UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O movimento antivax é uma ideologia infecciosa

VER COMENTÁRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Quem é contra a vacina também é contra a utilização rotineira do cérebro.

    Responda
  2. Lourdes Barros

    O artigo estava indo bem até que a autora deu um jeito de encaixar sua crítica semanal à esquerda na parte final do texto. Movimento hippie de esquerda? Que malabarismo mental, hein?

    Responda
  3. Nerisvaldo José Santos

    Nunca imaginei que o povo estadunidense fosse tão ignorante.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    Ela se alastra com a mesma facilidade de um vírus aéreo, saltando de mente em mente como gotículas invisíveis de desinformação. À primeira vista, parece inofensiva - uma dúvida legítima aqui, uma desconfiança ali. Mas, como toda infecção bem-sucedida, camufla-se de liberdade de escolha até que, sem que se perceba, tenha comprometido o organismo coletivo da razão.

    Responda
  5. ARY OLIVEIRA

    Infelizmente a ignorância movida por ideologias e crenças existe em todos os os cantos da sociedade, tem religião que se opõe até a transfusão de sangues compatíveis, não e' só direita que tem ignorância minha cara

    Responda
  6. Karina Kanazawa Rienzo

    Mesmo que o movimento antivax tenha 100% de origem na extrema-direita, a Sra Ligia deu um jeito de colocar a esquerda no texto. É muita cara dura.

    Responda
  7. José Roberto Pereira

    Depois dessa surpreendente revelação, começo a suspeitar que o Nazismo de Esquerda também foi criado pelos Hippies Terraplanistas da Ursal.

    Responda
    1. nemesio salvador

      Muito boa, kkkkk !

  8. Marina Gutierrez

    Lygia Maria, o movimento anti-vacina nos States não tem nada a ver com o movimento hippie de meio século passado e muito menos com a esquerda, cem anos passados já existiam grupos contra vacinas e atualmente, tais grupos foram influenciados por um artigo do médico inglês Andrew Wakefield,cuja hipótese era que a vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola causava autismo. O artigo foi desacreditado e o médico impedido de continuar a praticar a profissão.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Outra fator que impulsionou o movimento anti-vacina foram pessoas influentes e com agenda, ex. grupos "anti-farma", contra a indústria farmaceutica,ex. os que acreditam em medicina alternativa. Muitos politicos se aproveitaram para espalhar desinformação , ex. Trump, Bolsonaro, Robert Kennedy Jr. e outros através das redes sociais. Eu ouvi gente com alta escolaridade afirmar que havia "microchips" nas vacinas!!!

  9. Marina Gutierrez

    Os secretários ( ministros ) escolhidos pelo Trump são incompetentes e ocupam os cargos porque apoiaram ele durante a campanha. O Kennedy prega contra as vacinas mas vacinou os familiares. No momento, sarampo, uma doença que eu acredito foi erradicada no mundo, já provocou a morte de duas pessoas nos States e centenas estão infectados porque seus pais não as vacinaram.

    Responda
  10. nemesio salvador

    Movimento hippie de esquerda??!!

    Responda
    1. nemesio salvador

      A colunista com sua desinformação consegue depor contra 3 instituições: Folha de São Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina e PUC-SP.

    2. Marina Gutierrez

      Nemesio Salvador, um absurdo. A autora do artigo não se deu ao trabalho de fazer uma pesquisa sobre o assunto e a origem do movimento.

  11. DANIEL BRANDAO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      CIte um medicamento barato capaz de inibir o virus. A pandemia terminou porque as vacinas imunizaram as pessoas.

  12. Alexandre Pereira

    Concordo, mas quais as ações do governo Trump que reduziram a oferta de vacinas?

    Responda
  13. Helio Cardoso

    Lygia, excelente a explicação sobre a origem do termo 'vacinação', mas viu o que deu misturar extremistas antivax com os saudosos hippies paz e amor? Acredito que a sociedade americana esta dopada ou benzida e ainda vai acordar do pesadelo 'trump-maluco do pedaço'. Antes era bom ouvir o nome Kennedy, agora o troço mudou tudo!

    Responda
  14. Armando Moura

    O que os EUA tinham como vantagem era o alto investimento abrangente em pesquisa e desenvolvimento. Tornar isto vetorial, voltado apenas para interesses comerciais e militares estratégicos eh se esquecer de um passado recente.

