UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Há razões para mais pessimismo nas empresas

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Há razões para mais pessimismo nas empresas?" Há. A Folha e seus editoriais e vários outros artigos sempre com viés pessimista.

    Responda
  2. José Bueno

    De novo, os golpistas injetando pessimismo para boicotar o já bem sucedido programa do governo Lula, só porque este cuida dos interesses de todos os brasileiros !

    Responda
  3. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    A seção se chama O Que A Folha Pensa; grande mentira pois, nos últimos dois anos, a folha não mais pensa, já que se tornou porta-voz dos nazistas brasileiros.

    Responda
  4. Adriano Dos Santos Bras

    Febraban e famílias ricas do mercado financeiro sugando 1 trilhao de juros , congresso sugando dezenas de bilhões , judiciário sem freios com gastos e o problema é o Lula , são os pobres , gado bolsonarista tem pouca capacidade intelectual …

    Responda
  5. Armindo Kolbe

    Gov limitado com os gastos públicos, avança nos fundos de pensões das estatais para suprir sua sanha gastador Hora de uma CPI desses gastos.

    Responda
  6. Marcelo Masiero

    A Folha com saudades de Paulo Guedes. Jornalzinho sem vergonha.

    Responda
  7. juan molina

    Umm essas pesquisas da folha

    Responda
  8. Waldir Roque Maffei

    Para quem quer ganhar e ganhar, ter lucro com menos trabalho, tem pessimismo....kkkk

    Responda
  9. jose prado

    Nos últimos três anos erraram tudo, porquê devemos crer que dessa vez acertam?

    Responda
  10. Carlos Eduardo Cunha

    A fórmula de gastar mais do que ganha para comprar votos dos mais carentes precisa acabar no Brasil. Precisamos de um país de todos sem está polarização de baixo nível que estamos vendo na nossa política.

    Responda
  11. Jose Walter Da Mota Matos

    Nunca vi otimismo nos editoriais da fsp com o atual governo, o que tendencia a opinião ideologica e desqualifica a isenção jornalística.

    Responda
  12. Jose Walter Da Mota Matos

    Há sim, inclusive nos editoriais da fsp, 2026 está chegando e a gente já sabe, né?

    Responda
  13. Geraldo Magela

    Da FSP eu tomo meu tempo de ler quase nada do que está nas machetes. Só leio os comentários. Só continuo a assinar a folha, por que eles me ofereceram uma taxa irrisória pra como assinante.

    Responda
  14. Marco Diotaiuti

    Agora apareceu mais um napoleão patriota. Faz questão de dar pitaco em todos comentários.

    Responda
  15. Pedro roberto Rezende

    Nada melhor que vivenciar na prática a situação, trabalho no setor de embalagens para alimentação as coisas nunca estiran tão boas, se o governo manter estável a cotação do dólar consegue domar a inflação.

    Responda
  16. Marco Ferreira

    Qualquer bípede vivente , imparcial, e com um minimo de percepção da realidade entende que a situação da economia é a melhor dos ultimos 6 anos, com perturbações externas que estão sendo equacionadas. Sou assinante da FSP há muito tempo, a campanha desonesta é surreal

    Responda
  17. MARIA F LUPORINI

    Papo furado e os especialistas da Folha vão errar pela milionésima vez.

    Responda
  18. José Cardoso

    Quando se olha a longo prazo, fica mais claro o efeito desastroso da política inflacionista do PT. Nossa moeda compra hoje um terço do que comprava no início de Lula 1.

    Responda
    1. José Cardoso

      Pedro, pesquise o site do BC "atualização de valores". Lá você verá que 1 real hoje compra aproximadamente um terço do que comprava no início da era PT. Nossa moeda derrete com o tempo, graças à política petista de fabricar dinheiro para dar conta de seus gastos.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Cardoso, como você pode dizer que um governo que vem diminuindo as desigualdades, a maior chaga do planeta, de desastroso? Comparações localizadas, em períodos totalmente diferentes, sem considerar as mesmas situações de outros governos não procedem. A dívida do Brasil é toda em sua própria moeda, o que a transforma em moeda, se é que me entende. O Brasil tem reservas internacionais gigantes. Até quando o racismo vai prejudicar a tentativa de distribuição de renda?

