UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raimundo Carvalho

    Acho que a pena é justa e não se deve dar anistia a ninguém que concorreu para o 8 de janeiro. Anistia significa devolver os direitos políticos a quem desejou acabar com os direitos políticos de toda a população. Mas sou manteiga derretida demais. Não consigo ver mulher, velho ou pobre chorando. Que seja dado à cabeleireira a possibilidade de ficar em prisão domiciliar, podendo sair somente sair para trabalhar ou levar os filhos ao posto de saúde ou à escola.

    Responda
  2. Nerisvaldo José Santos

    Aumentem mais um ano de prisão a cada pedido de perdão.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    Esse mesmo calor do momento já levou muita gente boa a cometer muita herda da qual se arrependeu depois. Vida que segue.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Não se trata de pichação, mas de ataque a um símbolo do judiciário, da democracia. Ela estava inserida em um contexto de violência, barbárie e terrorismo; de fanáticos armados, que clamavam pelo AI5, ditadura, retorno das fardas, coturnos e fuzis.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Gisele, grata pelo sofisticado.

    2. Anete Araujo Guedes

      A intenção é livrar a cara dessa pobre coitada, para que esse livramento chegue até o bolso e militares.

    3. Anete Araujo Guedes

      Em quanto ficou a reconstrução e restauração dos prédios e de algumas obras de arte? Quem pagou pelo estrago?

    4. Anete Araujo Guedes

      A esquerd@ vence as eleições no voto e não por intermédio de atos terroristas, trapaças, mentiras, fakes, calúnias, difamações, distorções dos fatos, negação da realidade, demolição do estado de direito e tentativa de golpe de estado.

    5. Anete Araujo Guedes

      Renato, a esquerda nunca tentou dar um golpe de estado.

    6. Anete Araujo Guedes

      Não se trata de pichação, mas de ataque qualificado a um símbolo da justiça brasileira.

    7. Anete Araujo Guedes

      Renato, temos o direito de ter nossas próprias opiniões, mas não de criar nossos próprios fatos.

    8. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Você repete quase que literalmente as palavras de Moraes, também repetidas exaustivamente pela mídia. Esse fenômeno foi descrito por George Orwell no livro "1984". Do contrário, explique de onde você tirou essa história de retorno das fardas, coturnos e fuzis? Esqueceu-se de que ele governou por 4 anos? Inicialmente, colocou alguns militares em seu ministério, mas os demitiu. E a outra de "fanáticos armados", de onde saiu isso? Não foi encontrada uma arma sequer entre os detidos.

    9. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Apoiadores do atual governo já haviam pichado antes a mesma estátua, de maneira bem pior, na minha opinião. Com tinta vermelha descendo de sua genitália até a barra do vestido. Considera que os autores deveriam pegar penas de 14 anos de encarceramento pela ação?

    10. Gisele Araujo

      Anete, a sua interpretação dos fatos é exagerada demais e o seu entendimento muito sofisticado para se aplicar às intenções de uma simples cabeleireira de interior.

  5. Gisele Araujo

    Seria uma irresponsabilidade uma MULHER vir de longe, do interior do país, gastar 50 reais, deixando os filhos em casa, para manifestar-se contra o retorno de um governante de muitos anos, com muitas das promessas não cumpridas? Como deve ter ouvido: "fica quieta em casa, mulher! Não arrume sarna para se coçar.!". Que atire a primeira pedra quem nunca desejou a mesma coisa que ela c/relação a um governante. No auge da pandemia eu desejei que o Bolsonaro não existisse.

    Responda
    1. antonio brito

      Correto. Estava fora de si, é uma incapaz de ter consciência de seus atos. Deveria ser condenada a um tratamento psiquiátrico. Percebe que caiu na real no vídeo que o inquisidor omitiu.

    2. Anete Araujo Guedes

      As minhas opiniões não são exageradas demais, essa preparação e execução dos atos terroristas constam nos autos, nos fatos, nos vídeos, nos celulares apreendidos, nas delações dos militares.

