UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Milton Silva

    A coisa é simples. Israelense odeia árabe. "It starts at the top’: Extremist views are all that many young Israelis have ever known" e árabes odeiam israelitas. O melhor a fazer é ter 2 países.

    Responda
  2. David Rosenberg

    Se Isr ael tivesse a intenção de cometer genocídio, haveria dez, vinte ou trinta vezes mais mortes em Ghaza do que realmente há. Quem diz que Isr ael está cometendo genocídio está fazendo propaganda de Hammas.

    Responda
  3. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Por mais crítico aos atos Israel que alguns pensadores judeus sejam , sempre tem um "mas"...mas o Hamas ...mas o Hamas... Pois é, quando participou e venceu as eleições na Palestina com acompanhamento internacional , Hamas abriu mão de seu estatuto inicial com o compromisso da convivência pacífica com Israel . Como EUA , Hillary e Israel não gostaram do vencedor o caos recomeçou. Hoje , depois de tudo , todos veem que não é o Hamas...nem os reféns

    Responda
    1. Cesar Costa

      Dna Ana a sra está equivocada. Houve uma guerra civil entre o H e AP em G. O H matou mais de 120 membros da AP, inclusiva jogando muitos dos altos dos prédios. Os Árab se matam desde o Séc VII quando houve a divisão entre Sun e Xii, eles não precisam da interferência dos US ou Hillary. E não, o H não quer a paz.

    2. David Rosenberg

      Senhora, em nenhum momento Hammas fez algum compromisso de convivência pacífica com Israel. Eis propaganda. Por anos e anos antes do ataque de sete de outubro, Hammas regularmente lançava foguetes e mísseis contra civis isra elenses, atingindo escolas e casas além de outros alvos. Jamais mostrou o mínimo interesse em paz. Não quer falar do terrorismo eles sempre praticavam contra o seu próprio povo.

  4. David Rosenberg

    Diferente do que João Victor Nizer escreveu abaixo no seu comentário hiperbólico e não confiável, a sociedade israelense é muito menos radicalizada do que a sociedade palestino. Apontar dedos em uma direção só enquanto a dinâmica é pior ainda na outra é desonesto.

    Responda
  5. Joâo Victor Nizer

    Faltou ao autor do texto ver QUALQUER UMA das milhares de entrevistas, documentários e comentários de israelenses falando sobre o povo de gaza, eles não só defendem, mas também apoiam o extermínio em massa de palestinos, inclusive mulheres e crianças (eu mesmo vi, em entrevista, uma mulher falando que não sentia remorso e o que o governo de Israel TINHA que matar bebês porque - juro que é a tradução literal do que ela disse! - "eles crescem e se tornam árabes"). Soa como genocídio. É genocídio.

    Responda
    1. RUTH RUTMAN

      Comentario completamente mentiroso. Se procurar o q quer vai ate encontrar q q alienigenas habitavam a amazonia

    2. Cesar Costa

      João Victor, você chegou a assistir o vídeo, gravado pelo próprio H, quando o terr liga para os pais q estão em G e relata que matou uma família I com as próprias mãos. A mãe chora de alegria pelo feito do filho. E muito ódio de ambas as partes, mas não se engane o H nunca quis a paz.

  6. Ana Maria Vaz

    O massacre de Israel contra o povo palestino é o modus operandi de como os judeus agem contra os mulçumanos no Oriente Médio. Fazem acordos unilaterais com alguns líderes locais a favor de Israel ou se não conseguem negociar as invasões judaicas promovem massacres sistemáticos e sanguinolentos a custa de extermínio de populações inteiras a fim de expandir seus domínios territoriais.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Quantas acusações sem referência nos fatos.

    2. David Rosenberg

      Pior ainda é que este comentário ignóbil da Ana Maria Vaz aparentemente passou por moderação da FSP antes de ser publicado, um fato que levanta suspeitas de preconceito, ou no mínimo, incompetência, sobre o moderador. Qualquer um da FSP que aprovou a publicação deste imundice deve ser demitido por justa causa. Injustificável e insuportável.

    3. David Rosenberg

      Comentário irremediavelmente anti-semita. Moralmente perverso. Repugnante.

