UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Sales

    Trump quer criar um país comercialmente tipo "neo comunista". Encarece o de fora, na esperança de produzir dentro do país e tornar os Estados Unidos, a nasa dos anos 60/70. Vai se lascar com isso, quando a conclusão de que o mundo não precisa mais deles acontecer.

    Responda
  2. Sérgio Pombo

    Conhecem o Napoleão Ruindaparte?

    Responda
  3. João Melo

    Uma coisa é o agente laranja, o tramp, agir como patriota e chutar o balde com o mundo dentro. Outra bem diferente é o tarcínico apoiando isso e posando de patriota de outro país. E tem quem aposte nesse pseudo patriota para presidente do Brasil.

    Responda
  4. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Sérgio Pombo

    Na minha casa tem dois Chevrolet. Serão os últimos pois não comprarei mas produtos de marca norte-americana. Carros japoneses e chineses são melhores.

    Responda
    1. Abner de Siervo

      Mudei para os japoneses faz tempo. Perfeitos, duráveis e confiável.

  7. João Guedes Braz

    Para o Governo Trump qualquer tipo de argumento não vai fazer sentido, o Brasil tem de deixar de ter medo e fazer valer a reciprocidade, com certeza se o Brasil fazer valer a reciprocidade Trump vai aumentar as tarifas e entre Brasilx Estados Unidos não vai haver mais comércio, se outros paises tomar coragem e retaliar os Estados Unidos com a mesma proporção, dentro de poucos meses os Americanos vao cair na real, Trump nunca vai cair na Real é um sem noção.

    Responda
  8. Sergio Clissa

    Se o tramp quer inviabilizar a economia dos eua é problema deles. O nosso caminho é o que o presidente Lula está fazendo, buscar a abertura de novos mercados na Ásia além da China, aumentando as exportações e também as importações, mostrando que o país é confiável para estabelecer parcerias duradouras.

    Responda
    1. Sergio Albuquerque

      Xará, não se pode pensar assim. São US$ 32 bi em jogo. Para os USA, é pouco mas quebra o Brasil. Tem que sentar e negociar. Como fez o México e foi bem. Não é se rebaixar mas deixar de vaidade e cair na real. Por exemplo, tenho uma padaria que vende 80% da produção para o Carrefour. Vou brigar com ele? Da noite por dia, não substituiremos os parceiros comerciais.

  9. NELSIDES VALMOR BRERO

    Ditador mundial?

    Responda
  10. Pedro Albuquerque Neto

    A fonte de Julia e Ricardo parece ter sabor de bananinha.

    Responda
  11. Otavio D'Elia

    A decadência de um império se reflete diretamente na mediocridade de seus líderes.

    Responda
  12. Arnobio Miranda jr

    Júlia e Ricardo estão numa torcida tétrica pela taxação dos produtos brasileiros, a ponto de fazerem exercícios de adivinhação.

    Responda
  13. SALVADOR OLIVEIRA

    Vocês acham que ele faria algo diferente do que da promessa de campanha para ser eleito? Tolo quem acreditou.

    Responda
  14. SALVADOR OLIVEIRA

    Vocês acham que ele faria algo diferente do que da promessa de campanha para ser eleito?

    Responda
  15. Felipe Macedo

    Certamente nossos "patriotas", tão amigos de Trump, farão de tudo pra defender os interesses do Brasil, né?

    Responda
  16. César de Oliveira lima

    Espero que o Folha entreviste o Tô Nem Aí sobre a política tarifária do Laranjão. O forasteiro deveria se preocupar em fazer São Paulo ser grande e relevante novamente e deixar de ser subserviente aos interesses dos EUA e do Réu traidor da Pátria.

    Responda
  17. Marcelo Bondioli

    Trump quer ver o Mundo de joelhos perante os EUA, pagando vassalagem ao novo César. Deveriam lembrá-lo de que a única certeza na História é

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      que impérios caem.

  18. Rodrigo Negrão

    Trump está sendo mais eficiente do que se fosse um agente russo ou chinês( não posso afirmar que ele não seja ).

    Responda
    1. Mauro Machado Gonzaga

      Qual o motivo dessa prevenção que as pessoas tem contra a China? Nos temos de ser amigos de quem nos respeita e nos trata como iguais e não de quem só suga e escraviza, como é o caso dos EUA com o resto do mundo. É preciso avisar ao senhor empolgadinho que eles nunca ganharam uma guerra sozinhos contra ninguém.

