UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. fabio saraiva moura

    Na reportagem os motivos, mesmo assim tem gente aqui chiando: Taxação dos fundos exclusivos de investimentos, voltados para os chamados "super-ricos", e recursos mantidos em paraísos fiscais (offshores). A reoneração de tributos federais sobre combustíveis; crescimento da economia e seu reflexo positivo sobre a venda de bens ;Na esfera estadual, reoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) .Na municipal, a maior arrecadação com o ISS ...

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Povo brasileiro já trabalhando pelo menos 4 meses por ano só pra pagar impostos , sem receber contrapartida por isto : segurança zero , educação pública sucateada , judiciário mais caro do mundo , filas nos transportes públicos , ruas esburacadas etc Parabéns ao L Loroteiro e seu ministro de economia incompetente .

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Só isso sabem fazer: tributar, mas investimentos sociais para fazer o Brasil progredir( lema na bandeira) não se concretiza.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ôôô, Idiana, eu sei que é malddad com você, mas bom jornalismo pedia uma especificação de pontos percentuais do imposto em relação a que. Daí, podemos enxergar sobre o que incidirá e onde recaíram os aumentos de 23e24. Sem isso, só sobra o taxadd mêmo... Pergunta pro seu colega Vêtêfê, por gentileza.

    Responda
  5. Isnar Mattos Vieira

    Texto tendencioso, colocam qualquer um para escrever.

    Responda
  6. Jorge Cavalcanti

    Interessante como o povo brasileiro gosta de ser taxada para bancar mordomia de madames e políticos desonestos, sem ter serviços básicos. Educação, saúde e segurança de mal a pior...Quando sabemos que tem números sendo escondidos e outros sendo manipulados pelo IBGE/PT...Portanto, pode ter certeza, a situação é bem pior.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Se a carga tributária cresceu, isso é sinal de que o Taxadd tá fazendo o seu serviço. Mas não dá para fazer ajuste fiscal só com aumento de receita. Também precisa cortar gastos.

    Responda
  8. Rodrigo Cruz

    Lamentável os comentários à FSP. É inegável o aumento exagerado dos tributos, é uma opção política desse desgoverno. É inegável que o Brasil está com graves problemas fiscais. Porém alguns preferem buscar culpados, apontar o dedo, do que sugerir soluções...os tributos estão sufocando, e não há um único movimento do governo de redução da carga tributária em pleno 2025.

    Responda
  9. Luciana Conti

    A Folha está cada vez mais nojenta.

    Responda
  10. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Fake News divulgado por gado ac éfalo reta rdado mental

    Responda
  11. Samuel Fagundes

    Tá, se a carga tributária chegou a esse patamar é porque temos que bancar uma casta que vive às custas dos trabalhadores e dos empresários brasileiros. Não fazem nada: judiciário, legislativo e militares formam uma casta de privilegiados que só sabem sugar a riqueza produzida e viver no bem bom. Tudo o que fazem é para manter seus privilégios, não sobra nada para investimentos.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Boa parte dessa carga tributária vai para o pagamento de juros escandalosos aos banqueiros e rentistas. O BC escolhe a taxa de juros e o gov paga.

    2. Jorge Cavalcanti

      Esqueceu do poder executivo, o mais gastador.

  12. Rodolfo Luiz

    E pensar que por 1/5 já temos feriado que foi motivo de revolução ! Eita esse ministro vai virar famoso por essa pecha!

    Responda
  13. Francisco Marra

    A folha é assim: quando o governo gasta tá ruim, quanda arrecada tá ruim. Na verdade ela que o povo se lasque.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Ficaria melhor se o governo arrecadasse menos e cortasse gastos.

  14. Laercio Correa De Barros

    Segundo dados da Receita Federal, a carga tributária em 2023 foi de 32,11% e em 2022 foi de 33,01%. Portanto, a carga tributária de 2024, de 32,3% NÃO é a maior em 15%. Fica abaixo dos 33,01% de 2022, último ano do governo anterior.

