UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Zelis P FURLAN

    E assim será em toda Europa. Espanha os aluguéis estão impagáveis.

    Responda
  2. Telma Saraiva

    O governo italiano vai querer abrir mão de arrecadar em torno de trezentos milhões de euros anuais pelos processos da cidadania italiana?

    Responda
    1. Ana Barbosa

      300 milhões de euros...kkkkkkkkkkkk

  3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    O que dirão os vigiles e as inúmeras comunas italianas que vivem disso.

    Responda
    1. Ana Barbosa

      E sobre o comentário anterior. O que tem a ver o Boso ter conseguido ou mesmo o Lula? Como eles milhares já conseguiram, o problema é que 90% dos que pedem a cidadania não tem a menor intenção nem de falar italiano e nem de morar na Itália, o que querem é o passaporte europeu; A Itália está certa em restringir a cidadania a quem fala e escreve italiano, e quem tem parentes não dos anos de Leonardo e sim mais recentes.

    2. Ana Barbosa

      Quem vive disso são os espertalhões e não os "comunes" italianos que por sinal foram os próprios a pedir socorro ao governo por que estavam entupidos de pedidos de cidadania na maioria de brasileiros, um comune do norte da Itália chegou a pendurar a bandeira brasileira na frente da prefeitura, por não aguentarem mais. Onde brasileiro chega é só ladeira abaixo.

  4. Celso Augusto Coccaro Filho

    Após tantos abusos, já era esperado.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Grande Makarius, outro!

    2. Makarius Sepetauskas

      Grande Celso, abração.

  5. Veronica Pereira

    Um decreto um tanto confuso. O pai do meu filho é cidadão italiano reconhecido, mas por ter nascido no exterior — assim como o filho —, agora não poderá transmitir a cidadania. Mas a própria Constituição Italiana não faz distinção entre italianos nascidos na Itália ou no estrangeiro. Li o decreto na íntegra e, sinceramente, achei fora de senso e desconectado da realidade da diáspora.

    Responda
  6. MARCIA CRISTINA POLON

    com a nova lei daqui a cerca de 30 anos ninguém mais tera direito de pedir dupla cidadania Italiana.

    Responda
    1. Leonardo Poloni

      Na verdade não. Você está pensando apenas nos imigrantes que vieram no final do século18 e início do século 19. Nada impede que italianos continuem imigrando.

    2. Ana Barbosa

      Ainda bem, onde brasileiro chega vira bagunça e por isso estão certos em restringir.

  7. Von Rho

    Nenhum oriundi quer ir lavar pratos lá, então a sociedade italiana tem todo direito de rever as leis de cidadania.

    Responda
    1. Von Rho

      Você é a maior prova que o tajane está certo ironiza a miscigenação coisa bem de italiano que é o povo mais racista da Europa e agora os oriundos vão sentir isso na pele depois você não vê que meu nome é super italiano só você não percebeu

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Kkk, parece grego. Viva a miscigenação!

    3. Makarius Sepetauskas

      Você botaria fé que uma pessoa com o meu nome é bisneto de italianos e portugueses? Miscigenação pura. O Brasil é realmente incrível .

    4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Desculpe o atrevimento da pergunta, o senhor tem ascendência de que país?

  8. Bob Pereira

    Decreto claramente xenofobo alinhado com a direita envelhecida. Logo, vão se dar conta da ca ga da !

    Responda
    1. Ana Barbosa

      Fizeram muito bem, 90% de quem pede cidadania é só para ter o passaporte, 90% não conhece a cultura italiana, a língua e menos ainda o país. Querem o passaporte para viajar sem precisar de visto.

  9. Rodrigo à vora

    Um tiro no pé esse decreto-lei, para um país com alto índice de envelhecimento e taxa de natalidade em queda, como na maior parte da Europa.. Daqui a alguns anos vão mudar e implorar para que migrem e se legalizem novos cidadãos.

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Gabriela, cidadania não é só pra residir no país. O mais inteligente seria cobrar impostos desses novos cidadãos. Esse tipo de restrição oportunista e casuística, em especial, quando parece atentar contra a própria Constituição daquele país, tende a ser um erro que as próximas gerações tentarão remediar com outras medidas. Extremismo e elitismo europeus.

    2. Gabriela Canton

      Cara, nao é um tiro no pé! A maioria que tem cidadania italiana nao vai residir na Itália, mas aproveita dessa não limitacao de geracoes pra morar em outro país da UE. Sem contar as maracutaias que vc vê de gente tirando a cidadania, fingindo que mora na Itália, pagando propina pra comuna de lá… outros países da UE nao têm essa flexibilidade como a Itália….Espanha e Portugal só vão até netos tb! E se quiser cidadania europeia que vá morar e contribuir com a seguridade social de lá

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Lembrando que as pequenas comunas italianas vivem disso. Que o digam os vigiles.

  10. STELLA MARINA RODRIGUES

    Não vão mais ter espera de 10 anos.

    Responda
  11. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    As pessoas que eu conheço que pegaram cidadania italiana não falam italiano, um está na Alemanha e outra está na Inglaterra. O real objetivo não é ir morar na Itália.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Eu não iria morrer por país nenhum.

    2. Von Rho

      Exatamente e nenhum deles morreria pelo país numa guerra.

  12. Juarez Mercante

    A ver se pedidos e ações judiciais pendentes serão atingidos pela mudança anunciada hoje. Tem muita gente que fez o pedido há anos. Acho injusto pagarem pela demora dos Consulados.

    Responda
  13. Raymundo de Lima Lima

    Calma pós-italianos. O Tajani é presidente do partido Força Itália, de centro-direita. Imaginem as exigências do partido extremista-direita.

    Responda
  14. Celso Caramori

    Lá e vai meu sonho de viaJa, r pelo mundo com passaporte europeu, fazer compras em Miami, Fazer turismo no Marrocos, etc, Só me resta o Paraguay.

    Responda
  15. Ana Barbosa

    Onde brasileiro coloca as mãos vira bagunça. Abriram lojas em shopping para que se possa pedir cidadania italiana, advogados e até Youtubers querendo faturar 40, 50, 100 mil ou mais por esses processos de cidadania. Tajani está certo tem de parar com a farra.

    Responda
    1. Ana Barbosa

      Leonado Poloni. Em decadência está o Sr., saiba que 99% dos brasileiros querem a cidadania somente pelo passaporte, a Itália não precisa de lavadores de pratos brasileiros, eles já tem mão de obra bastante por lá. Os brasileiros querem mesmo é ir para os EUA sem visto e com passaporte europeu, por isso vários escritórios de advogados de porta de cadeia estava lucrando muito com cidadania. Agora a farra acabou;

    2. Leonardo Poloni

      Que comentário mais vira lata. A Itália está decadente desde os anos 80. A maioria dos governos sequer termina os mandatos e as taxa de natalidade caindo há 17 anos. Essa medida não tem nada a ver com gente querendo lucrar com serviço de cidadania, apenas alimentar uma retórica nacionalista. A Itália deveria se preocupar em atrair jovens para trabalhar e formar famílias e não estimular que a população fique cada vez mais venha e improdutiva.

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Ana Barbosa, tá nervozinha? Existe uma máfia italiana que vive de conceder cidadania. Conheço muito bem a Itália, principalmente o sul do país. Vivemos, felizmente, numa democracia. Respeite opiniões divergentes. E outra, pra mim tanto faz ter ou não a cidadania. Vá lamber a Meloni.

    4. Ana Barbosa

      Debie dos Santos Bastos, pelo jeito não sabe interpretar um texto. O que tem a ver o Boso ter conseguido ou mesmo o Lula? Como eles milhares já conseguiram, o problema é que 90% dos que pedem a cidadania não tem a menor intenção nem de falar italiano e nem de morar na Itália, o que querem é o passaporte europeu; A Itália está certa em restringir a cidadania a quem fala e escreve italiano, e quem tem parentes não dos anos de Leonardo e sim mais recentes.

    5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Mas se o Boso conseguiu por que outros não podem?

  16. José Valter Cipolla Aristides

    O vice premiê italiano está certo. Tem muito brasileiro que pega o passaporte italiano para ir trabalhar nos EUA, Alemanha, França, entre outros. Só não vai mais para a Inglaterra por causa do Brexit.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Se Boso e filhos conseguiram a cidadania italiana pq outros não podem?

    2. Von Rho

      Hernandes, a brazucada não quer pegar no pesado, só se aproveitar. Acho essa nova lei mole demais. Acho que, além de exigir conhecimento da língua, que fosse concedida a filhos apenas e ainda assim se o pai ou mãe italianos registraram o filho no consulado. Se não registraram, é porque não interessava.

    3. José Valter Cipolla Aristides

      Hernandez, "Assim é, se lhe parece."

    4. Hernandez Piras

      E qual o problema? Todos esses países precisam de mão-de-obra estrangeira, inclusive a Itália. Além disso, são pagas taxas pelos serviços prestados pela administração pública italiana. Demagogia e preconceito.

  17. Julio Shiogi Honjo

    Consequência da intenção de um genocida brasileiro e filhos emigrarem para lá.

    Responda
  18. Arno Costa

    Que ótimo. O máximo que esses descendentes sabem sobre a Itália é pizza, tarantella e máfia. Só!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      As pequenas comunas italianas é que viraram máfias pra conceder a cidadania. Vivem disso, que o digam os vigiles.

    2. Von Rho

      Totalmente de acordo. Que fizessem um curso de italiano antes pelo menos.

    3. Telma Saraiva

      Nossa! Parece mensagem de invejoso.

    4. Hernandez Piras

      Talvez seja o seu caso, não o de muitos descendentes, como eu. Mas os autores desta política são certamente tão preconceituosos como você.

    5. marco antonio cara

      Fale por você.

    6. ADILSON PASINI

      Não generaliza, por favor.

  19. Nilton Silva

    Perfeito. Tem gente com passaporte italiano que não sabe falar uma única palavra do idioma de Nero.

    Responda
    1. Arthur Nascimento

      Provavelmente uns 2 cardinais no Vaticano falam latim. Você se achou muito esperto com esse comentário?

    2. Marco Medeiros

      Pô Claudio Rodriguez, não precisava dar na cara do Nilton Silva.

    3. Hernandez Piras

      Realmente, há pessoas que adoram ostentar a própria ignorância!

    4. Fernando Araújo

      Nem mesmo italianos sabem latim...

    5. Marco Túlio

      Latim??

    6. Claudio Rodriguez

      Vamos lá: Nero falava latim! O italiano falado hoje na Itália surgiu em 1861 com a unificação da Itália. Até essa data eram inúmeros dialetos, em sua grande maioria oriundos do latim. A língua escolhida foi a usada por Dante na escrita de suas obras, região da Toscana.

  20. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

    Fascistas ferrando com o direito alheio. Sem novidade.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Interessante é que os fascistas italianos originais entendiam que o jus sanguinis, com fundamento evidentemente racial, era um meio de reforçar a força da Itália pelo mundo. Parece evidente que a razão do decreto-lei são os abusos, a falta de seriedade e de compromisso.

    2. Octavio Rossi de Morais

      Sim Elisabeth, você está enganada. A constituição italiana reconhece o Ius Sanguinis, isto é, o direito à cidadania por descendência. Isso quer dizer que se você tem um ascendente italiano, você nasce italiano, mas é preciso comprovar isso quando você nasce em outro país. Da mesma forma, se você é filho de estrangeiros e nasce na Itália, você não é italiano, diferentemente do que a constituição brasileira reconhece, que é o Ius Solis.

    3. ELIZABETH DE VASCONCELOS AUN

      Fascistas???? Creio ser uma concessão e nào um direito. Estou enganada?

  21. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.