UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Culto ao whey

VER COMENTÁRIOS EM Bruno Gualano

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Tha, muito obrigado pelo gentil comentário. Essa coisa de proteína virou quase um culto moderno. Nossos ancestrais matavam um javali e o dividiam com a tribo inteira; hoje, pagamos caro para tomar uma substância processada que vem num balde com design futurista, prometendo músculos, disposição e, quem sabe, até um bumbum empinado. A diferença? No tempo das cavernas, havia suor real, dentes usados e rituais compartilhados ao redor do fogo. Hoje, há stories no Instagram com a legenda Foco e força.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Dannielle, muito obrigado pelo gentil comentário. Mas vivemos tempos curiosos. O sujeito se alimenta de fast food, bebe refrigerante como quem celebra Dionísio em garrafa PET, dorme quatro horas por noite, mas acredita piamente que seu problema de saúde será resolvido com uma colher de whey pela manhã. E se possível, com sabor cookies and cream. Como se fosse possível, com uma dose de proteína, compensar a ausência de sono, o excesso de estresse e a falta de afeto. Um grande abraço!

    Responda
  3. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Gordura e carboidratos demonizados infinitamente. Apenas à proteína essa mitificação ridícula. Por quê será? Teria algo a ver com a sanha malandra da indústria pecuária? Em qualquer restaurante a pergunta "qual proteína vai querer?", tornando carne sinônimo de proteína não é mera coincidência.(Como se feijão e arroz não fossem proteína - e completa!). O ser humano nasceu pra ser ludibriado mesmo. Parece que gosta.

    Responda
  4. Araguaci Faustino da Silva

    Trouxas e estradas ruins não acabam nunca.

    Responda
  5. Marcelo Augusto Reider

    Mas o colunista malha, tem lugar de fala?

    Responda
  6. Wil Leon

    Café faz bem.. café faz mal. Vinho faz bem.. mas alcool faz mal. Fumar faz mal mas meu avô viveu 92. Suco de laranja é bom.. suco faz mal,bomba calórica... Creatina faz bem, não faz mal, engorda ...Agora Whey não serve.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Coluna bem escrita e necessaria, vou imprimir e colocar na sala de espera

    Responda
  8. Rafael Bassuino

    O artigo poderia ser mais claro em relação ao que entende por "necessário". Qual seria o consumo ótimo de proteína para quem busca hipertrofia? E para pessoas "normais" ? E para idosos?

    Responda
    1. Alexandre De Paula

      Esse não é o foco do artigo, essa info deve ser buscada junto ao seu nutricionista. O que o artigo diz é que raramente há falta de proteína na alimentação de quem treina e que mesmo que haja, o whey não é melhor que qq outra fonte. Simples assim!

  9. Karina Akemi

    Fora que tem um gosto horrível! Nunca tomei um bom. Acho que com o tempo vc percebe que o que me distância da Graciane Barbosa não é o whey é o tempo que ela se dedica a academia! Infelizmente ,não tem whey no mundo que vai me deixar musa fitness indo p academia duas vezes por semana e olhe lá. Rs

    Responda
  10. antonio brito

    Pior do que ineficaz. Em corredores de longa distância é um fator causador da colite, experiência própria

    Responda
    1. Ana Barbosa

      Corredor de longa distância vai bater as botas rapidinho, corre, corre corre e morre na praia, nem deveria se preocupar com colite.

  11. Alexandre Marcos Pereira

    O whey é dispensável, exceto, talvez, para aquele sujeito da academia que levanta pesos como se o futuro da humanidade dependessse disso - e que encara sua garrafinha de shake com mais devoção do que um monge diante do cálice sagrado. Para ele, whey protein é comunhão, dogma e elixir. Mas para os restantes dos mortais, especialmente os que mal conseguem vencer o sofá após o expediente, o pó mágico do pote pode ser tão necessário quanto uma Ferrari na garagem de um andarilho. Vivemos num tempo!

    Responda
    1. Tha Virgens

      Que sabor, esse comentário!

    2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Adorei esse comentário

  12. JOSE CARLOS PETRUS

    Não há como discordar do Bruno! Acrescento apenas que o excesso de proteinas precisa ser metabolizado pelo organismo. Se for muito grande pode sobrecarregar os rins para liberar a ureia resultante do metabolismo de proteinas. Mesmo sendo de boa qualidade (balanceamento adequado de aminoácidos), o Whey pode ser substituído por outras proteinas também de excelente qualidade, presentes no ovo, lacteos e carne. De toda forma, é prudente fazer uma avaliação com um nutricionista ou nutrólogo.

    Responda
    1. Karina Akemi

      Problema é que parece que cada vez mais temos que nos informar mesmo. Com fontes sérias. Até para realizar um questionamento. Pq vc vai achar profissionais que vão indicar e os que não baseados sei lá no que.

  13. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Por isso que compro os wheys baratinhos, que em geral são baratos por usarem proteínas vegetais (soja, trigo), ao invés de ser puro whey.

    Responda
  14. Geraldo Filho

    Precisamos valorizar mais as outras proteínas, carne, ovos, leite, que estão nos alimentos naturais que são tão boas quanto e mais baratas, basta se alimentar com racionalidade. Para os veganos temos a soja, arroz, ervilha, feijão, gergelim, amendoim.

    Responda