UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A 'Marcha Fúnebre' de Chopin

VER COMENTÁRIOS EM Antonio Prata

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carla C Oliveira

    Exato, Prata. A comparação foi perfeita.

    Responda
  2. Antonio Carlos Sá

    Posso ouvir a Marcha Fúnebre em memória da FSP que se foi. O que temos agora é "Sob Nova Direção", um pasquim de ultra liberal.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Pasquim, ôba! Se estivesse ativo a boiada tava no sal!

  3. Ricardo Nunes de Carvalho

    Há anos me pergunto do porque os repórteres, em geral, não fazem a pergunta necessária, aquela, tendo a resposta, irá esclarecer o leitor/ouvinte. Fico com a sensação que afagam o entrevistado. Ao lado de cada bandido existem dezenas de pessoas, parentes inclusive, que, mesmo não se beneficiando dos atos, afastam-se, silenciam ou concordam com os atos desde. Sim! Muitos de nós, de alguma forma e em algum grau, somos responsáveis pela falta de uma sociedade mais justa.

    Responda
  4. Marcelo Augusto Pires

    Bem lembrado. Texto muito bom.

    Responda
  5. José Bernardo

    Bravo, Antonio! Colunas como a sua e a do Celso hoje justificam ainda a assinatura deste jornal que flerta com o abismo ao namorar o "bolsonarismo moderado"...

    Responda
  6. Wil Prado

    Mais uma bela e forte crônica, Prata! Mesmo que na contramão da linha "Folha".

    Responda
  7. jose antonio Garbino

    Maravilhosa Coluna! Didatismo com ilustrações clássicas pertinentes ! parabéns Xará!

    Responda
  8. MAURO ZILBOVICIUS

    A Folha agora é o diario oficial da extrema direita no Brasil. Nao satisfeita em trabalhar gratuitamente para a defesa dos reus golpistas, com matérias que mostravam certas fragilidades (inexistentes) na denúncia da PGR, agora publica dia sim, outro também, entrevistas com as lideranças do fascismo nacional: Bolsonaro e Zambelli. A Folha caminha a passos largos da direita (onde já estava há bastante tempo) para a extrema direita. Não adianta publicar junto ANtonio Prata e Bolsonaro juntos.

    Responda
  9. julio alves

    Prata, parece qyw você escreveu pro jornal errado! A Falha dd São Paulo está em plena campanha pela extrema direita!

    Responda
  10. NACIB HETTI

    Boa memória. Só um detalhe: Golbery foi criador do Lula e o Delfim foi conselheiro do Lula.

    Responda
  11. Gilberto P Santos

    O tema do trompetista pode servir de sugestão para que aprendiz de autocrata elabore sua própria playlist para se deliciar quando estiver habitando as aconchegantes e relaxantes quatro linhas do cala bouço: além de Chopin, pode acrescentar o Adagio para Cordas (Barber), Ária da 4ª Corda (Bach), Adagio (Albinoni). A propósito, pode ainda ouvir Bocelli e Brigthman ¨Time to Say Goodby¨ - caso desconheça os eruditos (alguma dúvida?).

    Responda
  12. Augusto Guilherme de Araújo

    Sensacional! Lamentável o nível da nossa imprensa e do nosso jornalismo.

    Responda
  13. hernando josé rocha franco

    Para quem falta apenas a tampa do caixão, nada mais apropriado que a marcha fúnebre.

    Responda
  14. neli faria

    Penso que um Jornal deve entrevistas pessoas públicas. O Jornal não irá entrevistar uma Maria Ninguém ou Zé da Esquina, pela irrelevância pública. Não gosto, e clamo diuturnamente pela Justiça Divina,do bolsonaro, mas, é uma pessoa pública. Pizza?Há muito deixei de crer em Cegonha e nunca cri em Papai Noel, por conhecer o Brasil, respondo: será de queijo ou de quatro queijos? Nem digo de atum ou pepperone porque não como carne na Quaresma,nem humana!

    Responda
  15. Joabe Souza

    E a dieta de assunto, Antônio? Não seriam 3 meses sem fritura, gordura e Bolsonaro? Ou a coluna de hoje já conta como 'dia do lixo'?

    Responda
  16. Joabe Souza

    A coluna dialoga com o texto da ombusdman, também de hoje. A imprensa parece não estar levando a tentativa de golpe e os golpistas a sério. Talvez não se leve a sério.

    Responda
  17. Márcio Pessoa

    Infelizmente essa é a posicao jornal que você escreve... por essa postura irresponsável e cega do jornal que cancelei minha assinatura. Prendam logo esse seguidor de torturador.

