UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Telma Saraiva

    No site " Nossa Senhora de Fátima" consta um código de conduta a ser seguido. Dentre outros está o "não usar roupas provocantes". Eu fico pensando "será que a pessoa não tem nenhuma discreta para ir ao culto?". Será que uma mesquita também não tem seu "dress code"? Claro que sim. Não conheço o citado pastor.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Faltou complementar "código de conduta para ir à missa".

    2. Telma Saraiva

      Faltou a palavra "roupa" em meu comentário.

  2. Paulo Silva Barbosa

    Ao ler esta matéria lembrei de uma frase de Abraham Lincoln:" Aqueles que procuram o mal nas pessoas, com certeza encontrarão.".

    Responda
  3. DANIEL BRANDAO

    Tudo é abuso hoje em dia. Antigamente as pessoas enfrentavam, hoje choram e acham lindo posar de vítimas. Geração de frouxos.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Que o diga Bolsonaro et caterva.

  4. mizael dias

    No texto diz que o tal aí só tá aumentando os "seguidores" no Instagram ? E daí ? Só tá aumentando o a quantidade de troxão.

    Responda
  5. Gustavo Souza Machado

    Esse pastor tinha uma ideia de iniciar no Brasil um tipo de movimento puritano semelhante ao que ocorrera nos USA no século XVII. Claro que não poderia dar certo.

    Responda
    1. Gustavo Souza Machado

      Século 18

  6. Antonio Neto

    Não consigo ler um relato inteiro sobre a prática abusiva de igrejas exploram a inocência e a crendice de ignorantes. Equipara-se, moralmente, à exploração de vulneráveis. A busca da espiritualidade e Deus Supremo não inclui abuso econômico e mental. E menos ainda, o enriquecimento de pastores capitalistas que amealham fortunas sem pagar impostos. Parece notícia da Idade Média.

    Responda
  7. fernando silva

    Isso acontece em todas as religiões. Religiões são humanas. Logo, falíveis. É preciso se manter firme na fé e perseverar, mas sempre denunciando os abusadores.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Por isso prefiro o deísmo. Dispenso todo e qualquer intermediário.

  8. Milton Fagundes

    Este terrorismo espiritual é condizente com a exploração econômica das pessoas que foram sequestradas para este mundo do obscurantismo.

    Responda
  9. jose prado

    Que festival de besteirol!

    Responda
  10. Filipe Quintans

    É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
  11. EZIQUEL D VILA

    Mandar a menina de mini saia trocar de roupa é abuso então agora não pode mais haver doutrina na igreja, agora até pelado sem camisa pode entrar. Quero ver um juiz receber na audiência uma pessoa de boné, vão achar o que fazer.

    Responda
    1. mizael dias

      Vou montar uma Igreja Neopentecostal. Se chamará "Esquina da Fé". Terá um letreiro escrito: Aceitamos pix e permitido o uso de mini saia.

  12. Antonio Eustaquio

    A conta para a Igreja pela opção de fazer política virá. Ou cedo ou tarde. E o pior a política é uma seara em que a guerra como solto e a igreja não está preparafa pra ela. A perda será já é visível!

    Responda
  13. Claudio Loredo

    Como qualquer negócio, às igrejas evangélicas são movidas pelo lucro. Nada mais normal do que o dono do empreendimento explorar seus empregados e clientes .

    Responda
  14. Felipe Araújo Braga

    Povo sem cérebro. E ainda dão dízimo! Vão estudar! Quer falar com Deus? Reze em casa, que saco.

    Responda
  15. Raimundo Carvalho

    Igreja de crente é assim mesmo, o sujeito paga pra ser esculachado.

    Responda
  16. Sam Duart

    Nossos Fariseus modernos.

    Responda
  17. Fernando Fleury cecchi

    Religião câncer da humanidade

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Eita, sô, meu pecado é ficar preso na Bozorréia e não ver questões como essa, mais relevantes - sim, muito mais, porque o julgamento de golpista deveria trazer somente alívio, e não desassossego. Juliano, meu caro, tudo isso é muito duvidoso: ser objeto de crítica do Malafeia pode ser elogio. Como também o auto-afastamento voluntário pode ser positivo - ou sinal de que vem processo grosso aí. De todo modo, frequentar uma "Aliança do Calvário", pra mim, já anuncia o que aí vem: encontraram-no.

    Responda
  19. Jorge Severo

    A religião é o ópio do povo e esses pastores são os seus provedores. Semelhantes aos narcotraficantes.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Se Jesus voltasse, esses pastores o mandariam embora pra não atrapalhar os negócios.

    2. Marcos Benassi

      Jorge, meu caro, não seja tão Severo - com os traficas, digo: aquilo que o traficante oferece, você testa na hora e ver se ele entregou direitinho ou não. O que a igreja oferece, em última instância, cê só confere quando já não pode reclamar mais. Se não estou muito enganado, o eventual crime não é tráfico, assemelha-se a estelionato.

  20. Edson Muniz de Araujo

    Religião é tudo igual, só muda o "método" de coerção e o endereço.

