UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Orlando Santos

    Cezar Costa: Quantos bancos foram socorridos pelo PROER? Quantos bancos mesmo socorridos faliram? Quanto o Governo recebeu de volta das massas falidas e quanto recebeu de volta dos bancos que prosperaram? Da doação do patrimônio nacional e do rombo do banestado o sr. não sabe nada? E da inflação de 2 digítos deixadas pela FHC o sr, também não sabe nada?

    Responda
  2. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Marxismo e neoliberalismo são incompatíveis e como água e óleo, não se misturam. Portanto, marxismo neoliberal é um conceito nebuloso.

    Responda
  3. Valter Campagnolo

    Liberal o caçamba* FHC trouxe o PT e sua tropa ao poder

    Responda
    1. José Antônio

      Em mil novecentos e oitenta e nove você votou no PRN ou no PT?

  4. José Cardoso

    De um ponto de vista teórico, não há tanta diferença entre o marxismo e o liberalismo clássico, já que a teoria do valor trabalho é comum a ambos. Marx apenas é mais rigoroso em sua fundamentação. Mas ambos estão errados pois o valor das mercadorias não é determinado pelo trabalho socialmente necessário à sua produção. Na realidade é o oposto: dado o preço (do petróleo por exemplo), os custos de produção num determinado local levam ou não à produção ser viável.

    Responda
    1. José Cardoso

      Falei que é o preço das mercadorias, seja petróleo cocaína, açúcar etc, que determina se os custos de produção ( inclusive mão de obra), são viáveis. Os economistas clássicos, acreditando haver uma causa objetiva para a formação de preços, inverteram essa relação de causalidade.

    2. Marco Aurélio Baptistini

      Até achei no começo que você manjava, mas no final caiu no senso comum ao não diferenciar valor de uso e valor de troca.

    3. Cesar Costa

      Marxismo e Liberalusmo são absolutamente diferentes.

  5. João Orlando Santos

    Se FHC era liberal ou marxista não importa. O Que sei e o que li,vi e ouvi na imprensa foi que o FHC foi sem nenhuma dúvida o presidente que mais lesou o Brasil. Deu em troca de papéis podres a telefonia,ferrovias,siderurgia do Brasil aos estrangeiros. Deu US$100 bilhões aos bancos no PROER. Permitiu o sumiço de US$500 bilhões do BANESTADOe que até hoje ninguém foi preso. Teve o engavetador geral da república. Deixou a inflação com 2 dígitos.

    Responda
    1. Cesar Costa

      João Santos o PROER foi absolutamente necessário para reorganizar os bancos privados após a redução brutal da inflação. Outro foi o PROES, que organizou o sistema bancário público. Os bancos públicos eram um sério problema para a estabilização da economia. Existem bons livros que explicam bem esse momento do Brasil.

  6. Geraldo Filho

    Me parece que nem tanto ao céu e nem tanto a terra. Amadurecemos essa questão de esquerda e direita nos anos 80 e 90, porém regredimos muito nos últimos 15 anos. Os países que fortaleceram sua classe média, proporcionaram melhor distribuição de renda e a qualidade de vida, são hoje nações de primeiro mundo, com índices altíssimos de IDH. O socialismo evoluiu, porém, a direita conservadora e a ultradireita, resolveram dar vários passos para trás. As consequências estão aí para todos verem.

    Responda
    1. Cesar Costa

      O socialismo evoluiu? Em qual país?

  7. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Obrigado, Bresser. Sua raríssima coragem de assumir erros do passado o coloca agora como observador privilegiado da história, nos ajudando muito a compreender esse período. Lerei o livro do Querido, que certamente ficará bom ao ser lido depois de sua crítica.

    Responda
  8. Milton Silva

    É o que da fumar maconha

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Melhor que fumar borracha queimada na zona ao redor de quartel, que deve ser o que vc fez não faz muito tempo. Kkkkkkkk.

  9. Armando Moura

    FHC se perdeu completamente no segundo mandado, entregou o país ao consenso de washington usando as santas malan, pedro parente de não sei de quem, arminio franga. Enquanto seguiam o catecismo neoliberal e quebravam a industria nacional, no outro lado do mundo, china coréia e os tigres asiáticos começavam a incrivel mudança. Más linguas dizem que foi a amante nos EUA que o fez perder totalmente a noção. Ele destroçou a social democracia no país.

    Responda
  10. Pery Pedro

    Artigo denso e interessante. E honesto. "Essa é a opinião do autor, concordo. Esta outra, discordo. Esta é a minha opinião". Me lembrou aquele antigo adágio: quem não é comunista aos vinte, não tem coração. Quem ainda o é, por ideologia, aos trinta, não tem cérebro. Mas se você o é aos quarenta porque seu partido se tornou a mais eficiente máquina expropriadora (eufemismo comunista para roubo) do estado, parabéns a você e aos milhões escondidos em algum outro país.

    Responda
  11. Antonio Rubio

    Convenhamos tudo que Marx rejeitava na burguesia inglesa é encontrado na nossa esquerda. Inclusive hipócritas milionários como Bresser.

    Responda
  12. Luciano Napoleão de Souza

    FHC liberal! Essa foi boa. Conta a do papagaio agora?

