UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Loureiro

    Sei não, mas acho que até lá muita água ainda vai rolar debaixo da ponte. Não me parece que nem a direita e nem a esquerda exista um nome que empolgue. Mas vejam bem, não se pode subestimar o Lula. Se, os carinhos de supermercados voltarem a ficar cheios, ele será imbatível. Pobre pensa com o estômago. ( sem preconceito )

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      O ser humano preocupa-se com a dor que o aflige no momento. Se a dor se dá no estomago por fome, qualquer um tende a eleger quem tem meios de eliminar essa dor. Ser de esquerda, direita ou indefinido aquele que elimina essa dor, será procurado para o cargo.

  2. José Cardoso

    O Tarcísio, engenheiro formado pelo IME, é um ótimo candidato para presidente. Embora sem o mesmo brilho intelectual, o Eduardo Paes talvez seja paradoxalmente ainda melhor, por não ter o rabo preso com o bolsonarismo, e ter mais experiência política e administrativa.

    Responda
    1. José Cardoso

      Paulo, eu prefiro a formação de engenharia, não evidentemente pelas disciplinas técnicas específicas, mas pela maior base matemática, que disciplina a mente. Como dizia o Pascal: entre 2 espíritos postos em iguais condições, aquele que sabe geometria é superior, e possui especial vigor.

    2. Paulo de Cardoso

      O curriculum de engenharia, de qualquer escola, não capacita o nela diplomado, a ser melhor presidente do que um outro qualquer, com mesmo nível de formatura em outras áreas. O curriculum de qualquer faculdade de humanas capacita melhor do que o de qualquer outra de Exatas, para os cargos públicos. Exemplos desta tese a história contemporânea mostra.

    3. José Cardoso

      Quando contratamos alguém, a formação acadêmica pesa na avaliação. E nós eleitores vamos contratar um presidente da república no ano que vem.

    4. julio alves

      Quer dizer que ser do IME lhe dá credenciais para governar o Brasil? Seu engenheiro serviu, como tenente, sob o comando do kafa a jeste General Heleno, no massacre do Haiti. Adiantou muito o IME, não?

  3. João Vergílio

    Metade do Brasil queria o golpe. É essa metade que vai votar no candidato que Bolsonaro indicar, seja ele Tarcísio, Zema, Eduardo ou Michelle. Tarcísio & Cia não dirão nada sobre o golpe porque, se disserem, se enroscam com a justiça. Nas entrelinhas, continuarão dizendo que concordavam com ele. Se Trump der sinal verde, o cabo e os dois soldados serão imediatamente mobilizados. Metade do Brasil sairá às ruas para aplaudir. A outra metade ficará em casa para não apanhar.

    Responda
    1. Marcos Napoleão Lacerda

      O excesso de uso da cloroquina embasa o cérebro, “manda o Trump dar o sinal verde” para ver o que acontece, você esquece que o Brasil tem estreitas relações diplomáticas com a Rússia e China, e, que não vão pensar duas vezes para arrancar o fígado dos ianques… O abóbora podre não tem cérebro mas tem coll

  4. Hernandez Piras

    Fosse pela voz da mídia e dos mercados, quem teria enfrentado Haddad no segundo turno de 2018 seria Alckmin, não Bolsonaro. Tarcisio fax uma administração de mudiocre a ruim. Duvido que chegue lá!

    Responda
    1. julio alves

      Eu concordo com a incapacidade do Carioca governar. Mas o eleitor paulista gosta é disso: alguém que odeie tudo que seja progressista. em benefício das categorias sociais menos privilegiadas. Adora quem governa mal. Veja aí a vitória do Nules, bancada pela Folga e o resto da mídia corporativa. Tarcísio é uma ameaça real. É pior que o Inelegível.

    2. Marcos Benassi

      Não discordo da mediocridade do Tarcizão, não; apenas acho que o eleitorado, na sua, transcende o governador. É aí que há perigo...

  5. CARLOS TARDIVO

    O carioca cara de tábua de tiro ao alvo, trairá seu criador assim que esse for condenado, tá só fazendo ceninha para o gado

    Responda
  6. edson vieira nunes

    Qual a razão de se votar para presidente se quem mandará serão os sultões da câmara e senado? Isso precisa mudar neste país urgentemente. Pior: a culpa pelo insucesso de um governo fica nas costas do chefe do Executivo, ao passo que seus algozes passam despercebidos.