    3. Jove Bernardes

      Você desejou que o Bolsonaro não existisse e fez o quê? Correu para Brasília para apeá-lo do poder participando do furdunço por ouvir algum doidivanas buzinar nas suas oiças? Ou aquietou o facho e limitou-se a indignar-se, esperando passar o tempo para atuar segundo as regras democráticas? Esta, precisamente, é a diferença entre o que você não fez e o que ela fez. Não tem nada a ver com entendimento, intenção, batom e desejo.

    4. Anete Araujo Guedes

      * e não pelas intenções

    5. Anete Araujo Guedes

      É mesmo? O judiciário julga tendo em vista os crimes cometidos, nem pelas intenções, sensações e pretensas inocências. Ela era parte de uma turba golpista e criminosa, que pretendia jogar o país no abismo do obscurantismo, violência, truculência, terrorismo, tortura, fardas e fuzis.

    6. Anete Araujo Guedes

      Não se encontram nem um pouco comovidos com essa bolsonarista. É apenas uma entre tantas. O intuito é partir de um caso particular, comover a galera, para que acabe atingindo os condenados (bozo ). Tratou-se apenas de um passeio no parque, em uma *manha* de domingo. Ninguém sabia de nada. Estavam armados de batons de péssima qualidade. Se fossem batons importados, seriam todos liberados.

  6. RAFAEL RODRIGUES SCHMITT

    Cometeu o crime cumpra a pena. Pelo menos os filhos longe dessa mãe talvez cresçam melhores

    Responda
  7. Dora de Oliveira e Silva

    Se o ministro está com tanta pena podia levar a ré para casa, né? Coitadinha dela... Tão inocente... Eu também estava em Brasília e o calor daquele momento não me fez abandonar minha casa e meus filhos para quebrar o patrimônio público buscando um golpe de Estado. Lágrimas de crocodilo em histórias para boi dormir...

    Responda
    1. Dora de Oliveira e Silva

      Fácil dizer que é "intransigente" e "intolerante" quem julga a atitude daquela que foi presa em meio à maior destruição do patrimônio público deste milênio. Mas, só para manter a coerência, o que se poderia dizer daqueles(as) que julgam (e condenam) quem -simplesmente- vê as evidências apresentadas pela justiça e concorda com a pena? Seriam igualmente intolerantes e intransigentes?

    2. Gisele Araujo

      Coitados de nós! Que vivemos no meio de gente intransigente e intolerante, que entende e julga o mundo com a crueza do seu coração. Eu não tenho dúvidas acerca da ingenuidade e inocência da Débora, uma simples mulher do interior, a quem os mais entendidos enfiaram sonhos na cabeça.

  8. Nasemar Hipólito

    Perdeu, Manuela!

    Responda
  9. FRANCISCO TEIXEIRA

    Quase choro aqui. Estava à toa por Brasília, assim como não quer nada, aí veio o "calor do momento" me pegou pela mão, me entregou um batom e medisse: olha, vai ali e picha a estátua do STF, e pinta o rosto também, para parecer uma guerreira do mito.

    Responda
  10. Marcos Loureiro

    Como eu digo sempre: De pedido de perdão o inferno está cheio. Ficou doidona, foi????

    Responda
  11. neli faria

    O arrependimento posterior é uma causa de diminuição da pena. Não sei se constou no voto do Ministro, mas, seria o caso.Ademais, pena exacerbada não faz a Democracia ser respeitada!Tratar uma mera frase como se fosse um um ato terrorista gravíssimo,demonstra ,data vênia, vingança é isso não fortalece o Estado Democrático de Direito. Também não fortalece,a democracia, manter preso preventivamente quando não oferece risco para a sociedade.Data vênia!

    Responda
  12. MARCIA CRISTINA POLON

    A desculpa dela esta errada, por isso foi condenada e presa. Ela não pediu desculpas por ter participado de um golpe de estado que não deu certo, ...pediu desculpas pela frase que pichou e só, parecendo que no restante ela continua a acreditar até hoje. Acredito que se ela pedisse desculpas por ter participado de um golpe de estado que não deu certo, desculpa por querer Bolsonaro no poder mesmo após ele ter perdido as eleições, estaria solta. mas parece que ela acredita até hoje.