    Responda
  15. Celso alves Pereira

    Inteligência não é sabedoria. O Trump , disseram é inteligente. Não vejo sabedoria nas ações dele. É sim um arrogante elevado a presidência de um país que,por enquanto ,comanda os rumos do planeta!

    Responda
  16. Celso alves Pereira

    O Donald trump É sem sombra de dúvida um ariano fascista que quer apurar a raça humana em tudo branco de olhos claros. Esse imbecil arrogante se esquece ou não se dá conta de que nós os branquelos que nem ele o Elon musk os Kennedy os finlandeses etc ...inclusive eu que sou branquelo viemos dos negros. A raça humana quando surgiu no planeta e fomos de quadrúpedes para bípedes eramos todos negros. Daí surgiram os pardos os brancos os índios os asiáticos etc. Mas esse ignorante não vê!!!

    Responda
  17. Fernando Jose da Costa Brito

    Movimento hippie não era esquerdista . Era contra a Guerra do Vietnã pela paz e não a favor do comunismo . Anti-esquerdismo infantil

    Responda
  18. José Davi

    Lygia Maria, procure um especialista para tratar esse seu antiesquerdismo infantil. Vocês tem pavor em criticar essa gente, porque eles defendem o capital financeiro e as loucuras neoliberais, que por sua leva a esse tipo de barbárie que estamos vivendo.

    Responda
  19. José Cardoso

    Essa querela de vacina x autismo é um fruto podre de uma prática, até certo ponto saudável, de evitar a hipocondria e a tendência de se entupir de remédios.

    Responda
  20. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Curiosa essa colunista. Inegavelmente de direita, resvalando a extrema direita, eu diria, critica brandamente o movimento antivacina nos EUA, mas se exime de criticar o ocorrente aqui, potencializado pelo bolsonarismo. Igualmente, como os demais "patriotas " não se digna enaltecer a erradicação do sarampo aqui, devido às campanhas de vacinação ao longo do tempo, porque extremista de direita deprecia o Brasil. Por fim ainda acha margem para associar o movimento antivacina à esquerda.

    Responda
  21. Oscar Vigna

    Hippies eram de esquerda? É o mesmo que falar que o NSDAP era de esquerda. Mostra o quanto a articulista está contaminada pela ideologia dicotômica da extrema direita .

    Responda
  22. Nelson de Paula

    Trouxe conhecimento mencionando a origem da palavra vacina. Já quanto a hippies serem de esquerda, parece passo maior que a perna, tenta ir longe mais.

    Responda
  23. Paulo César de Oliveira

    Trump eh um homem inteligente. Estranho que esteja deixando o maluco do RFK seguir em frente com essa bobagem de ser contra vacinas. Mas logo as mortes vai aumentar e a realidade vai se impor. Os lobbies dos fabricantes de vacina farão bom uso das evidências e o bom senso voltará a prevalecer.

    Responda
    1. Sam Duart

      Ser malandro e ardiloso é muito diferente de ser inteligente.

  24. LUIS PASSEGGI

    Obaa!! Chegaram Lygia e Pondé, daqui a pouco Joel!! Diversão garantida! Mas vejam como isso é bom para nós: #ênfase na liberdade pessoal# vs #teorias conspiratórias; insensato antiglobalismo# Hmmm… … …

    Responda
    1. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

      Concordo. Já deu. Com exceção de Joel, moderado, os demais citados não acrescentam nada ao pensamento conservador e reacionário que a Folha visa a contemplar. Destilam velados preconceitos.

  25. Ernesto Solis

    Reconheça a estupidez da direita, mas dá um jeito de falar mal da esquerda por favor. Se não pega mal pros patrocinadores.

    Responda
  26. Marcos Benassi

    [Dia desses entendi aquilo que alg@ns colegas apontam, que a sençura da phôia tem preferências e mata de porrada alguns comentários. Sim, acontece mesmo. Não a estupidez automatizada, a sençura folhomática via script, o primeiro nível, mas sim, o segundo, no qual são decididos os destinos dos comentários, por vezes a ponta da praia ou os helicópteros argentinos. Eu não vou deixar meu sarcasmo apanhar num porão da Barão de Limeira, né? Divido-o em dois e ele passa.]

    Responda
  27. Felipe Araújo Braga

    Quando eu penso que vou gostar de um artigo da Lygia, ela dá um jeito de colocar a culpa do extremismo da direita nos hippies da esquerda. No mais, foi absurdo: quando eu pensei que o Bolsonarismo era só gente preconceituosa e limitada, eu me deparei em plena pandemia que eles são contra a ciência! Eles são contra vacinas, era contra o isolamento! Setecentas mil mortes e quase elegeram o cara de novo. Não gosta da esquerda? Direito seu! Agora, apoiar isso?!

