UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Roberto X de Oliveira

    Não é por nada não mas vemos como a desigualdade atua, o rapaz aos trinta anos fazendo doutorado nos Eua quando noventa por cento de nós precisamos trabalhar. Aos 15 anos já pegava ônibus e trem para entrar as 7h47 da manhã para não trabalhar aos sábados. Eu ainda tinha esse privilégio. Imagina!

    Responda
  2. Luiz Gustavo Amorim

    Imaginem, apenas imaginem: Bolsonaro eleito em vinte e dois, atrocidades atrás de atrocidades, protestos, levantes, prisöes e chega a hora de dar um corretivo na petezada. Eis que Jair decide perguntar aos correligionários: qual castigo devemos impor a esses comunistas? A turma de Gege, Gigi e afins, hoje muito excitada, é convocada em caráter de emergência para ir ao Planalto colaborar e sugerir algumas medidas mais enérgicas do que a simples detenção. Imaginem, apenas imaginem, rs.

    Responda
  3. Josue Oliveira

    Antissemitismo, blah, blah blah... Uma pessoa minimamente informada não defende grupos ji rrad istas. Defende o povo que está sendo ester minado de todas as formas pensadas. A violência do Ha más é motivo para Netanyahu bom bar dear o povo paIestlno. Por isso, não se deve apoiar o ji rra dimo.

    Responda
    1. David Rosenberg

      Josue Oliveira, o seu comentário, blah blah blah. Oitenta e oito por cento dos universitários judjeus nos EUA relatam ter sido vítimas de anti-semitismo desde o ataque de sete de outubro. Ações anti-semitas nós campi estadounidenses fazem parte da estratégia e dos planos de Hammas.

  4. Bruno Sebastião Neto

    Provavelmente todos eram Trampistas antes, e agora ?

    Responda
  5. jose camargo

    Quem não defende terroristas pode dormir tranquilo.

    Responda
    1. Sonia Pereira Gomes

      Duvido.

  6. David Rosenberg

    Aqueles nos EUA que pretendem se expressar sem cometer ou incitar violência não precisam de se preocupar. Os que pensam que violência política é parte do direito à liberdade de expressão serão educados de forma diferente.

    Responda
  7. Hercilio Silva

    Faltou usar a palavra correta, estão sequestrando os estudantes. E também outros imigrantes.

    Responda
  8. Marcos Zucker

    Liberdade de expressão é sagrada! Agora, colaboracionismo é outra história. A CSJP - Columbia Students for Justice in Pa les tine SABIA dos a ta q ues antes de ocorrerem, tanto é que reativou sua página no Instagram POUCOS MINUTOS ANTES do início da invasão.. Essas universidades americanas são amplamente financiadas por países á. r a b e s, e obviamente possuem viés, para não acusar diretamente de comprometimento.

    Responda
  9. Caio César

    E o que aconteceu com a tal liberdade de expressão nos EUA?

    Responda
  10. Marina Gutierrez

    Na Alemanha do Adolph começou assim, e muitos sabem como terminou.

    Responda
    1. David Rosenberg

      O Adolph começou lutando contra anti-semitismo?

  11. marcos fernando dauner

    não vejo o menor motivo para pânico . Duduzinho, amigão do donald, está lá para defendê-los sempre que necessário .

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    Durante o McCarthyism, a perseguição era contra os "comunistas" agora é contra os que pedem justiça para o povo palstino.

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    O único motivo da perseguição aos estudantes é porque protestam contra o ezxterminio praticado por Isreael & USA contra o povo palstino.

    Responda
  14. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada achando que está no Brasil... Bem feito! Kkkkkkkkk

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Nao nao. São os Bozoloides como você

    2. Ronaldo Almeida

      O nome disso é fas cis mo. Para se divertir com a situação só sendo um deles. Não acha?

    3. marcos fernando dauner

      tens certeza que os filhinhos de papai lá nos States são "petezada" ?

  15. maria helena maccagnini

    Inacreditável!!!! Que lástima…

    Responda
  16. Josefina A Martins

    Se já é tão doloroso assistir isto em outro país, imagina a nossa angústia em saber que a extrema direita tem exatamente a mesma pretensão aqui em nosso país ...que possamos nos manifestar muito , intensamente, para nunca mais nos calar novamente !!!

