Opinião > Maior carga tributária em 15 anos segue gasto em alta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O pior sintomas, a carestia e o dinheiro de pessoas fÃsicas e jurÃdicas que só dá mensalmente pra pagar as contas, feliz quando dá, sei o que é isso, pois lembro no inÃcio do plano real à trinta anos, "o dinheiro dava pra tudo, até pra poupar e investir, triste brasil, a esquerda amplia carga tributária e a direita que dá golpe.
A contabilidade do Brasil mostra que somente o gasto com as emendas de relator absorve boa parte do dinheiro que entra para a Nação. E, pior é que na análise contábil, não se vê a contribuição dessas emendas para a rentabilidade do paÃs.
Resumindo: a arrecadação aumentou - e isso é bom pro paÃs. O que destoa são os gastos com juros, os maiores no planeta. Triste é ver o BC continuar insistindo em subir a Selic, supostamente pra combater uma inflação relativamente moderada segundo a história do paÃs. Placar: Selic catorze x IPCA 5.
Sob bozo: Selic 13,75 x 12,13 IPCA. Com Dilma: Selic 14,25 x 10,71 IPCA. Lula recebe tratamento especial: quando o IPCA chegou a 5, a Selic pulou pra 14,25
...desgoverno perdulário, irresponsável e populista...enquanto essa cam ba da petista estiver no poder o crescimento economico do Brasil é tipo vôo de galinha...economia nesse desgoverno é como homem com disfunção erétil, só funciona a base de estÃmulos. Não existe um plano para que a economia cresça de forma perene e continua. Fora incompetentes...
Ari está faltando Rivotril?
É ocioso criticar esse eterno editorial sobre gastos públicos, preocupação única do mercado financeiro. Apontar maior carga tributária ( não se sabe sobre o quê) é só mais um lenga-lenga pra esquentar o tema, fugindo daquilo que é notório. O governo é competente em administrar a economia e tem seguidamente mostrado quanto as análises e analistas dos tais mercados são equivocados.
Paulo Sarmanho, fatos são fatos, mas vocês não gostam. Defende quem fez mensalão, petrolão e em plena crise do RS ainda tentou emplacar o arrozão. Fez sim, um aporte de 84 milhões para Janja fazer aquele treco estranho apelidado de janjapaloosa. O problema é que vocês gostam de quem gosta de ditadores, corruptos e terroristas, nós não.
Com certeza Evando como bolsonarista na hora que for processado por calunia e difamação vai arregar, pois faz parte também do DNA bolsonarismo a covardia. Fará a retratação pública e terá que meter a mão no bolso para pagar a indenização e as custas processuais.
Mas, quais serão os números assombrosos da sonegação e dos subsidios e isenções?
O L lero-lero só pensa naquilo : reeleição e manter Poder , está pouco ligando para as contas públicas . Não importa o futuro do paÃs , o que vale é manter-se no poder .
O comentário de Marcos Dias Soares foi preciso na identificação do enorme equÃvoco que esse editorial comete. Em momento algum declara quais foram os impostos que foram aumentados, embora cite o imposto mÃnimo dos bilionários, que não são os responsáveis pela elevação do percentual. Dito isso, restam a maior eficiência da receita e o aquecimento da economia como justificativa para o aumento da arrecadação. Onde está o erro do governo? Que mico, Folha, seu texto não faz sentido.
Sem limites. Viagens com comitiva de 200 pessoas, diárias de hotéis os mais luxuosos, o tal pé de meia que tem mais inscritos do que alunos, rombos em estatais que antes estavam no azul, como correios e Itaipu como exemplo, 84 milhões para janja brincar de janjapaloosa sem contar os gastos dela com viagens inúteis. Desgoverno total.
Evando com suas tricas e futricas. Faz polÃtica com fofocas e leviandades. Engraçado não comenta nada sobre o desempenho vergonhoso do seu Ãdolo durante a pandemia. Evando você é um exemplo de que homem fofoqueiro é pior do que mulher fofoqueira.
