UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Alexandre de Moraes, com seu semblante sisudo e sua calvície que reflete as luzes frias do plenário, tornou-se personagem de um romance kafkaniano em pleno cerrado. Há quem o veja como herói da toga; outros como vilão autoritário. Mas o que poucos percebem é que, em tempos de desordem, todo juiz vira espelho: cada um vê nele o que quer ou teme ver si. E o povo? O povo assiste. Às vezes perplexo, as vezes entediado. Uns pedem prisão, outros clemência. Uns falam em democracia, outros em vingança.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Há um Brasil que acorda todo dia com a sensação de estar no banco dos réus não por seus crimes, mas por suas omissões. O Brasil que se pergunta, em segredo: É se fosse eu ali, julgado pela vida que me fez ser? Há uma estranha poesia nos códigos e nas sentenças. Porque no fundo cada decisão é uma narrativa. Juízes são escritores de destinos alheios, e cada voto é um capítulo que se escreve não com tinta, mas com poder.

    Responda
  3. Richard Bernardes

    Bolsonaro precisa falar mais, isso ajudará muito, chegará mais rápido a papuda. Se tivesse alguma inteligência, deixaria Valdemar da Costa Neto fazer o trabalho de bastidores sem atrapalhar.

    Responda
  4. Leonardo Trindade

    É muito claro pra mim que, num futuro próximo, essas condenações serão usadas como precedente para enquadrar protestos de esquerda quando a direita voltar ao poder. Qualquer reunião de pessoas será apontada como planejamento/tentativa de golpe. Já fizeram isso antes e vão fazer de novo.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Um grupo de estudantes portando livro que se encontrou no CCSP para ir a um protesto está sendo processado até hoje por formação de quadrilha.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Trindade, vao fazer isso fora do poder ou dentro dele, mas enquanto houver um processo legal e instituições funcionando, não terão sucesso em provar suas acusações. A presunção de inocência segue valendo.

  5. AUREO ALMEIDA

    O traste fez e aconteceu com a imprensa, inclusive a Folha. Agora ela se ajoelha para ele, dando ouvidos a mesmice e a burrice. São todos iguais.

    Responda
  6. Lênin Camargo

    Se tivesse imprensa com brio, deixavam ele falar sozinho e se retiravam. Deixavam apenas a jovem pan dar palco pra palhaço.

    Responda
  7. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Não leio e nem ouço nada deste Réu porque é um um samba de uma nota só. O mesmo de sempre com sua limitação de vocabulário, de analogias e ausência total de empatia.

    Responda
  8. Flávio Fernandes Marinho

    Que nunca volte ao poder pois será o terror da democracia. #Sem anistia

    Responda
  9. arnaldo coelho

    Ele vai curtir e ser enrabado na papuda

    Responda
    1. Adalberto Pessoa-Jr

      Quero ver como vai lidar com a homofobia internalizada.

  10. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Sempre usou suas oratórias, para atacar o STF! Qual seria o escopo disso?

    Responda
  11. jose fernandes de lima junior

    Pode ladrar a vontade. Teu fim tá chegando. Vaga bundo.

    Responda
  12. Rodrigo Negrão

    Já que ele gosta de um cercadinho, vão arrumar um "cercadinho" pra ficar uns 30 anos... Com 100 anos ele sai e tenta implantar o nazzismo de novo no país...

    Responda
  13. Jesus Silvestre

    Bolsonero , o pior presidente do Brasil. Cadeia neste terrorista golpista.

    Responda
  14. Ricardo Ferreira

    É muito barato delinquir no Brasil. Pelo amor, esse 1/6 acho que não existe em lugar nenhum.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      E a turminha das ongs q querem desencarcerar os band idos hom icidas?

  15. José Carlos Oliveira Costa

    Bolsonaro tem que ter prisão preventiva decretada, pois ele continua sendo uma ameaça à democracia brasileira. E todos que produzem tantas fake news, também.

    Responda
  16. Alexandre Marcos Pereira

    Tudo parece depender de uma escolha técnica, de um caminho jurídico, de uma engrenagem processual que gira longe dos olhos do povo, entre pilhas de papéis e silêncios empoeirados de gabinetes. Mas talvez o que esteja mesmo em julgamento não seja apenas o destino de réus, mas algo mais sutil e difuso: o país. E não esse Brasil cartográfico, de rios e chapadas, mas o Brasil invisível, feito de expectativas, medos e esperanças. O Brasil que acorda todo dia com a sensação de estar no banco dos réus.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Não conheço ninguém que acorde com a sensação de estar no banco dos réus e que não faça parte da extrema direita. E é a ideologia extremista que está em julgamento. E será condenada, para o bem da democracia.

    2. Rubens Coelho

      Escrita bunita, sô! Nos entretantos, cê leva jeito de bolso...

  17. Luiz Almeida

    Sugiro mudar com a família para Foz do Iguaçu ou Uruguaiana. Um já foi, o namorado do Carlucho também fugiu, qual vai ser o próximo?

    Responda
  18. neli faria

    Urna eletrônica: esse senhor e seus filhos sempre foram eleitos pelo processo eletrônico. E , como nada tem a oferecer para os incautos, aparece nessa falácia de voto papel.No passado o bolsonaro denunciou o voto papel. O voto papel é ótimo para a gente anular. Numa eleição em São Paulo: suplicy e maluf, escrevi criticando os dois. Sei que ambos não iriam ler, mas, anulei. E urna eletrônica posso dar a nota que merecem: zerozero.

    Responda
    1. neli faria

      Mario Sergio : não estou aqui para receber like . Estou aqui para expor meu ponto de vista, o que penso sobre qualquer assunto. O Suplicy? O que fez de bom para o Brasil? Nada! E não me esqueço da vitória que ele deu para Jânio Quadros. Viva Bob Dylan. Mas, Suplicy? Nunca teve meu voto! Viva a Marta!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Teve a oportunidade de votar Suplicy e não o fez. Like indevido.

  19. Humberto Giovine

    Bolsonaro não sabe fazer ou reagir de outra forma. É da sua capacidade sub limitada, mas ainda encontra muito eco em parte da sociedade, tão ignorante e tosca quanto ele.

    Responda
    1. jair magalhaes

      não esqueça os mais de 50/% que vota nele

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  20. Regina Heineck

    Parece que a nova velha novela tem nome na atualidade o “Réu do gado”, e o cercado continua.

    Responda
    1. Elysio Ernesto Matos Alecrim

      "Réu do Gado", taí gostei...e o berrante fica com quem...

    2. Fernando Jorge

      Réu do Gado. Excelente !

    3. neli faria

      Existem dois tipos de gado. Qual gado? Vermelho ou amarelo?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ótima essa ! rsrsrs

    5. Marcos Benassi

      Hahahahah, ótema!

  21. Marcos Benassi

    Lembra-me a música daquela velha propaganda de pinga tatuzinho: "Ai, Jair, Jairzinho, se abre a boca pulula trocinho." Lembrança delicada, causo'que o volume e o aroma do estrume oral do Bozo vão muito além daquilo que pode ser representado por "um trocinho".

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Você pega o lado mais elevado e essencial desse protagonista do cercadinho. Do inho, do que se encontra infantilizado. Eta sujeitinho culto! Rssss

  22. adenor Dias

    Pe3lo visto, não precisa de anistia, os presos pe8 de janeiro, já estão preste a ter o direito de cumprir as penas em liberdade. Já se fora 2 anos...

    Responda
  23. R M

    Esse cara é um exímio engana-trouxa, única habilidade do bozo. E como tem trouxa nesse país!

    Responda
  24. Anete Araujo Guedes

    Olha ele outra vez no picadeiro. É o circo de retornando outro vez, com seus truques, contorcionismos, malabarismo, manobras e a lama enlameando os sapatos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Acertou! Marcos! É do Ivan Lins. (É o circo de novo!)

    2. Anete Araujo Guedes

      Ei! Marcos! Parei um bom tempo de escutar músicas. Mas pode ir armando o coreto, que eu tô voltando. Músicas que escutamos com o ouvido e com o corpo.

    3. Marcos Benassi

      Ah! Sabia que essa primeira frase era d'algum canto. Ivan Lins? "Pede à banda pra tocar um dobrado..." Maestro, duas notas! Hahahahah!

    4. Anete Araujo Guedes

      * É o circo, o espetáculo macabro retornando, Dalton, para melhor dizer o que disse anteriormente.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo, plenamente. O modo desespero está ligado em força máxima.