    Responda
  13. Luiz Reichmann

    ... eita Estátua poderosa, inda mais a da Justiça, imaginem se fosse no Busto do Ministro, prisão perpétua, dai sim justifica, mas, que por ser cega, surda e muda, não sentiu nada! No calor do momento muitos fazem outras coisas e não vandalismo.

    Responda
  14. Raymundo Itareru

    vinte anos de cadeia, sem dó

    Responda
  15. Severo Pacelli

    Caberia de fato pena exemplar para os líderes (oficiais das Forças Armadas, delegados, promotores, juízes, empresários, líderes sindicalistas, deputados, senadores, líderes religiosos). Essa galera sim, deveria ser punida com penas severas e a manada que foi na onda e cometeu bárbarie, serem punidas conforme o grau de envolvimento e agressão. Prevalecer o bom senso, mas nunca a impunidade.

    Responda
  16. Armando Moura

    sempre tem um homem envolvido quando estas mulheres deixam suas crianças em casa em saem para fazer besteiras. o fato é que ela não foi condenada apenas pela pixação, isto não daria prisão como não deu com quem tentou salvar são paulo daquela horrorosa estátua do borba gato, ela tinha muito mais, frequentava acampamentos (este homem estava por lá?), soube dos planos para criar caos etcs, ela recebeu várias acusações. Será que o tal homem a visita na prisão? nem pensar.

    Responda
  17. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Enquanto isso o chefe bolsonaro desviou verba por 28 anos em seu gabinete de deputado federal no chamado candidamente de rachadinhas e sabe lá o que fez como presidente, deve ter se lambuzado e não foi preso por isso, só poderá ir por um crime mais grave como golpe de Estado, a corrupção institucionalizada da ditadura. Quanto a cabeleireira, ano que vem estará solta por progressão de pena. Ditadura de qualquer tipo mata, é assassina e corrupta. Ditadura nunca mais, democracia sempre.

    Responda
  18. Marilia M

    Imagina se no calor do momento os ministros resolvem defender a pena de morte, como inclusive essa turma tanto defende…

    Responda
  19. Geraldo Magela

    Fux pode até falar uma coisa absurda desta, mas os outros ministros não vão entrar na onda dele. Lembram a frase do Deltan Dallagnol? “ In Fux we trust” ( Em Fux nós confiamos).

    Responda
  20. José Tarcísio Aguilar

    Sr Fux, o calor do momento vinha sendo atiçado há anos, com a generalizada campanha contra o seu tribunal e a favor das armas e da violência. Teria o ápice ao final do dia no segundo turno, mas seguiu-se com os mesmos velhos argumentos e mentiras, contra urnas e etc. Acalorou-se junto aos muros dos quartéis, incentivado pelos do lado de dentro, e foi concentrado no dia oito. Mais de dois anos depois, já deveria ter esfriado. Uma cadeia fria deve fazer esse rescaldo.

    Responda
  21. Ricardo Candido de Araujo

    Tá bom... Agora conta a do papagaio... Quem com nazistas anda, nazista é! Só faltou faltou dizer que foi arrastada para dentro do ônibus, né? Essa turma toda acreditava na impunidade de seus atos. Ela não veio, aceitem e cumpram as penas, não sejam covardes igual o mito(mano) de vocês.

    Responda
  22. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Calor do momento? Conta outra

    Responda
  23. José Tarcísio Aguilar

    Muitos homens justificam suas agressões contra mulheres, tomados pelo calor do momento, ou defesa de honra (qual honra?) e outros que tais. Não cola mais. Até seu líder, que naquele dia estava foragido na disney, já reforçou que ela fez o que fez por que quis o que quis.

    Responda
  24. Tersio Gorrasi

    O que justificaria, além da pena excessiva, uma multa impagável de trinta mi de reais? A morte financeira da pessoa? E o mandante e financiador de tudo isso, ainda não foi descoberto depois de dois anos de inquérito? O bode expiatório do ex-presidente? Um culpado pra chamar de seu?