    Responda
  17. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Ainda dizem: o Brasil é uma ditadura. Nosso país é o melhor do mundo. Lutemos por ele, sejamos honestos com a nossa terra. EUA é uma sombra do que foi, agora em diante não se sabe o que vai ser.

    Responda
  18. Marina Gutierrez

    Meu primeiro comentário sobre o artigo foi direto para a moderação. Como sempre, respeitei todas as regras do jornal.

    Responda
  19. Marina Gutierrez

    Obrigada aos autores do artigo pela exposição sobre a perseguicao política no país que se autoproclama ser um bastião da liberdade de expressão. Minha solidariedade ao estudante brasileiro e parabéns pela coragem em se manifestar contra o geno cidio do povo palstino.Espero que ele e sua família não sejam vítimas do atual goveno dos States.

    Responda
  20. ROBERTO DE FREITAS

    Tem um ditado que diz: Galinha que acompanha pato morre afogado

    Responda
    1. CHEDES PACHECO DA SILVA

      Os Bolsonarista que o digam.

  21. Paulo Araujo

    Tem um ditado que diz: boi, em terra estranha, é vaca. Então, é melhor terminar primeiro o que foi fazer lá e deixar o protesto para depois, pois estrangeiro deportado nos USA não volta mais. O Folha, instale um sistema de censura que não tenha como referência a bíblia. Não passa nada!!!!!!

    Responda
  22. Milton Nauata

    Ativismo político é saudável e salutar quando vc está no seu país. Lá fora vc é estrangeiro, se foi pra se especializar numa determinada área q conclua os seus estudos e vale a máxima galo q cisca em terreiro alheio arrisca ir pra panela.

    Responda
  23. Waldir Roque Maffei

    Chama o Eduardo Bolsonaro ai. Fugiu do Brasil porque inventou a perseguição. Ele se diz amigo do Trump e do Musk, pode resolver a "liberdade de expressão" kkk

    Responda
  24. Celso Vieira

    "Passarinho que come pedra..." O moço foi para lá estudar, né? Tem visto de estudante, né? É um estrangeiro na terra dos outros, né? Quando fui com minha esposa em país árabe, não andei abraçado com ela, que teve de usar lenço na cabeça. Boa sorte, moço! Espero que consiga terminar seus estudos, mas estude, apenas estude. Ah! E quando voltar para o Brasil, cuidado para não criticar certas autoridades nem suas decisões, pois pode ser ser indiciado, preso e julgado por essas mesmas autoridades.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Comparação esdrúxula. Qualquer um tem direito a opinião, independente de nacionalidade ou do país em que habita no momento. Aliás, mais do que direito, é obrigação de qualquer pessoa com valores éticos e morais elevados.

    2. Paulo Zacarias

      ... Papuda ....

    3. Paulo Zacarias

      Moço, o país árabe que não deixou você andar abraçado com sua esposa é um país misógeno e que preza autoritarismos e ditaduras. Seus reizinhos não admitem serem contrariados, por isso esquartejam jornalistas que se lhes opõem. Têm trocentas mercedes, uma frota com centenas de A380 (maior do mundo!) mas mantêm o povo na miséria absoluta. A moça do batom et caterva e seu Mito atentaram contra o Estado Democrático de Direito no Brasil. Papula neles!

    4. Iraia Galindo

      Pois devia ter permanecido por lá, em país arabe. Teria se adaptado bem.

    5. Waldir Roque Maffei

      Anistia a golpistas Não

    6. Marcelo Zottis

      Gospistas na cadeia!

    7. Guilherme Menezes

      No Brasil, ninguém foi preso por criticar autoridades. Os que foram presos e condenados cometeram crimes graves, como atentar contra a democracia, tentar golpe de Estado, invadir e depredar prédios públicos. Ainda falta julgar os que planejaram e chefiaram esses bandos de criminosos, mas isso será feito ainda neste ano. Quanto aos jovens, sejam jovens. Não acreditem nem espalhem fake news, mas critiquem, protestem quando. Aqui, opinião não é crime. Quem pratica essa política fascista são os EUA.

