UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Trabalhos de Hércules

VER COMENTÁRIOS EM Dora Kramer

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucia Helena Hubie

    Com todo respeito, discordo de vc Dora, foram brilhantes, a acusação com erros técnicos e jurídicos medonhos, peça montada com suposições duvidosas. Muita calma pra conclusões apressadas, muita água pra passar por baixo dessa ponte.

    Responda
  2. Helio Cardoso

    Se você, quiser sacanear o seu advogado: grave reuniões, filme, tire selfies e ponha todo o conteúdo dos seus ataques aos poderes constituídos nas redes sociais. A seguir abrace-o e ordene: Me livre dessa"!

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Como disse Maquiavel:"A política tem pelo menos duas caras. A que se expõe aos olhos do público e a que transita nos bastidores do poder." Qual será a escolha?

    Responda
  4. Fernando Alves

    Para aqueles que acham que não houve nada, peço que montem um acampamento na frente do quartel mais próximo, pela "democracia", mas vestindo boné do MST. Aí se não acontecer nada, vocês provam que o deus Jair era inocente.

    Responda
  5. José Cardoso

    Eu li recentemente os Irmãos Karamazov do Dostoiévski, e o julgamento do Bolsonaro me lembra o do Dimitri. Eram públicas suas ameaças a seu pai, estava na casa dele na noite do crime e tinha sangue nas roupas. Apesar de inocente, foi compreensível sua condenação pelo juri.

    Responda
  6. marcos alberto castellini

    ... a natureza é pródiga e responde à altura pelas ações de quem a trata, bem ou mal. O Minto Dilmo Bolsonaro foi chamado à sentar-se à mesa para servir-se do enorme banquete das CONSEQUÊNCIAS. Está colhendo o que plantou a vida inteira, é justo! Da mesma forma, nós os brasileiros estamos colhendo e nos servindo das consequências por termos colocado no poder os irmãos siameses Lula e Bolsonaro. Queimamos uma importante parte de nosso futuro principalmente se olharmos nossa Educação.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    A defesa seria muito fácil, se os juízes fossem justos. No Brasil, planejar crime não é crime e somente a execução pode ser penalizada. O Código Penal estabelece que tentativa de golpe requer emprego de violência ou grave ameaça não houve nem uma coisa nem outra, mas apenas discussões e planos, o que não constitui crime. Bolsonaro e os outros réus não tiveram nada a ver com o oito de janeiro e seria preciso uma prova de que ele ordenou a invasão e depredação. Tal prova não existe.

    Responda
    1. Edson Muniz de Araujo

      Vi e ouvi de amigos acampados nas portas de quartel q foram depois a Brasília dizendo com todas as letras q o Lula não subiria a rampa apoiados e acobertados por militares e policiais sedentos de poder e loucos de ódio pelo Lula, e isso no país inteiro, aí em de janeiro cadê o povo, misteriosamente( só pros cegos) sumiram e reapareceram destruindo o patrimônio público , bando de baderneiros com a certeza q iriam derrubar o Lula. Só posso desejar boa sorte com o Xandão...

    2. Helio Cardoso

      Certo. O estopim do caminhão bomba falhou no aeroporto na véspera de Natal. Não explodiu, não é crime? não houve grave ameaça? ou seria preciso matar três autoridades? Alimento do gado: capim com boatos!

    3. Nelson de Paula

      Muita coisa já estava acontecendo enquanto ocorriam as inocentes discussões e planos. Acampamentos autorizados nos quartéis, bloqueios autorizados nas estradas, atentados contra a diplomação do presidente eleito, a recusa em transferir formalmente o poder presidencial, tudo culminando nos atos do 08/01 que, "se não fossem transmitidos pela televisão, Bolsonaro e os outros réus nem teriam sabido que aconteceram", diria esse leitor.

    4. Marcos Benassi

      Ôôô, colega Paulo, hoje mizifio tá num passapanismo impenitente, hein? Um repeteco infinito do blá blá blá oficioso da turma do Bozo. Imagino quantos não o farão nesse mundão digital de Zeus. Pé de pato mangalô treis veiz, sô, t'esconjuro.