    Responda
    1. neli faria

      A Folha é um Jornal Imparcial! Foi criticada pelo FHC em suas Memórias Presidenciais.Leia o livro, excelente! Foi criticada pelos bovinos do Boiadeiro anterior e é criticada pelos do atua. Sou assinante há quase trinta e cinco anos e digo: se fosse um Jornal Parcial, em qualquer setor, teria deixado de assinar.

  18. Diva Negri

    Gostei! Para quem ainda tinha dúvida quanto a culpa dos denunciados, agora ficou bem claro!

    Responda
  19. MARI ALICE PEREIRA MOUR O

    Precisamos urgentimente mais posições como a de Antonio Prata. Viva a Democracia! Sem Anistia!

    Responda
  20. Daniel Guedes

    Ótimo artigo.a entrevista foi de embrulhar o estômago. Fica bem claro que pra elite financeira desse país e seus asseclas na imprensa, convém manter a viabilidade política de uma alternativa de extrema direita psico*pato*bo*çal desde que atenda a lógica de remunerá-la. Para*sitar está na sua essência.

    Responda
  21. José Carlos O Costa

    Artigo excelente. Falou apenas concluir que esse criminoso fosse preso preventivamente, pois suas falas e as de Tarcísio são ameaças à frágil democracia brasileira.

    Responda
  22. Alexandre Marcos Pereira

    Essa entrevista é uma cena que poderia sair de um conto de Rubem Braga, se Braga tivesse vivido para ver os absurdos da pós-verdade, dos grupos de WhatsApp que organizam barricadas e das lives que chamam para a guerra em nome da paz. O Brasil tem um talento especial para o surrealismo cotidiano, aquele que mistura o épico e o banal, o grotesco e o rotineiro com uma naturalidade tropical. O cara que agora é réu achava que estava salvando a pátria e que o STF é comunista, como se diz no Telegram.

    Responda
  23. Raymundo de Lima Lima

    Por que será q seguidores deste sujeito NUNCA enxergam sua covardia? Não assumir a responsabilidade d seus atos criminosos é sinal d covardia. Ele nunca assumiu q trabalhou em parceria p pró-vida d novocoronavirus. Nunca assumiu ser seu projeto terrorista dos tempos de Exército. Covardia. Nunca assumiu ser o "mandante" ou "acomanhante" do processo de golpe 8/1. Golpista e covarde. Covardia passou a ser virtude?

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Os espanhóis diriam que "falta-lhe cojones". Vejam o significado na própria internet. "Cojones também pode ser usado para expressar valor ou coragem. Por exemplo, "Era un hombre con cojones" significa "Era um homem com valor". O coiso covarde, portanto, não coragem, não se responsabiliza por seus atos criminosos, não tem valor, não é digno.

  24. José Cardoso

    As cartas estão marcadas desde que o Barroso, presidente do órgão que supervisionava as eleições comemorou: "derrotamos o bolsonarismo". A coluna sugere que nem seria necessário um julgamento, é tudo pró-forma. A condenação é inevitável.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não se trata de cartas marcadas, mas de fartura de provas. Quanto à frase tola de Barroso, todos sabem o que ele quiz dizer: que o Poder Judiciário derrotou os ataques de Bolsonaro ao Estado Democrático de Direito. O resto são teorias conspiratórias de mau perdedor.

  25. Claudia Cristina da Cruz Zanardi

    Texto incrível, Prata! Sou mais uma indignada com o posicionamento de grande parte da imprensa brasileira que além de covarde demonstra pouco conhecimento histórico. O jornalismo vai muito mal

    Responda
  26. Pedro Luis S C Rodrigues

    E não durou uma semana a promessa de ficar três meses sem falar de politica

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Que bom. Mas o Pratinha não fala de política, apresenta fatos comprovados e nos autos do processo. Só estilo avestruz continua com cara enterrado na areia.

  27. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Esqueçam o golpe e os planos de envenenamento. Esqueçam as joias. Esqueçam que passaram a boiada. Esqueçam tudo, mas só não se esqueçam da exaltação pública e no púlpito da Câmara à tortura e ao estupro (aplaudida de pé pelos patriotas, seus cachorros e suas "famílias" e transmitidas ao "vivo" - ou seriam mortos - pelas tvs da mirian, sob os estouros de foguetes e batidas de panelas), mas principalmente, só não se esqueçam das 700 mil vidas desprezadas e perdidas!