  7. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "o envenenamento de fontes de água ou liberação de gás venenoso no ar." Na verdade, a faísca já foi acesa: quando Is ra el corta a energia elétrica para a faixa de Ga za quando lhe é conveniente.

    Responda
  8. Rosivan Bispo

    Esse artigo é tão absurdo e promove uma inversão da realidade tão aguda que tenta transformar o povo que está sendo massacrado em algoz. É por causa desse tipo de argumento raso, pautado em livro religioso, que Israel continua o avanço do genocídio sem qualquer consequencias. Complicado seguirmos assim, meus amigos.

    Responda
  9. Cesar Costa

    Ontem a FSP fez um artigo sobre a revolta dos P em G contra a guer e principalmente contra o H e a TV do Cat Al Jaz que se escondeu em um hospital para não filmar a manifestação. Vejam, nenhum dos "defensores" dos P, que comentam aqui, fizeram qq comentário naquele artigo. Isso mostra q não defendem os P, querem lacrar, obter likes e defender grupos terr que querem, esses sim, cometer um G.

    Responda
  10. Murilo Belezia

    O francê La Fontaine narrou a fábula do lobo e do cordeirinho que bebiam água num regato. Essa historinha ganha um sabor macarrônico na adaptação de Juó Bananere. Pra quem não conhece, o lobo bebe água correnteza acima mas implica que o cordeirinho, que bebe água correnteza abaixo, está sujando sua água. No final, sem spoiler, devora o mais fraco e indefeso. Esqueci a moral, cada qual que ache a sua. Fui..antes de ser insultado.

    Responda
  11. David Rosenberg

    Até agora, nenhum dos múltiplos comentaristas aqui fez um argumento que Isr ael tem intenções de exterminar os palestinos por conta da sua etnicidade (ou etnia, se prefere), raça, religião ou nacionalidade. Sem intenção, não há crime de genocídio. Isr ael, de fato, não tem esta intenção. Os que gritam "genocídio" sem demonstrar uma intenção de exterminar são nada mais do que propagandistas voluntariando para a causa de Hammas, um grupo que atualmente tem a intenção de cometer genocídio.

    Responda
    1. David Rosenberg

      Jose Rada Neto, quem deturpou totalmente o argumento do autor foi vc. Ele disse claramente no primeiro parágrafo do artigo que não há uma política de exterminação e não há genocídio ocorrendo. O argumento dele é que se não houver uma resolução política, Israel vai eventualmente começar cometer um genocídio. Vc faltou todo o intuito do artigo. Ademais, a sua declaração que Isr ael está no processo de matar milhões de palestinos é mendoso e sem fundamento qualquer. Na verdade, é absurdo.

    2. JOSE RADA NETO

      David, vc deturpou totalmente o argumento do texto! O autor aponta que existe claramente uma intenção de Israel de.cometer genocídio. Ou seja, Israel está em processo de matar milhões de pessoas e não apenas milhares. O conceito de genocídio pressupõe uma política de Estado que está a um passo de se concretizar em Israel. Isso significa que ele já está assassinando pessoas de forma contínua, só não legalizou os assassinatos em massa.

    3. yussef mahmud m mustafa

      Tu tem desculpar tudo que Israel faz com os palestinos tu não quer enxergar a realidade tu acusa todo mundo de antissemita pra ti Israel é um exemplo do dito mundo civilizado não comete crimes não assassina mulheres e crianças não rouba terras pra assentar os ditos colonos pra ti todo mundo é injusto com as condenação a Israel ,porque tu não faz uma campanha pra darem o Nobel da paz pro Netanyahu e seu governo

  12. Mario Habka

    O ocupante opressor é bonzinho demais Se não for genocidio, é o que ?

    Responda
    1. David Rosenberg

      Mario Habka, não é genocídio. É guerra.

  13. Marcos Benassi

    Arrã. Tá.

    Responda
  14. Ettore Fellini

    O que dizer de um povo "Escolhido " por deus!! .Com legislação mundial contra criticas a eles .São livres para fazer o q bem entendem pois estão sempre com a razao "Devemos chamar isto de Banalidade do Bem " São benignos Tudo q fazem é para um bem maior ( Mesmo q seja em proveito proprio e do império americano ) Se deus esta com eles . quem estaria contra Não é mesmo !Podem continuar o rastro de destruiçao O império agradece Tbm queria q deus fosse brasileirio mas parece q é judeu(sionista

    Responda
    1. David Rosenberg

      O comentário do Ettore Fellini é anti-semita e racista.

