Opinião > O Brasil está mais seco Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A abordagem sobre a questão da água e os eventos climaticos extremos têm sido genéricos. É necessário analises cuidadosas e consequentes ações estratégicas para unidades ambientais como as bacias e sub-bacias hidrográficas. A bacia do rio Paraná deve ser uma dessas prioridades, pois é o centro da economia brasileira e eventos como secas no seu território têm grande repercussão economica e social. Cuidar das águas subterraneas é fundamental. O arcabouço de proteção e uso existente é insuficiente.
Matriz energética baseada em recursos renováveis e uma das contas de luz mais caras do mundo. Faz sentido? No final é tudo bobagem. Assim como a tal crise climática. Daqui a alguns anos, o homem do futuro vai estar rindo dos nossos medinhos.
Nossos recursos hÃdricos não recebem praticamente nenhuma polÃtica efetiva para mantê-los livres da poluição e da destruição dos mananciais.
Graças à pecuária com seus mais de 200 milhões de hectares entre pastagens e commodities destinadas à alimentação de animais e incessantes desmatamentos e incêndios, teremos um planeta cada vez mais seco.
As torneiras que o digam, cada dia mais fracas. Em locais onde há certa abundância, as águas são transpostas para regiões onde o lÃquido vital é insuficiente ou já não existe, como acontece em SP. Pena que o editorial foi posicionado com letras menores para não chamar a atenção. O tema é difÃcil, sem dúvida, e pode espantar leitores negacionistas por interesse ou por ignorância. Ainda assim é preciso falar muito e com destaque para sacudir aqueles que têm o poder polÃtico e econômico nas mãos.
Editorial tÃmido, pra um problema tão urgente. Ao menos usou a palavra 'agro'. Mas falhou em não mencionar 'capitalismo'. Que permeia tudo isso, e mais um pouco.
Preconceitos contra o modelo econômico não resolvem o problema da seca e do desmatamento. Precisamos de meios de subsistência para sustentar a população que existe na Amazônia, sem destruir a floresta. Plantações de cacau, assai e cupuaçu estão no caminho certo . Mantida a floresta em pé teremos um regime de chuvas mais constante apesar do aquecimento global. Destroem a floresta e poluem os rios para sobreviver. Precisam aprender a usar a floresta economicamente.
Damos muita atenção a antagonistas polÃticos e pouca atenção ao desequilÃbrio ambiental causado pelo homem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar