UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Menos anos de prisão pra moça do batom e vários mais pro pessoal que comandou a tentativa de golpe.

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Perfeito o texto do prof. Wilson, mas o comportamento do bolsonarismo está mais para a hipocrisia dos autoritários do que para algum tipo filosofia do punitivismo. Sempre defenderam punições impiedosas contra criminosos, mas sempre também fizeram todo tipo de tramoia para livrar a cara dos filhos ou de pessoas mais chegadas

    Responda
  3. Paulo Machado

    Muito bom. A Bozo e seu comparsas, o que é deles.

    Responda
  4. Nelson de Paula

    A Câmara dos Deputados, aprovando uma anistia oportunista como esta, estará desautorizando o STF. Prestará uma das maiores contribuições para o aviltamento de nossa democracia.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Não tenho em que divergir deste seu texto, seu Wilson. Apenas estendo o raciocínio do economista ao comportamento em geral, lembro que, bem antes dele, BF Skinner trabalhava numa teoria psicológica de explicação geral do comportamento: a consequência do comportamento é responsável por sua manutenção ou extinção (grosso modo, há sutilezas). Se não há nisso vingança alguma, um certo sentimento de revanche e vitória acaba por ser inevitável: tanto mal fizeram, agora paguem, ora.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, a poesia é uma maravilha, né não? Hahahahah!

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Ou na lição de Vinicius de Moraes: em "O Pato": caiu no poço, quebrou a tigela, tantas fez o moço, que foi pra panela.

  6. José Cardoso

    Correto. Aliás o fantasma do impeachment assombrava o Bolsonaro, e foi uma das causas de ter cedido tanto poder ao congresso. Mas a falta de episódios históricos de punição a conjurações golpistas envolvendo militares de alta patente (ao contrário dos processos de impeachment), o levou a flertar "no tocante a isso daí".

    Responda
  7. FLAVIO CALICHMAN

    Artigo oportuno e certeiro. É preciso insistir e denunciar sempre a hipocrisia covarde do bolsonarismo ao ser tigrão em seu punitivismo e tchuchuca ao clamar por anistia, supostas injustiças processuais e pretensas perseguicoes jurídicas. O capitão sociopata e seus sicários, tanto os fardados quanto os civis, tem de ser punidos de modo durissimo e tem de puxar uma cana braba, pelos menos uns sete, dez anos antes de progredir a pena, senão estaremos eternamente sob o espectro do golpismo militar

    Responda
  8. Sam Duart

    Pois é. Como todo bom hipócrita querem a espada para os inimigos e canja de galinha para os amigos.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Por não ter tido a devida punição aos golpistas em 64, que bozo e militares planejaram, sem nenhum pudor ou constrangimento, durante 4 anos, a permanência no poder. O capitão não admitia perder. Daí valia qualquer coisa, descrédito no processo eleitoral, rombo fabuloso nas contas públicas às vésperas das eleições, trapaças, mentiras, assassinatos e atos terroristas. Que dessa vez esses crimes hediondos não sejam amenizados ou perdoados, para que não retornem na próxima oportunidade.

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    repito e repito, se tivessem enjaulado corretamente o Adolph pelo tentativa de gorpi em munique e o jair pelo que fez na caserna e a tentativa de explodir bombas na caserna em que comia, muita coisa e muitas vítimas seriam evitadas. mas...

    Responda
  11. Henrique Richter

    Texto impecável

    Responda
  12. José Roberto Pereira

    Adaptando bordões da extrema-direita: "Bolsonarista bom, é bolsonarista morto. Tem que cancelar o CPF. Tiro na cabecinha. Wilson Witzel com sniper num helicóptero. Vamô fuzilá a bolsonarada aqui do Acre. Na testa: Sou Bolsonarista e Vacilão. Direitos humanos para humanos direitos. Brasil, ame-o ou deixe-o e vá para a embaixada da Hungria. Sem saidinha, rachadinha ou joinha. Vai pra Ponta da Praia. Você sabe que eu sou favorável a tortura. Quem procura osso, é o pobre no desgoverno Bolsonaro."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Justa Lerda, meu caro, dedada nos trê'zóios. A seco. Fundo.

  13. H de Carvalho

    Aplaudindo de pé!!!!

    Responda
  14. Rodolpho Oliveira

    Didático, direto, objetivo e claro! Impossível discordar de uma vírgula. Que sejam punidos exemplarmente para que os demais não se arrisquem de novo... pelo menos não tão cedo!