  15. Ettore Fellini

    "Israel pretende ser o maior traficante de armas do mundo"Bloomberg news hoje Mas ninguem pode criticar As armas sionistas devem ser para o bem Mesmo matando devem ser para o bem Mesmo eliminando crianças são para o bem Longe de mim criticar este povo " benigno" e ser condenado em tribunal São do "bem " ok Quem disser q eu disse o contrario esta blefando ok

    Responda
    1. David Rosenberg

      O comentário só Ettore Fellini é uma mentira racista. A história sobre a indústria de armas de Israel no Bloomberg hj não disse que Israel pretende ser o "maior" traficante de armas do mundo. Ele mesmo inseriu o adjetivo "maior" para embelecar. Tática anti-semita.

  16. Ettore Fellini

    Israel e seu povo conseguiu o feito de ser o unico povo no mundo que não pode ser criticado sob pena de condenação judicial Tem licença para matar , destruir , tirar terras , massacrar mulheres , cçs , idosos e doentes em hospitais Mas estão sempre com a razao Razao esta assentada em poderio bélico e em apoio da maior potencia belica do mundo.Qualquer outro povo pode ser criticad Se naõ concorda com os EUA podemos dizer que são fascistas .Inglaterra colonogenocida ,França...etc

    Responda
    1. David Rosenberg

      Ettore Feliini mostra tanta raiva contra o povo de Isr ael que só pode caraterizá-lo como anti-semita.

  17. jose rodolpho perazzolo

    Texto para uma reflexão profunda.

    Responda
  18. Bruno Sebastião Neto

    Que dizer que ma tar deliberadamente é uma questão técnica ?

    Responda
  19. yussef mahmud m mustafa

    O termo ou denominação nestas alturas pouco importam se é genocídio se é barbarie se é matança se é limpeza étnica se é crimes de guerra tem mais adjetivos que poderiam ser usados ou não ,mas existe um fato uma realidade o estado sionista colonial de Israel assassinou mais de 20 mil mulheres e crianças palestinas em Gaza destruiu toda as condições de vida da população de escolas a hospitais este é o fato ou seja o estado de Israel e sim um estado criminoso não tem como contestar

    Responda
    1. David Rosenberg

      Claro que tem como contestar. A grande maioria do mundo civilizado o contesta. Os hospitais e escolas em Ghaza foram convertidos por Hammas em alvos legítimos sob as leis internacionais da guerra. O barbárie foi ter colocado mísseis, fábricas de explosivas, centros de comande e controle e quartéis dentro daquelas instalações no primeiro lugar.

  20. David Rosenberg

    O crime de genocídio requer, como um elemento jurídico fundamental, a intenção de destruir um grupo - integralmente ou parcialmente - por cause da nacionalidade, etnicidade, raça ou religião daquele grupo. Não existe nenhuma evidência que Isr ael tenha essa intenção, e existem montanhas de evidências que, de fato, não tem tal intenção.

    Responda
    1. David Rosenberg

      Jose Rada Neto, um ponto de exclamação não é um argumento. Tampouco um insulto pessoal é um argumento. No entanto, deixando ao lado os seus insultos e pontos de exclamação, a única coisa que vc disse foi admitir em linguagem clara que exterminação não é uma política do estado de Isr ael. Consequentemente, de acordo com vc mesmo, genocídio não está ocorrendo.

    2. JOSE RADA NETO

      Pelo contrário!! Existem muitas e muitas evidências da intenção de Israel de praticar o genocídio! Não seja hipócrita! O autor acabou de mostrar que as ações de Israel apontam para uma limpeza étnica já em curso, só não foi formalmente tornada política de Eatado. Só isso. Essa guerra é de extermínio e logo mais veremos Israel cortando cabeças em campos de refugiados. E o senhor aplaudindo!

    3. David Rosenberg

      Anna Amélia Meule, o meu uso da palavra "etnicidade" foi corretíssimo. Consulte um dicionário. Os seus insultos preconceituosos não avançam nenhuma causa.