    Responda
  25. Renato Letizia Garcia

    Eu só tenho uma dúvida: quando ela recusou as propostas da justiça para se afastar alguns anos das redes sociais ainda estava no "calor do momento". Ou será que convenceram ela a recusar essas propostas (com um bom estímulo) para que ela se tornasse um mártir da causa dos ghol phis thas ?

    Responda
  26. Arnobio Miranda jr

    Calor esse que ela procurou por conta própria. Como bem disse Bolsonaro: “foram porque quiseram”.

    Responda
  27. Frederico Goulart

    E ainda pagou voluntariamente R$ 50,00 pra participar deste vandalismo. Só tenho uma frase pra esta moça: Perdeu Mane.

    Responda
  28. Julio Oliveira

    Não se trata de uma simples pichação, ela fez parte de um movimento com intenções golpistas. Que pensasse melhor, se estivesse quieta na sua casa, nada teria acontecido. Não sei qual a pena justa, mas não pode ser relativizado como se fosse uma simples pichação, há que se ter um pena justa, exemplar.

    Responda
  29. Carlos Amorim

    Entre as coisas estranhas das narrativas, destaco que muitas pessoas estavam em quartéis pedindo a ditadura pra militares, por anos, antes do dia 8. Não deveriam estar presos tb? Acho tb curioso que se procurou financiadores e fala-se do Agro, mas agora há silêncio sobre isso. Não acharam nada além dos 50 da passagem? Então foi abuso mesmo sair acusando empresários?

    Responda
  30. Ricardo Lobo

    E no calor do momento iriam aproveitar e matar um juiz da suprema corte e o presidente eleito democraticamente. Punição. Sem Anistia.

    Responda
  31. Jose Walter Da Mota Matos

    O calor do momento tem consequências jurídicas, como o frio da cela, por exemplo.

    Responda
  32. Claudio Gomes

    Já já estará solta por progressão de pena, fim deste ano no máximo, talvez antes. Ai vai virar subcelebridade, vai abrir seu próprio salão, virar influenciadora, quem sabe BBB? Terá vida próspera, tendo ficado 2 anos na prisão. Muita gente faria igual…

    Responda
  33. antonio pereira

    E uma verdadeira santa hahaha Dobre a pena para 28 anos.

    Responda
  34. Nerisvaldo José Santos

    Catorze anos de prisão integrais, sem redução.

    Responda
  35. Nerisvaldo José Santos

    Catorze de prisão integrais. sem redução.

    Responda
  36. Antonio Renato de Andrade

    Conversa… Estava nos acampamentos, liderando, incitando, pedindo intervenção militar. Atuou fortemente nas redes sociais fomentando o levante. Agora vem dar uma de inocente… SEM ANISTIA!!

    Responda
  37. Antônio Carlos de Paula

    Só de estar em frente ao quartel pedindo a volta da ditadura já é crime, depois junto com baderneiros da extrema direita fizeram toda aquela quebradeira nas Praça do Três Poderes. Pagará caro por acreditar nas mentiras do réu golpista ladrão de jóias. Anistia jamais.

    Responda
  38. AILTON SOUZA

    Fux já poderia aposentá-la. Até parece uma velhinha com a Bíblia na mão.

    Responda
  39. Joao Cellos

    Ela foi pra Brasília com qual intuito mesmo?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Derrubar o governo eleito pelo povo.

  40. antonio brito

    Não estava de pleno juízo. Deveria ser considerada incapaz. Os advogados deveriam pedir um laudo psiquiátrico. O máximo seria passar por um tratamento de psiquiatria. Os que se regogizam com a abusividade da injustiça são tão autoritários e fomentadores do ódio quanto aqueles que queriam permanecer no poder. O general Freire Gomes é um herói.

    Responda
  41. Beatriz R Alvares

    14 anos pode ser considerada uma pena muito alta. Mas pergunto: quanto vale a nossa democracia? O golpe de 64 resultou numa ditadura que durou mais de 20 anos. Acompanhada de prisões, sem direito a julgamentos, torturas, desaparecimentos e mortes. Quem deseja a volta da ditadura? Se ela voltar, não saímos mais dela. Sem anistia!

