UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Eu, zesquerdista, não vejo motivo algum para celebrar a queda da dona le pen: mostra-me o quanto a nossa dereita Brazuca é ruim pa'dedéu. Aqui, a "rachadinha" era para engordar o bolso privado e comprar imóveis com grana viva; o equivalente francês, ora vejam, era para contratar gente e pagar despesa partidária! Tá muito longe de ter um espírito róbinrude, mas ainda assim é tremendamente superior à Bozoléia.

    Responda
  2. noel neves

    A extrema direita é formada por ricos, novos ricos e metidos a rico. Todos ávidos pelo dinheiro público! Dá pena dos pobres coitados que foram para a frente dos quartéis e agora estão na "rua da amargura..."

    Responda
  3. Manoel Raimundo Alves

    Essa extrema-direita é corrupta, mundialmente. Que nojo!

    Responda
  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Desvios de dinheiro público, a família bolsonaro faz a décadas. Que tal o ministro Toffoli deixar de embarreirar as investigações das rachadinhas dos bolsonaros, onde está a justiça? Retomada das investigações já!

    Responda
  5. Welington Santos

    Deus, pátria, família e muito, muito dinheiro no bolso!!

    Responda
  6. ANDRE BARRETO

    Aqui ou lá, a extrema direita é um movimento de criminosos!

    Responda
  7. PAULO PETRASKI

    Dieu, Patrie et Famille há há há

    Responda
  8. Adriana Santos

    Grande dia para a democracia mundial, superbe journée!

    Responda
  9. Luiz Antônio I

    Em qualquer lugar do mundo, extrema direita é o lixo que é, nos países em desenvolvimento a extrema direita vai de rachadinha, roubo de joias e de vidas humanas, 700 mil mortes na Covid.

    Responda
  10. Vilarino Escobar da Costa

    Essa é a cara da extrema-direita que posa de honesta...Hipocrisia pura ! Agarram-se no slogan Deus, pátria e família para atingirem seus objetivos de poder e riqueza ! E os pobres de direita que apoiam esses populistas se satisfazem com as migalhas !

    Responda
  11. Armando Moura

    Zumbis soltos pelo mundo le pen Meloni netaneyahu edogran milei trump Putin orban. A espécie humana em risco.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Verdade ! Com Trump então o risco é imenso ! Tempos sombrios !

  12. luzonaldo augusto

    É isso que a direita tem para oferecer, não escapa um, Memo sendo da Europa.

    Responda
  13. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Le Pen e Bolsonaro são exemplos do perfil abjeto dessa gente da extrema direita no mundo. Por sua vez, Trump, obviamente, agora não esconde que vai fazer alguma coisa para se manter no poder.

    Responda
  14. Paulo Roberto Alves Martins

    Cidada de bem, temente a deus, patriota, defensora da familia, da moral e dos bons costumes, conservadora, praticante dos valores cristaos e adoradora de armas. Sempre eles.

    Responda
  15. Andre Santiago

    É o novo padrão dos "democratas" globalistas, tirar das eleições todos aqueles que não estejam alinhados com a corrupção e com essa escória esquerdista que tomou conta do mundo. Só resta a Europa ser aniquilada pelo Islã e pelos russos, é o que merecem.

    Responda
    1. Pierre Laville

      Europa? Sabes onde fica?

    2. Valdo Neto

      Ainda pior que a absoluta insensatez do comentário, é o leitor comentador acreditar no que escreveu, nisso mora o perigo â civilidade que milhares de gerações lutaram para alcançar

    3. Andre Santiago

      Luis Antonio os efeitos do esquerdismo são bem claros: como efeito da estupidez, a completa falta de argumentos diante da realidade e dos fatos.

    4. Luiz Antônio I

      A cloroquina provoca efeitos colaterais ainda desconhecidos pela medicina.

    5. Eduardo Luiz De Faria

      Isso é ironia? Parece coisa do Porta dos Fundos :)

  16. Darci de Oliveira

    Padrão dessa turma de aloprados : extremistas e ladrões.

    Responda
  17. Marcelo Masiero

    A Europa dando seu jeitinho de se afastar do fascismo. Agora é conter o foco mais perigoso que ganha força na Alemanha. O mundo ainda não se curou do legado de Adolf.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Correção: essa decisão não afasta a direita. Isso quem fará ou não serão os eleitores. A justiça puniu pelo desvio de dinheiro. Como deveriam aqui fazer com as rachadinhas.

  18. ALVARO CASSIO FERREIRA

    A pessoa que fica gritando que não é corrupta, que é religiosa, é de família e outras coisas que a direita fala que faz, tem que desconfiar, quem é correto não precisa ficar forçando a barra e sem falar que ficam dizendo que são perseguidos, pode?

