UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Osmário Mendonça

    Mesmo herdando um país quebrado por um governo desastroso, tendo um congresso contra Lula consegue melhorar a situação da economia com inflação controlada, record no PIB e record na taxa de emprego, ainda tem gente que critica e tenta empanar o sucesso da gestão. É a turma do contra, do quanto pior melhor. Com isso, uma grande parte da população que não tem conhecimento, acredita em qualquer coisa.

    Responda
  2. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Estão os editores e articulistas paus-mandados, em nome da Faria lima, em plena campanha contra o emprego. Que súcia de fé gente má.

    Responda
  3. Marconi Rezende

    Gente, além de toda manipulação de dados, com vários pedidos de demissão no IBGE, agora vem o fato, que o país sob o desgoverno do descondenado só anda pra trás.. viva o LuloPTismo e seu bando de dependentes débeis.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Vixi! Se isso, crescimento econômico consistentes, desemprego baixíssimo, crescimento da renda do trabalhador, é andar para trás imagina então que adjetivos usar para definir os quatro anos do genocida golpista corrupto incompetente!

  4. FRANKLIN MAGALHAES RIBEIRO

    O mundo vai acabar em breve, segundo a FSP, assim como a Ucrânia iria ganhar a guerra. E o editorial faz coro ao pessimismo. O processo de desgaste do governo é o norte.

    Responda
  5. Gabriel Francisco da Mota

    A indústria é o setor da economia que gera empregos mais qualificados e melhores salários. Depois de muitos anos sem política industrial, resultou no sucateamento da indústria sobrando só os setores de serviços e agropecuária. Nesses, concentram a precarização das relações de trabalho com empregos de baixa qualificação, baixa remuneração, tais como motorista de aplicativos, repositores de mercadorias, entregadores de Ifood, etc..

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas dizem que isso é o espírito empreendedor do povo pobre, muitos dos quais parecem acreditar nessa balela.

  6. JAILSON DE BEZERRA

    Interessante matéria. Porém deixou de citar a reforma trabalhista que tanto precarizou os trabalhadores. A reforma trabalhista, na verdade, priorizou o empresariado em geral que queria e sempre quis uma mão de obra mais barata e com menos encargos sociais. Para escapar dessa terra de maldades do setor privado, só uma qualificação mais eficaz em termos de curso superior e técnico para conseguir uma remuneração justa. Colocar empresário em detrimento do empregado é errado.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Para resolver o problema do trabalho precário a Folha recomenda aumento da Selic, para assim jogar a economia numa recessão, substituindo o trabalho precário pelo desemprego puro e simples. Eh isso que vcs querem Folha?

    Responda
  8. alonso barros

    Filha boicotando manifestação contra a anistia desde ontem

    Responda
  9. SERGIO NEVES

    Muitos jovens simplesmente abandonam os estudos. O argumento, na maioria das vezes, é por não gostar. Triste!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      O problema não é falta de incentivo por que aqui no meu estado, o governo é de esquerda, concede benefícios também e nem assim querem saber de estudar. Estudar, dá trabalho e isso eles não querem.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É por não ver perspectivas nisso e precisar desenvolver alguma atividade remunerada. Quais incentivos dos governos para desincentivar isso? Ao menos o governo Lula está tentando algo com o pé de meia. E os governos estaduais, fazem o que, além de privatizar escolas?

  10. Roberto Silveira

    Folha não cita em nenhum momento a influência da reforma trabalhista na perda de renda do trabalhador, por que será?

    Responda
  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Uai, Folha, a precarização é resultado do Mercado liberal que vcs tanto elogiam rsrs Trocaram semi contudores por soja, navios por milho, metalúrgicas por café, chip por cana de açúcar, petroquimica por minérios, indústria química por ouro.... e assim vai. Lembra Folha qdo vc colocou agentes da Ditadura nos seus transportes e redação? Continua na mesma toada.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acharam uma maravilha quando as indústrias deixaram o país, diziam que era a globalização, o reordenamento das cadeias produtivas, blábláblá. O Trump parece que não acredita muito nessa historia e está tratando de incentivar na porrada a volta das indústrias, sabe aquela atividade que a manezada do mercado dizia que era coisa do passado, destinada a países perifericos? Veio a China e desmontou a falácia!