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Seguirá os passos do editorial da folha: enterrar o fato.

    Responda
  8. julio alves

    A resposta para a pergunta da manchete é a seguinte: seja o que for que o Carioca disser e fizer, sempre terá espaço na Folha e nos artigos dos capachos dos patrões. O que não falta aqui é palanque para a extrema direita.

    Responda
    1. julio alves

      Caro Paulo Araújo aqui embaixo. Convenhamos que a sua opinião é "conselhos" sobre os meus comentários não me interessam em absolutamente nada. Experimente você, ler um artigo e fazer sua própria análise ao invés de perder seu tempo com que leitores escrevem. Em resumo: já experimentou ir catar coquinho?

    2. Paulo Araujo

      Convenhamos que seu conceito de extrema direita ou esquerda está meio defasado. Dê um google para se inteirar melhor do que significam.

  9. Cauê Ito

    Tarcísio é cria de Bolsonaro. Não é conveniência, nas eleições passadas cometeu crime eleitoral envolvendo até a morte de morador da periferia num arranjo pra lá de suspeito e também divulgando fake news nas eleições municipais. Essa extrema direita é assim

    Responda
  10. Claudio da Silva

    Golpe da Disneylândia? A sanha de criminalizar uma vertênte política é a pior forma de pacificar um país!!!!!!!

    Responda
  11. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Tarcísio está fazendo teatro ao lado de bolsonaro,ele também gostaria de ser um ministro do STF para enterrar de uma vez por toda seu criador,em breve dará pulinhos de alegria.

    Responda
  12. Alberto Henrique

    Bolsonaro levou um pé no traseiro em dois mil e vinte e dois,mas deixou um hospício aberto.

    Responda
  13. Ricardo Fernandes

    O réu inelegível só é solidária com a sua Famiglícia de sangue. Quantos ele abandonou à beira da estrada e na chuva? Vai candidatar em 2026, mesmo sabendo que sua candidatura será impugnada pela TSE, para alimentar sua narrativa de perseguição. O detalhe sórdido será ter algum dos seus filhotes de vice, provavelmente o O1. O suíno metralha herdará a cabeça da chapa e manterá o sobrenome da Famiglícia na disputa! Tarciso como criatura, manterá seu servilismo, contentando-se com a reeleição.

    Responda
  14. Wilson Luiz Antonio

    Tarcísio é a patinha preferida do bozo, pelo menos enquanto este tiver capital politico. O carioca vai acompanhar bozo até a beira do túmulo político. Resta saber se também vai pular nele.

    Responda
  15. Felipe Macedo

    Não importa o que ele dirá, mas sim o que ele já disse. As falas indicam que ele seguirá o mesmo caminho do seu líder: tentar fazer do Brasil a sua própria Venezuela. A diferença é que Tarcísio pode ser bem sucedido nessa empreitada, algo que o das jóias não foi. Por isso eleger e votar na extrema direita significa apoiar o projeto autocrático dela e por em risco nossa democracia.

    Responda
  16. Cedric Antunes

    É absurdo - e de uma irresposabilidade sem paralelos - argumentar que o impeachment era alternative crível para impedir os crimes do Bolsonarismo; num país que ainda convive com as cicatrizes e sequelas políticas do impedimento da presidente Dilma. Qual é ponto, no fim do dia, de termos um Executivo e um Legislativo eleitoralmente disassociados quando deputados e senadores podem impichar à bel prazer um presidente eleito pela maioria dos brasileiros.

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    O Tarcísio me parece mais "sutil": ele conta com a prisão do Bozo, toda esta aparente fidelidade canina é para ele poder dizer ao bozomínions que ele foi fiel até o fim e é o sucessor natural do minto. Quanto à "herança" do bozismo, há muito que o brasileiro deixou de esperar competência e decência dos seus governantes, votando basicamente para satisfazer seu fígado, não o coração e muito menos a mente.

    Responda
  18. Paulo Henrique

    "Tô nem aí"

    Responda
  19. Veranice Avila

    Tarcísio não se elege presidente com a turma do Bolsonaro do país inteiro. Não adianta querer não vai ser presidente.

    Responda
  20. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    O Governador de São Paulo, com o boné MAGA, na Campanha de 2026.

    Responda
  21. jose prado

    Dirá o que os bolsanaristas quiserem que diga! É pau mandado mesmo!

