UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Talvez pelo fato do Ilmo ex-Juiz não gostar de ver a Justiça ser feita. O traficante André do Rap também. Tanto é que este ex-magistrado o soltou, não é mesmo??!

    Responda
  2. Marcelo Seminaldo

    O batom passou a ser apenas uma alegoria, o que aquela moça queria era que o governo legitimamente eleito fosse deposto, que em seu lugar fosse colocado uma ditadura que mataria opositores e o batom vermelho da moça representa o vermelho do sangue das vítimas que seria derramado. Cana nela, Xandão.

    Responda
  3. Augusto Mário Silva

    Volta Sérgio Moro, o ex ministro Marco Aurélio está morrendo de saudade.

    Responda
  4. Antônio João da da Silva

    Eu não gosto de ser julgado por ninguém, nem pelo meu melhor amigo. Por quem gostaria de ser julgado, cara pálida? Que crime cometestes?

    Responda
  5. Ney Fernando

    Marco Aurélio soltou sozinho um traficante e o banqueiro Cacciola. Ambos gostaram de ser julgados por ele. Quando o tribunal reformou sua decisão de soltura os dois já tinham fugido.

    Responda
  6. Reuben Asuo

    O ex-ministro passou tanto tempo no STF que acabou adquirindo a síndrome do eterno pertencimento. Já está "ga.."gá".

    Responda
  7. Carlos Alves Junior Carlos

    Onde está André?

    Responda
  8. Adalberto Otaviano Luciano

    Cuidado. Em terra de cegos....

    Responda
  9. Genivaldo Bazílio dos Santos

    “Digas com quem tu andas, que eu lhe direi quem tu és”, já diziam nossos antepassados. Como bem lembrou o Ministro Flávio Dino, o crime foi cometido por grupo armado com rojões, barras de ferro, pedras, etc. A despeito de entendimentos contrários, a moça fazia parte desse grupo que invadiu a praça dos três poderes com grave violência.

    Responda
  10. Rocia Oliveira

    Muito compreensilvel a posicao do Ex ministro. Deve conhecer seu proprio passado e talvez julgue precisar de um tribunal mais compassivo. Passarinho que come pedra.....

    Responda
  11. Fernando José Nicoli

    Mello:tem o ex presidente Collor( que ainda irá pro xilindró),este ex ministro e sua esposa e o resto dos ascendentes e descendentes desta caterva. O que falam é fazem é o que fazem atrás da moita.

    Responda
  12. João Francisco dos Santos

    Esse ex-ministro, primo do Collor, fala mansa, demonstra tolerância com esses atos extremistas. Por quê?

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Porque é da mesma laia dos condenados.

  13. Adalberto Otaviano Luciano

    Sério risco de confisco do passaporte.

    Responda
  14. Marcelo Fernandes

    De acordo com o desocupado ex-ministro, o notório golpista, genocida, ecocida, sociopata, ladrão de jóias, cafajeste e traidor da pátria chamado Bolsonaro não precisa responder por nada, pois estaria acima da lei. Em que planeta vive esse tio Marco Aurélio?

    Responda
  15. DANIEL BRANDAO

    É uma diversão analisar os comentários à matéria e identificar neles algumas dessas falácias argumentativas: "Ad hominem" (o argumento é rejeitado não pelo seu conteúdo, mas por causa de um aspecto da pessoa que fez a afirmação); "Whataboutismo" ou "e-aquilismo" (alguém responde uma opinião com uma acusação não relacionada); e "Argumento de autoridade" (é a posição do tribunal, então está correta). E com relação à FSP, manifestam a "Falsa dicotomia" (ou você está conosco ou contra nós).

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Bela aula de português, mas pergunto: no seu comentário, apresentou algum ponto que aprovasse a tese do ex-ministro, sobre os crimes da cabelereira? Ou você também acredita que ela é tão ingênua a ponto de desconhecer o motivo daqueles atos, e não concordar com eles?

    2. Eline Murad

      Comentário perfeito. É o que mais acontece no Brasil de hoje.

