UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Freitas

    As suspeitas de fraude nas urnas eletrônicas pela maioria da opinião pública jamais serão superadas enquanto o TSE não permitir a emissão dos comprovantes dos votos. Todos sabemos que os "crimes virtuais" são cada vez mais sofisticados e de dificil apuração. Chama a atenção o fato de que nenhum outro pais de primeiro mundo tenha adotado o modelo brasileiro, "teoricamente perfeito" , o que aumenta ainda mais a desconfiança. Desconfiar não é crime embora nossa suprema côrte pense diferente.

    Responda
    1. José Freitas

      Nelson e Marcelo ninguem pensa em voltarmos para o voto em cédulas de papel. As urnas eletronicas podem ser adaptadas para imprimir os comprovantes dos votos como acontece nas apostas em loterias feitas nas Casas Lotéricas. O eleitor recebe o comprovante, confere e o deposita em uma urna convencional para que seja feita uma auditoria por amostragem. As seções sorteadas para a auditoria - uma de cada estado - receberiam os fiscais dos partidos, que confrontariam os comprovantes com os mapas.

    2. Nelson de Paula

      Se houvesse voto impresso na eleição de 2022, asseclas de Bolsonaro teriam conseguido fraudar a contagem de votos. Até golpe tentaram.

    3. Marcelo Fernandes

      No dia em que existir "comprovante de voto" o crime organizado será o maior vencedor. Os casos de compra de voto são notórios, mesmo em um sistema totalmente eletrônico. Se o sistema regredisse para o papel seria o fim do processo eleitoral democrático. Você vive em uma cidade brasileira ou na Terra plana?

    4. Fernando Fleury cecchi

      José e a terra é plana né

    5. ARGELIO LIMA PANIAGO

      O discurso dele está fazendo efeito, pelo jeito.

  2. SERGIO saraceni

    Toffoli é seguramente o pior ministro que o STF já teve em qualquer tempo. É o Augusto Aras da história da suprema corte.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ainda bem que ele não está na primeira turma só STF, pq se fossem o kassio o André o fux e ele nem seria réu

  3. roberto foz filho

    Excelente

    Responda
  4. Hernandez Piras

    Ah, mas Aras e Toffoli são uma rara unanimidade entre o PT e a extrema-direita. Vários petistas de prestígio chegaram a defender a recondução de Aras à PGR. Com Aras e Toffoli, qualquer Presidente, por pior que seja, se sente tranquilo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Aras ajudou o bozó o toffoli pós o Lula na cadeia no habeas corpus antes das eleições de 18, olha a as Nei ra que vc falou

  5. ARI JOSE ANTONIA

    ...é mito porque não transformou o governo numa máquina para dilapidar e assaltar os cofres públicos, como os criminosos q voltaram à cena do crime, como bem disse um certo vice...

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Dizer que o maior problema do Brasil é a "cupção" (sic), como diz o vigarista iletrado Sérgio Moro, é passar recibo de hipócrita, ignorante ou os dois ao mesmo tempo.

    2. Celia Moura

      Bolsonaro deixou um déficit histórico, de quase R$800 bilhões. Informe-se melhor.

    3. Regina Tavares

      Ari, o rombo quer o coiso deixou foi absurdamente grande e seria ainda maior se tivesse pago os precatórios como deveria. Não defendo Lula, acho que jamais deveria ter voltado ao Planalto, mas com certeza é muito menos ruim que o anterior.

  6. ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA

    Excelente retrospectiva! Mas agora, de novo a PGR, engavetou a fraude cometida pelo Bozo com relação ao cartão de vacinação. A PGR é um problema.

    Responda
  7. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Eu sei que o colunista quis enfatizar o lado, digamos, judicial da questão mas, na prática, nos primeiros dois anos do inominável inelegível o principal culpado foi aquele desclassificado do então presidente da câmara, que enterrou as dezenas de pedidos de impeachment que foram protocolados.

    Responda
  8. Antonio Ferreira de Castilho

    Tofolli era advogado do PT, de quinta categoria!

    Responda
    1. José Freitas

      Dino era ministro do Lula e Zanin seu advogado particular. Somente nesses tres casos ja temos motivos suificientes para duvidar de suas competências e imparcialidades.

  9. Carla C Oliveira

    Ótima análise!

    Responda
  10. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    A indicação do Toffoli ao STF foi o maior erro que o PT já cometeu. Todos lembram da decisão dele contrária a ida do Lula ao enterro do familiar. Além de erro crasso sob o aspecto judicial , foi também a maior e mais terrível das ingratidões.

    Responda
  11. Joao Pinheiro

    Esqueceu de incluir o Lira.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Lira e, principalmente, Rodrigo Maia.

  12. Regina Tavares

    Toffoli é O ministro que deveria sofrer impedimento no STF.