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Esqueci rsrs trocaram a Educação Publica por Coach até Coach Mirim de negócios eheh

  12. Marco Ferreira

    Bem, ao menos o problema mudou, era falta de emprego, virou qualidade do emprego. Dentro desse contexto, fico mais esperançoso, o governo de turno , ao contrario do anterior, tem como diretriz melhorar a instrução.

    Responda
  13. Guilherme Zambrana Toledo

    Interessante que o setor que mais desempregou nesses catorze anos, tanto na ocupação elementar, quanto na área especializada, com mais de dois milhões de desempregos, foi o setor de agricultura e pecuária, apesar das consecutivas safras recordes nesse período.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      O agro não ajuda em nada o país. Montanha de dinheiro que recebem todos os anos exportando produtos in natura, fica nas mãos de meia dúzia de bilionários do agro e so.

  14. Waldir Roque Maffei

    A precarização sempre teve no Brasil. Agora querem jogar no colo do governo, como o responsável? Menos menos

    Responda
  15. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Patinamos a passos largos rumo a precarização do emprego faz tempo.

    Responda
  16. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    "Esconde". A redação encontrou uma palavra para evitar a condução adversativa na manchete, que já está muito manjada. Mas esconde está adequado? Vocês não estão vendo?

    Responda
  17. Jose Walter Da Mota Matos

    Obvio, se a notícia é boa para o governo, a fsp desqualificar, se é ruim, a fsp qualifica, vender aviões pra Embraer da mais lucro que Abacates pra Argentina, né, fsp ?

    Responda
    1. Maria Desirée Diniz Miranda

      Exatamente. A fsp sempre torce contra qualquer sucesso do atual governo. Salta aos olhos tanta torcida contra. Nem parece que somos um só país . Aff!!!

  18. Elcio Simielli

    Com estes dados, a mudança do 6x1 melhoraria a qualidade dos empregos?

    Responda
  19. Marcos Longaresi Carvalhães

    Estamos patinando a décadas. Pois faz tempo que a economia não consegue gerar emprego de qualidade, e isso reflete na renda média do brasileiro que é uma das piores do mundo, e o reflexo disso também é o nosso PIB. Infelizmente o Brasil está se desindustrializando, e se tornando um país de economia baseada em commodities.

    Responda
    1. Jose Walter Da Mota Matos

      Bom é o EUA do Trump, né?

  20. Gilberto Rosa

    O bilionário parasita de juros, banqueiro dono da Folha, está irritadinho com o desemprego record. Um dia diz que o desemprego força os juros, na eterna luta por aumentar ainda mais o maior juros do mundo, no outro, diz que os empregos são precários. Vai lá, faz a tua parte explorador, pega teus 14 bilhões e tira uma partezinha para aumentar os salários do pessoal que trabalha no teu banco, contrata colunistas descentes, pagando melhor, aceita pagar impostos sobre dividendos do banco!

    Responda
    1. Renato Romero

      Se ele contratasse os jornalistas da forma correta e não como PJ já seria um grande alento.

    2. SERGIO NEVES

      É mais fácil você convencer o cidadão e o governo a não pegar dinheiro no banco dele. Tem a caixa e o banco do Brasil como opção alternativa.

  21. Beatriz Carlesso

    O título da matéria não retrata muito bem o conteúdo. Por outro lado, fatores importantes para redução dos salários foram a reforma trabalhista de Temer, e as privatizações, onde em muitos casos, empregados qualificados e de melhores salários são demitidos ou estimulados a sair, e são contratados pessoas sem qualificação, a salários irrisórios, precarizando o atendimento à população (situação da Equatorial Energia RS, dentre outras).

    Responda
  22. Guilherme Zambrana Toledo

    Analisando os dados apresentados não encontrei nada que estivesse de acordo com o título do artigo. Outro ponto é a comparação escolhida, ou seja, não foi feita uma comparação entre o governo do Temer, ou do Bolsonaro, com o do Lula, mas sim o governo da Dilma com o do Lula, quando ambos apresentaram a menor taxa de desemprego. Em se tratando de estatística, a escolha de períodos e dos dados é sempre subjetiva, para tentar mostrar o que é de seu interesse.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Está claro que a Folha é porta-voz golpista

    2. Waldir Roque Maffei

      Está claro que a golpe é porta-voz golpista

  23. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Isso mostra que anos de investimento insuficiente na educação pública de qualidade gera essa discrepância na remuneração do trabalhador. A economia informal está concentrada naqueles que não tiveram educação suficiente. Ainda tem o pseudo governador Tarcísio que em vez de alocar melhor as verbas dentro da educação, prefere reduzir embora a rede pública necessite de tanto investimento não só no corpo docente como em infraestrutura. Sem educação de qualidade não existe meritocracia, vira falácia.

