Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto barbosa de castro

    Lendo suas crônicas me fascina a capacidade de um bom intelectual de engendrar explicação e fundamento lógico (e irrefutável) para qualquer conclusão desejada. No caso concreto, porém, há um problema: a condenação penal exige o enquadramento REAL do fato (comportamento do reu) na tipificação constante de lei - algo já desprezado pelo STF. Alargando um pouco mais seu raciocínio, podemos aplicar as penas a qualquer um que, em pensamento, tenha apoiado o insurgentes, mesmo ausente.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      É exatamente o penso. O que não está escrito não é crime. Se assim fosse, não haveria prisão para tanta gente que *apenas* desejava o suposto *golpe*. O Poder Judiciário, STF, está se superando a cada dia nessa área. Vide o foro privilegiado: alterou-se o entendimento, sem estar escrito, apenas para atingir outros objetivos.

  2. Paulo Silva Barbosa

    Contrariando o título do artigo, Abraham Lincoln dizia. "Aqueles que procuram pelo mal nas pessoas com certeza o encontrarão."

    Responda
  3. Jove Bernardes

    Um amigo dormiu de um dia para o outro na cadeia por ter sido flagrado no lugar errado, na hora errada e nas companhias erradas e me contou de sua surpresa com a alegre e uníssona fala dos presos assim que respondeu que não tinha feito nada para estar ali: "Aqui ninguém fez nada!"

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Não vejo os bolsonaristas verterem sequer uma lágrima por aquele catarinense que se explodiu no Planalto, em defesa desta ideologia de extrema direita! Sempre lembrando que os extremos são farinha do mesmo saco! OrasilCaipira!

    Responda
  5. Felipe Araújo Braga

    Por que Bolsonaro não passou a faixa para Lula? Claramente, não aceitou a derrota.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Esta foi uma das várias mensagens que deu à choldra. A primeira foi de que ele era um covarde.

    2. Nelson de Paula

      Funcionou como um sinal a seus seguidores de que não entregou o poder.

  6. José Cardoso

    Comparar uma moça armada de batom com alguém pressionando o gatilho de uma arma de fogo é muita forçação de barra. O boçal que quebrou o relógio ou os outros que quebraram vidros merecem suas penas, mas a moça do batom não pode pegar 14 anos.

    Responda
    1. José Cardoso

      Que processo? O que há são vídeos mostrando que ela pichou a escultura. Esse foi o seu delito.

    2. Jove Bernardes

      O senhor parece conhecer a fundo o processo e todos os detalhes da participação desta senhora para fazer uma afirmação tão firme e contundente. O advogado dela ou é um completo desinformado ou é um incompetente.

    3. Ricardo Botto

      Se fosse uma ação isolada a moça dificilmente seria presa, ou teria uma pena de serviços. Mas ela estava dentro de outro contexto. Imagino que a pena decorra deste fato. Os romanos costumavam dizer que: o desconhecimento da lei não te desobriga do cumprimento da pena.

  7. José Bernardo

    Sim, perfeita a observação. Pelo raciocínio do batom, o sujeito que redigiu a minuta golpista poderia argumentar que apenas digitou um amontoado de caracteres numa folha em branco... Quanto à pena, resulta do somatório dos crimes imputados; na prática, com a progressão de penas, vai resultar em tempo reduzido de detenção em regime fechado.

    Responda
  8. Jorge Severo

    Não há inocentes no 8/1. Desconhecer a Lei não é desculpa para não havê-la cumprido. Baixar a pena da mulher do batom, tudo bem. Mas apenas baixar, jamais anistiar. Já quanto aos peixes graúdos, ferro neles.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Uai, Hélio, taí o ponto: motivo correto, paulada adequada; o primeiro, tá ajustadinho; a segunda, ajusta-se. Já as questões de instrumental avaliativo, tipo a lente, enquadramento e foco, elas sempre serão ajustadas às finalidades do discurso. E, se olhar de perto trás os benefícios que você cita, também expõe até as mínimas perebas, tanto as cutâneas como as d'alma: no caso Bozolóide, há não poucas taras que ficam visibilíssimas, e não ajudam na hora do vamuvê. Vamulá, toca espiar direitim.