O pessoal que não concorda com a isenção de impostos para alimentos, reclamando da "carga tributária". Texto desonesto e falacioso, seria interessante que o texto viesse acompanhado da estimativa de sonegação, informando os maiores sonegadores e que mama por meio de isenções.
Fiz dois comentários sobre esse IRPF covarde, mas a fsdp barrou. Só cancelando.
A FSP novamente vem com essa matéria tendenciosa e falaciosa. Isto porque o aumento na da arrecadação dos tributos se justificam pela maior eficiência na cobrança de tributos daqueles que possuem dindin em paraÃsos fiscais, além de também ser reflexo da melhora na economia do paÃs. Exatamente como a FSP noticiou alguns dias atrás.
Ah, pois é. A culpa é da folha. Pelo jeito está tudo muito bom pra vc. A citada eficiência poderia ser em outros campos e não só na cobrança.
A classe que ganha menos de 10 salários mÃnimos está sendo sufocada pelo governo. O IRPF efetivo aumentou 15 %.. Depois fica reclamando das pesquisas. Tenha coragem e faça uma correção dessa tabela imoral de verdade ou vai levar o troco.
Esse ano ,sem qualquer alteração de renda, minha carga tributaria efetiva aumentou 15%. É uma vergonha! Não verás meu voto nunca mais. O governo está nos roubando.
Além do governo criar programas assistencialistas para consumir bilhões dos cofres públicos ainda gasta bilhões em divulgação para tentar melhorar a sua imagem. Imagem do governo se cria mostrando grandes obras de desenvolvimento econômicos para gerar riquezas e empregos. Só cria gastos as custas do dinheiro dos contribuintes.
Argentina está chegandoÂ….o paÃs não aguenta tantos impostos aliado a uma ineficiência absurda dos gastos absurdos!
A Folha quer menos impostos, pros bilionários, é claro, isenção até 5 mil é um absurdo, irresponsabilidade :)
Traduzindo a manchete, o bilionário parasita do maior juros do mundo, que é a maior despesa no orçamento, Luis Frias, dono da Folha, não quer despesa com o povo e não quer ser tributado nos dividendos dos juros, Brasil é o único paÃs no mundo que não tributa dividendos. Folha é pura manipulação de notÃcias públicas com fins privados.
Concordo com vc quando há uma retaliação dos meios de comunicação, e FSP, pelo fato da possibilidade de acabar com a isenção do IR sobre Juros de Capital Próprio e Dividendos.
Sim, a realidade dos tolos é imposta pelo bilionário Luis Frias. FabrÃcio manda um beijo.
Não adianta, Fabrizio ! a realidade se impõe.
É próprio do DNA da esquerda, explosão de gastos, aumento de impostos, déficit fiscal, inflação, empobrecimento do paÃs. Nessa altura estado aparelhado com felizes companheiros. Não foi o que aconteceu na Venezuela? Na Argentina Milei luta para reverter...
Gilberto Rosa, ânimo, pensar não é difÃcil, faça um esforço! Com o tempo vc vai enxergar que as ideias do foro de SP não deram certo em lugar nenhum. Qdo caiu o muro as pessoas correram para o mundo real, faça o mesmo.
Pensar é difÃcil, tem gente que delega a tarefa para o bilionário banqueiro dono da Folha. Repete tudo, como um exercÃcio de memória, pensando ser reflexão.
O que aumentou foi a carga tributária ou a arrecadação com impostos? O dono do mercadinho está pagando mais impostos sobre o mesmo volume de vendas, ou recolheu mais tributos pq vendeu mais? Se a situação for a primeira essa FSP esqueceu de dizer que impostos o governo criou, ou quais já existentes tiveram suas alÃquotas elevadas. Se for a segunda, esse texto é leva a um entendimento errado (pra não dizer que manipula opiniões).
Na mosca Soares. A Folha quer menos impostos, pros bilionários, é claro, isenção até 5 mil é um absurdo.
A análise aloja-se em comparativo do montante arrecadado x PIB. Logo, aumentou a carga tributária, independentemente do volume arrecadado. Essa é a mensagem do texto. Qualquer outro entendimento é incorrero.