    Responda
  15. Cesar Costa

    Perfeito como sempre professor Wilson.

    Responda
  16. Thiago Chagas

    Bravo!!! “Todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” (Mateus; 26:52)

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Prof wilson deve estar com uma crise de laborintite com leve inclinaçao a esq, comparando coisas desiguais

    Responda
  18. Jesus Silvestre

    Cadeia nos terroristas golpistas bolsonazistas . Se anistiar farão pior .Familicia bolsonero fora da politica .

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Jesuisss, vc pregava o amor kkk

  19. André Almeida Gomes da Silva

    Excelente!

    Responda
  20. jose camargo

    O texto baba ódio,por isso não deve ser levado a sério. É mentiroso e cínico.Usa e abusa da estratégia de manipular e distorcer.

    Responda
  21. Raymundo Itareru

    punição severa para os outros, nessa hora eles esquecem que band !do bom é band !do muerto, nesse caso é só uma temporada na cadeia, mesmo assim querem culpar a justiça, tadinhos

    Responda
  22. Johnny Nogueira

    Excelente a coluna do prof. Wilson. É raro, mas falou com lucidez kkk.

    Responda
  23. Alexandre Pereira

    Não esperava cenas de reducionismo explícito nessa coluna, muito menos chamadas ao linchamento. Não se combate 64 se tornando 64 e essa é a diferença entre a civilização e a barbárie. E barbárie, caro professor, não tem diferença se de direita ou de esquerda. Que se analise a acusação, que seja dado o amplo direito de defesa (vergonhosamente desrespeitado) e que, se chegar a julgamento, que esse seja imaculadamente justo e não um circo de horrores regado a jabuticabas. Ou isso não terá fim.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Leandro, se sua preocupação em classificar fosse proporcional a preocupação em entender sua argumentação poderia ser melhor, pena. Entenda que, mesmo que não se goste de um determinado grupo, há garantias universais que não devem ser arrastadas para a vala do linchamento, especialmente pelo STF. Aproveite sua indignação patriótica e leia Kafka, vai entender que simpatizar com uma estrutura de poder não a torna correta.

    2. Leandro Piva

      Vc usa 2 pesos e duas medidas, exatamente como descrito no artigo. Para vc não houve planejamento e tentativa de golpe, e por isso está sendo complacente com os golpistas. Vc acredita piamente q as urnas foram fraudadas, mesmo sem qualquer evidência disso.

  24. OLAVO NOGUEIRA RIBEIRO JUNIOR

    Este comentário compensou, foi justo.

    Responda
  25. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    O articulista está correto. Do jeito que as coisas vão, só falta proporem uma "medalha de honra ao mérito" aos golpistas. Eles sabiam perfeitamente o que estavam fazendo, ao serem convocados e participarem da tal "festa da selma"! Devem responder por seus crimes!1Nada de anistia!

    Responda
  26. Maria Lopes

    É isso. Coluna definiu muito bem a questão.

    Responda
  27. JORGE CESAR BRUNO

    E o mais engraçado, e que Bolsonaro e sua turba de fanáticos, tanto atacam a esquerda, sob a alegação de que essa defende um tratamento justo e humano a presos! Esse mundo não da voltas, ele capota!! Sem anistia!!

    Responda
  28. José Tarcísio Aguilar

    Ótimo! Sem anistia!!

    Responda
  29. JORGE CESAR BRUNO

    Coluna irretocável! Parabéns, sintetiza o pensamento de todos os brasileiros honestos e ordeiros! Qual a mensagem que se dará, se esses golpistas não forem punidos na forma da lei, pelos hediondo crimes que cometeram?

    Responda
  30. Lilia Adão

    Perfeito!!! #Sem anistia!

    Responda
  31. José Augusto Bernabé

    Gabinete do Ódio, aos poucos vamos descobrindo os seus membros na mídia, parece que vc é um deles, por acaso vc tem carteirinha de membro também do PT?

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Barnabé, repita muitas vezes o vosso lema: "bandido bom é bandido morto". Quem sabe passará a achar que são melhores uns cinco anos democraticamente presos (para os líderes do crime -- os bocós que os seguiram, obscenamente vidrados como fanáticos que vocês bolsonarista são, ficarão um par de anos), do que a tortura e a morte como o bozo gostaria.