UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodolpho Oliveira

    O BC deveria ter outras obrigações que não fosse somente alcançar a meta de inflação. Dessa forma o trabalho fica restrito a aumentar juros para conter uma economia resiliente, o que em tese é bom para o país. Deveria ter compromisso com geração de emprego, renda, industrialização... aí sim seria desafiador conciliar os índices e construir junto aos governos (direita ou esquerda) um país melhor de verdade.

    Responda
  2. Márcio Marques Alves

    Essas "doses maiores" estamos tomando há 30 anos. Estamos no limbo de um looping interminável entre experiências liberais e experiências de desenvolvimentismo populista (que o governo jura ser política keynesiana). Se nós não fazermos uma política fiscal que saia dessa prisão de superávits primários só pra pagar o básico dos juros e não nos preocuparmos em fazer poupança, a Selic continuará elevada e distantes de resolver a inflação.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Xiiiiiiii, os rentistas vao vibrar e os ptistas vao pirar, esse roberto campos neto é muito mau( ironia)

    Responda
  4. Sergio Siqueira

    Querem acabar com elevação juros BC? Tirem todos economistas, os cupins do desenvolvimento.

    Responda
  5. Fernando Dolci

    Só no Brasil, enriquecimento da população e crescimento econômico é problema, diversas vezes vi países baixarem juros para incentivar o crescimento, aqui é o inverso; que tal se mudassem o foco para aumento da produção e aumento da oferta para controlar a inflação? Há! Para isso precisaria baixar a taxa de juros, os banqueiros não iriam gostar.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Exato. O mercado financeiro rejeita este governo e orienta o BC a aumentar a Selic como se isso fosse um "remédio contra a inflação" - sabendo que na verdade esses aumentos são um grande veneno para as contas do governo e para empresas ou famílias com dívidas ou que precisam de crédito. Por outro lado, com juros mais altos, os ricaços credores da dívida pública enriquecem ainda mais.

  6. CARLOS SANTOS

    Orquestra de uma nota só. Toda política do BACEN se apoia na elevação dos juros, o que, comprovadamente não tem resolvido a inflação. Agradecem os rentistas da FLIma, únicos beneficiados.

    Responda
  7. PAULO CURY

    O governo federal, assim como estaduais e municipais, precisam viver dentro do orçamento, assim como qualquer cidadão. Estes caras vivem como se não houvesse amanha e grande parte dos recursos sao desperdiçados em obras desnecessárias e contratação de pessoal acima do desejado. Saude,educação, segurança, defesa, relações exteriores ( da para reduzir muito) , o resto é praticamente representação em brasilia, só para o sujeito se sentir ministro.

    Responda
  8. João Leite Leite

    O economista Joelmir Beting dizia que aumento de juros é uma dose de veneno que vai minando a força do paciente e só deveria ser usado depois de todas as tentativas. A primeira coisa a fazer deveria ser cortar os gastos exagerados dos políticos.

    Responda