    4. Anna Amélia Meule

      Comentário truncado. Teria de dar o desconto porque o Sr. Rosenberg, sendo estadunidense, não tem o português como língua materna. Entretanto, os errinhos - como etnicidade etc - a gente releva. A questão é que a falta de lógica aqui tem a ver com a sua obsessão em defender o indefensável.

    5. David Rosenberg

      Marina Gutierrez, recentemente vc negou que Hammas tinha cometido estupros embora os estupradores tiveram gravado e publicado filmes gráficos dos ataques para fins de propaganda. Portanto, acho vc incapaz de identificar canais honestas de comunicação.

    6. Marina Gutierrez

      David Rosenberg, as evidências são fornecidas por canais de comunicação honestos durante as vinte e quatro horas de dia e nos sete dias da semana.

    7. Joao Cellos

      O país que assas sina pal estinos está deportando "voluntariamente" cem pal estinos para a Indonésia. Se isso fosse feito com jud eus hoje, o que você acharia?

    8. omar assaf

      Eu não sei onde vc quer chegar , no meu comentário eu escrevi vcs que participaram e apoiaram . Vc faz parte do segundo grupo .

    9. David Rosenberg

      Omar Assaf, na sua resposta embaixo, do que, exatamente, vc me acusou de ter participado?

    10. omar assaf

      Rosemberg , veja bem , eu não sou preconceituoso e a sua opinião é irrelevante para mim , como já escrevi antes , e diferente do que vc é, admiro muitos judeus , e muitos grupos de judeus que estão fazendo um trabalho incrível , humano e honesto , como também não gosto de todos os muçulmanos . Acho que vc que sempre insiste nesse ponto é o verdadeiro preconceituoso e racista . Agora vê se para de acusar os outros , e repense seu modo de ver as pessoas.

    11. omar assaf

      Vcs no plural são todos que participaram e apoiaram . E um deles sem dúvida é vc .

    12. omar assaf

      Para quem sugeriu a expulsão dos palestinos de suas terras , me parece que vc não é a pessoa mais honesta para dizer se é ou não G . Seu argumento sugerindo essa imoralidade é por si só repulsivo .

    13. David Rosenberg

      Omar Assaf, o seu uso do pronome "vocês", no plural, é racista, puro e simples.

    14. omar assaf

      Quem vai julgar isso são especialistas, mas é claro que muita corrupção e ameaças vão acontecer , e independente do que for julgado , esse inimigo bárbaro mostrou ao mundo um nível de ódio e maldade incomparáveis, genocídio ou não é o menos importante, vcs exterminaram mais de 17 mil crianças covardemente . Nunca esqueceremos essa selvageria.

  21. Cesar Costa

    22h50, resposta à Dna Marina foi para moderação! Essa bsi volta mais...

    Responda
  22. Marina Gutierrez

    Segundo a Convenção da O N U sobre Genoecídio, este crimee é definido como atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como matar os membros desse grupo, causar danos físicos ou mentais graves ou impor condições para causar sua destruição física.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Omar, eu posso imaginar a crueza e o sofrimento dos civis palestinos, a maior parte deles são inocentes, mas absolutamente nada disso teria acontecido se os Srs da guer H,Hez, Ir não tivessem atacado covardemente civis de I. E isso o sr não critica, diz q é uma resposta do povo P. Isso não é vdd, a população P quer viver em paz.

    2. omar assaf

      César , é só vc assistir esse pequeno vídeo na al j que vc vai entender que a Marina fala a verdade , mas é claro que vc gosta de desviar o assunto para outras questões , e gosta de negar o inegável . As mortes estão subestimadas, deve ter o mesmo tanto embaixo dos escombros e as imagens de satélite dessa selvageria não tem como serem desmentidas. Vc escreve educadamente , mas os seus argumentos são bem equivocados e tendenciosos.

    3. Cesar Costa

      Dna Marina como a sra explica ter tanta infraestrutura destruída, inclusive tantos hosp e no meio desse caos o minist saúde (controlado pelo H) ter tantos dados tão precisos de mort, amput, esgoto, etc? Não lhe parece inverossímil esses dados?

    4. Cesar Costa

      Dna Marina, me diga qual guer no passado ou atual em que essa descrição não se encaixa? O Put está fazendo um gen? Existe ou existiu gen na Sir? Na guerra dos Pers X Iraq houve genoc? Os turc otom praticaram gen contra crist? Tenha a santa paciência! Guerra é o momento mais horrível entre os humanos e os Arab já iniciaram 5 contra os I. Eles precisam aceitar o Estado Jud.