    8. Vinícius Nascimento

      Eu ri bastante do "Passarinho que come pedra...", Celso, ótima piada e senso de humor. Mas você deu a entender que aqui no Brasil não dá pra criticar autoridades, é isso? Podemos criticar a vontade, o que não pode é conclamar golpe de estado ou incitar que pessoas tirem a vida de ministros. Isso é crime aqui, na Europa, em qualquer lugar.

    9. Valderi Silveira Pinto Júnior

      bip bip bip bolsominion detectado!

  25. Afranio Andrade

    Não estou entendendo: Não é exatamente o presidente Trump que defende a liberdade de expressão? Não são exatamente os Estados Unidos que servem de modelo para quem defende a liberdade de expressão? E como os estudantes não podem manifestar? É este modelo que alguns vestidos de verde e amarelo queriam implantar aqui no nosso querido Brasil?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Afranio Andrade, protestar contra o genoecidio palstino praticado pela dupla Isreael & USA vai ser motivo de perseguição e prisão.

    2. Celia Moura

      Sim, a liberdade de expressão só é vedada se for contrária ao pensamento do governante atual (laranja).

  26. Jane Medeiros

    Triste ver, se não era mero produto da máquina de propaganda, observar que despenca no ranking mundial, o conceito de democracia praticado nos Estados Unidos nestes dias dramáticos! A cena de abordagem, à luz do dia, da aluna de doutorado da Turquia, remeteu claramente aos regimes totalitários mais radicais! Está é das primeiras medidas de Trump que transformam seu país de sonho em pesadelo! Tudo ao vivo e em preto e branco!

    Responda
  27. Ebano Machado Piacentini

    O problema das democracias hj é que as pessoas ficaram um tanto emburrecidas com as redes sociais, e nas eleições, querem sempre "o novo", sempre trocar o governo como troca de Reels ou conteúdo de rede social, sem terem noção real das consequências deste vício em trocar por trocar de governo. Perderam a noção do que é minimamente aceitável. Já ouve uma direita menos indecente. Cadê ela? E a esquerda está perdida na guerra desigual das redes e robôs..

    Responda
  28. Marcelo Bondioli

    EUA, terra da liberdade e da democracia na qual até os anos 1960 ainda existia segregação e racismo institucional. Também, escolherem um modelo de governo (democracia) que não era democrático nem mesmo na sua origem grega.

    Responda
  29. Marcelo Bondioli

    Extrangeiro vai pros EUA e pensa que vai ver melhor do que os rednecks que moram em trailer parks caindo de podre. Abiçurdo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcelo Bondioli, os "rednecks" que moram em trailers ajudaram a eleger o sujeito.

  30. Ricardo Ferreira

    Sabemos como funciona a "liberdade de expressão" para a extrema-direita. É liberdade (inclusive de mentir e ameaçar) só para eles.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Isso. Eles querem fazer o querem para suas "liberdades de expressão"! K

  31. Raymundo de Lima Lima

    Estados Unidos -Trump já é uma ditadura. Ou "democradura" segundo o nosso Odorico Paraguassú. Acabou a liberdade d expressão e liberdade dprotestar no país q repetiam nas ruas e nos filmes "este é um país livre".O Estado norte-americano virou um estado policial. Zapzap e email q recebo atual sofrem autocensura ou censura. Bom pra cientistas emigrarem pra China, Europa;brasileiros evitem fazer doutorado e pósdoc no país q crianças morrrem d sarampo.

    Responda
  32. Ebano Machado Piacentini

    O que o Secretário de Estado fala é absurdo! É da natureza do jovem e do estudante protestar. Graças aos movimentos e protesto de jovens e universitários, muita coisa evoluiu na sociedade. Absurdo é capangas encapuzados de Trump prenderem estudantes por suas ideias, artigos e protestos. Como o país que se diz defensor da 1a Emenda permite isso? Isso é Macartismo e Fascismo e pleno Sec. XXI

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ebano, exatamente, as universidades são para isso, formar cidadãos que pensam!.

  33. marcos fernando dauner

    perguntar não ofende - a tal çenssura da fsp vive censurando todo mundo, mas o tal getúlio, ai embaixo, continua solto .

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Prata da casa.

