UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leonardo Gama

    Ah! Agora querem ajuda do Brasil. Secou a fonte, né? Me faz lembrar do que o Lula disse uma vez sobre os estadounidenses: em primeiro lugar pensam neles mesmos, em segundo e em terceiro também. Cría cuervos y te sacarán los ojos.

    Responda
  2. Anna Rodrigues

    Tem nada. Putin sabe quem é quem. O Brasil é um gigante não cria problema para a Rússia por não está na área de interesse do Putin

    Responda
  3. Marcos Longaresi Carvalhães

    Agora vai, essa foi muito boa, alguém poderia contar a piada do Papagaio, essa também é engraçada.

    Responda
  4. Enrique Castro

    Podem consultar ao Boris Johnson, foi ele quem disse para não fechar o acordo no segundo mês do conflito. Tinham até assinado um entendimento preliminar... mas o Boris chegou e disse: 'Não, vocês vão continuar a guerra.' E agora, rapaziada... cadê o Boris? Esqueceram dele? Memória curta, hem?

    Responda
  5. Enos Mendes

    Hahaha! Quiáquiáquiá! Kkkkkkkk! Essa foi uma excelente notícia em forma de piada...

    Responda
  6. Claudio Luiz da Cunha

    Agora o Zé Lenski quer ajuda

    Responda
  7. Alberto Bianco

    Os europeus e americanos arrumaram essa sarna pra coçar, que se virem agora.

    Responda
  8. Carlos Eduardo Cunha

    É claro que a Ucrânia foi abandonada por Trump que se rendeu a Putin. Resta a ela agora os países europeus e talvez algum apoio da China (Brics). Lula em si não tem influência nenhuma, mas como sede da próxima reunião do Brics aí sim pode influenciar a China caso resolva ir contra invasões. Mas não é de seu feitio ir contra invasões da esquerda . Veremos

    Responda
    1. Henrique Richter

      Russia, de esquerda?

  9. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Zelensky não aceitou, preferiu humilhar Lula abastecendo a direita brasileira e cair no colo do Laranja Azeda. Agora.....

    Responda
  10. Ricardo Candido de Araujo

    Não faz muito tempo, senhor chanceler, seu país rejeitava mediação de Lula ou de qualquer brasileiro. Mudou de ideia? Nós também. O problema de vocês é uma briga de família, onde quem apazigua, se não for parente, fica mal falado depois, portanto, vocês que se entendam. Ou se lasquem.

    Responda
  11. Wagner Tavares de Goes

    Influência vem da força ou da moral. O Brasil não tem força, e Putin despreza a moral. Para chegar ao poder, ele massacrou milhares de chechenos somente para se destacar em uma Rússia então atônita com a queda da URSS. De lá para cá praticamente tudo o que fez reforçou esse déficit moral.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É isso aí, Wagner! O mundo deve se guiar por campeões da moralidade como o Trump e Netanyahu!

  12. Fernando Alves

    O Brasil tentou ajudar, exigindo negociações onde os dois lados conversassem, mas o Zelenski em sua ego-trip só ia a eventos onde o consideravam um santo. Agora que cansaram de pagar a conta da guerra, a Ucrânia quer apelar para o Brasil.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Pisaram no Brasil. Agora, se lasquem.

  13. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Não faz muito tempo que o comediante de razoável sucesso lacrou que o Brasil era ator irrelevante na mediação do conflito. Agora que a "viola esta em cacos", vem mansinho clamar pela influência do Brasil junto ao governo russo. Ou seja, a demonstração de um oportunismo repugnante desse país que provocou a guerra no coração da Europa ao insistir em uma postura belicista para confrontar Putin. O resultado foi guerra, fuga, morte, destruição e endividamento colossal. Valeu a pena confrontar Putin??

    Responda
  14. José Bueno

    São as familias de ucranianos, ucranianos russos, russos ucranianos da grande naçäo Ucrânia que estão sendo víítimas da guerra por causa da submissão aos interesses particulares de potências estrangeiras. Que nos sirva de lição. As negociações pela paz deveriam começar entre os cidadãos ucranianos, convocados pelo Secretário Geral da ONU. Os interesses dos ucranianos têm que ser definidos e defendidos pelos próprios ucranianos.

    Responda
  15. Amaury Kuklinski

    O Brasil tem é que pular o mais longe possível dessa situação, que não vai se resolver de jeito nenhum. Pode fazer o acordo que fizer. Putin não vai cumprir. Nunca cumpre. Não vale a pena se desgastar com essa situação.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      E o Zelensky cumpriria?

  16. José Bueno

    " O Brasil é "um país com profundas tradições diplomáticas" e " sabe como pressionar países terceiros". É o que a diplomacia mundial reconhece, mas os golpistas tentam esconder dos brasileiros.

    Responda
  17. José Cardoso

    O Brasil não deu jeito no Haiti e nem consegue ter qualquer influência na Venezuela. Vai fazer o que na Ucrânia?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Eduardo, vai lá e mostra como faz. Espero que tenha sucesso!

    2. maria araujo

      Venezuela e Haiti têm problemas internos gravíssimos. A Diplomacia trata de reunir dois (ou mais) lados que não conseguem se entender nas questões externas.

    3. Eduardo Luiz De Faria

      Complexo de vira-lata

    4. SERGIO NEVES

      É por isso que somos anão diplomático. O máximo que conseguimos é dar apoio em alguma operação militar.

  18. Geraldo Filho

    Lamentavelmente a Ucrânia parece ser o cordeiro que será sacrificado em prol de uma "causa" maior. O problema do cowboy do velho oeste é que ele momentaneamente pode se tornar rebelde e não necessariamente defender a lei e a ordem, como nos filmes.

    Responda
  19. noel neves

    Penso que, o Brasil não tem como dar garantias para Ucrânia em negociações com Putin. Por que Putin não tem palavra! Já a China sim, porque é a China que está sustentando a Rússia nesta guerra.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É isso aí, Noel! Garantias devem ser dadas para quem tem palavra, como o Trump e o Netanyahu: o primeiro diz que vai dominar todo o mundo baseado em truculência e está tentando prá valer; o segundo diz que vai dominar toda a Pallextinah de uma forma ou de outra e está cumprindo à risca!

  20. Jader Vilas Bôas

    Ué? Mas não éramos anões diplomáticos?

    Responda
  21. Aderval Rossetto

    Que fiquem só com os EUA!

    Responda
  22. JOSE CAMPOS

    Zelensky está pagando a língua.

    Responda
  23. Zelis P FURLAN

    Lula tem influência zero. É mal visto em toda parte do mundo essa é a verdade.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Sr. Zelis, acorda! O seu grupo de WhatsApp não representa o mundo, e só você ainda não percebeu isso. Essa sua repetição obstinada e fanatizada não convence ninguém, nem a você mesmo, pelo jeito.

    2. SERGIO NEVES

      Só existe a fome no mundo por causa de pessoas como o Lula que se aproveita dessa fragilidade das pessoas. Quando foram afrontar Musk sobre a fome ele pediu um projeto que acabasse com a fome e está esperando até hoje. Miséria dá dinheiro!

    3. Marcelo Magalhães

      Olha como a sua afirmação não procede. Aqui na minha casa, temos o presidente Lula como um exemplo de vida. Um homem que nasceu na miséria e hoje combate a fome no mundo. Uma pessoa que salvou a democracia do Brasil. Um ser humano sensível e especial que deu dignidade ao país. Conheço muitas pessoas que pensam como nós, assim, acho que a sua opinião não traduz a realidade.

    4. JOSE CAMPOS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Mauricio Coelho goiato Goiato

    O Bananil não tem influência nem nas republiquetas da América do Sul e central .

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Complexo de vira-lata. Meu amigo, você é brasileiro, quer queira, quer não queira. O ódio e o preconceito são inúteis.

  25. José Eduardo Campos

    Enfim o reconhecimento pelo próprio chanceler ucraniano da importância do Brasil, do Lula. Para, certamente, desespero dos que criticaram, neste caso , escancarando o conhecido termo do complexo de vira latas. Tenho falado que houvesse o Zelenski aceitado a intermediação proposta pelo Lula, poderia teria sido evitado um número enorme de famílias destruídas. Mas o Zekenski preferiu tentar desmoralizar o salvador

    Responda
    1. José Eduardo Campos

      O Brasil deve, sim, ajudar nessa negociação, que não será nada fácil, naturalmente. Mas vidas, famílias, certamente querem e precisam para buscar viver num mundo melhor, quiçá alcançada a paz, possa servir de parâmetro para outras. A utopia de Lennon, "imagine todos os povos vivendo em paz"

  26. Laudgilson Fernandes

    Agora? Que Inês tá morta. Lula tem uma visão que poucos podem constestar. Quando falou sobre a questão em Gaza, do que estaria acontecendo e o que viria acontecer. Hoje o mundo vê o genocídio sem precedente naquela região. Sobre a Ukrania, Zelensky o descartou com a sua soberba. Brasil sempre esteve à frente com pais apaziguador. Sempre teve na sua diplomacia o respeito mundial, exceto quando o Bozo esteve no governo.

    Responda
  27. Ronaldo Luiz Mincato

    O Brasil pelo presidentes Lula tentou intermediar a paz nessa guerra, mas foi rechaçado pelo Zelensky, pois tinha o suporte da OTAN. Então, que resolvam entre eles.

    Responda
  28. Sam Duart

    Engraçado que a uns meses atrás desdenhou o esforço do Brasil para um acordo de paz. Achou que só os americanos resolveriam. Agora vem com esse papo de cão arrependido.

    Responda
  29. Djalma de Almeida

    O Brasil não deve se envolver Zelensk foi arrogante com o Lula,agora aguente as consequências .

    Responda
  30. Marcus Guedes

    Muito boa entrevista, mas seguramente palavras mortas. Zelensky e equipe está em processo de degradação. Perdeu a Guerra, perdeu territórios e a OTAN virou pesadelo. Que venha as eleições e o novo líder assine a Paz. Imagine, fabricante de armamentos. Uma bela casca de banana que Lula nunca cairia. Os políticos europeus, no momento, estão fazendo conta com os empreiteiros, para reconstruir. Nos territórios que a Rússia tomou, as obras de infraestrutura não param. Igor, com a palavra.

    Responda
  31. Lisandro Signori

    Quem diria hein.... que o presidente do Brasil ainda tem importância como ator global da diplomacia. Parece que humilhação pública sofrida por Zelensky na Casa Branca fez a Ucrânica refletir melhor.

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    O presidente Lula avisou desde o início, mas os vultuosos recursos estadunidenses e europeus fizeram os olhos do Zelensky brilhar. Agora chegou a conta e com a calça arriada, a Ucrânia sucumbe, tentando recuperar algum resquício de dignidade. Nenhuma guerra tem bom desfecho, ao final vem o butim, que é o que o Trump está discutindo com Putin. Sifú!

    Responda
  33. JORGE CESAR BRUNO

    A arrogância de Zelenski e o menosprezo e chacota da mídia em geral, quando o presidente Lula, junto com a China se dispôs a ajudar no plano de paz, não sobreviveu ao choque de realidade! Agora que Donald Trump entrega de bandeja parte do território ucraniano a Vladimir Putin, pedem socorro ao Estadista Luiz Inácio Lula da Silva? Esse mundo não da voltas, ele capota! Rs!

    Responda
  34. Paolo Valerio Caporuscio

    Brasil e anao e totalmente ignorante em assuntos políticos globais, colunista sonhador.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Paolo, não projete o que você é em todo o país. Ignorante em assuntos políticos globais é o Bozo - no qual você votou, não é mesmo? - e sua gangue. O Brasil foi anão durante seu (des)governo, o Bozo era figura "non grata" em todo o mundo. Ainda bem que voltamos às nossas melhores tradições!

    2. Joao Cellos

      Parece que o chanceler da Ucrânia não acha isso...

  35. jose prado

    Esse cara tomou vodka estragada!

    Responda
  36. Marcos Benassi

    É, cara Patrícia, agora que a água chegou ao nariz, sejam bem-vindos Brasil e China. Nada como um dia após o outro pra fazer, do que era ruim, péssimo e, do desdenhado, aprazível.

    Responda
  37. josé maria silva

    O trem passou,mas e o povo? jovens soldados são eliminados por drones, é uma pela dois países tão belos se destruindo.

    Responda
    1. José Bueno

      São as familias de ucranianos, ucranianos russos, russos ucranianos da grande naçäo Ucrânia que estáo sendo víítimas da guerra por causa da submissão aos interesses particulares de potências estrangeiras. As negociações pela paz deveriam começar entre os cidadãos ucranianos, convocados pelo Secretário Geral da ONU. Os interesses dos ucranianos têm que ser definidos e defendidos pelos ucranianos.

  38. Zelis P FURLAN

    Kkkkkkk falta apelar para o Maduro.

    Responda
  39. Antonio Eustaquio

    Que guerra maluca! Dá tristeza!!

    Responda
  40. Antonio Eustaquio

    Que guerra idiota! Dá tristeza!!

    Responda
  41. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Marcelo Bondioli

    Ué? Agora querem ajuda do Brsil? Melhor irem pedir ajuda pro Chapolin Colorado.

    Responda
  43. Joao Cellos

    Uai, cadê aquela arrogância do Zélenski? Vão lá novamente serem humilhados e saqueados pelos EUA.

    Responda
  44. Paulo Lopes

    Perdeu a chance.

    Responda
  45. Gino Passos

    Que tal se incluir fora dessa? Vlw.

    Responda
  46. Zelis P FURLAN

    Esse está atirando para todo lado. Vai chegar uma hora que o mundo perderá a paciência. Negocia com Arábia Saudida e EUA só que não quer pagar. Tenta com a Europa ninguém tem dinheiro ninguém coloca seus militares a disposição. Situação muito difícil Torço pela Ucrânia só que o mundo mudou.

    Responda