    Responda
  24. João Leite Leite

    Está faltando o sindicato para negociar salario melhor para os trabalhadores. Até o final da década de 80 tinha o piso salarial para os novos funcionários que era bem maior do que o salario mínimo. Quando o funcionário passava a experiência tinha um aumento de 5% e quando era promovido a operador de máquinas pegava um aumento que dava um alívio ao trabalhador. Dava para levar uma boa vida e ir a praia pelo menos uma vez por mês.

    Responda
  25. sergio marcone da silva santos

    Os dados não vêm da Folha, mas de setores que monitoram a economia, é bom frisar. Esse é o capitalismo cruel adotado pelo partido dos trabalhadores

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Não seja pouco inteligente rsrs Temer e Bolsonaro fizeram o quê para melhoria da situação? Não congelaram gastos com Universidades? Nao ampliaram a desindustrialização do Brasil? O Governo anterior só queria destruíram qualquer forma de regulação da economia. Símbolo do Governo de direita é tipo as lojas oxxo. Vcs precisam melhorar a qualidade das ideias

    2. Waltovânio Vasconcelos

      Não é do PT essa política, é o pós golpe em Dilma, com a entrada de Temer e Bozzo, que implantou o Estado Liberal. Acabou com os Sindicatos e precarizou as relações de trabalho, tanto no público, quanto no privado....

    3. José Bueno

      "O Brasil está dando certo. Fala alguém que não é do PT, que é de centro, da frente ampla". afirmou Simone Tebet. Segundo ela, a retomada do crescimento com dois anos consecutivos acima de 3% do PIB, a geração de empregos, o aumento real do salário mínimo e a aprovação da reforma tributária são sinais de avanço concreto.

  26. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Ué mas a tese não era de que o povo quer ser empreendedor, não quer o estado se metendo em sua vida, quer menos impostos e menos estado, quer se pejotizar, uberizar, e que isso seria liberdade de empreender? Seria possível a algum governo em dois anos requalificar a massa de trabalhadores e promover mais ainda do que já fez este governo a redução do desemprego e aumento da renda? Folha, essa suposta precarização é puro efeito das reformas trabalhistas, não era essa a intenção?

    Responda
  27. Vladmyr Souza

    Um copo com água pela metade, você pode interpretar que ele poderia estar cheio mas tem água até a metade ou que ele está pela metade mas pelo menos tem água e não está vazio. A folha no que tange ao atual governo sempre adota a primeira visão, não importa se meio copo d'água salvou uma pessoa que estava morrendo de sede. Não via esse marcação acirrada com a economia brasileira durante o governo anterior mesmo que tudo estivesse indo água abaixo da mesma forma que fazem com o governo atual.

    Responda
  28. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    O Problema agora são os jornalistas que não sai dos seus escritório para pesquisar nas ruas, o recorde de empregos tem um fator muito importante a ser falado, muitos fala que as vagas não são preenchidas por causa do Bolsa Família, mais não e, a maioria dos profissionais estão indo trabalhar nos aplicativos de transportes e entregas, fazendo seus horários flexível e sem exploração patronal, e também a falta de transporte público nas cidades Brasileiras, fator que ocasiona falta de mão de obra.

    Responda
  29. Nelson Goulart

    O real problema é a baixa qualidade da educação formal em todos os níveis que gera trabalhadores com baixíssima produtividade. Brasileiro nenhum quer ser cobrado por produtividade, por qualidade, nem lavadores de pratos, nem engenheiros, nem professores.

    Responda
    1. José Bueno

      Os governadores da direita destroem os programas de educação e formação profissional de qualidade, em todos os nìveis. E a direita boicota as propostas e verbas para os projetos educacionais do governo federal. E a midia golpista apoia o boicote incluindo as verbas para educação entre os "desperdícios" do orçamento. Os responsáveis pelo "real problema" têm nomes e endereços.