    5. Cesar Costa

      Dna Marina, a narrativa é sempre a mesma. A luta de um exército poderoso contra mulheres e crianças. Nada mais errado. I está lutando em 7 frentes: 1) H, 35 mil combatentes, milhares de foguetes e armamento pesado 2) Hez, 100 mil combatentes, 150 mil misseis 3) Houthis, 4) Irã, 320 misseis lançados contra I, 5) Milícias Iraq, 6) Milícias Sír, 7) Mil H na Cisj. O povo palest é refém de seus senhores da guer. Tudo isso para atrapalhar o reconhecimento de I pelos Saud. Isso poderia trazer a paz.

    6. Marina Gutierrez

      Continuando o texto acima: até fevereiro, o governo de I. eliminou cerca de cinquenta mil palstinos, setenta por cento eram mulheres e criancas, cento e vinte mil foram feridos, quatro mil e quinhentos amputações, duzentos e vinte jornalistas asssassinados, oitenta por cento dos hospitais destruidos, setenta por cento das lavouras destruidas, rede de água e esgotos destruidas, assim como escolas, universidades, herança cultural, mesquitas,igrejas alem de proibir a entrada de ajuda humanitaria.

    7. omar assaf

      Cara Marina , o vídeo que eu estou sugerindo é altamente técnico e só mostra a realidade que ninguém pode contestar . Querem desumanizar os pal esti nos até quando são barbarizados . Uma covardia sem tamanho.

  23. Marina Gutierrez

    Como diz o provérbio, "se parece com um pato, anda como um pato e grasna como um pato, então é um pato" .

    Responda
  24. Laércio Góes

    Mais de 50.000 palestinos assassinados (sem incluir os cadáveres que estão nos escombros das construções destruídas), ou seja, cerca de 2,5% da população de Gaza, mas não é genocídio. As declarações dos dirigentes de Israel não importam, para ser um genocídio é necessário que assinem um documento autorizando a matança e registrem em cartório.

    Responda
  25. Cesar Costa

    A narrativa do gen pal é incorreta mas usada como forma de engajar pessoas. Em uma guer assimétrica como essa onde os ter não têm uniformes e usam seu próprio povo como escudo é muito difícil para o exército formal. Se houvesse uma deliberação formal de gen, por que I deixaria entrar ajuda médica, alimentos, diesel, energia eletrica? Ou iria soltar panfletos por helicóptero avisando a população sobre bombardeio? Ou avisá-los por celular? Alguém já viu isso acontecer em outra guerra?

    Responda
    1. Joao Cellos

      Já pensou se isso estivesse acontecendo com os jud eus? O que você consideraria. Além do extermínio televisionado, o qual você não pode e não consegue negar, existe o deslocamento forçado de um povo. Já lhe mostrei isso aqui e você respondeu que "não concordava que isso estava acontecendo". Is rael comete genocídio sim, inclusive televisionado.

    2. Cesar Costa

      Dna Marina eu respondi sua comparação com o filme sobre Arg. Sua comparação é só mais sofisma tentando comparar o incomparável. Me diga o que seria de I sem os sistemas anti miss? Imagine 150 mil miss só do Hez sobre Tel Aviv?

    3. omar assaf

      Marina , não há palavras para descrever o quanto admiro vc como ser humano , te agradeço por defender este povo tão sofrido . Só com pessoas como vc e muitos dos leitores aqui , faremos um mundo melhor . Obrigado a todos. Pal livre da ocup já.

    4. Marina Gutierrez

      Cesar Costa, voce me fez lembrar um filme do Gillo Pontecorvo sobre a guerra do povo argelino pela independencia da Franca, o pais colonizador. Alguem pergunta a um argelino " porque você esconde bombas em cestas? " ao que ele responde: "porque não temos um exército para nos defender, não temos aviães para lançar bombas". O leitor concorda que a guerra e assimétrica e justifica afirmando que o opressor avisa o oprimido que vai eliminá-lo, que ele deve escapar do guetto.

    5. omar assaf

      Parece que vc está satisfeito com o nível de humanidade dessa selvageria . Então não temos o que discutir.

