UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Contradição flagrante

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Marques Mendes

    É uma discussão vazia. Ele é um autocrata que segue a cartilha do Erdogan, da Turquia. Quanto mais cedo os comentaristas aceitarem que ele não está nem um pouco preocupado com a democracia, melhor será. Já passou da hora de cair na real.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    O liberalismo nunca foi o forte deste presidente que age como um autocrata para defender seus princípios egoístas e antidemocráticos.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    Sim, conheço pessoas que conversam com o nada - ou com alguém que talvez já se tenha tornado uma abstração, uma ausência concreta. Vivem sozinhas, mas há mais gente na vida delas do que em certos casamentos. Ser e não ser ao mesmo tempo. O paradoxo que a lógica proíbe, a poesia acolhe com carinho. O mundo quântico, dizem os físicos, permite tais dualidades. Lá, uma partícula pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, ser onda e ser partícula, estar viva e morta (coitado do gato de Schrödinger).

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    Somos solidões lotadas. Desejos que fogem ao serem tocados. Carências com orgulho. Corpos que ardem por outros e ao mesmo tempo se vestem de armaduras. Conheço divorciados cuja solidão é uma espécie de festa silenciosa. Preparam jantares para eles mesmos como se fossem receber alguém. Usam suas melhores roupas, acendem velas, põem duas taças sobre a mesa. Nos seus apartamentos nunca se ouve uma segunda voz. Mas podemos ouvir música, risos contidos e uma espécie de conversa com o nada.

    Responda
  5. Nilton Silva

    Buscar coerência na raça humana é tarefa cruel e inglória. Boa sorte na sua empreitada, meu caro colunista.

    Responda
  6. José Cardoso

    Touché!

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    Uma vez um direitista me disse ser defensor da liberdade. Eu perguntei se ele era a favor da legalização da maconha, descriminizalição do aborto, casamento civil igualitário e liberdade de culto para religiões não cristã. Ele disse que era contra tudo isso, então perguntei o que pra ele era defender a liberdade e ele me respondeu: “propriedade privada”.

    Responda
    1. Luiz Antônio I

      Porque a cabeça dele é uma privada.

    2. Marcos Benassi

      Ahhhh! Felipe, meu cara, ele te deu uma resposta fundamental, a gente não pode perder essa sutil brutalidade: se a liberdade do cabra é "propriedade privada" e ela antagoniza com as coisas que você citou, então ele crê que nossos pulmões, genitálias e, pior de tudo, nossa alma, são de propriedade pública. Óia a loucura: o cara é comunista e não sabe disso. Vamos informá-lo, quem sabe ele deixa a gente fumar um bequinho e sair cantando os "afro-sambas" pelaí...

  8. Felipe Araújo Braga

    A extrema direita nunca defendeu a liberdade. Trump com suas tarifas está arrasando o comércio mundial. Aqui, os que se dizem liberais ou defensores da liberdade só o são quando é a liberdade de explorar mão de obra, porque querem proibir os direitos das pessoas LGBTs, a prática de outras religiões que não o pentecostalismo, o direito da mulher sobre seu próprio corpo. A extrema direita é um horror!

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Eita, meu caro, que alegria não estar em um lugar tão liberal como esse tal de EUA, viu? Obviamente, isso não impede meu vizinho de ser nazista, querer matar preto ou morrer de vontade de espancar mulher pelaí, mas pelo menos contém a expressão verbal de sua barbárie. Já é alguma coisa, dá um alívio civilizatório básico. Agora, quanto à violação do Pnc, uma estupidez flagrante, bem, o acrônimo ainda tem utilidade: em bom e áspero português, "Pnc" pode ser empregado de modo criativo: Pnc doTrAmp!

    Responda
  10. paulo werner

    Pilares do liberalismo? Eram nascidos no horror colonial do XIX? Estavam distraídos quando das leis de segregação? Não esse tal de Pilar q normaliza um marco temporal de 2000 anos? Não é ele q faz vista grossa aos princípios étnicos da cidadania na terra dos Filhos de El? É o Pillar q nun a foi coerente.

    Responda
  11. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    O colunista parece surpreso com a atitude do goveno estadunidense e do plutocrata que o controla. Lembra o tipo de incredulidade de alguém com a tentativa de golpe de Bozo.

    Responda
  12. jose camargo

    Qual é a causa Palestina? É ter um território pra chamar de seu. Acho que aí todo mundo concorda. Qual é a causa do Hamas? Varrer Israel do mapa. Há uma grande diferença entre defender a causa Palestina e defender os interesses do Hamas. A primeira é legítima; a segunda, criminosa. É o limite da liberdade de expressão.

    Responda
  13. Giovani Ferreira Vargas

    Estudantes pró-terrorismo...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, tá. Indubitavelmente...

  14. Anderson Santos

    Faltou colocar que a atual ditadura norte americana, até cartilha de palavras tem enviado as universidades, banido livro de escolas. Censura é coisa de ditadura, é o que vivem lá agora.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Por exemplo, ninguém disse que era proibido escrever ââânnus, mas é o único possível motivo para terem excluído a postagem que repito abaixo, sem o fiofó. Ainda mando a folha à Herda por conta dessas idiotices - acho que não o fiz só para não me dar por vencido...

    2. Marcos Benassi

      Uai, Anderson, estão melhores do que a folha: pelo menos explicitam as palavras que não podem ser ditas. Aqui, numas de exame psicotécnico, o ônus fica com o leitor, el@ que descubra o que é que deve ser deformado para conseguir expressar sua opinião...

