UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Helena Carnieri

    Um tema muito necessário, e fico feliz que a Folha esteja cobrindo há certo tempo a realidade evangélica em toda sua riqueza e contradições

    Responda
  2. Marcos Martins

    São. São 10 vezes mais. Violência não é só agressão. É muito mais: exigir vestimentas, comportamentos, para ser chocante, cabelos embaixo do sovaco e toda uma repressão familiar sobre os adolescentes contrariadas pela repressão que vivem em depressão por não conseguir evoluir diferente das orientações dos multimilionários pastores evangélicos.

    Responda
  3. Pablo Leite

    Acho que a situação um, em que o Pastor tenta mostrar uma realidade diferente da violência masculina é pequena. Bem pequena em relação a situação 2. Pelo menos, é a minha experiência em relação a essas igrejas.

    Responda
  4. Ana Maria Vaz

    Deus não existe e se existiu um dia já morreu. Só ficaram as histórias de carochinhas que os crentes vendem como uma maneira de angariar fundos para suas ladroagens.

    Responda
  5. paulo cesar cruz

    Caminhamos de volta á caverna. Balbuciando, de quatro, sem rede de esgoto e passando cada vez mais tempo em redes sociais , vendo dancinhas e realities. O vazio nos preenche.

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    Com a graça eu Deus, eu sou Luterano "! Na ieclb até a pastora Presidente é mulher .

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    sobrenome Kepler ! no século passado- há mais de cinquenta anos - eu tive um professor, pastor da igreja batista, chamado Walter Kepler .

    Responda
  8. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    A "crentalhada" brasileira é, simplesmente, vergonhosa; as mulheres ainda mais, pois mesmo sendo tratadas como seres de terceira categoria, não deixam o fanatismo de lado. Triste...

    Responda
  9. Jaime Souza

    A Folha de São Paulo se tornou vaggabunda e medíocre. 20 colunas de religiosos aplaudindo a própria religião. Isso não é e nunca foi jornalismo. Jornalismo requer distanciamento e imparcialidade. Aqui é só evangélico escondendo o que mais existe dentro das igrejas: pedofilia, violência contra a criança, homofobia, lavagem de dinheiro do tráfico e desvios bilionários de dinheiro público.

    Responda
    1. Sosthener De Almeida

      O interessante é você falar de "escondendo" num texto que está justamente revelando. Viés cognitivo forte o seu.

  10. Raymundo Itareru

    não resta dúvidas, essa história de casar e ser obrigada a aguentar os malas porque está escrito na bíblia, é fria

    Responda
  11. MAURICIO FLEURY DA SILVEIRA MESTIERI

    Os únicos crimes são contra Deus e o bom senso.

    Responda
  12. JORGE CESAR BRUNO

    Não se discute o trabalho das igrejas evangélicas, sobretudo no apoio social e espiritual!! Mas é inegável a subserviência e submissão das mulheres com seus pares! Infelizmente a figura patriarcal, o provedor, visões antiquadas e medievais, ainda prevalece! E pena!

    Responda
  13. mateus nunes

    A igreja evangélica obviamente tem problemas como toda organização social. Mas constitui uma estrutura em que as pessoas mais rejeitadas da sociedade encontram senso de pertencimento, vínculo comunitário. Além disso, tende a fomentar a valorização do ajuste social, a obediência à lei, oferece conforto nas tragédias e confere um significado existêncial a essas pessoas que elas não encontram em lugar algum. Cada um vê o que quer ver.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Verdade: mata, esquarteja, estupra crianças e depois vira um anjinho do bem fazendo as mesmas coisas escondido. Qualquer pesquisa no google mostra isso todo dia.

  14. Laudgilson Fernandes

    Infelizmente , hoje as igrejas chamadas neo-pentacostais são um antro de machismo, fascismo e alienação. Já tive a experiência, com uma cliente, que simplesmente me disse que não lia jornais e nem via tv pois era coisa do diabo, conforme seu pastor a orientou. caso de estupro,pedofilia, causado por pastores, já é algo comum nas mídias e nas questões policiais.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Não querido, você está enganado! Certa está a Folha de São Paulo! Me admira que ainda não tenham começado a publicar desenhos de pessoas acariciando leões como panfleto de testemunha de jeová nessa merrda ainda.

  15. josé mário ferraz

    Certeza mesmo é ser a religião cúmplice do crime contra a humanidade da manutenção da ignorância.

    Responda
  16. Severo Pacelli

    Em algumas denominações evangélicas, os seguidores são proibidos de cursar ensino superior e lerem "literatura mundana". Essa alienação garante a perpetuação das igrejas que atuam nesse modus operanti. Vivem no mundo bolha da bíblia, seguindo quase sempre interpretações às cegas de seus líderes. Vendem vassouras, santinhos, sangue abençoado. Memes para todos os gostos. A ingenuidade dessa gente é tamanha e tamanho é a manipulação em prol de privilégios por parte das lideranças. Triste.

    Responda
  17. Severo Pacelli

    Infelizmente, a maioria das igrejas evangélicas são compostas de gente simples, com raso acesso à cultura e leitura (algumas proíbem os fiéis de cursarem curso superior). Ficam no mundo bolha da bíblia e como não forjaram leitura e interpretação que advém da leitura e reflexão literária (ter lido uns cem livros no ensino fundamental e médio), o fazem conforme cabeça dos líderes, transes e visões. E líderes são homens, machistas e que não enxergam que são massas de manobra do sistema capitalista.

    Responda
    1. fabiana santos

      Pacelli, sua última oração atigiu o ponto fulcral. Disse tudo!

  18. Severo Pacelli

    E pensar que Cristo, ao voltar o fará na forma de mulher, pobre e negra. As igrejas vão pirar e o chicote vai comer solto.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Jesus apoiava donos de escravos e os elogiava publicamente. Caia na real.