do governo ou ter um celular Bravo !!

  34. Arnaldo Facciotti

    Vai para a China, talvez encontre com um ministro por la

    Responda
    1. Von Rho

      Sim, o neurocientista brasileiro Nicolelis foi recebido pela ministra chinesa da ciência, enquanto os brasileiros voltam alegemados dos EUA.

    2. Aristides Silva

      E com Liang Wenfeng. Faz sentido.

  35. Marcelo Innecco

    E tem gente que ainda acha importante defender americano. É nítido que não querem que haja desenvolvimento brasileiro. Fica patente quando este tipo de coisa acontece no plural. Exatamente como está demonstrado aqui. A gente passa a vida com receio de ser chamado para a guerra, lutar e morrer pela pátria. E ainda tem gente que te cunha de antiamericano como se fôssemos estadunidenses e com direitos como qualquer americano lá.

    Responda
  36. Enrique Castro

    Isso tudo deveria reforçar, e muito, o conceito da necessidade de independência brasileira. Tem outros grupos fortes em AI no mundo, vamos a colaborar com eles. Para quem tem a cabeça formatada em USA pode ser difícil, mas parece ser a melhor saída para o Brasil nesta área da ciência/tecnologia.

    Responda
  37. Marcelo Bondioli

    Paisinho metido a besta.

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Pior o Brasil que é paiseco paraíso de injustiças, desgovernos e facçoes