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Não entendi, você quer dizer que a colunista apoia a direita?

    2. Marcos Benassi

      Ééé, meu caro, "não gostar", em sendo questão de opinião, é que nem "nariz", que cada cidadão tem o seu próprio; já dizer que o antivax tem raízes na esquerda, isso ultrapassa um 'cadim a opinião: é querer ser dono dos fatos tanto quanto se é do "nariz". Dá não.

  28. jose eduardo serrao

    Jesus! Comparou fascistas com naturistas. Só para incluí a palavra esquerda.

    Responda
  29. Aderval Rossetto

    Sim, vacina é um mal individual necessário, como todo remédio que não é veneno apenas pela subdose, para o bem coletivo dos sobreviventes ilesos. Afinal, só a ciência no futuro eventualmente informaria os efeitos colaterais de todas interações cognitivas e biológicas. Ah, os gananciosos empresários laboratoriais precisavam deixar de usar tiomersal, mercúrio orgânico danoso, como conservante e mais frascos menores.

    Responda
  30. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. Marcos Benassi

    Hahahahah, Lygia, será piada? Certeza, não é pocíveu uma bobagem destas, a moça é dotôra, pô: dizer que o antivac reaça, TrAmpo-Bozolóide, descende diretamente do Ripongo, devia dar em devolução do título - ah, sim, semi-ótica deve ser "enxergar o que mal entender".

    Responda
  32. Marcos Benassi

    Olha, eu não defenderia vacina, não, Isso deve ser "identitarismo biomédico", vai dar B.O. com o resto da gangue. É a vontade de Zeus que as criancinhas peguem sarampo, talvez poliomielite; reza e deixa estar, mizifia.

    Responda
  33. Marcos Benassi

    Hahahahah, Lygia, será piada? Certeza, não é pocíveu uma bobagem destas, a moça é dotôra, pô: dizer que o antivac reaça, TrAmpo-Bozolóide, descende diretamente do Ripongo, devia dar em devolução do título - ah, sim, semi-ótica deve ser "enxergar o que mal entender". Olha, eu não defenderia vacina, não, Isso deve ser identitarismo biomédico, vai dar BO com o resto da gggaangue. É a vontade de Zeus que as criancinhas peguem sarampo, talvez poliomielite; reza e deixa estar, mizifia.

    Responda
    1. Cassio A Leite dos Santos

      Marcos, ontem na CNN tinha um programa cujo tema era Ameaça à liberdade de expressão, apresentado por William Waack, com ela (que bloqueia no X quem discorda dela), Fernando Schuler e André Marsiglia. Desisti na primeira fala dela. O Schuler também tem umas ideias estranhas. Só imagine...

  34. Sérgio Sayeg

    Tremenda ignorância dessa fraca articulista em relacionar o movimento antivacina da extrema direita ao movimento hippie. Os ideais dos hippies preconizavam ideais diametralmente opostos e contestavam não a utilização de vacinas mas todo um complexo médico-hospitalar-farmacêutico baseado no poder da grana. O que os atuais negacionistas apregoam são teorias de conspiração antiglobalistas exatamente o oposto aos princípios universalistas e humanistas da contracultura. Leia mais para não falar bobag

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      ..a questão e' que os hippies viviam em um mundo de fantasia movido a muito alucinógeno e sem responsabilidade, achavam que a vida deveria ser de graça..como muitos ainda pensam.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Sérgio, pô, que inguinorãça sua - além da indelicadeza - apontar para a ignorância de uma dotôra folhofrenética, meu caro... Não é ignorância, de modo algum, é desvio de caráter. Agora sim. Desculpaê a minha severa admoestação, caro colega.

  35. MATEUS RAMOS BRUNO

    Véi, tenho lido as colunas dessa Lygia. Fracas. Parece um Joel. Comete a infantilidade de, para parecer imparcial, enxergar simetria em tudo com relação a direita/ esquerda. Fia, quem tá dando mto trabalho agora é a extrema direita. Reconheça e foque nisso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Servem, prezado Mateus, para dar, delicadamente, arJgumento e alimento a blá blá blá de Bozolóide. Funciona muito bem, é só observar que, hoje ou amanhã, o negócio já começa a ser repetido aqui pela Ágora mesmo. Se bobear, originou-se no Zap, e só está sendo ecoado por aqui.