    Responda
  22. Alexandre Marcos Pereira

    Esse obviamente que Bolsonaro não seria impedido pesa como chumbo na memória da nossa jovem democracia. Porque ele não foi impedido. Porque muitos não quiseram. Porque outros temeram. Porque alguns ganharam. Porque a covardia política é muitas vezes vendida como prudência, e o cálculo eleitoral se disfarça de estabilidade institucional. O Brasil viu, de camarote, o presidente da República ameaçar o Poder Judiciário, insultar a Constituição, transformar a pandemia em palco de negacionismo e morte

    Responda
  23. Clemente Coronel Ovelar

    o minimo que se espera de um articulista, mesmo o militante, é a honestidade intelectual e fatual, tentando enganar a quem o lê VTF cita os atuais 25 % da maravilha que estamos vivendo e dizendo que o anterior se manteve acima, na verdade 39 de aprovação do JB no ultimo ano do seu mandato, esse que ele chama de "pior miseria do seculo XXI" é so comparar

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Tirar bolsonaro da presidência foi fácil, difícil é acabar com o hospício que ele abriu.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Bozista em modo negação é quase hilário. Você esfrega os números na cara dele, mas ele não aceita sequer raciocinar. É uma febre que não passa; que arde lá do fundo do poço da razão.

  24. Frederico Goulart

    Os desgoverno Temer e Bolsonaro fizeram o centrâo elevar o preço para mante-los no poder e isto nos custará muito para conseguirmos voltar aos patamares de dos tempos de FHC e Lula 1 e 2

    Responda
  25. José Augusto Bernabé

    A Vingança do Moraes, o novo Beto Carneiro, mesmo com a faca nos dentes como ele está já produziu uma força contrária por enquanto oculta ainda mas em curso, haverá sim Bala de Prata e Clava de madeira contra o Vampiro.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Tirar bolsonaro da presidência foi fácil, difícil é fechar o hospício que ele abriu.

    2. José Antônio

      Quem indicou o Moraes para o STF foi o Decorativo, vulgo vampiro, mas quem de fato o colocou lá foram mais ou menos 61 votos Senado. O número 61 me lembrou dos votos contra a Dilma, lembra-se?

    3. Marcelo Fernandes

      A Globo precisa contratar o Barnabé. Seria um imenso livramento para os leitores da Folha.

    4. Leandro Piva

      A serem reveladas dentro de 72h...

    5. Fernando José Nicoli

      Que isso Barnabé? Fumou o que?

    6. Eduardo Rocha

      Errou na mitologia: bala de prata é para lobisomens. Para o gado, vacinas. Sobre as forças ocultas (ressucitaram Jânio Quadros!), aguarde 72h.

  26. Gilberto Rosa

    Pensar que os patrões do Tarcísio e do Vinícius são os mesmos, os que querem juros, privatizações fraudulentas e não taxação de mega fortunas. É tudo enrolação papa tolos.

    Responda
  27. FRANCISCO TEIXEIRA

    O "moderado" é uma extensão de seu mito.

    Responda
  28. Ricardo Candido de Araujo

    Sr. Vinícius, a dita moderação de Tarcísio é tão verdadeira quanto uma nota de três reais. Nela só acreditam os que têm interesses escusos ou os tolos. E o comício cômico do Rio de Janeiro deixou isso bem claro.

    Responda
  29. Gilberto Rosa

    Não vai falar nada dos acordos no Japão? 20 bi da Embraer e tudo mais?

    Responda
  30. João Carlos G de Souza

    Tarcísio só vira candidato a presidente se a elite permitir. Mas sabemos que inclui o pacote Bolsonaro. As promessas de anistiar o inelegível e os terroristas do 8 de janeiro estará presente. Aí a conta será dessa elite com Tarcísio e a possibilidade de tornar-se presidente e trazer todo o retrocesso do bolsonarismo ao poder. O País suportará tamanha mesquinhez do establishment ?

    Responda
  31. andre lunardelli

    Vinícios comete um erro: Tarcísio não aprova o projeto de golpe -ele nega o envolvimento de B com o mesmo, apesar de ser óbvio que B eh o líder do golpe. Ou seja, B e o bolsonarismo são sapos gigantescos que Tarcísio engole. Há evidentes razões eleitorais para isto, mas creio que o motivo lealdade a quem o alçou ao poder eh ainda maior.