    Responda
  19. Alessandro Nems

    Poxa, estou desiludido, pensei que a extrema direita era honesta . Isso não era coisa de esquerdista ?

    Responda
  20. Francisco lima ribeiro

    Mais uma da extrema direita, Bolsonaro não está só aquí.

    Responda
  21. Hernandez Piras

    Marine Le Pen é uma candidata cujos resultados são sempre piores do que os esperados nas eleições presidenciais. É demasiado despreparada e demagoga. Não demonstra seriedade. Receio que Jordan Bardella, seu parente (como a própria Marine era filha do líder anterior), pode terminar sendo um candidato mais perigoso. Em termos eleitorais, não muda muita coisa. A extrema-direita permanece um perigo sério.

    Responda
  22. Hernandez Piras

    "A França Insubmissa (LFI), de ultraesquerda, condenou a inelegibilidade de Le Pen. " Sim, porque o candidato da França Insubmissa à Presidência, Jean-Luc Melénchon, sabe muito bem que ele só tem possibilidade de chegar ao poder se polarizar com a extrema-direita. É a dependência recíproca dos extremistas.

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Piras, tecnicamente falando não existe ultra esquerda, o mais correto é esquerda radical.

  23. Jaqueline Orda

    Ótimo! É preciso varrer os verdadeiros corruptos e adeptos da extrema direita no mundo, que lutam em defesa da miséria e pelo atraso da população.

    Responda
  24. FLAVIO CALICHMAN

    Excelente notícia! As democracias liberais que restam têm de usar todas as medidas constitucionais e legais que possuem para impedir que os liberticidas as destruam por dentro. Ao que temos assistido nos últimos dez ou quinze anos (não por coincidência, período de expansão das redes sociais) é extremamente preocupante e perigoso.

    Responda
  25. GLEISON LIMA

    Será que os "Patriotas Franceses" vão pedir ajuda de Trump?

    Responda
  26. Fernando Fleury cecchi

    Menos uma psico p a t a da idade media

    Responda
  27. SALVADOR OLIVEIRA

    É a extrema direita mostrando a sua cara;"faça que eu digo mas não faça que eu faço". E assim caminha a humanidade.

    Responda
  28. Sam Duart

    Mudam-se os países, porém a extrema direita é a mesma hipocrisia em todos os lugares. Adoram apontar o dedo sendo eles os piores criminosos.

    Responda
  29. Ebano Machado Piacentini

    Cadê a opinião dos progressistas na matéria, da esquerda, do governo Francês? A matéria é quase parcial ouvindo só a coitadinha... E a palavra "Corrupção", cadê? Por acaso ela só é usada nesta folha quando envolve Esquerda ou o PT?

    Responda
  30. Valdo Neto

    Trump cheio de crimes e com um projeto de autocracia em curso (falando em terceiro mandato fora da constituição), Le Pen condenada e inelegível, Bolsonaro inelegível e às vésperas da sua prisão por tentativa de golpe, Erdogan pisando fundo para acabar de vez com a democracia na Turquia, Milei criando milhares de miseráveis a cada dia enquanto promove criptomedas ilicitamente. Resuminho da extrema direita. Que esse capítulo da história da humanidade seja curto e sobrevivamos a ele.

    Responda
  31. José Cardoso

    Taí uma contribuição brasileira. Sempre que um grupo político periga ganhar eleições, o judiciário acha alguma coisa para tirá-lo da disputa. A França se curva ante o Brasil.

    Responda
    1. Valdo Neto

      O senhor tem razão, o trio Moro, Dalgnoll e Bolsonaro estão fazendo escola mundo afora.

    2. Marcelo Fernandes

      Se você pretendia ganhar o prêmio de pior comentário do dia, parabéns. Começou a semana com uma vitória.

    3. Hernandez Piras

      O "judiciário acha alguma coisa para tirá-lo da disputa"?!?! O que fez a bancada do RN no Parlamento Europeu foi uma fraude pura e simples. Financiamento ilegal de campanhas! O que você defende, imunidade total para os políticos? Que nenhum candidato responda pelos seus eventuais crimes? Duvido que você fizesse o mesmo comentário se Marine Le Pen não fosse uma expoente da extrema-direita.

    4. Pierre Laville

      Você não tem vergonha opinar sobre fatos e países que nem conhece???

  32. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Da série : não falha um.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Booooa, Antonio, muito boa!