  36. jose camargo

    E a epidemia de dengue e febre amarela aqui no Brasil, que já matou milhares? E as crianças yanomamis? Por que o ministério da saúde não divulga mais dados? O último registro é de dezembro de 2023.Quem é o culpado por esse descalabro? Já sei: Robert F.Kennedy JR.

    Responda
  37. elcio matos

    Acho que a jornalista precisa estudar melhor a comunidade hippie americana dos anos 60. Eles não tinham ideologias políticas, eram o que se pode chamar de anarquistas, niilistas, contra sistemas, tal qual os punks alguns anos depois. O problema é confundir a esquerda raiz com a esquerda americana e o partido democrata. Alguém ai sabe se na história americana algum partido comunista teve alguma relevância? Podem falar o que for da esquerda, mas sempre foi uma ideologia conectada com a ciência.

    Responda
    1. Marcos Roberto Ferreira Kramm

      Você presida estudar mais. O anarquismo é, também, uma ideologia.

    2. Caco De Paula

      E o texto é logo da pensadora da filosofia “não sou coveiro”? Quanta desinformação

  38. Caco De Paula

    Que absurdo!

    Responda
  39. FLAVIO CALICHMAN

    Essas pessoas são o tipo mais deletério, irresponsável e imbecil que há. Impossível convencê-los com argumentos, vivem imersos em suas crendices e em sua estupidez. Seu comportamento é da mais alta periculosidade para a sociedade e só há um jeito de reprimi-lo: criminalizando quem recusa a se vacinar e de forma ainda mais sever que recusa a vacina a seus filhos. Não existe liberdade de escolha quando o assunto é saúde pública e quando a escolha de um põe em risco a saúde e a vida de todos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Flávio, meu caro, se concordo com você que é de uma estupidez medieval, devo discordar quanto ao método. Mas que não dá para deixar que a criançada fique convivendo mundo afora não dá: restrinja-se seu direito à educação pública. Ou vacina ou ensina em casa, sóri.

    2. Caco De Paula

      Logo a pensadora da filosofia “não sou coveiro”? Quanta desinformação

  40. julio alves

    Essa mulher só escreveu esse monte de palavras para "relacionar" antivax com esquerda. Realmente chamar hippie de esquerda é uma falta total de conhecimento histórico, antropológico e social. É isso que virou a Folha, que tristeza...

    Responda
    1. Caco De Paula

      Com certeza. Pois é uma “pensadora” da filosofia “não sou coveiro”? Quanta desinformação

  41. marcos stein

    Sim os EUA tem um movimento anti-vacina muito forte há muitas décadas,relacionam uma série de problemas com vacinas,isso nunca foi novidade e era muito usual campanhas de esclarecimento desenvolvidas para aumentar a cobertura.Por aqui sso nunca havia sido um problema até o uso político de um v1rvs para derrubar ou eleger mandatários,causou desastre econômico,cizãnia e presunção estatal tratando populações inteiras como internos de colônias penais,ressaca mundial de vacina?Uma pena.

    Responda
  42. Dagma Rego de Queiroz

    A esquerda nunca foi contra as vacinas. A URSS eram exemplo mundial em campanhas de vacinação. Dizer que hippies eram de esquerda e que, portanto, e estender o comportamento deles para toda a esquerda, comparando-a com os aloprados fascistas da extrema-direita é uma "forçação de barra" para igualar a esquerda a direita.

    Responda
  43. hernando josé rocha franco

    Fácil não, a idiotice chegou ao poder!

    Responda
  44. Cesar Costa

    Dra Lygia, tempos difíceis para a ciência. A extrema direita é negacionista en relação às vacinas e os wokes são anti ciência. O que fizemos de errado para surgirem pessoas tão obtusas e perigosas?

    Responda
    1. Cesar Costa

      José Carlos, sério que isso é tudo que você tem a dizer? Só ofensa, nenhum argumento? Faça um esforço e leia pelo menos 1 livro que relacionei, talvez você consiga entender.

    2. jose carlos toledo junior

      ual! vá se tratar. Vc estuda como, de costas? kkkkk. que pobre coitado, que vida miserável!

    3. Cesar Costa

      Dna Lorena/Sr Marcos, parece que a FSP não irá liberar meu comentário, vou tentar outro. No anterior relacionei 7 livros de autores nacionais, internacionais, liberais e de esquerda que analisam o movimento W. O movimento bebe em algumas fontes, a teoria crítica e o pós modernismo. Este último absolutamente contra as grandes narrativas e verdades, inclusive as científicas.