    Responda
  13. Marcus Machado

    Nào tem como processar o Aras pelo dano que causou ao país?

    Responda
    1. Marcus Machado

      Gilmar, acho que uma pessoa qualquer não pode. Teria que ser do próprio MPF ou, talvez, por iniciativa do Ministro da Justiça, por exemplo.

    2. Gilmar Maghenzani

      Tem sim e só alguém o processar

  14. Bruno Sebastião Neto

    O que aconteceu de fato foi que o Toffoli ficou com medo da maquina de propaganda(Redes sociais) do Bolsonaro ,toffoli tinha negócios ,vamos dizer assim" estranhos ",por isso ele ficou pianinho !

    Responda
  15. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Toffoli é um demônio inoculado na estrutura do STF, causa de desmoralizações em série para a instituição? Um diabo contraditório, que torna o STF um lugar em que o Republicanismo ZERA? Mas é só ele, essa criatura de Marília, a fazer esse papel desmoralizante, de sinistro "capa preta" ?

    Responda
  16. Raymundo Itareru

    Toffoli traiu quem o indicou para o STF, negando o direito de comparecer no velório do irmão, traíra quando não acha o que comer, come os parentes. por isso que Lula não quer nem ouvir falar no nome dele

    Responda
    1. MILTON BARBOSA CORDEIRO

      Concordo integralmente que ministro do STF ou qualquer outro cargo/função exercida por indicação técnica não deve ser um pau mandado. Isto é o certo. Mas no caso do Toffoli foi diferente pois ele não contraria nenhuma lei por autorizar o preso ir ao velório do irmão. Ele agiu de forma deliberada porque era o Lula e não queria contrariar o Bolsonaro pois na sua cabeça este nunca mais sairia do poder. Postura humana das mais reprováveis.

    2. Marcus Machado

      Ministros do STF não "traem" quem os indicou ao cargo, como pensas. Em tese, não devem favores e nem agem para ajudar quem os indicou e nem são agentes deste nk STF. Devem agir conforme a Constituição. Podes acusarmo Toffoli dizendo em que ele contrariou a Constituição, mas é no mínimo estranho achares que ele devia uma espécie de lealdade a Lula (daí a "traição", como entendes), como se fosse um empregado deste.

  17. MARIA LUCIA RUPPEL

    “O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, acolheu pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) – um dos cinco filhos do presidente Jair Bolsonaro – e suspendeu temporariamente todas as investigações em curso no país que tenham como base dados sigilosos compartilhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal sem autorização prévia da Justiça. “ e depois agiu contra a justiça dos que haviam assumido falcatruas!

    Responda
  18. Fernando Alves

    A verdade é que os interesses dos que pautam a imprensa sempre foram manter o mito a qualquer custo, mesmo se fosse o de um golpe de estado que fecharia a imprensa. Toffoli e Aras só fizeram o que fizeram por causa da imprensa amiga afagando eles.

    Responda
  19. Dalton Matzenbacher Chicon

    Dois pusilânimes clássicos. Sabujos pretensiosos.

    Responda
  20. Victor Henriques

    O puxa-saquismo vil de Toffoli foi o que lhe valeu a indicação pessoal de Lula para o STF - um sujeito que, se não tivessse sido advogado do PT, jamais saberíamos que existe. Quanto a Aras, era a encarnação da mediocridade triunfante, indo à desforra pelo desprezo dos pares do MPF. Que período tenebroso, aquele. . .

    Responda
    1. MILTON BARBOSA CORDEIRO

      Disse tudo Victor. Nota dez para o seu comentário.

    2. Marcelo Pires Santana

      Perfeito.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  21. jose camargo

    As mesmas imprecisões de sempre, pra não dizer outra coisa. Nem vale à pena comentar. Mas numa coisa, concordo: algumas indicações do Bolsonaro foram desastrosas.Aras era próximo de Zé Dirceu;Jose Levi,de Moraes. Depois de deixar a AGU foi assessorar o ministro no TSE. Mas nada superou as péssimas escolhas de Mendonça e Nunes, apelidados de "mudinhos", para o STF.

    Responda
    1. Renato Romero

      A despeito de ser um lambe botas, ao menos André Mendonça demonstra capacidade técnica...

  22. Vital Romaneli Penha

    Dias Toffoli: hay gobierno, soy a favor.

    Responda
  23. PAULO CURY

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Joaquim Rocha

    Muita podridão ainda vai surgir do desgoverno do golpistagenocida

    Responda
  25. arnaldo coelho

    Esse rabula do Toffoli virou um pé inchado de pinga, deve ser remorso do mal que fez para o Brasil durante o desgoverno Bolsonaro

    Responda
  26. Bruno Fernandes

    Toffoli flertou com o fascismo. Levou um pé na bund*. Se omitiu enquanto presidente do STF.

    Responda