    Responda
  15. Carlos Amorim

    Se incluir o FGTS o governo tá pegando mais de 35% do PiB. Se considerar que ainda tem a parcela da economia que controla via Estatais, mais de 42% do PIB passa na mão do governo... Sabe quanto o governo gasta hoje? 48% do PIB. E ainda querem acabar com a zona franca e o Simples...engolir mais. Depois não entendemos pq o país não vai pra frente e sobra grana pra Janja levar comitiva pro Japão.

    Responda
    1. José Sovierzoski

      Opa Janja no Japão não, isso é notícia velha ela já está batendo pernas na Europa...

    2. Rodolfo Luiz

      Carlos ainda não incluíram o tributo sobre o consumo que pagamos novamente ou seja um império de nobres sustentados pela burguesia e pelo povo sem pão e sem terra. Por muito menos a guilhotina funcionou!

    3. Marcelo Vidoi

      Vixi....O seu raciocínio é igual a um átomo de urânio, instável e imprevisível. Que viagem... Afiiii....

  16. MARIA F LUPORINI

    A Folha do mercado financeiro fica furiosa quando o governo consegue arrecadar para comprar as metas de superavit e ainda gerar renda, emprego e PIB. Fazem de tudo para tumultuar.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      O governo poderia ajudar um pouco cortando gastos. Não dá para fazer ajuste fiscal somente com aumento de arrecadação.

    2. Rodrigo Andrade

      E cadê o superávit?!

    3. SERGIO NEVES

      É nos governos do PT que os bancos mais lucram. Você acha que estão furiosos? Duvido!

    4. Peter Janos Wechsler

      Comprar e cumprir não são sinônimos.

    5. Carlos Amorim

      Da um google por quantos porcento do pib está o gasto público. Esses 33% não fazem nem cócegas

    6. Carlos Amorim

      Nessa hora vc identifica quem é funcionário público.

    7. MARIA F LUPORINI

      Não preciso de empréstimo nenhum. Só fico satisfeita de ver o desespero da mídia comprada pelo Mercado quando percebem que o governo vai cumprir todas as metas e ainda melhorar o país.

    8. SERGIO NEVES

      Já pegou o empréstimo do Lula? Já contribuiu com o mercado financeiro que vocês tanto criticam mas que o governo que vocês defendem não vive sem ele?

  17. JOSE DONIZETE FRAGA

    Há anos que eu escuto a lenga-lenga que a carga tributária está batendo nos 40% do PIB. E agora está em 32%? Ou esses sonegadores não têm um pingo de vergonha na cara, ou nos acham todos parvos!

    Responda
  18. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Ah o aumento se deu devido às tributaçoes de fundos bilionários exclusivos e offshores? E desse total, dezesseis porcento são referentes ao governo federal!? Então, tá bom!

    Responda
  19. Thiago Santos Costa

    15 anos o centrão ganhou o protagonismo que tem e olha aí resultado, basta olhar os comentários, pessoas brigando entre si, culpando a direita, culpando a esquerda.. enquanto isso, o centrão está feliz demais..

    Responda
  20. Antonio Melo

    A carga tributária do Brasil não é alta é injusta, Nosso sistema tributário é regressivo( quanto mais se ganha proporcionalmente se paga menos imposto). É preciso desonerar a população em geral diminuindo os impostos sobre o consumo e aumentando os impostos sobre a renda e o patrimônio como acontece nos países da Europa e da OCDE, que têm uma carga tributária ainda mais alta e incide predominantemente sobre a renda e o patrimônio. E em fevereiro tivemos o recorde de 431 mil empregos formais

    Responda
  21. ARI JOSE ANTONIA

    ...mais uma obra do desgoverno lu le...

    Responda
  22. Salvador Araújo

    A folha sendo folha. Sempre preocupada com azelites do país.

    Responda
  23. Pedro Medeiros

    O pior Folha, são os co me do res de capim adeptos de almoço grátis por aqui defendendo um estado caro, co rru pto, cheio de privilégios, violência bombando, péssima saúde e educação. É um povinho de M !

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Eles ganham pra isso. Não trabalham como a maioria da população que paga imposto. Na realidade, vivem dos impostos que nós pagamos.

    2. Pedro Medeiros

      Eles saem do mato …

    3. Rodrigo Andrade

      O Marcelo que comentou aqui embaixo parece esquecer que o governo que ele defende já esteve no poder por 13 anos consecutivos a partir de 2003. Porque não fez essas coisas então, inclusive quando tinham 90% de popularidade? Será que é porque estavam muito ocupados liderando o saque à Petro e garantindo circo de Copa e Olimpíadas pro povão?

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Hey, Pedro, tem embutido defendendo na resposta aí kkkk

    5. Marcelo Vidoi

      Costumo dizer que: "aquele que tem a oportunidade, então faça". Ora... No governo do Bozó, a reforma tributária se resumia em zerar os impostos de importação de Jetsk. Já no atual governo, a proposta é acabar com a isenção do IRPF nos Dividendos e JCP. Ademais, tem a proposta de regulamentar o teto salarial do servidorismo, acabando com os penduricalhos. Mas a matéria requer aprovação nas Casas Legislativa. Fazer algo de bom para o povo não é ficar fazendo motociatas e jetskciatas.

  24. Olavo Cardoso Jr

    Com essa carga tributária toda, qual o serviço público preferido pela população? Educação? Saúde? Justiça? Segurança? São todos maravilhosos.

    Responda
    1. José Antônio

      Creio que em breve na Finlândia e por todo o mundo a votação será pelo celular. Vamos economizar muito dinheiro sem as urnas ''mágicas''. Aquela que elegeu o seu ''mito'' em 18. Bem, depois de um 6 x 5. ´´Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. 22/08/2018. Pela data da pesquisa, acho que o primeiro colocado caminhava para uma vitória no 1º turno.

    2. Manoel Coutinho

      Essa situação de carga tributária absurda com pessimos serviços, só mostra o quanto o governo petista é incompetente e corrupto.

  25. José Antônio

    Espero que a carga tributária chegue ao nível da Finlândia. Aquele país atrasadíssimo. Aliás, acho que lá se taxa lucros e dividendos. Vou pesquisar para ver em quais países no mundo não se taxam.

    Responda
    1. Gabriel Henrique Pereira

      Voltei apenas para dizer que a repórter já foi do Estadão. Não preciso dizer mais nada, né?

    2. Gabriel Henrique Pereira

      Outra pessoa comentou aqui que é difícil explicar para a maioria da população, especialmente para os pobres e a classe média, que defendem as elites do Brasil e a manutenção do status quo delas. De fato, é complicado, ainda mais quando jornais como a Folha utilizam o espaço destinado a matérias informativas para disseminar opiniões tendenciosas. Esse texto é um exemplo claro de manipulação da opinião pública.

    3. Marcelo Vidoi

      Isenção de imposto de renda sobre Dividendos e Juros de Capital Próprio somente no Brasil e, se não falhe a memória, em mais em dois países. O interessante é explicar isso para o pobre CLT, pois este tem a explicação de que as empresas já pagam impostos. O trabalhador paga IRPF direto na folha de pagamento é o empresário é isento de IRPF, coisas de pobre defendendo o rico "injustiçado". Coitados!

    4. Olavo Cardoso Jr

      Dá uma olhada na renda per capta. E de lá corrupto condenado em três instâncias vira presidente. Olha tbm o procedimento de votação. Vê se é puramente eletrônico.

  26. Marcelo Vidoi

    A matéria é tendenciosa e atinge de cheio o eleitor mau informado e aquele que se deixar levar pelo título da matéria. O atual governo não criou nenhum imposto novo. A matéria trás a informação de que o aumento da arrecadação se deu pela taxação dos mais ricos em paraísos fiscais (se fazendo justiça social) e melhora da economia. Além de informar que o repasse de recursos financeiros da União aos Estados e Municípios é maior em comparação a outros exercícios fiscais.