  30. José Bueno

    A manchete não surpreende mais. O papel dos golpistas hoje, véspera do dia trinta e um de março, é impedir que o acúmulo de dados positivos da economia crie expectativas positivas que possam garantir o sucesso do programa do governo Lula, para o bem estar de todos os brasileiros.

    Responda
  31. antonio ramos

    O fato é que os 4 anos de Bozo mais a pandemia fizeram os dados do país ( todos os dados ) recuar 10 anos , lula não só está recuperando como conseguindo avançar em muitas áreas , a economia avança , cresce o PIB , cresce o emprego e cresce a renda , a inflação dos alimentos ( no mundo todo ) prejudicou os trabalhadores , o gargalo ainda é a taxa de juros , o consignado privado com bancos públicos foi excelente , valorizar a educação para especializar mão de obra precede a reindustrializacao !

    Responda
  32. MARCIO OLIVEIRA

    Esta frase é realmente o que pode se chamar de um salto de fé: ”Trabalho do economista Nelson Marconi, da FGV/Eaesp e coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimento, sugere que a precarização e a polarização podem explicar, em parte, o descasamento entre a evolução do mercado de trabalho e o apoio cadente da população ao governo Lula".

    Responda
  33. Mario Donizete Pelissaro

    Eu sou de um tempo em que os governantes aqui no Brasil, eram duramente criticados por não conseguirem fazer o país crescer. Hoje vejo os "especialistas" e o tal de "mercado" cobrando o governo prá que ele meta o pé no freio do crescimento. Dizem que o aumento do PIB nos niveis que estamos tendo e o baixo indice de desemprego representam um grande perigo. Até mesmo a inflação de 5% que seria comemorada na maioria dos paises desenvolvidos, aqui é motivo de panico.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Nosso grande empecilho é o tal "mercado antropofágico" que detém a imprensa marron que corrobora dia e noite para que nunca neste país haja ascensão e igualdade social. Mentalidade tacanha!.

    2. Renato Romero

      Não importa o que este governo faça será criticado pelo Deus mercado, haja vista que não interessa que os menos favorecidos tenham qualquer proteção. Só querem manter a mão de obra barata e seus privilégios a base de isenções tributárias.

  34. Guilherme Zambrana Toledo

    A estatística apresenta resultados diversos, dependendo de vários fatores e um deles é a amplitude dos dados que se deseja analisar. No caso desse artigo, comparou 2012 com 2024, ou seja, dois anos sob governos do mesmo partido. O resultado seria diferente se comparasse, por exemplo, 2019 com 2024, períodos sob governos de partidos distintos. Se assim fosse feito, poderíamos ter uma melhor noção do impacto das distintas políticas sobre os empregos.

    Responda
  35. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    A baixa na popularidade está mais no massacre diário e sistemático que a imprensa como a Folha faz, as redes sociais de extrema direita mantida por grandes rentistas, agro e grandes empresários , do que nos tiros a ermo de "economistas" tentando achar pelo em ovo. Tudo no país está caminhando como deveria, mas o golpe continua sendo tramado.

    Responda
    1. José Bueno

      Perfeito comentário, Terezinha!

  36. Claudio Luiz da Cunha

    Fsp a eterna viuvinha do ex juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol

    Responda
  37. jose prado

    Faz doutorado e vai trabalhar em call center, não estuda não arruma emprego por falta de escolaridade!

    Responda
    1. Rives Passos

      Realmente o Weintraub e os outros quatro ministros da Educação fizeram um trabalho excelente!

  38. Renato Romero

    Desde a Ec45 o trabalho formal vem sendo precarização, a reforma trabalhista tao comemorada e que supostamente geraria empregos, aumentou a precarização. As decisões vinculantes do STF ajudam a manter o quadro de informalidade. A quebra da previdência é apenas uma questão de tempo.

    Responda
    1. Renato Romero

      A fsp é responsável pela precarização pois apoiou a malfadada reforma. Ja os dados do Caged revelam que o emprego formal cresceu e isso é mérito deste governo que a fsp segue atacando

  39. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Pois zé. É a deforma trabalhista de 20 17 de Temer e Rogério Marinho, tão elogiada pela Folha, cumprindo seu objetivo. Parabens.

    Responda
  40. Carlos Celestino

    Precarisação existe Mas o recorde positivo é na carteira assinada.