  19. Waldemar Stocco

    bur-rice é complicado, mas trump vai muito além, se acha o bozo do mundo, no comércio com o Brasil os EUA vendem mais. santa ignorância. Talvez por tantas abe-sta-gens gringas é que o Brasil foi migrando mais pra outros países principalmente China. eua não são o mundo, não vivem só, parabéns aos americanos por terem votado com o pensamento no "fi-o-fó"

    Responda
  20. Carlos Gastal

    Eu acho que o Mundo já percebeu o blefe e vai pagar para ver. Álias, vamos ter que aprender a viver sem os EUA.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Correto, Alemanha já está fazendo.

  21. JAILSON DE BEZERRA

    Mais uma pá de cal na economia americana. Eles vão acabar se afundando cada vez mais até perceberem o erro.

    Responda
  22. glen fredo

    Parece que o trump está querendo copiar o Brazil

    Responda
  23. glen fredo

    Ele vai dar um tiro no pé. O resultado de impostos sobre produtos importados é baixar a qualidade dos nacionais e aumentar os preços. Isso dá pre ver aqui no Brasil que tem a mesma hid iota politica protecionista.

    Responda
  24. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

    Na negociação o Lula deveria incluir a questão do ovo, ou ele revê essa posição ou o Brasil vai dificultar ao extremo a exportação de ovos para os EUA. Se é pra encher o saco vamos lá.

    Responda
  25. Hernandez Piras

    Os EUA foram uma das economias mais dinâmicas das últimas três décadas. Sua economia cresceu duas vezes mais do que a europeia neste período. Não é o retrato do país do qual todos "tiram proveito". A União Europeia paga em serviços digitais para empresas norte-americanas duas vezes o seu superávit comercial com os EUA. Trump não compreende as razões do dinamismo norte-americano na era neoliberal e está a ponto de matar a galinha dos ovos de ouro. Os competidores agradecem.

    Responda
  26. Andre Moraes

    È um doente. Aliás, o mundo está doente. Aqui mesmo estamos tendo que lidar com os nossos. Xandão aplicou a primeira dose da vacina ontem.

    Responda
    1. elizeu santos lemes

      Pelo menos aqui ja estamos jogando os lixos na papuda..la logo logo vão perceber que o cara um traste mor e FINISH...Aguarde..

  27. Jose Walter Da Mota Matos

    Exatamente por isso lula está abrindo mercados na Ásia, haverá reciprocidade de tratamento. As bolsas americanas seguem em queda por causa da politica tarifária dos EUA.

    Responda
  28. Guilherme Preissler

    Que o império em decadência continue afastando seus parceiros comerciais, o Brics agradece.

    Responda
  29. Igor Cornelsen

    Não creio que o governo americano seja tão incompetente a ponto de jogar o Brasil no colo da China. Nos últimos 15 anos os EUA tiveram um significativo superavit comercial com o Brasil, não se joga fora um mercado desses.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Pior que a atual adminstracao dos EUA eh incompetente sim. Estao alienando todos os seus alidados. China agradece. Mas o Brasil nao pode simplesmente cair no colo da China. Tem que abrir novos mercados, como o presidente esta fazendo no Japao. Nao eh prudente colocar todos os ovos na mesma caixa.

  30. Marcos Barbosa

    Olhando a lista da FSP ,vejo que o mundo todo joga Sejo contra os EUA . Se possível,esses países se juntarem quem vai se fooder são os americanos

    Responda
  31. Sam Duart

    Só vejo Xi JinPing rindo a toa com os EUA jogando o mundo no colo da China.

    Responda
  32. Sam Duart

    EUA contra o mundo. Se os espertos aprenderem a sobreviver sem os americanos. Logo a América vai virar a próxima Venezuela.

    Responda
  33. Marcos Prado Vilela

    Make America Great again, né Tarcisio?

    Responda
    1. José Bueno

      Colaboracionistas contra os nossos interesses é que não faltam no Brasil.

    2. Fernando José Nicoli

      Mas Vilela,um rato pari outro da mesma espécie. Assim aconteceu com Bolsonaro parindo este Tarcísio.