    Responda
  28. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Meu Caro Prata, não dá aguentar, hoje eu tenho de comentar! "Assassinar, meus amigos." Eu diria assassinar, pelo menos 70% das 700 mil vidas perdidas. Ficamos sabendo com muita antecedência do que se passava na China, depois foi para a Itália, EUA. Ou seja, tivemos tempo mais do que o suficiente para prevenir, de várias formas e em várias frentes. Para mim, podem esquecer sim, o crime da manipulação do cartão de vacina. (Sigo...)

    Responda
  29. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Mas não se esqueçam nunca de cada uma das vítimas da negligência, da cloroquina, da covardia, do negacionismo, das mentiras, da falta de oxigênio acompanhada dos requintes de crueldade da ironia e do cinismo, do desdém disso daí (imitando o sofrimento alheio), dos exemplos e incentivos à exposição (lembrando que Tarcísio o perdoou recentemente por não ter usado máscara recentemente). Não perguntaram nada sobre os crimes pelos quais ele já deveria estar pagando. (Sigo...)

    Responda
  30. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Pegando leve: 1 ano para cada vida perdida e desprezada por isto daí, multiplicado por 700 mil, nem em tempos bíblicos ele teria tanta vida para pagar. Estão brincando com o fogo, estão demorando demais para fazer justiça. Todos estão vendo o q está acontecendo lá onde aquele (q "isso daí", seus filhotes e séquitos sonham em lamber o ... falo) desgoverna. Se a imprensa não fez as perguntas q deveria, q a justiça não demore em dar as respostas q aquelas 700 mil vidas (memória) e os seus aguardam.

    Responda
  31. Matheus Reis Mattos

    Chopin era um monarquista elitista completamente avesso a levantes populares e revoluções de cunho socialista. Eu acho que o colunista meio intelectual meio de esquerda não respeitaria Chopin tanto assim se entendesse alguma coisa de Chopin.

    Responda
    1. Matheus Reis Mattos

      O colunista termina o texto cruzando os dedos para que Chopin seja respeitado.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Mas o colunista apresenta inúmeros fatos. Por favor, escolha os fatos, diz o programa Polígrafo d canal tv português Sic. Chopin não é autor da marcha fúnebre?

    3. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Antônio não elogiou Chopin; apenas o citou por ser ele autor de uma famosissima marcha fúnebre. Poderia ter sido Bach, Beethoven, Mozart, ou qualquer outro dos grandes gênios da música.

  32. Melchisedc Felix

    Dedos cruzados!!!

    Responda
  33. Elysio Ernesto Matos Alecrim

    É isso aí Prata, parabéns, ótimo texto. E parabéns para o trompetista.

    Responda
  34. Roosevelth Carvalho

    Estou lendo Fullmetal Alchemist: brotherhood. E há um personagem lá chamado Barry, O Carniceiro. Barry se inspira em serial killers históricos, especialmente aqueles que ficaram famosos por seu sadismo e mutilações. O nome "Carniceiro" remete a assassinos como Jack, o Estripador, conhecido por ataques brutais e misteriosos. E essa narrativa sobre "A Marcha Fúnebre de Chopin" só me faz refletir sobre esse anime que eu indico a todos.

    Responda
  35. Julio Andrade

    Iria fazer um comentário nesse veículo de comunicação como “ a serviço da democracia; no entanto,Antonio Prata disse tudo aqui. Gostaria apenas de lembrar aos editores desse jornal como eram tratados a FSP e seus prepostos pelo então presidente do cercadinho. Se esse jornal tem memória tão curta, imagine o que esperar da população informada pelas redes sociais.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      O entrevistador ficou intimidado ou lhe faltou corarem moral e jornalística para perguntar ao dito-cujo sobre os xingamentos e difamações dirigidos a FSP? Não acredito q este jornal tem memória curta, porque pode ser razão-cínica: sabe q faz, mas mesmo assim justifica q o fazer-mal é para o bem de informar.

  36. LOURIVALDO ALVES PONTEDURA

    Muito bom esse artigo de Mario Prata. Um puxão de orelha na imprensa atual. Não aguentamos mais o baixo nível cognitivo da nossa grande imprensa, não consegue discernir alhos de bugalhos, transforma tudo em uma geleia geral.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tá difícil mêmo, prezado: sujeito assume o blá Bozolóide como se fosse aceçor de inprença, daí num dá, né?

  37. Regina Fonseca

    Prata, excelente texto.

    Responda
  38. Marcelo Gomes Justo

    Maravilhoso, disse tudo!

    Responda
  39. jose carlos toledo junior

    Pois é. E o cara é tão -isthúpidhu- que se deixar falar ele se auto incrimina. Esse panfleto lhe concedeu espaço e ele mordeu sem incentivo. Nem precisa torturar. Mas, já que ele gosta, não deveríamos interrogá-lo, mas espalhar as ferramentas na mesa e olhar por baixo e perguntar. Então, vc vai confessar o golpe e todos seus crimes conhecidos e não conhecidos agora ou precisa de um estímulo? O covarde já se molharia todo e falaria por dez dias sem nem dormir.