    Responda
  41. MARIA F LUPORINI

    Como a Folha não pode criticar o nível de emprego, critica a qualidade. A precarização começou com Guedes, que acabou com leis trabalhistas e não criou emprego gerando pibinho. Agora, além da elevação de empregos, dentro das regras de Gue des, pois foi uma Pec, ainda se aumentaram o número de empregos industriais e com carteira assinada. Melhorou da terra arrasada de antes, Folha. E a renda do empenho também subiu.

    Responda
    1. Renato Romero

      Perfeito Maria. Vide caminhoneiros que fizeram o que fizeram apoiando esse governo e levaram um tapa nas costas. A tabela de frete não é respeitada simplesmente porque é a lei do mercado, ou aceita o valor que a transportadora quer pagar ou não agrega o caminhao em lugar nenhum. Sem falar que muitos caminhões estão sucateados colocando em risco a vida de outros motoristas.

    2. MARIA F LUPORINI

      * renda do emprego. Para piorar para esse governo, os deputados empresários do PL incutiram na cabeça dos Ubers precarizados que eram empreendedores e estes, assim como outras categorias, não aceitaram a ajuda do governo para terem direitos. Agora estão aí brigando com os aplicativos.

  42. jose prado

    Se são precários os empregos como explicar os números do Caged? Aliás, um doa mitos da crítica ao nosso trabalhismo é que hoje as pessoas querem e o enprederem5i empreendedorismo, certo? Ou não é bem assim? Uber é empreendedorismo?

    Responda
  43. jose prado

    Se são precários os empregos cono explicar is números do Caged? Aliás, um doa mites da crítica ao noseko reavalhista é que hoje as pessias querem e orederem5i enpreendedorismo, certo? Ou não é bem assim? Uber é empreendedorismo?

    Responda
  44. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    A Reforma Trabalhista acabou com o trabalho no Brasil precarizado vários setores, um foi dos supermercados que Trabalhadores tem carga horária de até 14 horas, para atraí colaboradores tem que acabar com a escala 6x1 senão a informalidade vai continuar alta, lembrando também do déficit do INSS, que o mercado de trabalho em baixa desequilibra ainda mais as contas do INSS.

    Responda
  45. jose prado

    Se são precários os empregos cono explicar is números do CAGED? Aliás, um doa mites da crítica ao noseko reavalhista é que hoje as pessias querem e orederem5i enpreendedorismo, certo? Ou não é bem assim? Uber é empreendedorismo?

    Responda
  46. Deborah Teixeira

    Poderia ter um comparativo mais aproximado nas datas ou uma série histórica e q deve ter no estudo, só q a Folha queria enfiar a questão da popularidade do governo, aí a comparação ficou com 2012 rsrs O pior é q não fez a conclusão da premissa inicial, kkk. Mas o pior é q, vendo uma pesquisa como essa, me vem a lembrança de q, a pesar desses dados, tem condidato a presidente pregando a precarização ainda maior do trabalhador, elogiando as medidas econômicas do Milei, etc.

    Responda
  47. Lucas Santos de Oliveira

    A precarização é resultado da Reforma Trabalhista.

    Responda
  48. Lucas Santos de Oliveira

    Não pode ser esquecido que a precarização do mercado de trabalho é fruto direto da Reforma Trabalhista de 2017. Houve uma piora significativa para os trabalhadores de lá para cá.

    Responda
  49. Mário Mendonça

    Depois do golpe contra Dilma, onde o CONGRESSO, comandado pelas Elites e Oligarquias aprovaram a galope TRÊS projetos de precarização do trabalho, chamados de reformas, previdenciaria, trabalhista e terceirização, que Lula não conseguirá derrubar com o legislativo que temos, pergunto: onde está explicitado no artigo que mais da metade da população NÃO ganha ACIMA de 1 salario minimo? O diversinismo do missivista explicou 1/3 dos assalariados, mas e o resto?

    Responda
  50. Vinicius Chaves

    E a previdência vai quebrar em níveis recordes de baixa de desemprego. Isso porque a a metodologia aplicada é completamente equivocada para o momento, e esta reportagem escancara isso. A Reforma Trabalhista foi um retrocesso imenso na vida do brasileiro, disfarçado em benefício. A conta começou a chegar

    Responda