    3. André Andrade

      Dá uma olhada nas regras de conexão do CPP. Mesmo que o Bolsonaro tenha saído da presidência, figura nos Inquéritos juntamente com investigados com foro, como o deputado federal Alexandre Ramagem, que deve ser julgado pelo Supremo (art. 53 da CF e Súmula setecentos e quatro STF). Além disso, não há mais possibilidade de modificar a competência com a cessação do mandato, seja como forma de evitar a prescrição, seja para evitar a "escolha" do juiz natural (renúncia).

    4. PAULO PETRASKI

      Daniel Brandão, se você tem alguma prova manda pra lá. Mas se são só opiniões então... Devido processo legar envolve n coisas. Não tenho visto nem ouvido criticas a esse respeito de outros juristas. As excessões são as noticias pinçadas a dedo publicadas nesse jornal.

    5. DANIEL BRANDAO

      Paulo Petraski, "respeito a devido processo legal" tem a ver com o foro competente, que é justamente o que Marco Aurélio está questionando. E você fala como se atualmente não houvesse juiz orientando pescaria de provas e perfeita sintonia entre julgador e procurador geral.

    6. DANIEL BRANDAO

      Esse 'Rives Passos' acaba de confirmar meu comentário, aplicando a mim a "Falsa dicotomia". Eu não sou bolsonarista e não estou defendendo Bolsonaro. Estou apenas querendo ver se conseguem refutar o argumento jurídico do Marco Aurélio.

    7. PAULO PETRASKI

      Ad hominem = a vida de uma pessoa que faz a afirmação, seu modo de agir e pensar diz muito sobre suas decisões. e-quilismo = muitos textos da FSP são opiniões não relacionadas com um dado fato. Ve-se isso todos os dias. Argumento de autoridade = em se tratando de um Juízo, correto é quando se respeita o devido processo legal. Exemplo de atitude não correta: grampos e condução coercetiva ilegais, promotor recebendo orientação de juiz. Falsa dicotomia = talvez você leia pouco esse jornal hê hê hê

    8. Rives Passos

      Você se esforça para defender o indefensável. Seu mito é chefe de organização criminosa. Trouxe prejuízos incalculáveis aos brasileiros, a democracia, ao equilíbrio social. Setecentos e cinco mil mortos por culto ao próprio ego e negação da ciência. E queria manter essa situação afrontando a constituição. "Traidor da Constituição é traidor da Pátria". Ulisses Guimarães.

    9. André Andrade

      Basta conhecer as regras de conexão (art. 76, inc. I, Código de Processo Penal). Mesmo que o Bolsonaro tenha saído da presidência, figura nos Inquéritos juntamente com investigados com foro, como o deputado federal Alexandre Ramagem, que deve ser julgado pelo Supremo (art. 53, par. 1º da Constituição e Súmula 704).

    10. Rodolpho Oliveira

      Ela não está sendonpresa por pixar umanestatua com sua arma: o batom! Quem artumenta assim ou é mau intencionado ou alienado. Ela está sendo presa por invadir e depredar os prédios dos 3 poderes, sendo um ataque metafórico contra a democracia e um ataque prático e orquestrado pra gerar o caos esperando a intervenção militar pedida nas faixas, nos acampamentos e nosngeitos de eu autorizo. Ditadura não é uma opção política, é crime.

    11. André Andrade

      Qualquer operador do direito conhece as regras de conexão (art. 76, I, Código de Processo Penal). Mesmo que Bolsonaro tenha saído da presidência, figura nos Inquéritos juntamente com investigados com foro, como o deputado federal Alexandre Ramagem, que deve ser julgado pelo Supremo (art. 53, §1º da Constituição e Súmula 704).

  16. Rives Passos

    Esse que soltou traficante? E isso atraiu críticas ao STF. Indicado de Collor e primo. Indicou filha para ser desembargadora no RJ? O "voto vencido"?

    Responda
  17. MILTON DE MELLO BONANI

    Muito menos eu. Por isso mesmo, faço força para andar dentro das quatro linhas, como dizia o outro. Por exemplo, no 08/01 estava em casa, almoçando com a minha família.