    4. Cesar Costa

      FSP, 1h para analisar meu texto? Sério?

    5. Cesar Costa

      Sra Lorena / Sr Marcos, não sou quem diz são esses autores, alguns de esquerda. 1) Stephen Hicks - Explicando o pós modernismo 2)Susan Neiman - A esquerda não é woke 3) Yasha Mounk - A armadilha da identidade 4) Douglas Murray - A loucura das massas 5) Helen Puckrose - Teorias cínicas 6) Antônio Risério - Identitarismo 7) Nine Borges/Patrícia Silva - Corrupção da Linguagem/Caráter. Sugiro a leitura e voltamos a discutir.

    6. Cesar Costa

      Sra Lorena/Sr Marcos, respondi de onde tirei minha ideia sobre o movimento. A FSP enviou para moderação, aguardemos.

    7. Cesar Costa

      Sra Lorena / Sr Marcos, não sou quem diz são esses autores, alguns de esquerda. 1) Stephen Hicks - Explicando o pós modernismo 2)Susan Neiman - A esquerda não é woke 3) Yasha Mounk - A armadilha da identidade 4) Douglas Murray - A loucura das massas 5) Helen Puckrose - Teorias cínicas 6) Antônio Risério - Identitarismo 7) Nine Borges/Patrícia Silva - Corrupção da Linguagem/Caráter. Sugiro a leitura e voltamos a discutir.

    8. LORENA PARDELHAS

      Dr costinha, de adonde o sr tirou o tal woke contra ciência? Em duas linhas superou grandes humoristas.

    9. Marcos Benassi

      "Wokes" (desculpaê eu usar esse termo estúpido, mas foi você quem começou) anti-ciência? Ondé que vassuncê encontrou isso, Cesar? Só mêmo olhando a vida des'Costa...

  45. ANTÃ NIO AUGUSTO GONÃ ALVES ROSA

    Grande conclusão!

    Responda
  46. José Tarcísio Aguilar

    Com um conhecimento geral do nível médio de ensino, qualquer um pode por si só concluir pela necessidade de vacinar a população. E também acompanhar corretamente medidas de combate a pandemias. Agir de outra forma é de extrema ignorância e extrema irresponsabilidade. Este é o único extremismo. Nada a ver com políticas partidárias ou ideológicas. Os vírus não têm partido.

    Responda
  47. Felipe Vasconcelos

    O movimento antivacina está tanto na direita populista quanto nos hippies, os quais também aderem a teorias da conspiração, como a ideia de que o homem nunca foi à Lua. Mas os esquerdistas fanáticos negam ou omitem isso, pois tal fato não se coaduna com suas narrativas e estereótipos. Perfeito, uma boa dose de verdade descompromissada para desmascarar os fanáticos.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      José Carlos Toledo Júnior, o cara que se acha inteligente por ser de esquerda. José Carlos Toledo Júnior, o cara que ataca com ofensas pessoais todo aquele que discorda dele. José Carlos Toledo Júnior, o cara que não tem qualquer argumento para justificar suas convicções. José Carlos Toledo Júnior, o retrato da polarização, tribalização, e estupidez das redes sociais.

    2. jose carlos toledo junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marcos Benassi

      Bem, nunca vi "esquerdista" dizer que o homem não foi à lua, Felipe. Todavia, como já prenderam direitóide que havia afanado pedra lunar para vender no eBay - por uma belíssima grana - sei lá, o absurdo torna-se pocíveu. Eu mesmo, creio piamente que, não fôra o TrAmp ter chegado de novo ao trono e botado o seu Almíscar no comando, os Incas Venusianos já estariam começando a invasão.

    4. Felipe Vasconcelos

      Lacrador de palavras vazias. Movimento de contracultura é obviamente de contestação do status quo, sendo solidário ao movimento pelos direitos civis dos negros e das mulheres, e sendo simpático ao marxismo, ao anarquismo, e a ditaduras antiamericanas pelo mundo afora. Logo, é de esquerda, mesmo que não satisfaça aos seus rigorosos critérios de legitimidade política.

    5. julio alves

      Parabéns! você superou a Lygia no que diz respeito à total falta de conhecimento histórico, filosófico, antropológico, social. Hippie não é esquerda. Esquerda não é contra vacina.