    Responda
  40. Anete Araujo Guedes

    Não seja injusto Antonio Prata! bozo sempre tem algo de produtivo, assertivo, grandioso, gratificante e de interesse público, a dizer. Que ele arrume um torturador legítimo, de sua confiança, nos anos em que estiver encarcerado para o bem de todos, da democracia, da coerência, da verdade, da retidão, da ética e dos bons modos.

    Responda
  41. Renata do Vale Elias

    Belo texto. Jornalismo beirando as raias do ridículo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Mas vale a pena ler e reler.

  42. Anete Araujo Guedes

    As perguntas são gentilmente sugeridas pelos donos das empresas aos jornalistas. Tudo realizado na mais perfeita paz democrática.,

    Responda
  43. MARIO RAMIRO

    Adams Carvalho, como sempre, arrasando nas ilustrações do Prata da casa!

    Responda
  44. Alceu Natali

    Toninho, sobre a 'Marcha Fúnebre' de Chopin, leia o que uma alienígena se passando por humana na terra disse a uma vampira que acabara de morder o pescoço dela: ‘Vá agora, e volte sempre que quiser. Quando você encontrar a próxima mulher para matar sua sede, assobie um trecho do noturno de Chopin para ela, sem dizer-lhe o que é ou de quem é, pare de repente, e interrogue-a somente com os olhos antes de sorver seu sangue. Assim, ela sobreviverá’.

    Responda
  45. Anete Araujo Guedes

    Como se é cuidadoso com esse traste. Bastava um questionamento inteligente, crítico ou irônico, para que ele saísse do sério e mostrasse o que de fato é: agressivo, descompensado, mal educado, soberbo, confuso, atrapalhado. É o que cria os próprios fatos, manipula as palavras, distorce a realidade e mente despudoradamente.

    Responda
  46. Milza Moreira Lana

    Impecável, Antônio Prata ! Nada a acrescentar.

    Responda
  47. Marcos Benassi

    Ah, camarada Pratowski, seu comuna rubro-vermelhudo, bem que a gente percebe sua veia marxista, sugerindo as facas do Seu Zaharov pra empreitada gorpista! Com mais espaço para escrever, já tô vendo, iria falar das Ginsu, nazi-fascistas do eixo - que, de acordo com o Olavão, era tudo comunista. Dentro em breve, se é que já não passou, virá cá um colega leitor adepto desse semi-pensamento Bozo-Olavório e vai rebater essas provas inúteis e desqualificadas que cê aponta. Acenda um Cohiba e aguarde.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Em homenagem à lembrança da musical Anete Guedes, ajuda nóis, seu Tião! "Venho lhe dizer se algo andou errado. Eu fui o culpado, rogo o seu perdão. Venho lhe seguir, lhe pedir desculpas. Foi por minha culpa a Golpeação. Devo admitir que sou réu confesso. E por isso eu peço, peço pra voltaaaar". Não, Bozo: você não fuma, não bebe e não dá golpe, mas mente pacarái. Dá não. Hahahahah!

    2. filipe moura lima

      Não uso cigarros, nem daquele 'matinho cheiroso', mas mas toparia pitar um cohiba, se eu estivesse numa rodinha com o Tonico e o Marcão.

    3. Anete Araujo Guedes

      Ei! Nessa empreitada golpista havia armas de fogo e armas brancas, como pedras, bastões; fanatismo em grau elevado, uma vida sem sentido e sem rumo, e um famoso batom, que está comovendo os que largam a mão de todos. Essa comoção visa apenas chegar até Jair, o réu confesso.

  48. Tha Virgens

    Perfeito esse texto! Parabéns ó

    Responda
  49. Helio Cardoso

    Esse estrupício inelegível bem que poderia, em vez de dar entrevista, bradar: "Agora só me pronunciarei em cadeia nacional"!

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Genial!

  50. Geraldo Lourenço Brita

    Já sabia de todas essas cenas, aliás oriundas de um Circo de Horrores, mas agora, com seu perfilhamento magistral exibido pelo Cronista, vejo concretamente do que escapamos, minha e diversas outras gerações. Mas o serviço está inconcluso: uma longa instrução, condenação exemplar e execução da sentença temos ainda pela frente. 2050 é o ano aleatoriamente escolhido por mim para respirar com relativo sossego, com ele(s) ainda encarcerado(s).

    Responda