  34. marcos fernando dauner

    os estudantes brazucas não precisam se preocupar , afinal de contas há um importante deputado federal brasileiro- o duduzinho - por lá, para defendê-los no que for preciso . ele é amigão do donald.

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Vai que eles acreditam nisso...

  35. victor gomes

    Enquanto isso, o Bananinha e os bozoloides ficam gritando (pela imprensa, pelas redes, na televisão e em todo canto) que o Brasil é uma ditadura e não temos liberdade de expressão. Piada pronta.

    Responda
  36. José Cardoso

    A mudança foi muito rápida. Foram pegos no contrapé.

    Responda
  37. Ana Maria Vaz

    Bem feito. Foram atrás de ciência e encontraram algemas e macacão laranja com direito a passagem de avião grátis de volta para o Brasil a base de cacetadas nas costas e nos tornozelos.

    Responda
  38. Andre Moraes

    Procurem se recolocar enquanto ainda há tempo; a imprensa esconde, mas os EUA hoje são um regime autoritário caminhando para o totalitarismo. O sonho americano nunca existiu; o que existiu foram instituições de ensino bem conduzidas que atraíram estrangeiros para conduzir pesquisas de ponta, com ampla liberdade de inovação e pensamento; e hoje são perseguidos seja porque não interessam ao Regime ou por aquilo que pesquisam e pensam. Procurem a Europa, Austrália e até o Brasil.

    Responda
    1. max ribas

      Acertou na mosca. A gritaria dos lambe botas de gringo é o termômetro perfeito.

    2. Joaquim Rosa

      Concordo com você, a imprensa vendida tanto esconde que uma reportagem como essa jamais sairia num grande jornal vendido como a Folha.

    3. Getulio Cunha

      Não é elogio, é uma dica. Vc talvez não saiba tamanha a ignorancia

    4. Andre Moraes

      Vindo de você, é um elogio.

    5. Getulio Cunha

      Ainda bem q reconhece que és um analfa beto funcional

    6. Getulio Cunha

      Ja te disse Andre Moraes grita na sua casa onde todo mundo manda

    7. Andre Moraes

      Já te disse Getúlio, ser chamado de anal-fabeto por você é um prêmio. Deus te ouça e que não lembrem nem de mim e nem do Brasil.

    8. Getulio Cunha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Getulio Cunha

    Ouço sempre os pseudos intelectuais da esquerda dizerem q a educação em Cuba é a melhor do mundo. Que médicos são os melhores e etc. Será que ninguém quer estudar lá ? Sempre querem ir para América ? Ou será q em Cuba não pode haver protestos ? Eu colocaria todos para fora com direito a passagem para Cuba. Conheço bem esses filhinhos de papai comunistas q não escapam de Miami.

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      bip bip bip, mais um bolsomínion aloprado detectado!

    2. Ricardo Ferreira

      Olha quem defende a ditadura cubana tem problema, tanto quanto os bolsominions. Eu por ex, prefiro a social-democracia tão comum na Europa, com destaque para os países escandinavos.

    3. Maria Raquel Apolinario

      Getúlio, você e outros milhares de bolsonaristas espalhados pelo Brasil sofrem de um mal chamado "ressentimento ". Ressentimento por terem sido incapazes de ingressar em uma universidade pública de referência, por não entenderem de arte, literatura e ciência e por saberem que, ao morrer, cairão no vácuo do esquecimento. Historicamente, o ressentimento tem sido o combustível para os movimentos de extrema-direita em todo o mundo.

    4. Claudio Rodriguez

      Que mente pequena e abjeta! Teu nível intelectual beira a indigência, define comunismo, se é que consegue pesquisar.

    5. Ebano Machado Piacentini

      Você já foi a Cuba? Já fez uma pesquisa isenta pra falar menos besteira e mais fatos?

    6. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Tal Getúlio continua tomando cloroquina. E não se preocupe em responder, despejando sua ig no rancia, porque eu não vou ler. Volta pra es tres ba ria.

    7. Simao Pedro Alves Pego

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. Andre Moraes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. Getulio Cunha

    É isso, minha educação ensinou que na casa dos outros se respeita. Parabéns ao Trump, com certeza vão respeitar mais. Quer fazer discurso de ataques, faça na sua casa. Ninguém lá quer saber o que vc pensa.