    Responda
    1. Marcelo Vidoi

      As "Jabuticabas" no Brasil estão sendo desmitificadas. Derrubada das aberrações tributárias que beneficiam os mais ricos, regulamentação do teto salarial do servidorismo público mais rigoroso, haja visto que tem juíz que ganha mais de dois milhões de reais por mês, entre outros. Mas o que mais corroe nosso país e a corrupção e sobre está matéria não vejo projetos significativos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para acabar ou mitigar o máximo possível com essa prática.

    2. Frederico Goulart

      Haddad sempre colocando a casa em ordem como fez em SP

    3. Adolfo Santos

      Desde 2004 nossa carga tributária total tem ficado um pouco maior 30%. Aumentos ocorrem em períodos de crescimento do PIB e reducões em épocas de recessão. O nosso maior problema são as isenções e privilégicos setorias, que sobrecarregam os demais contribuintes e reduzem a margem para gastos estruturantes.

  27. Rodrigo Caldas

    Com a carga tributária atingindo 32,3% do PIB, é urgente repensar o sistema. A legalização e tributação das drogas, aliadas ao combate ao contrabando e descaminho, poderiam ampliar a arrecadação formal. Isso permitiria aliviar a carga sobre os mais pobres, corrigir distorções e promover uma tributação mais justa e isonômica no país.

    Responda
  28. DIRCE BUZATO

    Faz o L!!!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Analfa

    2. José Antônio

      ´´Grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —de 16% (período dos comunistas João Goulart e Brizola) do PIB em 1963 para 26% (Ditadura Militar) em 1970— quanto no de FHC —de 26% em 1995 para 32% (FHC) - Paulo Guedes deixou um pico recente de 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga caiu para 32,4% (´Sobre memes e justiça tributária`. Por André Roncaglia. Aqui na Folha).

  29. Steve Santos

    Taxad a mil.por.hora, governo gastando dinheiro a rodo, primeira dama com 100 anos de sigilo no cartão, farra do dinheiro público, o povo sem comida na mesa .... parabéns lula

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Apaga está passando vergonha

    2. José Antônio

      ´´ Paulo Guedes deixou um pico recente de 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga caiu para 32,4%`` (´Sobre memes e justiça tributária`. Aqui na Folha).

  30. ANTONIO G BECKER

    Reforma Tributária, pra eles!

    Responda
  31. Pedro Medeiros

    O amor venceu, viva o Taxadd ! Descondenado no sapatênis de 10 mil e a marmita se esbaldando ! Viva o pai e a mãe dos pobres ! Viva os Dilminhos e Dilminhas !

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Menos aqui não é grupo das titias do zap

    2. José Antônio

      ´´Grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —de 16% (período dos comunistas João Goulart e Brizola) do PIB em 1963 para 26% (Ditadura Militar) em 1970— quanto no de FHC —de 26% em 1995 para 32% - Paulo Guedes deixou um pico recente de 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga caiu para 32,4% (´Sobre memes e justiça tributária`. Por André Roncaglia. Aqui na Folha). 0

    3. Raymundo Itareru

      a revolta é porque taxaram tua fortuna, ou porque tu é lam be ça co de rico? kkk

  32. Pedro Medeiros

    É para a Marmita poder viajar e o descondenado comprar sapato de 10 mil !!!

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      não fale de marmita, vou falar para Osmar terra e para Valdemar mensalão costa neto

  33. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Estão querendo mais quatorze deputados na câmara , o que vocês acham pobres de direita

    Responda
  34. Dionisio DeBarros

    Nao houve aumento de carga tributaria. O pais cresceu alem das espectativas sempre erradas do mercado. Por isso a arrecadacao de impostos foi bem maior. Nao houve uma unica aliquota de imposto que tenha aumentado. Isso eh manchete catastrofista da Folha, tentando colocar os leitores contra o governo. Jornalismo de baixo nivel.

    Responda
  35. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Acho engraçado pobre de direita defendendo bilionários fraudulentos , vide loja Americanas

    Responda
  36. Diego Nascimento

    E aqui estamos, o povo sendo esfolado com muito trabalho e tudo para que? Fazer a famosa "justiça tributária" no final todos estamos trabalhando 4 meses para sustentar governos que estão preocupados em ganhar a próxima eleição, ainda têm quem bata palmas para este tipo de coisa e em 26 votará nesse mesmo governo com a ideia de a democracia é o que precisamos e muito mi-mi-mi sobre 8 de janeiro. E golpes militares de 64. E hoje muitos mal conseguem comprar um simples café com pão e ovo de manhã.

    Responda
  37. Graziano Pera

    aumento da carga tributaria, ótimo, mas estamos tendo o que em contrapartida? Serviços melhores, + segurança, etc. etc....

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      você foi taxado? parabéns

    2. Steve Santos

      Não estamos tendo nada disso

  38. Raymundo Itareru

    os ricos são taxados e os pobretões de direita que acham ruim, vai Corinthians

    Responda
  39. Valter Junior

    E ainda tem gente rica que não paga.

    Responda
  40. Raymundo Itareru

    interessante é ver um monte de pobres reclamando da taxação dos ricos kkk

    Responda
  41. Raymundo Itareru

    fiquei tão chateado porque taxaram minha herança e minhas offshore, muito triste kkkk

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Pelos comentários, dá pra ver que você é um remediado que tem inveja do sucesso dos outros ou tá agarrado firme em alguma retinha do governo. Ou os dois!

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Misericórdia kkkkk , que seria do mundo se não existisse ot ári os né

  42. Alex Sgobin

    Uma das doenças incuráveis desse país, a extorsiva carga tributária, que é revertida de maneira pífia para a sociedade. E há os absurdos, como o preço de um carro zero, que se mantém nas alturas porque o brasileiro vende até a alma para ter seu carrão, bestas quadradas que somos.

    Responda
  43. leonardo oliveira

    Fora Haddad.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      volta fila do osso

  44. leonardo oliveira

    Fora Lula .

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      em dois mil e trinta

  45. neli faria

    O Brasil existe Apenas para sustentar Políticos e Poderosos. Não é uma Nação. Na hora de se beneficiar não existem lulistas, bolsonaristas: todos se unem e dão as mãos para nunca construirem uma nação.Fundões, anistia aos partidos políticos, arquivamento da rachadinha etc. E lula, o Oportunista, quer aumento de impostos para sustentar seus gastos em propagandas autopromocional . Vi, por aí, uma Propaganda da Lei Rouanet. Para quê?

    Responda
  46. Enos Mendes

    E o gozado que faz uma de pavão estufando o peito pra cima do Trump por causa da taxação sendo que a nossa taxa é beeem maior... No fim, pia de pintinho...rsrs.

    Responda
  47. Rodrigo Andrade

    Eu sabia que o Amor ia sair caro, só não imaginava que seria tanto!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Raymundo Itareru, aquele que comenta em todas as reportagens pra defender o seu corruPTo de estimação e que é incapaz de fazê-lo sem usar algum palavrão ou agressão dissimulada pra passar pelo filtro da FSP. Demonstra com isso toda sua ignorância e incapacidade de viver em sociedade com quem pensa diferente.

    2. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. eliete della santina

    A desonestidade do título é comprovada na matéria. Editor faz falta no jornalismo.

    Responda
  49. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Taxar super-ricos, cessar desoneração, combater sonegação: as "investidas " do governo. Quem vê assim é super rico, sustentado pelo governo ou sonegador.

    Responda
  50. SERGIO NEVES

    Conseguiram o que queriam. Atingiram a meta. Meus parabéns!

    Responda