    Responda
  18. MARIA CECILIA C SILVA

    O Congresso, na sua omissão e preocupação apenas com o orçamento, é responsável por toda essa situação. Já poderia ter delimitado a competência da Corte Suprema faz muito tempo. Mas se omite até mesmo ao sabatinar os candidatos a supremo magistrados.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você está responsabilizando o STF pelos crimes de Bolsonaro?

  19. Henrique Richter

    Marco Aurelio Mello, que não se esqueça, foi nomeado por Fernando Collor de Mello, seu primo, em 1990. E enquanto Ministro do Stf em 2020 concedeu, liminar, liberdade a Andre do Rap um dos chefes do PCC.

    Responda
  20. Roger Hoefel

    Mandato já: essa figura não ficaria tanto tempo no STF se houvesse prazo finito.

    Responda
  21. Fernando Jorge

    STF está bem melhor sem a presença desse senhor.

    Responda
  22. Francisco Carvalho

    Simples....Só não cometer crimes de Lesa Pátria!

    Responda
  23. Rodrigo Negrão

    Se não gostaria é só não tentar dar um golpe de estado...

    Responda
  24. Roger Hoefel

    Fraco: indicado pelo Collor.

    Responda
  25. GILBERTO SOUSA BANDEIRA

    E o velho Marco Aurelio de Melo. Cadeia nesses vagabundos golpistas!

    Responda
  26. Marcelo Linhares

    Tem gente denunciando, indiciando, investigando, julgando, se declarando apto e não deixando o plenário julgar. Muito estranho essa sanha. Parece que tem interesse pessoal.

    Responda
    1. Thiago Lima

      Qual a sua justificativa para que esse processo vá a plenário em detrimento a outros processos de mesma natureza?

    2. Marcelo Fernandes

      Você é jurista? É ao menos advogado? Não? Já sei! É só mais um bolsonarista desocupado...

  27. André Andrade

    O eterno "voto vencido". Só pode ser algum desvio comportamental. Se a maioria quisesse absolver os réus, lá estaria ele pregando a condenação. Só a psicanálise explica.

    Responda
  28. DANIEL BRANDAO

    Como de praxe, os comentários críticos se resumem a argumentos 'ad hominem'. Ninguém foi capaz de demonstrar que ele está juridicamente errado.

    Responda
    1. PAULO PETRASKI

      Daniel Brandão, da mesma forma você também não mostrou que ele está juridicamente certo. Para contribuir para o debate, a FSP deveria entrevistar algum ex-ministro que pensasse o contrário, não acha?

    2. André Andrade

      Basta conhecer as regras de conexão (art. setenta e seis, inc. I, Código de Processo Penal). Mesmo que o Bolsonaro tenha saído da presidência, figura nos Inquéritos juntamente com investigados com foro, como o deputado federal Alexandre Ramagem, que deve ser julgado pelo Supremo (art. cinquenta e três, par. 1º da Constituição e Súmula setecentos e quatro). FSP barrando digitação de números.

  29. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Sempre foi voto contrário aos seus pares e diga-se de passagem, voto vencido. Ser do contra também traz visibilidade, todos querem entrevistar, né Pholha? Próximo!!!

    Responda
  30. Luiz Reichmann

    "Casa que não tem Pão, não tem Patrão"

    Responda
  31. Carlos Cesar

    Indicado para a cadeira no supremo pelo primo Collor de Melo, ego maior que a ganância do PcFaria, filha indicada para Tribunal com super salário, soltou o maior traficante do Brasil pq o ministério público não solicitou a manutenção da prisão, revertida pelo Fux já tarde demais. Era melhor ficar quieto.

    Responda
  32. ANTONIO CAMARAO

    Não quer ser julgado? Não pratique crimes!

    Responda
    1. PAULO PETRASKI

      Daniel Brandão, o mesmo já disse o Bozo várias vezes, o mesmo que planejou a assassinato de um presidente há há há

    2. DANIEL BRANDAO

      O mesmo diria um agente da KGB ou da Gestapo para um cidadão comum

  33. Jose Neto

    Esse aí não é aquele que soltou (monocraticamente) o maior traficante do Brasil e logo após o mesmo fugiu!? Esse ex magistrado deveria ter vergonha igualmente a FSP dar espaço a essa…. Gent….