    Responda
  32. Angelo Batista Goulart

    A Bola da vez na sucessão da extrema -direita esta com Tarcisio! capitão do exercito e engenheiro civil , o capital financeiro quer ele! . Ai a mídia corporativa vai promove-lo como o melhor ! Agora que começou o julgamento Capitão Tarcisio , Zema, Ronaldo caiado e alhures ! vão defender o lider ! Capitão Jair! caso ele seja condenado será abandonado ! O ultra-liberalismo em terra brasileiras que as bocas quer a facilidades da financeirização e do rentismo o resto é show, picadeiro!

    Responda
  33. Marcos Benassi

    O que me intriga e horroriza, Vêtêfê, é a quantidade de concidadãos Paulistas que, observando o comportamento atual do Tarcizão, nele consideram votar. Creio que gostem da ideia do Bozo ter feito imensa quantidade de cadáveres compatriotas; com esse mesmo gosto, devem ter observado o Tarcizão do Cadáver, logo no início de seu mandato, promover a chacina praiana. Apreciação idêntica deve haver às privatizações pppiicaretas do marretador. A Locomotiva engatou marcha a ré, caríssimo, só pode.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Antonio, que indecência expor esse nível de tosqueira em público. Sabesp vendida na bacia das almas, abaixo da cotação de mercado. E as mortes da baixada, que, admito, não são corrupção, são *assassinato* oficializado. Você está exemplificando admiravelmente o comentário do colega Edailson, logo abaixo de você.

    2. antonio brito

      Ganhou moral ao prender os assassinos do Victor medrado no parque do povo. Falta ainda aqueles que morderam o dedo para retirar o anel da doutora de Osasco. Até o momento não surgiu um caso de corrupção no governo do estado. Será reeleito, o candidato Boulos vai torrar dinheiro dos companheiros para nada.

    3. Edailson Monteiro Rodrigues

      É mano véio, a ogonorança astravanca o pogreço.

  34. Jesus Silvestre

    Sem candidatos extremistas pra presidente. Fora familicia bolsonazofascista.

    Responda
  35. Jesus Silvestre

    Enquanto a direita viver subjugada ao bolsonazismo teremos tentativas de golpe. Fora familicia bolsonazifascista. Alkmin e Tebet pra presidencia.

    Responda
    1. José Antônio

      Os partidos dos dois colaboraram para os 367 votos na Câmara e 61 no Senado. Aqueles 22 partidos que alí estiveram já deveriam terem se fundidos e criado o PCA (Partido Camisa Amarela), e que mantenham os slogans ' Não vou bancar o pato` e ' Somos todos Cunha` nas campanhas eleitorais do novo partido.

  36. Paulo Zacarias

    Olá robôs replicantes zelosos em encontrar pelo em ovo vernacular: por que o texto do Marcus Benassi foi abruptamente abduzido? Na minha moral protestante não encontrei nada em seu texto que o conduzisse à fogueira santa. O texto do Marcos assim como meu comentário ao dele era sobre tempos sobrios. Já chegaram?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, republiquei o comentário. E realmente não há nada nele que o faça merecer ser morto jogado na ponta da praia.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, meu caro Paulo, não só chegaram como fazem sombra ao célebro dos quadrúpedes "denunciantes" e à burrrice automatizada da phôia. Esse regime estúpido de sençurofrenia folhomática, que mantém uma legião de escravos no porão da Barão de Limeira, obrigados a concordar com qualquer "denúncia" que chegue e assassinar comentários, deveria chamar a atenção pública, só que não. O jorná que, outrora, servia à democracia, agora serve à estupidez.

    3. Paulo Zacarias

      ... tempos sombrios...

  37. José Fernando Marques

    Perfeito. Tarcísio busca faturar com o que sobra do bolsonarismo. Vale o que o gato enterra.

    Responda
  38. Ettore Fellini

    Para as elites economicas não importa o cheiro de morte q exala o bolsonarismo com 1 milhao de mortos pela Covid ( o segundo no mundo ).Não importa avacalhação e negociatas com o Direitão .O q importa é privataria Querem mais sangue dos brasileiros Querem Petrobras Querem BB, e o q restou.Defender Lula é defender o Brasil É livrar o BR de vendidos e negociatas

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Este é o problema dos esquerdistas. Ouvem e saem reverberando sem raciocinar. Engole esta falácia de culpa de Bolsonaro e vomitam a todo tempo. REcuso-me a te mostrar o óbvio. Vá se informar para além da Foice.

