-
josé maria silva
3 faxinas por dia ,quem aguenta isto ? e quando chegar aos cinquenta anos vai estar toda estrupiada .
-
Wil Leon
Tem quartinho de empregada melhor que casa na comunidade. Quantas chorumelas.
-
Valderi Silveira Pinto Júnior
Um monte de bolsomínion reclamando de direitos adquiridos das domésticas, como diz o messias deles: o emprego ou o direito. É a classe média brasileira que quer ter luxo de empregados domésticos sem pagar por isso, nem que para tal tenham que recorrer ao trabalho análogo à escravidão.
-
Eliane Lucero
É claro que ainda existe o "quartinho da empregada". E ele é sem ventilação e sem janela. É claro que há exploração! Por outro lado, a regulamentação da profissão, que é importante, causou desemprego. Ter uma empregada doméstica custa muito. As famílias de classe média não dão conta. Por outro lado, por que não ensinamos nossas crianças a arrumar a própria cama? Por que não limpamos, nós mesmos, as nossas privadas? A casa grande e senzala suavizou suas cores, mas, foi só para enganar as gentes.
-
Fernanda Santos
Diferença é que antes era regra, hoje quem tem um quarto para a doméstica é excecão.
-
marcos fernando dauner
empregado diarista atualmente só existe para apartamentos de até oitenta m2 e com diária de trezentos reais + uber + lanche + almoço . Empregada doméstica para casa não existe mais !
-
Valderi Silveira Pinto Júnior
Ainda bem! Chega de exploração!
-
antonio brito
Correto. Isso dá seis mil por mês. Qual é o salário de uma professora do ensino fundamental em sp? Quatro mil reais. Caso fosse pensar somente no financeiro não existiria mais professoras. Porém uma caixa de supermercado na base do seis por um ganha metade do que uma diarista, que é o explorado? .
-
-
marcos fernando dauner
nos apartamentos modernos, a suíte tem dez m2 e o tal quarto dos filhos tem sete m2 . o apartamento inteiro não passa muito dos cinquenta m2 . se possui três quartos, chega aos sessenta m2 .
-
ALEXANDRE DA SILVA
Caminhamos para a escravidão do futuro?
-
Newton Zuppo
Emprega doméstica que dorme no emprego é uma posição em extinção no Brasil, especialmente depois que a Dilma gerou um desemprego gigantesco nesse setor ao tratar o empregador como se fosse empresário, ou seja, se meteu no meio do caminho e gerou desemprego. De qualquer forma, compará-las à escravidão, fala sério. Como qualquer outro trabalhador insatisfeito, basta mudar de emprego ou de profissão. Esse tipo de vitimização dos tempos atuais já encheu a paciência.
-
Gabriel Henrique Pereira
A regulamentação garantiu direitos básicos às domésticas, corrigindo uma relação antes precarizada. Se isso tornou o custo maior, significa que havia exploração. E dizer que "basta mudar de emprego" ignora desigualdades. Corrigir isso não é vitimização, é justiça.
-
Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA
Esse mundo do politicamente correto está muito chato.
-
-
antonio brito
Então não existirá mais sentada. Os novos apartamentos hoje são pequenos, mal cabem os moradores. A regulamentação de doméstica na CLT sem que a patroa fosse uma empresária resultou que sessenta e cinco por cento das empregadas domésticas estão na informalidade. Porém ganham mais do que caixa de supermercado ou mesmo professoras.
-
Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA
Comentário com propriedade. Hoje tem diarista que se conseguir atender as clientes uma a cada dia da semana, cobram em média 250 reais a diária e com almoço incluso, e muitas das vezes, o transporte é a parte. Detalhe... livre sem pagar imposto de renda.
-
ALEXANDRE DA SILVA
O Sr. Antônio Brito confunde o Brasil com a Suiça. Existe sim desigualdade social e extrema pobreza em nosso país. Quem fica dizendo que isso é invenção vende a ilusão do país tropical, rico e pacífico. Não existe esse paraíso no Brasil. A escravidão iniciou o processo de desigualdade social, política e econômica que vivemos hoje.
-
antonio brito
Senzala. A palavra hoje é tão pouco usada que o corretor muda para "sentada"
-
-
Florentino Fernandes Junior
Serio?
-
Cristofer Diego Beraldi Martins
Essas condições do emprego doméstico são a própria definição de Brasil. Aqui há o emprego doméstico do "segundo grau", quando a empregada doméstica trabalha na casa de outra igual.
-
ELAINE VALERIA RIZZUTI
Obrigada, Rebeca e Nayani por esse encontro memorável com a autora. Simplesmente, inesquecível e enriquecedor!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.