    Responda
  34. Mário Mendonça

    Como sempre MAM jogando sua sabedoria no lixo!

    Responda
  35. elizeu santos lemes

    Esse ai..ja passou e não deitou..esqueçam ou deletem.

    Responda
  36. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    FSP na cruzada pela salvação da direita, ressuscita Marco Aurélio. Nomeado ao STF pelo primo, o corrupto Collor, adorava ser o único voto em desacordo com o plenário, toda vez que os demais estavam em consenso.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Esse comentário contém "Falsa dicotomia" (ou você está conosco ou contra nós); e também argumento "ad hominem" (o argumento é rejeitado não pelo seu conteúdo, mas por causa de um aspecto da pessoa que fez a afirmação) e "Whataboutismo" ou "e-aquilismo" (alguém responde uma opinião com uma acusação não relacionada).

    2. DANIEL BRANDAO

      Não desvie o assunto, e prove onde ele está errado do ponto de vista jurídico. Senão, pelo menos reconheça que usas a mesma lógica de bolsonaristas nos debates

  37. Andre Rypl

    Folha é cruel. Está lá o Marco Aurélio com sua chinelos em casa e o chefe da redação manda o foca ligar para o sujeito. "Vai lá, pede mais um voto vencido pro Maurélio para ilustrar nossa reportagem". Pô, Folha, o sujeito passou vergonha mais de 30 anos no Supremo. Deixa o senhor descansar

    Responda
  38. Elias Estevam da Ribeiro

    Então não faça mais nenhuma besteira. Já basta ter soltado o maior traficante do Brasil. Cuide bem do Teco, porque o Tico está dando sinais que já foi.

    Responda
  39. Mauro Machado Gonzaga

    Ninguém gostaria de ser julgado pelo STF ou por qualquer outro orgão ligado a justiça.

    Responda
  40. Fernando Martins

    Ninguém gostaria de ser julgado pelo STF. Até Carmen Lúcia, que era um exemplo, virou cumplice da idéia de "reescrever a constituição" por conta de uma suposta tentativa de "salvar a democracia". Ridiculo o momento que a justiça brasileira está vivendo.

    Responda
    1. Rives Passos

      Bla bla bla

  41. marcio jose albino

    Ele soltou até chefões e agora quer pagar de idôneo.

    Responda
  42. Humberto Cal

    Seu gens não nega primo de Collor de Melo. Faz tudo para aparecer,recolha-se a sua insignificância.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Argumento 'ad hominem', sem relevância para o debate

  43. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Sei , sagaz o senhor . Por lá poderia ser condenado . Melhor não .

    Responda
  44. Chico Neto

    Só para lembrar, foi esse ministro que mandou soltar André do Rap e numa canetada milhares de presos com prisões decretadas em segunda instância. Fosse por ele, nenhum dos golpistas estaria preso e, sim, livres para continuarem seus planos.

    Responda
  45. Daniel Pestana Mota

    Marco Aurélio não dá uma dentro! Vive palpitando, de maneira controversa, sabe-se lá movido por qual motivo e com qual intenção. Deveria manter a discrição que mesmo não ativa não deu conta. Ego. Ideologia. Quanto à Fux, dispensa-se comentários.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Argumento 'ad hominem', sem relevância para o debate.

  46. Celso Queiroz

    Ah Fa-binho! Sempre a serviço! Bom vassalo!

    Responda
  47. Nasemar Hipólito

    A matéria poderia ter lembrado que o eminente ministro foi nomeado pelo seu primo Fernando Collor de Melo. Trinta anos se passaram e ainda sofremos essa sequela do abominável "caçador de marajás", o Bozo daquela época...

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Seu argumento é 'ad hominem', sem relevância para o debate

  48. Anete Araujo Guedes

    Vale recordar uma mensagem do marreco a Dallagnol, in Fux we trust.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Pois é, se o padrão do STF fosse o Fux, estaríamos todos "fuxed"

  49. Bruno Sebastião Neto

    Já soltou inúmeros ba ndidos, não tem moral pra nada !

    Responda
  50. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Esse juíz é aquele que soltou o preso que pertencia ao PCC antes de se aposentar

    Responda