    2. Hernandez Piras

      E desde quando Lula se preocupou com vendidos e negociatas? E desde quando Lula deixou de negociar com o Centrão? E há muitas formas de privataria ni Brasil. A mais clássica é fingir que a empresa continua estatal e entregar sua gestão aos interesses privados. E isto o PT sabe fazer como poucos.

  39. Gilmar Maghenzani

    Aí folha quanto está ganhando iara fazer propaganda do Miltinho?

    Responda
  40. Antônio Carlos de Paula

    Não há nada o que esperar do capacho Tarcísio de Freitas. Ele é cria do réu golpista ladrão de jóias.

    Responda
  41. Fernando Alves

    A questão é que todo mundo sabe que se a Folha tivesse duzentos jornalistas investigativos e dez colunistas ao invés de dez jornalistas investigativos e duzentos colunistas, o Tarcísio estaria falando sobre o próprio indiciamento dele. Só que hoje é fácil, pois basta colocar uns milhões de dinheiro público na Folha e ela até faz campanha para você, vide Ricardo Nunes.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, dedada no'zóio!

  42. Fernando Fleury cecchi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  43. hernando josé rocha franco

    Até na conhecida hipocrisia política há limites para o indefensável.

    Responda
  44. Zelis P F

    O mesmo que o PT falou nos escândalos da lava jato Arrozao. Consórcio Nordeste Petrolao Mensalão Roubo da Previ Roubo nas Estatais. Roubo das sopas recentes dos Petistas aqui em São Paulo. Tatto

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Acho que não pq qdo os vi sendo abatido não tinha

    2. Fernando Fleury cecchi

      Alguém sabe se bo v i nos quando choram sai lagrima

    3. Gilmar Maghenzani

      E o PT, e o Lula, e a Dilma, e o mensalão, que coisa esses bizoloides não aprendem, perdeu mané

  45. Paulo Afonso Laurentis

    Este - pelo menos pra mim - deve ser o único episódio da história mundial em que o sujeito comete ilícithos p3nais à luz do dia, diante de milhares de pessoas, com transmissão ao vivo e registros gravados e depois ainda se mostra indignado por ser proccesssado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Concordo mas é doença mental

  46. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de candidatos a um novo mito, os que pretendem herdar de bom grado, com gosto e sem nenhum pudor tudo o bozo representa, e que foi descortinado com aptidão e competência pelos ministros do STF, ao confirmarem sua culpabilidade, ao adequarem às leis constitucionais todos os crimes cometidos por bozo e seus comparsas. É com eles que os merca dos vão.

    Responda
  47. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Paulo Zacarias

      Pois é, Marcos. O povo alemão sabia, intelectuais e filósofos alemães sabiam, a cultura requintada alemã da metade do século XX, saiba, a Igreja Evangélica Alemã sabia, a Igreja Católica sabia, escritores renomados sabiam. Ao invés do horror, a fascinação e uma alegria mortal no semblante dos concidadãos. A serpente já era visível na translucidez da realidade. Tempos sombrios esses da locomotiva paulista.

    2. Anete Araujo Guedes

      São, São Paulo/Quanta dor/Correndo a todo vapor/E amando com todo ódio/Se odeiam com todo amor/São milhões de habitantes/Aglomerada solidão/ Porém com todo defeito/Te carrego no meu peito.

  48. antonio brito

    Está errado. Dizer que o ex presidente é "inocente" não quer dizer que apoia o "caos" e a baderna.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Quanta ingenuidade ,ele é o caos não lembra?

  49. Ricardo Botto

    Com se pode falar em moral quando se considera alguém como bolsonaro um líder? Tarcísio e Zema são mais do mesmo. Nem com maquiagem resolve, mesmo aquela tão caprichada como opera esta folha. O problema deles não é a aparência. O problema, insolúvel, é o cheiro que carregam.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E as entranhas, caro Ricardo, que também não aparecem, e só federão depois de rasgadas as carnes exteriores. Ah, bom, na educação, já Fedem, mas Feder é da natureza do secretário paulista, importado do Paraná.

  50. Helio Cardoso

    Sr. Estrupício Inelegível, seja otimista: na cadeia vai ter todo o tempo do mundo para aperfeiçoar aquela imitação dos doentes de covid com falta de ar!

    Responda