UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Fleury cecchi

    Tô de saco cheio dessa extrema direita

    Responda
  2. Paulo Afonso Pacheco

    O mundo depois de Trump, Vikctor Orbán e Giorgia Melonia virou um lixo

    Responda
  3. Ebano Machado Piacentini

    Cada pessoa que vai atrás da Cidadania Italiana faz uma casta pesquisa sobre seus bisavós, suas raízes familiares italianas, um processo riquíssimo de linhagem, origens, de onde veio a sua família na Itália, é um lindo processo de autoconhecimento familiar. Está restrição vai acabar com isso. A Direita no Governo só diminui a civilização, são pessoas tacanhas e ignorantes, que em nada contribuir para a evolução de seus países, sou pensam em se fechar, mas nenhuma sociedade evolui se fechando...

    Responda
  4. Enos Alves

    O Brasil adota a cidadania pelo "jus solis" (lugar aonde nasce), a Itália adota o "jus sanguinis" (direito do sangue, ou ascendência). E esta trava, por decreto, a duas gerações, está a violar a Constituição Italiano que preserva o direito do sangue advindo dos ancestrais, sem limitar gerações, desde que se comprove a descendência e não há que se falar em fraude se a própria Itália, após constatar as rígidas provas, concede a cidadania. O parlamento pode derrubar este decreto.

    Responda
  5. Reuben Asuo

    O Brasil também permite que a cidadania brasileira seja transmitida apenas até a segunda geração, ou seja, até os netos de brasileiros nascidos fora do Brasil, mas não se estende à terceira geração.

    Responda
    1. Reuben Asuo

      Desculpe-me pela confusão anterior. Filhos de brasileiros que não possuem a nacionalidade brasileira (por exemplo, filhos nascidos no exterior e não registrados no consulado brasileiro) podem, após residirem por pelo menos 2 anos em território nacional, pleitear a naturalização extraordinária. Por outro lado, netos de brasileiros devem pleitear a naturalização ordinária, como qualquer outro estrangeiro, sendo necessário residir no Brasil por pelo menos 15 anos.

    2. Rafael Dayan Escobar Nunes

      De onde você tirou isso? Cidadania brasileira é matéria constitucional e não tem essa regra lá.

  6. David mazzuca

    A minha familia sofreu tanto que ninguem quer saber da Italia , sofreu lá e aqui também, meu avô precisou fugir para a Argentina porque foi acusado pelo governo Vargas de falar Italiano em publico e manter suas tradições. Em 1992 pedi os documentos para a minha avó e pela primeira vez tomei um tapa na cara, ela disse olhando em meus olhos: " Voce vai renegar quem lhe deu abrigo, comida e educação?"

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      David Mazzuca, sua avó estava certa! Em vez de fazer uma reforma agrária, a Itália obrigou seus cidadãos a buscar um futuro melhor fora da Italia. Agora tem que contar som trabalhadores estrangeiros pois não tem mão de obra. E sua população decresce pois a maioria do jovens não quer filhos ou tem apenas um.

  7. José Cardoso

    Em vez de direito de sangue, seria mais objetivo uma prova de fluência em italiano. Está cheio de oriundi querendo cidadania que só sabe palavras soltas.

    Responda
  8. Armando Moura

    itália com revivals do facis mo. Que o papa reze pela itália.

    Responda
  9. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Engraçado né, quando a Itália ardeu pelo fogo, destruição e fome decorrentes das grandes guerras, não me lembro de o Governo Brasileiro colocado muitos entraves para eles desembarcarem por aqui. E sabe o que é mais interessante ? Se um novo conflito estourar pir lá, algo que cá em entre nós deixou de ser impensável, tenho certeza de que muitos correrão para cá desesperados à procura dos primos que nunca conheceram

    Responda
  10. Rafael Moraes

    Quero ver se quiserem revisar as já registradas.

    Responda
  11. Edson Marcos Morozini Júnior

    E para quem já está na fila a quase 5 anos?

    Responda
  12. adonis ferreira

    Correto, vamos acabar com as fraudes e os netos e netas de italianos (quase todos já não estão mais aqui!) . Por falar em fraude, queria solicitar ao Governo Italiano a revisão da cidadania à jato da ex primeira dama, já falecida.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Adônis o in feliz

    2. luiz fonseca

      Tudo isso é ódio?

  13. Zelis P FURLAN

    Correto. Cada um cuida dos seus. A Europa toda vai nesse caminho.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Zélia sempre destilando seu veneno ETA mulher infeliz

  14. Aleksander Hada Ribeiro

    Claro que eles vendem a cidadania. 500 mil euros. Fsp "esqueceu" de mencionar?

    Responda
  15. Aderval Rossetto

    Misturaram joio com trigo. Afinal, bolso vazio, ainda mais da direita anti civilidade, gera egoísmo!

    Responda
  16. Luiz Gustavo Amorim

    Bolsonaristas e seus primos envergonhados, esses patriotas que aceitam qualquer sociopata menos um governo democrata por ser do pt, invariavelmente ambicionam um passaporte europeu. Que ironia testemunhar que o regime que instilam votando nesse legítimo representante da extrema direita por essas bandas vai melar seu sonho de consumo lá. Deixe a sua gargalhada aqui, rs.

    Responda
  17. Carlos De Oliveira

    Criar dificuldades para vender facilidades. Logo logo começam a dar um jeitinho nisso aí.

    Responda
  18. Fábio Nascimento

    Será que finalmente o paulistano que se acha italiano vai entender que os italianos não o querem por lá?

    Responda
    1. David mazzuca

      Ninguem quer os porcarias como você !

  19. Valdo Neto

    O decreto-lei italiano passa recibo para a xenofobia e a incompetência do governo em controlar a corrupção dentro das suas instituições. Um país envelhecido que perde a oportunidade de seguir atraindo jovens que poderiam viver na Itália, colaborando com sua economia e, em última instância, manter viva uma legião de ‘embaixadores’ espalhados pelo mundo. Lamentável.

    Responda
    1. isabella Bard

      Concordo plenamente! Não vemos propostas construtivas. Essa nova era de governantes está indo realmente de mal a pior. Não conseguem criar e aproveitar oportunidades. Parecem que miram apenas em destruir o que existe, não conseguem construir nada. Surreal isso....

  20. HUMBERTO LEITE

    De quatro irmãos a quem foi concedida cidadania, somente eu e um irmão foram residir na Itália por um tempo, mas, embora bem recebidos, nós voltamos da Itália. A Itália é uma versão chique do Brasil. Comigo foram acolhedores, até porque eu falava a língua deles desde a faculdade. Um país burocrata. País do papel, do carimbo. Corruptos lá também cumprem, quando cumprem, prisão domiciliar. Sistema de assistência médica bem ruim. Assistência farmacêutica boa. Serviço público sofrível.

    Responda
  21. PAULO CURY

    Quem concede a cidadania é o governo da Itália, se ha fraude eles sao culpados Inclusive porque sao tão ou mais corruptos que nós.

    Responda
  22. rosana gaio

    Acredite. Agora o Estado fará seus negocios. Como se acreditassemos em politicos.

    Responda
  23. jose camargo

    A Itália está certa. É preciso mais seriedade nesse tipo de concessão, porque já estava virando farra.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Robo José dando palpite na vida dos outros

    2. Julio Shiogi Honjo

      Vale lembrar que um brasileiro genocida e seus filhos intentavam emigrar para lá.