Faltou uma palavra-chave na matéria: irresponsabilidade. Petralhas insistem em sacrificar toda uma nação em troca de votos via populismo. Estão pouco importando-se com o amanhã, até porque quando a bomba estoura, a população acorda para essa polÃtica nefasta e são retirados do poder (deixando os aparelhados lá), passam o pepino para a administração seguinte que fica com a missão de resgatar as contas públicas. O governo do ex-presidiário começou a gastar mesmo antes de assumir e segue no embalo.
É de gente como Marcos Serra que a velha e bilionária elite do atraso necessita para continuar furtando a nação. Se o dinheiro roubado em juros fosse para educaçõa, terÃamos menos Serras.
Dalton, só mesmo na tua vontade. Rsrsrsrs. Pesquise sobre gastos da propaganda do governo na gestão passada e atual. Acho bom fazer isso sentado para não cair e machucar-se.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sim, e tal qual o governo do ex milico (ex elegÃvel).
minha herança foi tributada assim como minhas offshore mas não estou reclamando e também não dei procuração para a fsp reclamar por mim, falam em nome da Faria Lama, eu não autorizo
O paÃs bomba na exportação, mas cadê o lucro? Como pode essa euforia do agro repercutir em tanta miséria por todo lado. Antes dessa euforia sofria-se menos, saudades do Brasil industrial de anos atrás.
Heranças continuam tributadas tal como têm sido há décadas. Tributar offshores é um sonho de alice (paga quem quiser declarar). Não há aumento algum de arrecadação com tais origens. A arrecadação vem dos consumidores, em sua acachapante maioria, pobres. A inflação, inclusive, favorece a arrecadação. Mas os gastos aumentam, alavancando a dÃvida e a sua rolagem com exorbitante custo. Mas a culpa é, como sempre, dos outros.
"Nota-se, de fato, que a coleta de tributos federais avançou 1,5 ponto percentual, para 21,4% do PIB, também o maior nÃvel da série. Nos estados, o aumento foi de 0,4 ponto, para 8,5%, e nos municÃpios, de 0,1 ponto, para 2,4%." E a culpa é do governo federal?!! Façam-me o favor. Quanto foi o aumento da coleta de impostos em SP?
Maurucio, vc está interpretando erroneamente o texto. Nos Estados não subiu de 0,4% para 8,5% mas a subida de 0,4 levou o Ãndice à 8,5%.
Ôpa ! Vc crê que o maior arrecadador e grande concentrador da receita, distribuidor orçamentário por excelência e, sim, o ente mais perdulário da estrutura federativa, não seja o principal responsável pela relação carga /gastos x PIB ?
Correto. Mais um prego no caixão " bem que avisei".
É verdade. Mas a única diferença foi a troca de cor do martelo.
Ontem saiu uma reportagem no valor Econômico interessante vai estourar a qualquer momento. Gastos extratosfericos. Aumento de pessoas no bolsa famÃlia e seguro desemprego. O judiciário mais caro do mundo. O cara quer aumentar os ministros.
Valor e a centenária Folha, do Luis Frias, banqueiro de 14 bi, que até pela irmã é processado por fraude, defendem interesses dos bilionários, delegar a eles a informação é muita tolice, no paÃs do maior juros do mundo, único que não taxa dividendos de bilionários.
Isso é Brasil. E as torcidas de babões babam, ensandecidas ou espumantes, a depender de como interpretam (no mais das vezes, mal) o rolar da bola.
Quando o articulista falou em gastos de oito por cento do PIB com juros da dÃvida pública eu me lembrei de uma frase do Luis Stuhlberger: "O Brasil é um avião que ainda está no ar mas que todos sabem que vai cair."
Paulo Oliveira apoia o genocÃdio em Gaza, natural que seja contra Lula, que diminui miséria e desemprego.
Trump, Milei e Tar cisão.
No colo da extrema direita neofascista.
Texto inconclusivo . Parece não chegar a lugar nenhum...Só para lembrar , a FSP faz parte dos setores beneficiados com a desoneração fiscal...Será que a Folha estaria disposta a uma ampla campanha de apoio ao fim das renúncias fiscais !?
Isso ! ataque o mensageiro que a realidade desaparece.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar