Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Ah, que texto lindo, Reinaldo! Sobre uma pessoa excepcional como o seu Bergoglio, um belo texto é sempre bom. Viva o papinha!

    Responda
  2. Paulo Augusto

    Se o Papa entendesse a ciência, fechava a igreja católica e pedia castração química dos padres pedófilos.

    Responda
  3. Marcus Guedes

    A Missão de Francisco continua. A Senhora dos Jardins do Céu intercedeu. Salve, Maria.

    Responda
  4. Marcelo Innecco

    Francisco que entende a Ciência e continuará a escutá-la.

    Responda
  5. José Fernando Marques

    Admirável Francisco. E seria de bom aviso não subestimar os estragos feitos pela Igreja e outras lideranças religiosas à ciência. Copernico não foi incomodado pelas autoridades católicas ou reformistas porque disfarçou o heliocentrismo sob a forma de meras conjecturas. Giordano Bruno foi morto pela Inquisição por heresia. Galileu renegou as próprias convicções para escapar da fogueira. Nesse aspecto, não devemos esquecer das tiranias religiosas. Viva Jorge.

    Responda
  6. Marcos Antônio

    Por causa da deturpação do caso Galileu, milhões odeiam a Igreja Católica e dizem que ela é contra a ciência.

    Responda
  7. Marcos Antônio

    São João Paulo II, para esclarecer definitivamente dúvidas, abriu os arquivos do Tribunal da Santa Inquisição sobre Galileu que ficou a disposição para consulta de diversos pesquisadores, inclusive de outras crenças ou ateus. O resultado está no portal do Vaticano.

    Responda
  8. Marcos Antônio

    As academias pontifícia são órgãos auxiliares dos Papas que abarca estrangeiros de todos os continentes, inclusive brasileiros e podem ser de qualquer crença ou ateu. E não discriminam cientistas homossexuais.

    Responda
  9. Marcos Antônio

    Discordo da afirmação décadas no texto, a bem da verdade, a relação positiva entre Papas e ciência ocorre há séculos.

    Responda
  10. Marcos Antônio

    Discordo do título porque dá a entender que Francisco é o único que entende a ciência. Seus antecessores desde idos tempos são parceiros e incentivadores da ciência.

    Responda
  11. DANIEL BRANDAO

    A Igreja sempre se deu bem com a ciência. Já no século IV, Santo Ambrósio dizia que os 6 dias da criação não poderiam ser dias de 24h, mas sim 6 diferentes eras. Copérnico era padre, escreveu sobre o heliocentrismo, e nunca foi incomodado por isso. Mendel também era padre. Galileu só foi parar na Inquisição porque colegas da academia puxaram o tapete dele (como ainda acontece hoje nas universidades).

    Responda
    1. José Cardoso

      É a esse tipo de duplicidade que eu me refiro no meu comentário. Se a palavra usada no original em Hebraico tiver tanto o significado de dia como de era (de duração indefinida) está perfeito. Senão é porque a bíblia está simplesmente errada. É preciso lembrar que era um livro para orientar o povo hebreu e não para análise de teólogos sofisticados.

  12. jose camargo

    Questionar uma vacina específica nunca foi negacionismo.Pelo contrário.A ciência verdadeira é, em sua essência, dúvida,questionamento e confrontação de hipóteses. Uma ciência que interdita o debate e persegue quem ousa discordar, pode ser qualquer coisa, menos ciência.E foi isso o que aconteceu durante a pandemia do COVID-19.O debate foi interditado e quem questionava alguma coisa era chamado de negacionista,terraplanista,trumpista,bolsonarista etc.

    Responda
  13. Mario Edgar Grin Ferreira

    Tá dourando a pílula. Religioso que "entendeu" a ciência ou não entendeu ou tá só se aproveitando.

    Responda
    1. Rafael Marques

      que pensamento raso

  14. PAULA FARIA

    O papa que escreveu um livro intitulado "Quem Sou Eu Para Julgar" e que é perseguido pela própria ala ultraconservadora católica. Em um papado muito mais curto, já fez mais que seu antecessor João Paulo II, que foi declarado santo em tempo recorde.

    Responda
  15. José Pedrosa

    Sou ateu, mas respeito demais o Papa Francisco justamente por ser um líder religioso diferente. Ele não se fecha em dogmas ultrapassados, não ignora a ciência e, acima de tudo, prega a inclusão e o respeito. Em um mundo onde tantos usam a fé para espalhar ódio, ele faz o contrário: acolhe, combate preconceitos e mostra que a religião pode caminhar junto com a compaixão. Se todos os líderes religiosos fossem assim, o mundo seria um lugar bem melhor.

    Responda
  16. Marco Antônio M de Oliveira

    Líder lúcido e bem-intencionado, Francisco parece generoso o suficiente para colocar o planeta e seus habitantes acima da doutrina (ou de interesses inconfessáveis) da instituição que lidera. O que não é pouco...

    Responda
  17. José Cardoso

    A imagem de oposição Igreja x ciência, fruto em boa parte do processo contra Galileu, sempre foi exagerada. Ao longo da história, a igreja muito mais apoiou que atrapalhou o desenvolvimento científico, e o clero era mais bem informado que a média da população. Mas na minha opinião isso exige dela uma certa duplicidade. Por um lado há um afastamento da bíblia, no sentido de que não vale mais o que está escrito. Mas por outro, ela continua a ser o livro sagrado onde está a verdade.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Excelente. Só acrescento que a igreja foi a primeira mecenas, protegendo artistas, cientistas e seus trabalhos contra ataques vindos de onde viessem.

  18. Carla C Oliveira

    Muito bom! Um papa a favor da ciência não é pouco.

    Responda
  19. Alex Sgobin

    Uma luz na escuridão causada pela estupidez dos "ultras" que brandem uma bíblia para tentar explicar tudo quanto existe e acontece, ao invés de reservarem a suas próprias crenças para si mesmos e seus pares como seria muito melhor e menos danoso.

    Responda
  20. Fernando Alves

    E quando ele vai entender que Deus ama a todos sem exceção?

    Responda
    1. Reinaldo José Lopes

      Em algum momento ele negou isso?

  21. Alexandre Marcos Pereira

    Essa harmonia citada pelo colunista não se deve à rendição da Igreja à ciência, tampouco à domesticação da ciência pela fé, mas a uma mútua e discreta admiração cultivada com mais frequência do que se imagina - e à presença de interlocutores lúcidos dos dois lados da mesa. Quando leio os comentários em redes sociais - esse moderno Coliseu onde todo mundo se sente um pouco gladiador - percebo que a memória histórica costuma ser seletiva e preguiçosa. Ainda imaginam a Igreja como a Inquisição.

    Responda
  22. Sergio Guimaraes

    Desculpe o erro gráfico. Não é rezaram, e sim rezarão.

    Responda
  23. Sergio Guimaraes

    Um belo texto, exaltando, talvez, o papa mais pragmático da história. Odiado pela extrema direita, que o chamam de comunista, tentou no seu pontífice modificar alguns dogmas conservadores da igreja católica. Para os progressistas, deixará uma imagem positiva, para os demais, quando morrer, rezaram para que o próximo papa volte a ser que os demais foram, desantenado com o mundo atual que vivemos.

    Responda
  24. José Tarcísio Aguilar

    Muito boa a alusão a tetas de bruxa do crescimento econômico infinito, e a humildade implícita no seu contrário. Lembro ainda com alegria da declaração papal acerca da moral e amor incluídos na ação de se vacinar: literalmente amor ao próximo. Por ser ação de saúde pública, vacina não deveria ser critério pessoal, é similar a obrigação de parar no semáforo quando apaga o verde. O que parece bom só pra mim, só hoje, deveria acender um alerta moral em cada um. Bons pitacos vindos do Vaticano.

    Responda
  25. Joao Almeida

    Francisco está entre os "imprescindíveis " de Brecht. Quando eleito, pesava-lhe possível relação com a sangrenta ditadura Argentina. Seus atos, e não discursos de defesa que nunca fez, o colocaram acima de dúvidas ou críticas. Um papa amado principalmente por ateus.... kkkkkkk

    Responda
  26. roberto foz filho

    Mais do que isso, entendeu a importância da missão e portanto do próprio evangelho. Coisa que muito poucos conseguiram ao longo de seus papados. Devemos lembrar que um deles, alçado a categoria de santo, foi responsável pela explosão da AIDS ao recusar o uso de preservativo. Excelente artigo.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Essa lorota de um papa ser responsável pela explosão de AIDS é tão verossímil quanto aquela história de mamadeira 'depiroc'... Papas são contra a promiscuidade e a favor da monogamia, simples assim. O resto é invenção pura e sem nenhuma comprovação fática.