    Responda
  10. Kiko Mazziotti

    Caro Hélio, perfeito comentário! Não podemos nos esquecer de que esse pessoal [dito inocente] queria explodir o Aeroporto de Brasília e assassinar Lula, Alckmin e Xandão. As penas são excessivas, mas ali não havia ninguém inocente, o sonho nutrido pelos desmiolados, num passo seguinte à baderna, era o fechamento do congresso e do STF e entronizar o Bolsonaro como ditador.

    Responda
  11. antonio brito

    Oh helium, pense um pouco. Em oito de janeiro o presidente já tinha tomado posse, logo o movimento baderneiro não poderia ser para impedir a posse ou mudar o resultado da eleição. A omissão das forças de segurança e que protege os poderes não mereceu inquérito para apurar responsabilidade. Até o supremo comandante das forças armadas abandonou o Palácio e foi viajar no janjatur para Araraquara do grande Edinho que perdeu a eleição municipal

    Responda
    1. José Bernardo

      Quem insiste no argumento de isolar o oito de janeiro incide no raciocínio exposto pelo artigo; é só pensar no que se seguiria se naquele dia fosse instaurada uma GLO em Brasília para perceber que o que ocorreu então não pode ser isolado do contexto de toda a preparação golpista.

  12. Nerisvaldo José Santos

    Matéria sobre seres insignificantes.

    Responda
  13. Adenilson peneli

    14 anos é pouco, ela está a disposta a fazer qualquer coisa, inclusive matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes e ainda alguém que tentasse impedi-la.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    Em uma dessas reuniões golpistas, bozo afirmou *Nesse caso a lei não vale mais *.

    Responda
  15. Anete Araujo Guedes

    A estratégia é partir de um caso particular, desqualificá-lo, tirá-lo do contexto da obra criminosa, para que os benefícios, que visam para ela, alcancem até os militares e bozo.

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    Quer motivo maior e incontestável do que querer impor a todos os cidadãos um regime regido pela força das armas, ou um regime autoritário? O cancelamento da soberania do voto popular? O retorno às prisões arbitrárias, torturas desumanas, sequestros de pessoas, execuções sumárias, banimentos, censura, mentiras e sumiço de corpos?

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      De acordo com a Anete, não queremos regimes como os da Venezuela, Cuba, Nicarágua e Coreia do Norte! OrasilDemocraciaRepublicana!

  17. Antônio Carlos de Paula

    Com certeza essa é a verdadeira realidade. Agora esses golpistas usam o regime democrático para suas defesas. Espero que o STF seja implacável nas condenações.

    Responda
  18. Márcio Marques Alves

    Há quem tente minimizar e existem aqueles que querem maximizar. Tudo depende do contexto que se quer imprimir nas narrativas. A verdade é que, nem quem acusa o lado adversário, é inocente. Não há inocentes, quando o assunto é política. A afirmação de "defesa da democracia", num país com tantas desigualdades sociais, criminalidade e grandes facções do crime organizado num perigoso protagonismo, não é possível conceber que ainda haja alguma democracia a ser salva.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Desculpem o erro de português *autoridades.

    2. Márcio Marques Alves

      Sim, Marilza! Do ponto de vista teórico, e dentro da romantização ou idealização no sentido isonômico, do que seria democracia plena, sem dúvida! Contudo, a democracia tal como a temos, ela nos tem servido? Há altoridades (principalmente no Judiciário, que se coloca como protetor da democracia) que sequer concebem a ideia da necessidade de aperfeiçoamento da democracia. Simplesmente afirmam, que do jeito que está, não há nada a ser melhorado. Quer dizer..., e chamam isso de "democracia"...

    3. marilza abrahão

      A democracia é o último bastião a ser protegido….

