UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Romulo Araujo Fernandes

    Como cientista, concordo com o editorial em muitos aspectos. Porém, a ciência ajuda a construir o caminho para o futuro, mas sempre não esquecendo do passado (muito pelo contrário, aprendendo com seus erros). Disto isso, me incomoda a presença de alguns destes autores, os quais no passado apoiaram mentes pouco brilhantes em embates contra a palavra de cientistas.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Outra vez com estes enganação de "futuro" para o Brasil?? país que não investe em Educação, medíocre ,colonizado por uma metrópole no passado que não valoriza pesquisas e ciências que moldou está cultura nos políticos e de um povo que se importam com circos tende a continuar o fracasso eterno tradicional que é atualmente.

    Responda
  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Por que todos estes políticos que assinam este artigo não destinam 100% do orçamento secreto para o MCT? Um monte de platitudes sem valor este texto.

    Responda
  4. Matheus Reis Mattos

    Pura demagogia e desperdício, texto escrito para a horda de zumbis lobotomizados que não têm a menor capacidade de fazer um reality check e orientam sua interpretação da realidade por palavras e promessas. O Brasil sempre esteve atrás, mas sempre esteve no jogo, dominando as tecnologias fundamentais. A partir da próxima década, o Brasil será candidato a neocolônia. Desde antes do Império que nós não temos uma elite intelectual tão incompetente e tão farsante quanto essa que nós temos hoje.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, eu só achei engraçado. Há mal?

    2. Matheus Reis Mattos

      E eu não sei se seu comentário é maldoso ou não.

    3. Marcos Benassi

      Matheus, não sei se cê tá certo em sua última frase, mas que foi engraçado - na tragédia - foi. Hahahahah!

  5. Marcos Benassi

    Poi Zé, Senhor@s Prezadíssimos, que deixam suas diferenças pontuais pra assinar um documento unificador, rescendendo a humanidade e bipedalismo: dinheiro e boa-vontade política pra com a Ciência resultam em autonomia nacional. E, não de somenos, "autonomia racional". Com tanto cérebro, tanta potência humana e natural de nossa terra, bárbaro é que não as aproveitemos pra vanguardear agora, nesses "fins dos tempos" em que nos encontramos. Antes tarde do que nunca, né não? S'imbora.

    Responda
  6. PAULO CURY

    Besteira pura, o pais não tem planejamento de medio/longo prazo, lista de tecnologias a se alçadas parece ima lista de pedidos de cientistas malucos , não tem tem foco, não tem investimento governamental, os redutos poucos que existem vão para Petrobras . Embraer e outras grandes,, em suma, este ministerio é uma encubação de gelo e de desperdício de recursos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, cuidai de nosso colega Paulo e do viralatismo que suas entranhas corrói. Deixa ele assim não, pô, falta de piedade, Filho.