    Responda
  13. Raymundo Itareru

    o farol de Alexandria é o único professor do Brasil que conseguiu ficar rico, poderia ensinar como fez essa mágica

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Ladrao como todo politico de esquerda.

  14. Zelis P FURLAN

    Nossa lembro me bem qdo foi dar uma palestra na Universidade como ele retratou o Lula coisas inimagináveis pior que o Alckmin milhões de vezes. Hoje mais idosa creio que nem tudo deve ser dito. As coisas mudam e o mundo dá voltas.

    Responda
  15. Nasemar Hipólito

    Na boa e com todo respeito, esse Bresser faz tempo que tá ga-gá...

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Não está não. Mas, vc já deve ter nascido gaga

  16. César A C Sanchez

    FHC, "supunha ser", quanta prentenção do autor...e Lula, rs, o que os intelectuais de esquerda supõe ele ser, já que o pobre coitado jamais deve ter lido um autor como Marx?

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      pobre coitado é você ter a pretensão de achar alguma coisa sobre Lula

  17. Cesar Costa

    Quem viveu aquela época sabe o fiasco que foi o Plano Bresser em 1987. Congelou preços no pico e os salários com a média do trimestre anterior. Deixou o governo com a inflação acima de 360% a.a. Interessante que ele menciona o período desenvolvimentista de 1930/1980 sem citar uma vez a ditadura militar. O plano real é um marco no combate à inflação no Brasil.

    Responda
  18. Josue Oliveira

    Esse faz pobre morrer de fome sorrindo.

    Responda
  19. noel neves

    No início dos anos 70 eu lia os artigos de FHC nesta folha e o admirava pelo sua postura contra a ditadura e a desigualdade social no Brasil. Nos anos 80 já o encontrei meio que um pouco diferente... Como presidente da República FHC já era outro totalmente diferente. Mudou do vinho pra água.

    Responda
  20. Diogo de Castro Oliveira

    Que ressentimento, hein? Siga adiante, Bresser. Isso só faz mal pra você.

    Responda
  21. Márcio Marques Alves

    Fiquei imaginando enquanto lia o texto, se a adoção da teoria da dependência por Fernando H. Cardoso, não teria sido influenciada, por algo mais pragmático e menos ideológico, como a chamada "Aliança para o Progresso" proposto pelo governo norte-americano de John Kennedy, para o que seria meio que um "Plano Marshall" para a América Latina (sei lá). Sempre achei FHC meio confuso. Iniciou sua carreira política ao lado de Lula, passou algum tempo criticando ele e agora, recomendou voto nele de novo

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Ah é! O então presidente, candidato à reeleição, tinha fama de ser "malvadão", "genocida" e não sei quê mais... Mas isso não muda o fato de que tanto, FHC e Lula, serem contraditórios. Lula veio de uma prisão e que ao contrário do que muitos de vocês afirmam, não foi inocentado; apenas teve o seu processo reiniciado do zero e parte dele, prescrito por conta da idade e pelo fato de ele ter se tornado presidente novamente. Então Lula não é mais santo que Bolsonaro.

    2. jose carlos toledo junior

      Uai, em quem vc recomendaria o voto, no bozó!

  22. Carlos De Oliveira

    Ninguém acerta tudo. Mas o FHC acertou em algumas privatizações que fizeram muito bem ao Brasil e principalmente uma metodologia para o controle eficaz da inflação. Esse foi um grande ganho que a população teve. Inclusive o sucesso do presidente Lula no primeiro mandato se deve em muito à continuidade da politica econômica que o FHC começou.

    Responda
    1. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

      Se Lula simplesmente tivesse continuado a política econômica de FHC, o Brasil chegaria a 50% de inflação, tranquilamente, e desemprego a 25%. Vc está equivocado, como mostram os números

  23. Gildázio Garcia

    Acho que devo adquirir este livro, nem tanto pelo assunto, mas pelo autor, que é um Querido.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      ele é querido de quem ganhou uma estatal para chamar de sua

  24. Valter Iwai

    O liberal não deveria fazer tudo o que quer, do jeito que quer e quando quer. Aliás, ninguém deveria.

    Responda
  25. LUIZ SILVA

    Bresser ainda palpitando no sarcofago

    Responda
  26. JAILSON DE BEZERRA

    FHC entregou um país alquebrado, uma população à beira da miséria e autor de uma privatização sem precedentes. E esse povo idolatra ele pensando que quem viveu naquela época não tem memória.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Totalmente de acordo. Rifou a Vale na bacia das almas. Lesa pátria!

  27. Gustavo Moreira

    Sejamos bem precisos: FHC começou como esquerda festiva, mas logo se encontrou como entreguista de carteirinha.

    Responda
  28. Laudgilson Fernandes

    Um mero burguês, que curtia na época a onda intelectualóide de esquerda. Escancarou as portas para a entrega de nossas empresas estratégicas para o capital estrangeiro. Um lesa-pátria assim como o Silvérios dos Reis, apelidado de Temer e seus seguidores, Bozo e Cia.

    Responda
    1. Wilson Rossi

      O "principe".

    2. Guilherme Nobre Souto

      Lembrando que vários analistas, Nassif, Paulo H. Amorim, e outros, já esclareceram que o cérebro era a dona Ruth.