    3. Marcos Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. MARCIO OLIVEIRA

    Helio, só falta agora você querer cobrar coerência do Trump, a única coerência que ele demonstra é com a megalomania egolatra dele, no resto, nada mais importa.

    Responda
  16. Evando de Abreu

    Depende do tipo de estudantes estamos falando. Se forem baderneiros e drogados como os da USP ele tem razão.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Nasceu pronto para ser uma piada, rs.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah! Mas é mêmo uma caricatura de reaça, hein? Rapá...

    3. Regina da Silva Mariano

      Inveja mata !

    4. José Emanuel Santos

      Estudantes são aprovados num dos vestibulares mais difíceis e concorridos do país e, de repente, surge um "iluminado" para afirmar que os mesmos são "baderneiros e drogados". Inveja, ignorância ou ambas?

    5. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse conhecido caricato. Que pobre coitado, que vida miserável. Abreu, se vc pensa que é um indhiotha, também eu. Tenha dó.

  17. FABIO FIORAVANTI

    Quando eu falo, é democracia. Quando vc, fala é ditadura

    Responda
  18. Felipe Macedo

    "Liberdade de expressão relativa" é o nome disso que a extrema direita autoritária defende no mundo inteiro

    Responda
  19. PAULO CURY

    Penso que os articulistas deveriam ver mais tv a cabo, acabei de chegar de 15 dias em washington dc, assistindo noticias o tempo todo, não se fala em trump por la, nem em biden, para falar a verdade não se fala em politica Acho que valorizamos muito este tema, e os protagonistas não merecem A maior notícia por era a Cherry blosson, na sia contagem regressiva para explosão de cores

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Esse fórum está cada vez mais divertido: pirados unidos jamais serão vencidos, rs!

    2. Marcos Benassi

      Uai, sô, que surpresa... Ontem mesmo o canal History (pelo nome, o canal deve ser vietnamita) passou um elogioso documentário sobre "A vida de TrAmp", que, pelo visto, deve ter sido produzido no Zaire. Sei não, Paulo, capaz de não passarem notícias fúnebres para que o pessoal não desligue a TV: afinal, mostrar propaganda é a alma do negócio.

    3. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura!

  20. Anibal Nunes

    Liberdade de expressão!? Mas claro que sim. Pra ELE, e sem limites, afinal quem são os outros? Apenas uns pobres mortais e falíveis?

    Responda
  21. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna, caro Hélio. Trump persegue também os grandes escritórios de advocacia contra quem emitiu ordens executivas e tenta intimidar o Judiciário. Trata-se de mais um autoritário que precisa ser contido ou, no limite, removido do cargo por violação das regras do jogo democrático.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei lá se adianta muito, prezado André: ele sai, entra o (Ven)Vance, que também é péssimo, com sua energia positiva de metanfetamina legalizada...

    2. Regina da Silva Mariano

      Violação não! É extermínio, banimento das regras!!!

  22. maria eloisa montero miguez

    Texto exemplar! O PNC seria regra básica para todos que defendem a liberdade com veemência. Como defendem, porém, a liberdade unilateralmente, inflam a polarização, aumentam o distanciamento entre as pessoas e reprimem o meio para soluções comuns e democráticas: o diálogo!

    Responda
  23. Alexandre Marcos Pereira

    A pedra não é ao mesmo tempo pássaro. O copo não está simultaneamente cheio e vazio. O amor não é ausência enquanto se encosta em nosso peito com a respiração quente da presença. Ou ao menos é isso que nos ensinaram. Contudo, há dias em que a lógica parece tropeçar nas dobras da alma humana. Não por falha dela, coitada - a lógica continua firme e cartesiana em sua vocação de distinguir o que é do que não é. Mas porque nós, criaturas contraditórias, escorregamos alegremente nos paradoxos.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Meu caro Benassi, é sempre uma honra receber um comentário seu. É um absurdo que tenham te censurado. Você é um dos atrativos deste jornal. Eu sou um daqueles que leio com avidez seus comentários sempre criativos, engraçados e inteligentes. Você tem a minha solidariedade, querido. Um grande abraço!

    2. Marcos Benassi

      impreCiona que haja algum iiimmbecil "denunciante" que, provavelmente incapaz de se expressar em palavras, expressa sua estupidez apertando o link da denúncia. E a burrrice sençurofrênica da folha, acolhe.

    3. Marcos Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Que surpresa né comentarista de livros ?

    Responda
    1. Anibal Nunes

      Geralmente gosto do que o Hélio Schwartsman escreve. Mas, quem não gosta de ler livros, realmente, é melhor não ler as suas colunas.

  25. Vilarino Escobar da Costa

    Engana-seo colunista se vê em Trump um liberal ! Ele seria o que entendemos como um populista de extrema-direita , como Milei , no poder na Argentina, e bolsonaro inelegível e prestes a ser condenado or tentativa de golpe de Estado no Brasil ! Não estranhemos se , nos próximos anos , Trump iniciar um processo autocrático para os EUA, a semelhança do que fazem Erdogan , Orban e Putin , entre outros ! Tempos sombrios !

    Responda
  26. CARLOS SANTOS

    10 governo de contradições e traições (que o diga a Ucrânia). Nenhuma novidade, historicamente sempre foi assim (o penultimo a ser ludibriado foi o Afeganistão)

    Responda
  27. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Trump é a contradição e o negacionismo geral em si próprio e já não se importa com o que diz ou ordena. Sua única preocupação é aparecer, causar, destruir e marginalizar a democracia, usando métodos semelhantes ao que vimos na Alemanha pré-guerra.

    Responda