    3. Marco Ferreira

      O Sr Jose esquece de forma proposital os efeitos do governo do capitão sobre as politicas sociais, a cegueira, ou desonestidade intelectual, é explicita

    4. Pedro Martins

      Não é verdade, apresente dados.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      E pior. Avanços modestíssimos, sem falar nos retrocessos.

  19. Raymundo Itareru

    se não houver razão a fsp arruma, todos os dias esse jornal mal dito desce o por rete no governo, a mídia golpista que 'adora' pobres e trabalhadores, por isso apoiam o governador de SP que quer implantar o plano milei para est rip ar os aposentados

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Todos os dias você diz a mesmas coisas, dissociadas da realidade e nutridas por paixão pueril, para quaisquer matérias ou colunas que critiquem fatos notórios e irretorquíveis. Você é incapaz de contrapor os fatos. Daí o porquê adjetivações injuriosas e ilações planfetárias.

  20. Agemir Bavaresco

    Será que estimular a atividade econômica compromete automaticamente o controle da inflação? Crescimento e estabilidade não são opostos inevitáveis — pelo contrário, políticas públicas que preservam emprego, renda e investimento podem fortalecer a economia real sem desancorar expectativas. Insistir em juros altos frente a uma desaceleração só agrava a estagnação, penaliza os mais pobres e transfere renda para o rentismo, sem resolver as causas estruturais da inflação.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      As causas estruturais da inflação são o descontrole fiscal orçamentário e a baixa produtividade. A primeira exige responsabilidade do governo, coisa que tivemos apenas em curtíssimos períodos. A segunda é educação de qualidade e efetivamente qualificadora. Ambas as causas só têm se agravado.

  21. Marcelo Magalhães

    Puro suco de necroeconomia. Não vai direto ao assunto, pois teria que assumir que o objetivo é causar miséria e fome, enquanto aumenta o faturamento dos rentistas, promovendo ainda mais desigualdades. Esse modelo nunca demonstrou resultados favoráveis à melhora da condição vida da população, mas compromete gerações com aumento da mortalidade infantil, aumento da morbidade dos adultos e diminuição da expectativa de vida. Temer, Bolsonaro e Milei são os exemplos dessa derrocada.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Itamar era comunista, esse sim um grande homem. Os outros três são oportunistas que viraram banqueiros e hoje vendem o Brasil. Aliás, os três apoiadores de Paulo Guedes. Esse último parou o país, colocou cento e vinte milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar e trinta e três milhões com fome. Ok, com inflação e juros baixos. Qual a vantagem para os pobres? Isso tudo é mentira, o neoliberalismo nunca melhorou nada sob o ponto de vista social, ao contrário, leva os pobres à morte

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Itamar Franco, Pérsio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco são exemplos da única coisa que deu certo neste país, em relação à qual os seus ídolos vociferaram contra mas colheram a si os louros para, desde então e sob essa sandice panfletária que você decorou e repete, trazer-nos ao descalabro fiscal orçamentário que prejudica especialmente aos pobres.

  22. Fernando Alves

    O editorial sempre repetindo as mesmas previsões furadas que não se concretizam. Estão ainda torcendo por uma recessão que não veio e fez o banqueiro da Folha perder muito dinheiro apostando errado.

    Responda
  23. adilson pedroso

    Governo incompetente adota método irracional na economia na tentativa de aumentar popularidade; tudo isso para se agarrar ao poder!

    Responda
    1. José Bueno

      Exatamente, Wlander, concordo plenamente.

    2. Wlander Kwasniewski

      Todos os governos são incompetentes em certa medida. É necessário ver a quem a incompetência está desagradando. No atual, segundo a reportagem, executivos de 150 empresas aprox. que queriam pagar menos juros, menos salários (ainda menos) e poder praticar o capitalismo de poucas vendas com ticket alto, que dá menos trabalho. Além de poder comprar mais estatais por valor irrisório e aumentar as tarifas.

    3. PAULO GUERRA

      Concordo plenamente!

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  24. Zelis P FURLAN

    Ontem ouvi um economista. Vai alcançar o nível recorde de endividamento. E diminuir ainda mais a popularidade.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. É inercial.

  25. ILTON CARMONA DE SOUZA

    O curioso caso do editorial óbvio que afugenta o gado que sempre critica a folha…

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      De qualquer dos lados do pasto.