    4. Márcio Marques Alves

      Para quem tem algum lucro pessoal, é conveniente manter a democracia do "manda quem pode, e obedece quem tem juízo". No Brasil, reclamar da situação nacional, já se faz como ato "golpista". Na Vezenuela e na Nicarágua, também é assim. Passar pano, também depende do ponto de vista! Há quem acuse a mim (no caso você), de "passar pano para golpistas"; porém, se analisarmos na visão oposta, há quem queira passar pano, para "democratas" que em 40 anos de democracia, não resolvem problemas nacionais.

    5. Antônio Carlos de Paula

      Tá bom gado véio. Então  só implantar uma ditadura e tudo se resolve?? Larga de querer passar pano em golpistas.

  19. Alex Soares

    Parece que 14 anos eh uma pena que eh um exemplo pro resto, uma condenacao tipo "warning", ate ai eu entendo, mas do ponto de vista especifico desse ser humano, so a agonia do processo parce ter sido o bastante., e do outro lado se tem figuras como o daniel marombado, (ex deputado, sei lah) que zomba da lei, esse sim tem que servir de exemplo.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Se vc ñ respeita a lei, há que ser punido pls crimes q cometeu, não?

  20. Alex Soares

    Establish “Collective Memory Protocols” Like Wikipedia, but more rigorous—neutral, transparent archives managed by international, cross-disciplinary boards (academics, historians, journalists). A "Blockchain of Truth" (metaphorically or literally) could log verified events permanently—resistant to alteration by powerful interests. Protocols that transparently log corrections and misinformation (like Wikipedia's edit history) to guard against memory distortion.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Vc quer se safar do algoritmo da FSP… Basta copiar e traduzir no Google Tradutor.

  21. Leonilda Pereira Simoes

    A moça agora diz que foi induzida, mas depois de pichar a estátua, posou alegre, feliz, com as mãos à frente, sem mostrar nenhuma preocupação. E o filho, a família, pensar pra quê? Se pensar cansa, talvez cumprindo uma pena ela avalie melhor a atitude de apoiar golpistas antes de atentar contra o patrimônio público, de todos nós, não de um grupo de golpistas seguidores de ge no ci da. Cada um que estava lá atentou contra o resto da sociedade, a democracia. Quem quebrou os 3 poderes tem de pagar.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não acho que estivesse fora de suas capacidades mentais. Uniu-se a um bando de apoiadores do ine le gí vel, o lado errado, claro, e perdeu o bom senso. Todos ali estavam fora de controle levados pelas mentiras do ge no ci da e da famiglia, do Wademort e Malafeia, todos en ga jados em iludir pessoas como ela, que se deixaram levar. Nada de trans torno psi co ló gico, foi falta de vontade de se informar e perceber o erro. Milhares fizeram isso e quebraram as sedes dos 3 poderes. Todos doidos? Não.

    2. antonio brito

      Observe pelo delírio do sorriso que estava fora das faculdades mentais. Deveria ser considerada incapaz e condenada a tratamento psiquiátrico

  22. Thiago dos Santos Molina

    Se pegar o mínimo em todos em crimes e ainda for julgada por abandono de incapaz vai aumentar a cana da golpista. Não é pelo „

    Responda
  23. JORGE CESAR BRUNO

    Pra finalizar, está se criando um precedente perigoso !! A partir de agora, qualquer criminoso vai utilizar os mesmos subterfúgios dos criminosos bolsonaristas!

    Responda
  24. JORGE CESAR BRUNO

    E pensar que essa cabeleireira abandonou filhos e família, para em nome de um fanatismo tosco e sem sentido, junto com outros fanáticos, tentar um golpe militar! Já passou dois anos presa, e seu ídolo passeia de Jet Sky! O Bolsonarismo fez surgir o que de pior existe nas pessoas!

    Responda
    1. marilza abrahão

      Alex, as plataformas ñ estarão ao alcance de nossa lei enquanto não houver uma regulamentação para esse espaço imenso e sem lei da Internet. Dê uma olhada no X e verá os absurdos que circulam por ali! Só mentes educadas conseguem domar aquilo.