  26. omar assaf

    Segundo um as que ro so que comenta aqui , até na morte os J são superiores . Preconceito, racismo e ódio não faltam para esse ser desumano.

    Responda
  27. omar assaf

    Só os J sofreram genocídio ! Até na morte querem desumanizar os muçulmanos palestinos. Uma vergonha .

    Responda
    1. Cesar Costa

      Omar, novamente você não foi claro na sua resposta. O que significa "o fim da ocupação"? I não deve existir? Você acredita mesmo que os problemas do OM ocorrem por causa de I? Os Arab iniciam um relig no sec VII, invadem e colonializam dezenas de países, se duvidem em Sun e Xi, se matam entre si e o problema do OM é I? Vc está vivendo num mundo paralelo. Inclusive chama I de "inimigo"...

    2. omar assaf

      César , eu apoio o fim da ocupação e apoio o fim da corrupção que esse inimigo semeou em todo OM , Líbano , Síria , Egito , Jordânia e tantos outros . O plano para o OM é antigo e só o tempo vai desmantelar essa rede de corrupção, mentiras e violência. Quem sofre com tudo isso , são pessoas comuns que só querem viver decentemente. Espero que nos deixem viver esse direito .

    3. Cesar Costa

      Omar, você tergiversou e não respondeu a minha pergunta. Eu compreendo. Ou você apoia os terr do H ou não quer ficar em uma posição difícil com o seu grupo. Talvez você seja inimigo do Fatah. Difícil manter a coerência no discurso quando se está tão envolvido ideologicamente.

    4. omar assaf

      Acho que vc está equivocado, estamos falando do G , e para muitos especialistas não resta mais nenhuma dúvida . Assista um vídeo de 4 min que eu sugeri e vc vai entender que é o que é.

    5. Cesar Costa

      Muito estranho Omar, você é tão bem informado a respeito de tudo que I faz, mas esse movimento legítimo do povo palestino vc não conseguiu ver! Muito conveniente.

    6. omar assaf

      Eu estive ausente o dia inteiro e não acompanhei nada hj , mas não estamos falando do H , estamos falando do G em curso . Assista o vídeo que eu sugeri que com certeza não deixa dúvidas que é um G .

    7. Cesar Costa

      Omar, você acompanhou as manifestações de palest em G pedindo a saída do H? Viu os guardas do H a paisana tentando desmobilizar os civis? O que achou da Al Jazerra ser xingada pelos manifestantes por não filmarem a manifestação?

  28. Humberto Giovine

    E o pior é que os militares estão se acostumando e gostando da car-ni-fi-ci-na!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Humberto Giovine, são treinados desde criança.

  29. Alex Araujo

    Negar o Genocídio Palestino cometido por Israel deveria ser um crime, assim como negar o Hocausto. Se ele ainda não foi consumado (e o autor reconhece que é uma questão de tempo) não significa que já não esteja em curso. E chega de artigos pró-Israel, queremos ler também palestinos e árabes.

    Responda
    1. omar assaf

      Nojento é o que vc escreve rosemberg , vc em um coment sugeriu que os sobreviventes dessa selvageria fossem expulsos p Jordânia, e nega essa monstruosidade descaradamente. A palestina é por direito dos nativos palestinos , sejam eles muçulmanos , católicos e judeus .Roubaram mais da metade da terra e estão trabalhando há décadas para roubarem a outra metade . Isso é a única verdade .

    2. David Rosenberg

      Comentário nojento do Alex Araújo igualando a guerra em Ghaza com o holo causto. Asqueroso negacionismo que é de fato uma forma de anti-semitismo. Se não fossem judjeus do outro lado em Ghaza, ele não teria nada a dizer. Repulsivo.

  30. Marina Gutierrez

    Eu não sei o que é mais desprezível ,o historiador negar o contínuo genoecidio do povo palstino e esse jornal publicar o artigo ou o jornal ignorar que, desde que o governo de I. abandonou o cessar fogo uma semana atrás, o exército de I. ezxterminou mais de duzentas e setenta criancas, segundo declaração da entidade " Save the Children" feita ontem, dia vinte e quatro de março, na sua redes social.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Sra Mariana, qual a sua posição sobre a manifestação em Gaz contra a guer e contra o H e também sobre o fato da Al Jazeera se esconder em um hospital para não ter que filmar a manifestação?