    Responda
  21. sergio boccia

    Se deixar a pastorado, vai fazer o que? Trabalhar, dúvido.

    Responda
  22. Hernandez Piras

    O colunista parece menos um historiador e antropólogo do que um colunista social dos círculos evangélicos. A superficialidade de seus textos é constrangedora.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      É dessa superficialidade que a Tia Folha gosta!

  23. ANIBAL CARRION

    Assistindo Tieta e vendo*o pastor hilário" vejo que o Brasil piorou esse abuso espiritual é mortal .Oxalá

    Responda
  24. IRAIA GALINDO MENDES

    Os donos da Folha se "converteram"?

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      Tem pessoas que assinam a Folha porquê? Para poderem criticar? Lembram-me o candidato Bolsonaro, na época., metendo o pau na Globo e jornalistas.

  25. IRAIA GALINDO MENDES

    Há algo que me intriga profundamente: por que a Folha dá tanto espaço para a divulgação de pautas evangélicas, através de Juliano Spyer , que de antropólogo não tem nada, mas tem muito de "evangélico"? Por que a predileção pelo movimento evangélico ,que mais parece uma seita, em detrimento das outras religiões?

    Responda
    1. Claudio Loredo

      Se é para dar espaço para um pastor evangélico , penso que o mesmo espaço deveria ser dado para padres, pais de santo e ateus

    2. Paulo Zacarias

      Iraia, não é tão intrigante assim. Evangélicos cresceram feito capivaras. O DNA foi o fundamentalismo norte-americano (Maioria Moral); missionários expulsos da China de Mao invadiram o Brasil na carona da Guerra Fria (macartismo). O "kerigma", a pérola, veio junto com a mensagem embolorada do "way of life" dos gringos. Batistas, presbiterianos, metodistas foram os primeiros a bajular a Ditadura Militar. Intrigante é a estupidez da manada no "terrestre porvir" de um reino fascista evangélico.

    3. adenor Dias

      É por isso que os brasileiros não tem educação de qualidade, para que possa evoluir como sociedade. Pessoas evoluída não acredita em charlatães. O medo pregado no castigo divino, as pessoas não deixa a sociedade pensar por si.

  26. Luiz Lazzaron

    Fui seminarista franciscano, da Igreja Católica, mas decidi não seguir a vida religiosa. Ainda muito jovem, vi que a disciplina exigida era para poucos. Para ser Padre, além do ensino médio (Clássico ou Científico), se cursava Filosofia e Teologia. Só aí eram mais de 10 anos de formação... Não sei qual a formação mínima para um pregador desses credos todos, mas entendo que, - da mesma forma que em qualquer profissão -, aquele que guia pessoas tem de ter um preparo privilegiado, além de Ética.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Grande parte dos líderes evangélicos neopentecostais , no máximo, tem o ensino médio e , não raro, abuam da igreja do medo. Os líderes das igrejas protestantes históricas são bem formados, cursam exegese, filosofia e psicologia, mas os neo "falam" linguas e cometem aberrações. Tenho ojeriza desses mercadores da fé.

  27. Paulo Roberto Taveira

    Se seguiu Calvino, tornou- se ditador em Genève?

    Responda
  28. Raymundo Itareru

    o tal Silas Malacheia comete pecados piores segundo as escrituras, e perante Deus, e nem se abala

    Responda
  29. Adalto Fonseca Júnior

    Desde quando o ambiente que envolve as crenças evangélicas é um ambiente onde existe saúde mental? Este colunista vive em qual planeta meu Deus? Antropólogo foi Darcy Ribeiro já o colunista é no máximo um "cronista" destas sandices do chamado ópio do povo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Adalto, meu caro, a mim me aprazem as crônicas do evangelismo: sem o Juliano e a Anna Baloussier (acho que é assim que escreve o sobrenome), quem não é evangélico nem transita em seu meio, fica perdido em relação à realidade de mais um terço da população. Eu acho bem bão ter cronista para me contar as coisas...

  30. Samuel Fagundes

    O empoderamento de diversos líderes religiosos tem seu início quando eles começam a ter consciência do poder que exerce sobre as pessoas. Chego a pensar que eles vão "medindo" esse poder, tateando como os seus seguidores reagem às suas iniciativas, e quando chegam a conclusão de que tem o "rebanho" ( deles, não de Deus), sob seu domínio, começa a loucura. Não imagino uma pessoa sã ( psicológica ou espiritualmente ), seguindo Malafaias, Valdomiros e Macedos e outros enganadores da vida....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Samuel... O Valdemiro, com aquele chapelão, pregando no Monte - um "montinho" de terra bem vvvaagaba - com sua esposa ao lado, e meia dúzia de peões de boiadeiro com cara compungida, ah, era um 'petáculo! Ganhava Oscar de cenografia capenga e canastrice, fen fa ci o nau.

  31. Antônio João da da Silva

    Sem conhecer o assunto, só por está reportagem, foi corajosa a atitude do pastor, ganhou minha admiração, vou procurar conhecer as razões pelo próprio, pois o que vemos são muitos religiosos depondo contra.

    Responda