    Responda
    1. CHEDES PACHECO DA SILVA

      Estás te achando Getúlio. A justiça puniu a mulher do batom, vai prender o teu ex presidente , aplicando as leis brasileiras e você parabenizando o Tramph?

    2. Fernando de Paula Souza Junior

      Que bela contradição, não seria lá a terra das liberdades , inclusive a de expressão?

    3. Simao Pedro Alves Pego

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Sidney Araujo

    Os americanos têm histórico de sofrer com ataques deste tipo de grupo, como o 11 de Setembro de 2001, uma tragédia que marcou profundamente a nação. É importante não se meter neste tipo de situação polêmicas, quando se está num país, que já foi alvo, de um grupo, como esse. Muito triste o que aconteceu em 2001.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      O histórico dos EUA é de atacar tudo e todos, não serem atacados. Quem faz guerras e provoca assassinatos em massa é esse país decadente, se contorcendo cada vez mais na própria ignorância.

  42. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    E quem diria que o clima de pânico provocado pelo arbítrio autocrático iria se instalar naquela que já foi considerada a maior democracia do mundo ?

    Responda
    1. Getulio Cunha

      E onde está o ato antidemocrático ? A democracia envolve educação e diplomacia. Quer protestar vá para sua casa

  43. Renato Almeida

    Melhor voltar para cá e fazer doutorado em uma universidade brasileira, ou então ir para algum país europeu. Infelizmente os USA já não são um país seguro para estrangeiros

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Celso Cunha, tire o PT disso. Quem atiçou o 8/1?

    2. Sidney Araujo

      Os Estados Unidos temem quem defende esses grupo, pelo que aconteceu num passado recente em 11 de setembro de 2001.

    3. ENAIDE HILSE

      Em um país europeu, antes de ser deportado, estrangeiros que se revelam contra o Estado, passam um tempo na cadeia!

    4. Getulio Cunha

      Que não venha para cá fazer arruaças e protestos. Já basta o PT

  44. Marcos Antônio

    EUA é o país da liberdade de expressão, inclusive pode usar símbolos, faixas, panfletos e roupas nazistas, contudo não pode criticar o governo federal e seus aliados.

    Responda
  45. Marcos Antônio

    Mais sensato seria o governo federal monitorar os protestos e Internet na busca de qualquer suposto manifestante estrangeiro que poderia usar violência física principalmente e intimar o suspeito para depor, tudo conforme a lei. Expulsar com argumento ideológico vai prejudicar os próprios americanos.

    Responda
  46. Marcos Antônio

    Expulsar estudantes, bolsistas, pesquisadores e cientistas estrangeiros vai ajudar ou prejudicar a ciência e tecnologia nos EUA? A resposta é óbvia e racional.

    Responda
  47. Marcos Antônio

    A resposta é óbvia. Os EUA são o que são graças aos imigrantes que deram sua mão de obra braçal e intelectual. No último caso dentro das Universidades e Centro de Pesquisas (NASA inclusive).

    Responda
  48. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Todas essas atitudes de.DT, o famoso João bafo de onça, lembram aquele seu amigo do século passado o de colocava seumpovo como o único perfeito, os demais são restos. Vamos ver como história terminará

    Responda
  49. Bira Scutari

    Em um futuro bem próximo: "Estrangeiros, sigam para os bancos traseiros" "Banheiros exclusivos para americanos (brancos)" Já vimos estas cenas no passado, e sabemos no que deu!

    Responda
  50. Angelo Santos Alvarenga

    Você sai do seu país pra ir para os EUA estudar, chega lá a pessoas se acha cheia de diretos e vai protestar. Na boa, deixa quem é americano protestar, fica na sua e só estuda. Quando voltar para o seu país formado, protesta lá.

    Responda
    1. Natália Molina Romano

      Imagina ser estrangeiro e ter direitos? E pior, ter senso crítico e achar absurdo um genocídi0 acontecendo? É querer muito, né.. realmente!

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Isso é democracia. O direito de se expressar. Coisa que certas pessoas não entendem. E governos ditatoriais não permitem.