  31. Lorenzo Frigerio

    Triste saber que tudo isso está sendo perpetrado por um governo eleito democraticamente. Não preciso citar o nome de quem também foi eleito democraticamente e não só praticou genocídio, como empreendeu uma guerra que deixou dezenas de milhões mortos. Existe em Is rael uma proporção elevada de pessoas más que votaram no Likud e seus coligados, essa que é a verdade. E não há esperança de mudança até as próximas eleições.

    Responda
  32. juarez ferreira clemente

    O que causa perplexidade é o que a Folha faz com um artigo tão importante. A desimportância que a Folha dá ao artigo. Quase imperceptível. Pra ninguém ler. Se fosse um ataque a Israel daria outro destaque ao artigo. Pena né.

    Responda
  33. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Çei! Ainda não começou. Imagine quando começar.

    Responda
  34. Marina Gutierrez

    Enquanto o massacre continua acelerado, o jornal publica distrações como o artigo acima, cuja única finalidade é justificar o genoecidio do povo Palstino.

    Responda
  35. yussef mahmud m mustafa

    "Se a questão palestina, que o 7 de Outubro trouxe de volta à consciência do mundo e à nossa consciência, não for resolvida, e a solução de dois Estados, a única solução possível, não for implementada o genocídio acabará por acontecer " Benny Morris Escreve com coragem e honestidade do que está acontecendo com os palestinos que o estado de Israel infringe e comete, pode não ser um genocídio clássico só que é genocídio sim Mais de 40000 palestinos assassinados caracteriza genocídio e barbararie

    Responda
    1. yussef mahmud m mustafa

      Sr Cézar quem pode selar uma paz justa entre os dois povos são as lideranças progressistas israelenses e palestinas pra começar Israel deve libertar Marwan Barghouti que é o líder que pode unir os palestinos cabe ao povo de Israel escolher outras lideranças que queiram fazer paz porque o assassino de Netanyahu só tem um lugar lixo da história ,dois estados fronteiras de 67 como balizadoras Jerusalém oriental capital da palestina

    2. Cesar Costa

      Yussef, você chama de hilária a minha pergunta e que ela está desgastada mas continuo perguntando porque o Sr e outros detratores de I não dizem o que querem para a região. Nos esclareça, o Sr. concorda com dois Est, um I e outro P?

    3. Cesar Costa

      Omar, nunca fui questionado por ninguém sobre minha opinião e deixei de expressa-lá. Já disse várias vezes e repito, sou absolutamente a favor da solução de 2 Est, um I e outro P mas sem a presença do H ou qualquer outro grupo terr armado.

    4. omar assaf

      Vc pede respostas e não responde quando é questionado. Me responda o que vc acha da sugestão do seu amigo rosemberg. Vc concorda ! se não , me fale como vc acha que esse conflito pode ser resolvido .

    5. Cesar Costa

      Omar, você não responde com quem I deve negociar porque não existe com quem negociar. Talvez fosse com a liga Arab, capitaneada pela Arab e Eg, mas quando o H é Ir perceberam que isso seria possível fizeram o 07/10. O Sr sabe disso mas não dá um piu contra o H.

    6. omar assaf

      O rosemberg sugeriu que os sobreviventes sejam expulsos para Jordânia. Agora só falta a sua opinião.

    7. yussef mahmud m mustafa

      Sr César Costa a sua pergunta que o senhor repete sempre é hilária e também de quem defende as atrocidades que o estado colonial sionista de Israel comete contra o povo palestino , muda o filme Sr César o teu argumento tá desgastado

    8. omar assaf

      Deve negociar com vc e com o rosemberg, que tal a sugestão.

    9. Cesar Costa

      Yussef, com quem I deve negociar a solução de 2 Estados?

  36. JOSE RADA NETO

    Muita gente por aqui não leu o texto e partiu pra crítica! O autor tem razão: a definição de genocídio não corresponde ao que aconteceu até agora, mas está a caminho. Ora, isso significa que é um momento aterrador e que o Estado de Israel pode desencadear um massacre que envolva milhões de pessoas! A história de hostilidades mútuas (alimentada pela violência desproporcional de Israel) gerou um ódio que legitima esse genocídio. E com as redes sociais esse massacre pode ter ainda mais apoio.