    Responda
  42. Beatriz R Alvares

    Acho esta história mal contada. Deixou os filhos em Paulínia, foi passear em Brasília e no dia da invasão ajudou um homem a fazer pixação e depois ficou tirando fotos dos prédios lindos. Infelizmente ficou com a cabeça virada por culpa do Bolsonaro. O maior perigo reside na anistia. E um ovo de serpente. Nossa democracia pagará caro caso este projeto seja aprovado.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      É um ovo de serpente

  43. MARCO ANTONIO POLISELI

    Brasil fazendo um papelão

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Agora está sendo explorada pela co r já como santa enqto. banana curte os eeuu

    2. Joao Cellos

      Papelão é apoiar golpistas. Sem anistia!

  44. Marcio Souza

    Perdeu, mané!

    Responda
  45. Joao Braga

    No pais da impunidade, onde corru ptos estão livres e soltos querem fazer o linc hamento da cabeleireira. Hipocrisia. Desumano.

    Responda
    1. Joao Braga

      Marina ninguém descute que ela errou e deve pagar. A questão é a desproporcionalidade da pena. Corruptos levaram bilhões dos nossos hospitais sucateados e vc ficou calada ou apoiou? Va catar coquinhos...

    2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Concordo, bolsonaro desviou verba por 28 anos em seu gabinete de deputado federal no chamado candidamente de rachadinhas e sabe lá o que fez como presidente, deve ter se lambuzado e não foi preso por isso, só poderá ir por um crime mais grave como golpe de Estado, a corrupção institucionalizada da ditadura. Quanto a cabeleireira, ano que vem estará solta por progressão de pena. Desumano é apoiar a ditadura, assassina e corrupta.

    3. Antônio Carlos de Paula

      Desumano?? Sabia o bem o que queria. A serviço do réu golpista ladrão de jóias estava arquitetando contra o Estado Democrático de Direito. Quanto a corruptos é só pesquisar sobre a família Bolsonaro.

    4. Joao Cellos

      Sem anistia!

    5. Marina Gutierrez

      O ato de depredar o bem público merece punição, alem disso ela participou de forma voluntária de uma manifestação que tinha por finalidade, derrubar de forma violenta um governo eleito democraticamente.

    6. Regina Tavares

      Linchamento onde? Uma cara de pau, saiu de SP sabendo que não era coisa boa, mesmo pq pagar $50 pela passagem seria, no mínimo, questionável. Naquela hora esqueceu que tinha filhos, trabalho, etc, só agora lamenta não estar com eles e estar com a vida de ponta cabeça?

  46. Iraia Galindo

    Organizou viagem para Brasília, passou semanas na frente de quartel, participou de grupos de WhatsApp, teve participação ativa nos acampamentos . Ficou longe dos filhos. .Não aceitou as propostas apresentadas pela justiça. E agora?

    Responda
  47. André Mendes

    O ministro Alexandre de Moraes disse no julgamento de hoje que essa mulher estava no acampamento golpista também. Ela não foi de surpresa para a invasão, estava junto na intentona golpista.

    Responda
  48. Wilson Soares

    Gozado, aquele casal que planejou, comprou veneno, fez a comida, envenenou e matou 8 pessoas também alega que foi levado pelo calor do momento... Hannibal Lector também... o quase-assassino que atirou em Trump dias antes da eleição... o assassino que saltou da moto e atirou no coração de um homem ANTES de dizer que era um assalto... o policial que atirou nas costas de um adolescente porque imaginou que ele ia tirar a sua arma... Fica assim não, menininha... Pode chorar... chora...!

    Responda
  49. MARIO DE PAULA

    Então, se o calor do momento for o linchamento de pessoas, ela também entra na barbárie? E quanto aos filhos, se tivesse cuidando deles ou trabalhando ou na igreja, nada teria acontecido. Sem anistia.

    Responda
  50. Valdo Neto

    Ela deu uma de mané e perdeu, tendo escrito sua própria sentença, seu próprio destino na estátua.

    Responda