  33. Reinaldo Silva

    Chama o Roberto Damatta para ele confirmar como fez em seus livros, que o Brasil é o "país do jeitinho", que só aqui existe corrupção, que nos países europeus e principalmente nos Estados Unidos a coisa pública é séria, incorruptível. Foi tantas distorções que Damatta escreveu ou proferiu em palestras, que considero o mais honorável defensor do complexo de vira-lata que surgiu neste país. Nelson Rodrigues fez o oposto. Criou essa ideia para criticá-la.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Roberto DaMatta não tem absolutamente nada a ver com essa notícia. Ele é um grande antropólogo, um grande intelectual, e se você não foi capaz de captar a mensagem dele, isso é um problema seu e não dele.

    2. Ebano Machado Piacentini

      Eu topa e Eua tem bastante corrupção.. Onde tem administração pública ou empresas, tem corrupção... Talvez lá tenha um tanto menos, por serem sociedades de 1o mundo que enriqueceram corrompendo e extorquindo suas colônias e os países mais fracos e pobres

  34. MARIA BILCK

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. João Vergílio

    Quando Dilma é considerada um perigo, impeachment nela. Quando Lula é considerado um perigo, ele vai preso. Quando Bolsonaro é um perigo, mandam-se as leis para o espaço e instala-se um tribunal de exceção para que ele não possa concorrer. A democracia já era disfuncional. Está se tornando agora uma impossibilidade.

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Há uma infinita diferença entre os "peri gosos" Lula e Dilma e o peri goso bozo. 700 mil brasileiros mortos por covid e planejamento de gol pe de estado, associado com assas sinato se autoridades demonstram claramente isso.

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      Quanta abobrinha em tão poucas linhas, tá arrependido dos votos que depositou no minto? Assume, dói menos.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Ao contrário do que você escreve, a democracia brasileira segue saudável e melhorada após os ataques recentes. O comentário não consegue ocultar sua posição, que não é de crítica construtiva mas pelo contrário: sustenta a ideia de que a democracia é uma impossibilidade. Discurso bem perigoso esse.

    4. Marcelo Silva Ferreira

      Considero seu comentário insidioso, porque ele distorce e tenta comparar situações e contextos muito diferentes, e tem um único objetivo: atacar a democracia. Todo impeachment é um ato político, assim como foi o de Dilma. Foi a retaliação de Eduardo Cunha e do congresso. A condenação de Lula foi uma farsa jurídica comprovada. Colocar o réu inelegível na mesma categoria é mentir descaradamente, pois falamos de um processo sólido e há provas em abundância, com transparência, sem vícios jurídicos.

  36. Andre Moraes

    Eita sério? Direita criminosa. Jura? Será só coincidência com as figuras aqui do Brasil?

    Responda
    1. Denise da Costa Canfild

      Imagina amigo!! a direita sempre diz que nunca roubou!! não sonega imposto, não propaga fakes news!! que maldade da tua parte imaginar isto da direita!!

  37. GUSTAVO SATAKE

    imagine se a moda pega? punir figurões pelo desvio de dinheiro publico aqui no Brasil?

    Responda
  38. ANIBAL CARRION

    A direita é isso aí no mundo inteiro, podre, Felizmente existe justiça na França!

    Responda
    1. Valdir Costa

      Erva boa né petista que viu o maior escândalo do petrolao devolver 9 bilhões

  39. Leonardo Trindade

    Onde tem uma boquinha, tem um conservador.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A extrema-direita diz o mesmo dos esquerdistas e ambos estão errados. A "boquinha" não é privilégio de nenhuma corrente no espectro político.

  40. Marcus Machado

    Que Le Peninha dela...

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Muito bom! :-)

  41. Jorge Luis Monzani

    A rapinagem e dependência predatória dinheiro público são as impressões digitais da ultradireita e correlatos em todo o mundo. E quem os apóia comunga na mesma cartilha. Basta ver o exemplo clássico e incontestável de uma certa família do Brasil que vive há décadas sugando tudo que pode do dinheiro público, legal e ilegalmente ( maior parte) vivendo na riqueza sem trabalhar. Essa família comprou mais de 100 imóveis s/ter rendimentos legais p/ nem 20% disso. O pai começou e ensinou os 4 filhos.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Miro Costa

    Lá como cá. Morte à direita.

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Não disfarce seu fascismo, que quer metralhar é a direita, quem acho que a ditadura matou pouco, é a direita.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Estar em lados opostos do espectro político não justifica fazer apologia a atos violentos. Quando o réu inelegível falou em "metralhar petralhas" isso foi um sinal claro de que jamais ele deveria ter sido eleito, e de a pulsão de morte faz parte da sua compulsão doentia.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Não se pode combater a barbárie abandonando a civilização. Esse tipo de discurso em seu comentário é repudiado por qualquer democrata, humanista ou ser humano civilizado.

  43. Simone Campos

    A direita moralista.

    Responda