    Responda
  37. Paulo Cesar Lopes Pereira

    "O procurador em Haia e todos os professores eruditos, de Omer Bartov para baixo, que falam sobre genocídio, estão errados. " Portanto, com exceção de humanistas como Netanyahu e Trump, bem como seus cúmplices e apoiadores, a maioria do mundo e da academia estão erradas. Sinto pelo autor que, sendo culto e amando seu país, deve sofrer para tentar minimizar a barbárie cometida pelo seu governo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Paulo Cesar Lopes Pereira, concordo, era uma vez um honesto historiador isreelense ... que agora tenta afastar os leitores da realidade.

  38. Rodrigo Negrão

    Entendi, cinquenta mil civis(mais de dez mil crianças) não é genocídio... Isso recentemente, sem contar décadas de eliminação sistemática de civis...

    Responda
    1. Cesar Costa

      Rodrigo, 50 mil civis... I não conseguiu matar nenhum terr? Você não acha que o H deveria informar suas baixas?

  39. José Marques Mendes

    Por que será que nunca citam as barbaridades ocorridas contra os palestinos durante o Mandato Britânico?

    Responda
    1. José Marques Mendes

      Sr. Daniel, o senhor já ouviu falar sobre os grupos terroristas sionistas Haganah, Irgun e Lehi? Eles atuavam durante o mandato britânico contra os palestinos.

    2. DANIEL ROUSSO

      Quais foram?

  40. jose prado

    50 palestinos. X. 1 Jacob não é um genocídio?

    Responda
    1. David Rosenberg

      O que é um Jacob? Comentário idiótico.

  41. Austin Assis Andrade

    Que artigo absurdo. Como historiador posso afirmar que o massivista não consegue defender seu frágil ponto de vista. Esta havendo sim um genocídio, quer o articulista queira ou não.

    Responda
    1. SONIA GUTIERREZ

      Perplexa com esta micelânia ter sido escrita, pensada (!) por um historiador. Genocídio, crueldade, ganância. Folha, quando um artigo contando a outra versão desta história? Talvez o presidente da Federação Palestina - FEPAL, Sr. Ualid Rabah. Justo e urgente. Aguardamos.

  42. Dagmar Zibas

    Estarrecedor. O que esse historiador está esperando acontecer para classificar como genocídio? Já há mais de 50 mil mortos. A maioria mulheres e crianças. Bloqueio de entrada de alimentos e ajuda humanitária. Assassinato de médicos e destruição de hospitais. É muito cinismo.

    Responda
  43. Edgar Alves

    Cancelando a assinatura deste jornal. Acobertando as atrocidades dos israelenses como sempre. Este artigo é criminoso. É uma verdadeira propaganda de guerra, o que é proibido pela ONU. Não adianta darem desculpas ou divulgarem na mídia suas razões. Fato é que estão exterminando o povo palestino, invadindo suas terras, praticando um genocídio, um massacre. A humanidade não irá perdoar isso. Lamentável o nível que a folha está indo.

    Responda
  44. Marcelo de Souza

    Se matar 50 mil não é genocídio, não sei o que é

    Responda
  45. Lis P F S

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  46. ISAIAS DA SILVA

    Mano, o que você anda fumando? Libera aí, vai.

    Responda
  47. Lorenzo Frigerio

    Também não há qualquer documento assinado por Hit ler ordenando o Holo causto. Quer dizer então que ele não aconteceu?

    Responda
    1. David Rosenberg

      Os comentários do Lorenzo Frigerio falam sempre do Hit ler e o holo causto, como fosse qualquer comparação honesta e legítima entre Alemanha natzista e Isr ael. É uma forma de negacionismo e reducionismo que parece ser uma obsessão para alguns leitores aqui.

  48. Luiz Almeida

    Tenho 50 anos de leitura de jornal e livros. Em toda minha vida nunca li uma pessoa tão ignorante da realidade. Parabéns, conseguiu superar a história de que não houve genocídio na segunda guerra.

    Responda
  49. Saulo Tavares

    Mais um que acusa Israel do que seus inimigos fazem.

    Responda
  50. Luiz Almeida

    Comete pogrom.

    Responda