    5. Paulo César de Oliveira

      Tudo indica que a "Festa da Selma" foi organizada espontaneamente por pessoas comuns, sem líderes definidos, mais ou menos da mesma forma como sedes de clubes são invadidas de depredadas depois de alguma derrota particularmente vexatória. No caso, a "torcida" bolsonarista estava irritada com a derrota nas eleições.

  8. Marcos Benassi

    Excelente texto, Dona Dora. Particularmente seu último parágrafo, que desmonta comparações recorrentemente feitas entre Lula e Bozo: noves fora a questão dos montantes envolvidos, dezenas de bilhões em emendas, alegremente sorvidas durante anos, botou luz no fato de que Bozo e Jjjeegues, com a cândida desculpa de "governarem", institucionalizaram um modus bozofrendi pra roubalheira. Coisa límpida, transparente, que buscava se confundir o adequado funcionamento da máquina. Ah, tá.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Os advogados dos réus nem tentaram negar que não houve uma tentativa de golpe de estado. O que é considerado um crime gravíssimo. A certeza da permanência no poder era tanta, que eles nem se importaram em programar tudo à luz do dia, nas sedes das instituições, nos arredores dos quartéis, nas manifestações e comemorações do dia da pátria amada e armada, com a possibilidade de ser golpeada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nas reuniões governamentais gravadas, na TV, nas plataformas públicas tipo Twitter, nos grupos de zap, provavelmente até no banheiro. De dia e de noite, no clarescuro de suas ideias tortas e vis. Um espanto, minha cara!

  10. Luiz Antônio I

    Sintética e precisa mas, em questão de justiça, nunca se sabe o que se passa nas cabeças daqueles que se acham senhores das verdades absolutas.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Deve passar as normas constitucionais.

  11. Markus Ferranty Ferranty

    Prezada Dora , vc foi brilhante em sua coluna ! Inteligente, simples e real ! Só isso !,

    Responda
    1. antonio brito

      Correto Dora.

    2. ROBERTO DE OLIVEIRA

      Meu Deus, quando mais eu vivo. mais eu aprendo! (Tenho 75 anos) Que bela. justa, e eficaz comentário expostos por você. Princesa no que se refere aos pensadores. Parabéns meu brother!

  12. Alcides alcantara

    "Persuadir ministros". Você não tem mais idade para escrever esse tipo de tolice, ainda mais com 200 anos de jornalismo. Bolsonaro, culpado ou inocente, será condenado pela 1a., 2a. ou 10a. turma que seja, está escrito. Vilardi? Sobral Pinto, Evaristo de Moraes, o pai, major Cosme de Faria, rábula baiano famosíssimo, Evandro Lins, grandes advogados que, se ressuscitassem, não conseguiriam por nada absolver o dito cujo, e você vem falar em "persuadir" ministros. Passa mais tarde, Dora.

    Responda
  13. Vital Romaneli Penha

    Parece que tem alguma coisa fora da ordem,pedir anistia antes de condenar e os advogados defenderem os golpistas antes de 08/01'(entre 2021 e 2022).

    Responda
  14. Rubens Ventura

    Golpistas fizeram tudo as claras, gravado e por escrito, anistiar será pior para o futuro do Brasil

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Claro, né, Rubens? Gente democrática que nem esses quadrúpedes, quer tudo impresso e auditável, ora. Hahahahah!

  15. JOÃ O MUCCI

    Até os advogados dos supostos golpistas sabem que as batatas de seus clientes já começaram a queimar.

    Responda
  16. JOÃ O MUCCI

    Até os advogados dos supostos golpistas sabem que as batatas de seus clientes já começaram a queimar.

    Responda
  17. Sergio Caldas

    Todo mundo sabe que está difícil senão impossível para Bolsonaro na seara jurídica. O problema é o clientelismo político. Mas parece nem o pântano do Congresso tem estômago para livrar a cara do inelegível.

    Responda