UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Peter Janos Wechsler

    É suficiente conhecer o serviço de saúde pública dos EUA e do Canadá para sentir a diferença entre os dois.

    Responda
  2. Antonio Melo

    Aqui no Brasil o nacionalismo das elites econômicas é o próprio bolso, o patrimonialismo sobre o Estado (privatizações, dividendos das estatais e isenções fiscais, contração de renda), por isso, apoiam o bolsonarismo em sansões ao Brasil e até numa invasão americana que os recoloque no poder.

    Responda
  3. José Cardoso

    O nacionalismo é contagioso.

    Responda
  4. Antônio João da da Silva

    Trump como toda a extrema direita se especializaram na arte de mentir. Toda as suas fanfarronices podem ser vociferadas porque pegou uma economia acima do pleno emprego, crescendo fortemente, assim pode ser desaquecida sem grande conseguência. Ou seja, mentiu para ser eleito, que a economia americana ia muito mal.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Enquanto os canadenses estão empenhados em defender seu país contra as atitudes desrespeitosas de um presidente cheio de vontades e arrogância, aqui em nosso país tem ex-presidente oferece de mãos beijadas aos EUA uma base militar próximo à Foz do Iguaçu, enquanto um senador capixaba sugere Trump invadir o país, por motivos demagógicos partidários e ideológicos. Vergonha!

    Responda
  6. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O Lula percebeu isto e já tá peitando o trampa e assim melhorar as pesquisas que compram por aí.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Que nada. Percebeu que o povo está mais alienado do que antes. Correu atrás do preço do ovo, do arroz e da carne porque sabe que aqui o buraco é mais embaixo. E como não é bobo foi pro Japão durante a decisão sobre julgamento de Bolsonaro.

  7. Roberto Gomes

    Me pergunto se os estadunidenses estão sabendo do julgamento de bolsonaro e se perguntando: o que os brasileiros têm que nós não temos? Ironicamente, Trump parece querer importar para os EUA o sistema de votação do Brasil.

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    Posso imaginar o clima nas redações, nos cafés políticos do Ottawa, nas colunas mordazes dos jornais canadenses. Está ótima coluna parece até saída de uma carta diplomática escrita por algum embaixador indignado, desses que ainda usam tinteiro e lacre, tamanha a elegância contida na acusação. O homem de terno mal cortado e sorriso treinado em frente ao espelho do Salão Oval acha que pode tudo. É daqueles que confunde educação com subserviência e cordialidade com capitulação.

    Responda
  9. Shieko SAKUMA

    Tenho uma sobrinha residente em Vancouver que está aqui nos visitando com a família, que nos relatou exatamente o que está escrito nesta coluna .

    Responda
  10. JOÃ O MUCCI

    O Homem Alaranjado até parece um agente de uma potência estrangeira plantada no centro do poder dos Estados Unidos.

    Responda
  11. Paulo Edson Mazzei

    Somente bazófias do homem... Por aqui temos milhares deste tipo, somente bazófias...

    Responda
    1. Dorival Macedo

      Vai esperando... com um louco no poder, tudo é possível...

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Enquanto isso vamos saboreando nossa picanha.

  12. Hernandez Piras

    Já no México, a Presidente fala em "soberano", "soberana" e "soberania" a cada frase, mas até agora nada! Nenhuma resposta concreta ao governo Trump. E nosso presidente, que falava em "reciprocidade", diz agora que esta virá só se fracassar o recurso à OMC. Como se Trump ligasse para a OMC.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      A possibilidade de retaliação do Brasil é mínima. Dado seu grau de dependência. Da mesma forma uma campanha elencando as boas coisas do Brasil geraria mais reações internas E destrambelhos da oposição. Quem não tem pólvora, nem é lambe botas. Não cria confusão.

  13. Hernandez Piras

    A quantidade de canções nacionalistas canadenses ou de protesto contra as pretensões de Trump em relação ao Canadá que se encontra no YouTube é espantosa. Há um sentimento de autêntica indignação e de afirmação nacional no "pacífico Canadá".

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Qual seria a reciprocidade real que o Brasil poderia fazer contra os EUA de Trump? Sério. Se puder responda.

  14. Ettore Fellini

    Otimas noticias .Sim boicote é uma estrategia correta nesta guerra comercial Mas não pode ser contra Israel O termo boicote aos sionistas é proibido É o unico povo que conseguiram ter legislação contra criticas a eles Se disser boicote produtos dos sionistas pq estão dizimando um povo Isto pode ser considerado antissemita e passivel de condenaçao Portanto Boicotes so para produtos americanos Ok mesmo que os sionistas façam dobradinha com trump Mas não pode ok Não podem ser criticados ok

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Eita, dona Lúcia, a loucura trAmpiana está dando seus frutos, venenosos do lado estadunidense da fronteira, saboroso fora dela. Pode até vir a ser meio amargo economicamente, mas não deixa de manter uma certa apetitividade hilária. É difícil compreender a extensão dessa trama TrAmpista: tenho cá comigo que há algum sentido obscuro sendo concertado por debaixo da indumentária exibida no palco. É árduo aceitar que seja somente tosquice; desconfio que venha coisa pior adiante...

    Responda
  16. João Vergílio

    Até o Jordan Peterson aderiu...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Infelizmente, não sei quem seja, João; todavia, se é contra o Laranjão, eu louvo.