    2. Alex Soares

      ok, mas e a plataforma que radicalizou ela e outros tantos, vamo jogar o Elon Zuckermess no xadres tambem? alfbetizacao digital hj em dia eh tao ou mais inportant do que a convensional.

  25. JORGE CESAR BRUNO

    A mídia em geral foi condescendente com os golpistas! E óbvio que a cabeleireira não teve sua pena em função da pixacao, mas a narrativa das redes, e até de jornalistas bolsonaristas, sobrepôs sob os fatos! E ficou a pecha de intransigente do ministro Alexandre de Moraes! E pior, o ministro Fux corroborou! Deveria a mídia em geral, mostrar novamente, as imagens do terrorismo do 8 de janeiro! Parece que o povo tem memória curta e seletiva!! E pena!!

    Responda
  26. Felipe Vasconcelos

    As falas do Luiz Fux foram acertadas. É fundamental para a lisura de todo esse processo uma dosimetria bem ponderada, até mesmo para que ventos políticos adversos não coloquem em xeque todo o julgamento.

    Responda
  27. Paulo Augusto

    Debora não foi condenada pela frase perdeu mané, mas por cinco crimes: tentativa de golpe de estado, abolição violenta de estado democrático de direito, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. O batom é um mero detalhe.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Infelizmente a mídia se acovardou e se omitiu, não dando informação do que realmente foi a sua condenação!

  28. Flávio Sasso

    Um capitão de verdade iria se entregar ,assumindo ser o mentor da trama , para aliviar a pena de seus soldados ou mesmo para honra-los.Podem rir.

    Responda
  29. Walter de Souza Silva

    Texto irreparável! Só discordo do título: para mim, de longe, todos somos inocentes...

    Responda
  30. Raimundo jose de sousa rocha

    Como democratas deveríamos estar refletindo sobre o que significa essa frase " perdeu mané" e quem a proferiu e em que momento.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Fácil: significa que os Manés (aqueles que não aceitam o resultado das urnas, dithadhores, odeiam a democracia) perderam.

  31. ULISSES JANUARIO DA SILVA

    Cadeia para todos! E a mulher do batom, é feito o comparsa da quadrilha que assalta um banco e que fica na rua, apenas olhando se a polícia chega (para avisar os outros dentro da agência). É ladrão igual a todos que realizaram o assalto, embora, não seja crime ficar dentro do carro na esquina. 14 anos, sob a ótica do conjunto da obra, não foi muito. Não se pode reduzir a participação dela unicamente ao batom no monumento.

    Responda
  32. Mario Donizete Pelissaro

    Hoje ví as justificativas da D Debora na TV. Ela disse: "Estava lá tirando fotos e aí apareceu um moço que pediu prá eu escrever perdeu mané, por ele tinha a letra feia. Aí, eu escreví para fazer um favor a ele". Cana nessa arruaceira!

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      A covardia dos fanáticos!! Terceirizou seu ato criminoso!!

  33. Luciano Napoleão de Souza

    A militância de redação se sente à vontade para vomitar artigos em que os alienados de assinatura grátis concordam postam suas bobagens em apoio.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não pensei que a sua assinatura fosse grátis.

  34. Luciano Napoleão de Souza

    Não perco meu tempo lendo seus artigos encomendados. Mas a manchete deixa explícita a sua tentativa de usar o argumento da direita para confundir o debate.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Que debate gado véio?? O gado é só fake news.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Debates têm como pressuposto argumentos válidos. Ainda não vi algo assim da sua parte.

    3. Márcio D'Avila Ribeiro

      Deveria ter lido pra não incorrer em erro. Muito surpreendentemente o colunista mandou bem

  35. Décio Ceballos

    Um lider asqueroso de parte da população confusa em relação a ditadura. Não entendem o quanto o Brasil perdu com os torturadores e censores dos anos lamentáveis. Ao contrário, compraram a ideia de que eram necessários para vender propagandas ufanistas e mentiras. Bolsonaro e o oito de janeiro são remanescentes disso. A anistia indevida já ocorreu agora é tempo da justiça.

    Responda